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O USO DO LÚDICO E ELEMENTOS VISUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

Cirleide da Silva
Juliana Aparecida da Silva
Neide de Oliveira da Silva
Valdelucia Daniel Resende
Maria Aparecida Ribeiro da Silva Gonzales

 

 

RESUMO

Nos dias atuais, os métodos de transmissão de conhecimento estão cada vez mais diferenciados, este artigo tem como objetivo ressaltar a forma lúdica de aprender e apresentar ao professor maneiras diferenciadas que auxilia o mesmo a realizar a prática de letramento nas crianças. O texto abrange também a forma de aprendizado visual, e como pode ajudar na alfabetização dos alunos nas séries iniciais. A metodologia empregada no artigo é levantamento bibliográfico que compreende a técnica de pesquisa e compreensão. Esse trabalho ressalta que o uso do lúdico e elementos visuais são de suma importância para a alfabetização nas séries iniciais, devido ao meio tecnológico em que vivemos atualmente, sendo esses métodos fundamentais para um aprendizado de qualidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: lúdico; alfabetização; letramento; elementos visuais.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Atualmente o uso das atividades lúdicas se torna cada vez mais essencial, devido ao fato que com esses exercícios as crianças conseguem aprender com uma maior facilidade, esse acontecimento já comprovado por diversos professores, nos evidenciam a pesquisar e desenvolver métodos lúdicos que facilitem a alfabetização e letramento de crianças.

Nas séries iniciais o desenvolvimento de brincadeiras que levem os alunos a pensarem em como as letras podem formar sons e palavras, torna-se relevantes sendo esse letramento, a forma mais abrangente de comunicação entre nos seres humanos.

Com esses novos recursos na educação a taxa de analfabetismo no Brasil caiu, e vem caindo cada vez mais segundo o site O globo, em 2024 o analfabetismo no Brasil será erradicado. No entanto, os docentes observam que a grande parte dos estudantes não possuem interesse nos métodos de ensino. Segundo o mesmo a disponibilidade de informação e facilidade de acesso a elas, faz com que os alunos desvalorizem os estudos e o conhecimento transmitidos nas escolas.

Hoje em dia o aluno não tem uma grande paixão pelo aprendizado tradicional, devido a tecnologia está muito presente em seu estilo de vida. O método tradicional que representa a repetição torna para os alunos entediantes afastando o desejo de aprender, principalmente nas séries iniciais onde os alunos ainda não entendem a verdadeira importância do estudo. Devido a esse fato se torna extremamente importante a utilização de brincadeira para a aprendizagem do letramento.

O letramento pode ser inserido de forma diferenciada, através de brinquedos que transmitem sons, material pedagógico (alfabeto em EVA) dentre outras formas mais abrangentes que um professor pode utilizar.

Portanto esse artigo tem como objetivo descrever maneiras de como utilizar o lúdico nas escolas principalmente nas salas de aula, mostrando que pode haver diversas maneiras de incrementar brincadeiras, músicas, jogos, filmes dentre outros que inspirem os alunos a aprenderem brincando e gostando de estudar.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

O Cotidiano escolar atualmente vem sofrendo alterações no processo de conhecimento, o uso do material pedagógico vem inovando e se tornando essencial nas salas de aula. Dessa forma, o lúdico vem ganhando destaque na metodologia aplicada pelo professor, através de atividades diferenciadas o docente consegue um melhor resultado em relação a aprendizagem do educando.

A vida da criança é uma sucessão de experiências de aprendizagem adquirida por ela mesma, quando tem a oportunidade de interação. Ao chegar à escola, ela traz consigo infinitas experiências e conhecimentos acumulados, conquistados por meio de exploração visual, auditiva, jogos, brincadeiras, conversas, passeios, contatos, brinquedos, que influenciarão no processo de aprendizagem.

A alfabetização escolar tem sido alvo de várias controvérsias teóricas e metodológicas, exigindo das escolas e dos profissionais que lidam com o desafio de alfabetizar (ALMEIDA e FARAGO, 2014).

Para uma alfabetização concreta e necessário que os alunos passem por diversos estágio um deles e o letramento que se torna essencial para que os alunos não se tornem analfabetos funcionais que são discentes que conhece o alfabeto palavras, letras, mas não conseguem interpretá-las e fazer o uso delas de forma clara e concisa 

Devido a esse fato o profissional da educação torna-se a pessoa capaz de ampliar o conhecimento do aluno fazendo com que os mesmos possam interpretar e conhecer códigos escritos, saber ler e escrever e compreender o sentido do texto.

A alfabetização é a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever, ao tempo que letramento é estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita (ALMEIDA e FARAGO, 2014).

O uso do lúdico se torna importante para a realização de uma alfabetização e letramento concreto onde o aluno possa trocar conhecimentos e interagir em sala de aula.

Segundo, Dutra 2019:

 

Com os desafios lúdicos, as professoras estimulam o pensamento, desenvolvem a inteligência, fazendo com que a criança alcance níveis de desenvolvimento que só o interesse pode provocar. A alfabetização e o letramento acontecem de forma contínua na vida criança e, quando o lúdico está presente nas práticas educativas, nas atividades de aprendizagem, nos momentos de atividades mais livres, desperta a criança para o prazer de estar na escola e de aprender. Assim, elas criam um espaço de experimentação e descoberta de novos caminhos de forma alegre, dinâmica e criativa (DUTRA, 2019).

 

Algumas maneiras de utilizar o lúdico na alfabetização e inserindo o conhecimento da escrita além do quadro-negro, essa apresentação do alfabeto pode ocorrer de uma forma dinâmica através do alfabeto em EVA, o professor pode brincar com a criatividade. O uso mais comum é realizar a formação de sílabas e palavras onde os alunos conseguem aprender de uma maneira mais colorida, outra forma de utilização que se torna muito divertida é ditado de palavras onde o professor usa uma palavra com sílabas simples exemplo dado e o aluno tem que buscas a letra inicial, esse método facilita o aprendizado do som da letra e a forma como ela e representada (imagem 1 (A)).

 

Imagem 1 – Formas lúdicas que auxiliam na alfabetização e letramento.

 

Fonte: (A) Elo7, 2019;  (B) Oincrivelze, 2013; (C) Blog educação física, 2017. Org. Autora (2019)

 

Outro exemplo citado na imagem acima se torna até um tema transversal onde podemos explicar sobre reciclagem e realizar um ambiente de descontração para os alunos na hora da confecção do jogo. Para a realização dessa atividade você professor precisara de uma cartolina, 77 tampinhas de refrigerante e elástico, você poderá imprimir as sílabas ou pedir para que os alunos elaborem uma palavra e separar em sílabas em um papel e posteriormente colar dentro da tampinha. A brincadeira tem o seguinte propósito divertir aprendendo o aluno poderá achar as palavras e treinar a leitura, você poderá pedir para que cada aluno um por vez levante-se de seu lugar e vá à frente da sala realizar a procura da sílaba e leitura. Esse jogo pode ser muito dinâmico e interativo (imagem 1 (B)).

A brincadeira de pátio morto – vivo pode ser muito legal e divertida ela tem como objetivo levar os alunos para um ambiente aberto e fresco e brincar com eles de  morto vivo você também pode realizar uma competição posteriormente a brincadeira o professor pode pedir para que os alunos preencham a seguinte ficha, nome dos alunos que está escrevendo, quantos participantes brincaram quantas meninas quantos meninos quem foi o vencedor quem foi o mais competitivo, quem saiu primeiro da brincadeira, após o preenchimento dessa ficha o docente pode pedir para que os alunos desenhe o ambiente onde eles estavam brincando essa atividade pode ocorrer no pátio mesmo. O aluno irá desenhar e começara a desenvolver técnicas que representam o espaço trazendo assim um conhecimento de localização. O desenho pode ser substituído pela oralidade o aluno pode descrever oralmente a sua noção de espaço (imagem 1 (C)).

A brincadeira citada acima pode desenvolver muitos objetivos em matemática quando o aluno conta quantos participantes, o português ao descrever nomes e a geografia em relação à noção de espaço.

O ser humano possui cinco órgãos de sentido, todos essenciais, entre eles visão, uma arma espetacular, através de imagens conseguimos adquirir novos conhecimentos e encher os olhos de valores e aprendizado. Segundo Dondis, 1997, a imagem encontra-se presente na vida dos seres humanos desde a pré-história. “A experiência visual humana é fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele; a informação visual é o mais antigo registro da história humana (imagem 2).

 

Imagem 2 – Pinturas rupestres na representação da aprendizagem

 

Fonte: blog de como surgiu a pintura

 

A criança sempre buscou a expressão e compreensão através das imagens, desde os pais dos pequenos utilizam livros ilustrativos para contar pequenas histórias, assim a garotada se interessam pelo que está sendo lhe apresentado, e ao mesmo tempo aprendem de forma curiosa e interativa.

Silva afirma que:

 

Entendemos que a interação do indivíduo com o mundo visual merece ser estimulada desde cedo no contexto escolar, tendo em vista a experiência/familiaridade do mesmo com as imagens independente da educação escolar. A interpretação das mensagens visuais se faz necessário não só para a compreensão das mesmas, mas também para o estabelecimento de significações a cada uma delas. A transmissão de mensagens por intermédio de imagens é veloz e em decorrência dessa velocidade de informações, o alfabetismo visual se faz necessário para a apreensão/julgamento dessas mensagens. Sabemos que a percepção visual é inata no ser humano, mas só pode ser aprimorada por meio de estudos e consequentemente do conhecimento dos elementos visuais que compõe qualquer imagem (SILVA, 2010).

 

A alfabetização visual pode ser aplicada de várias formas seja ela através de pinturas ou esculturas. Mas ela vai muito além disso, pois a mesma está inserida no nosso cotidiano, como, por exemplo, na moda, arquitetura, geoprocessamento, engenharia, medicina entre outros.

A importância dos elementos individuais para melhor compreensão das artes visuais, como a cor, o tom, a linha, a textura e a proporção; o poder expressivo das técnicas individuais, como a ousadia, a simetria, a reiteração e a ênfase; e o contexto dos meios, que atua como cenário ao design, como a pintura, a fotografia, a arquitetura, a televisão, artes gráficas dentre outros. Todos esses meios contribuem para alfabetização visual (SILVA, 2010) (imagem 3).

 

Imagem 3 – Imagens enigmáticas que auxiliam na alfabetização

Fonte: O que é o que é (Adivinha e charadas)

 

O uso de imagens que instiguem uma profunda observação com essa citada acima leva o aluno a desenvolver sua concentração ao decifrar os códigos que acompanha a figura, além de ser muito dinâmico o discente pode desenvolver um aprendizado visual e aprimorar capacidades cognitivas.

 

 

CONCLUSÃO

 

O uso do lúdico e atividades visuais para a alfabetização de crianças e adolescentes, e de suma importância pois além de facilitar o letramento traz uma inovação nas metodologias utilizadas pelo profissional da educação.

Ao utilizar o lúdico o professor desenvolve nas crianças maneiras diferenciadas de aprender, como pode-se observar durante o texto o uso do alfabeto, do jogo reciclável e brincadeiras no pátio auxiliam na forma de aprendizagem e contribuem para uma prática de convivência com a sociedade. Pois essas brincadeiras realizadas aumenta o raciocínio lógico e desenvolve o processo cognitivo da criança.

Relatamos também que a tecnologia aprimora muito o conhecimento dos alunos, mas torna o método tradicional de aprendizagem falho em alguns momentos, as repetições já não são tão eficazes, o que traz um grande desafio ao professor a mesma precisa diariamente se reinventar para atrair a atenção dos alunos.

O uso das artes visuais atrai todos atualmente podemos comparar que uma imagem explica muito mais do que diversas maneiras de explicações. Desde os tempos remotos nossos antepassados utilizavam de desenhos para ensinar seus decentes, hoje essa prática é muito empregada nas salas de aula, quando não é um desenho é uma foto, um filme, um vídeo dentre outras maneiras de representar algo.

Portanto essas práticas se tornam essenciais pois auxiliam o professor sendo ele o mediador do conhecimento a transmitir de forma clara e concisa as informações que os alunos necessitam aprender.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Vanessa fulaneti de; FARAGO, Alessandra Corrêa. A importância do letramento nas séries iniciais. Caderno de educação: Ensino e Sociedade (2014) disponível em: < http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumário/31/04042014074426.pdf  > acesso em 06 de março de 2019

BLOG COMO SURGIU A PINTURA, A pintura na pré-história. Disponível em: < http://comosurgiuapintura.blogspot.com/  >Acesso: 06 maio de 2019.

BLOG EDUCAÇÂO FISICA, 12 atividades essenciais para o desenvolvimento infantil. (2017) (imagem 01 (C)). Disponível em < https://blogeducacaofisica.com.br/12-atividades-na-educacao-infantil/> acesso em 06 de março de 2019

DONDIS, AdonisA. Sintaxeda linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Disponível em:http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf. Acesso: 06 maio de 2019

DUTRA, Lenice Ramos. A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Brasil Escola. Disponível em: < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/utilizacao-ludico-como-ferramenta-pedagogica-para-alfabetizacao-letramento.htm > acesso 24 de fevereiro de 2019

Elo7, Alfabeto em EVA. (2019) (imagem (A)) disponível em < https://www.elo7.com.br/lista/alfabeto-em-eva> acesso 06 de março de 2019

IMAGENS ENIGMATICAS, O que é O que é, adivinha charadas (2019). Disponível em: < http://www.oqueeoquee.com/imagens-enigmaticas/ > acesso em: 06 de março de 2019

OGLOBO, O brasil ainda possui 11,8 milhões de analfabetos segundo IBGE. (2017) disponível em < https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-ainda-tem-118-milhoes-de-analfabetos-segundo-ibge-22211755> acesso em 06 de março de 2019

OINCRIVELZE, Professor ensina como fazer jogo de alfabetização com material reciclável. Blog o Incrível zé (imagem (B)) disponível em <http://oincrivelze.com.br/2015/10/professor-ensina-como-fazer-jogos-de-alfabetizacao-com-material-reciclado/ > acesso em 06 de março de 2019

SILVA, Zaira Marliza Leite da. A ALFABETIZAÇÃO VISUAL EDUCANDO OLHARES. Disponível em: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAf6UAG/a-alfabetizacao-visual-educando-olhares> Acesso: 06 maio de 2019.