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CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA E INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Edilaine Noberto[1]

Leize da Silva Costa[2]

Luzia Olga Barczyszyn[3]

Nelcy de Souza[4]

Raquel Machado Santana[5]

 

 

RESUMO:

A psicopedagogia visa otimizar o processo de ensino, contribuindo de forma integral para a comunidade educativa através da aplicação adequada dos seguintes métodos e recursos de ensino, que facilitem o desenvolvimento e construção do conhecimento de acordo com as limitações ou capacidades dos alunos. Inspirando a aprendizagem através da criatividade, alguns irão, sem dúvida, promover a compreensão dos estilos de aprendizagem, a gama de conhecimentos e o desenvolvimento das competências educativas dos alunos. O objetivo deste artigo é discutir a importância da psicopedagogia e da aprendizagem criativa, por meio de métodos de registro indutivo, dedutivo e exploratório, para chegar a uma resposta de que a aplicação do ensino criativo pode estimular e ativar o desenvolvimento de habilidades escolares.

 

Palavras-chave: Psicopedagogia; aprendizagem criativa; recursos didáticos.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A construção do conhecimento não é suficiente para formar o desenvolvimento global de uma pessoa se não de acordo com o estilo de aprendizagem de cada pessoa, levando em consideração as qualidades, habilidades e habilidades de cada pessoa.

A psicopedagogia é uma disciplina de longa data destinada a prevenir e/ou abordar as dificuldades que podem dificultar essas aprendizagens obrigatórias. Explica que é preciso considerar as necessidades e potencialidades que cada indivíduo possui para desenvolver seu próprio estilo de compreensão e orientar o processo de ensino, e hoje pode-se pensar a psicopedagogia como uma tentativa de encontrar explicações para problemas que surgem no contexto da educação. educação atual.

Não há dúvidas de que os profissionais que atuam em ambientes educacionais desempenham um papel de extrema importância e precisam atualizar constantemente suas estratégias para gerenciar e compreender o estilo e o estilo de aprendizagem de cada aluno. A psicopedagogia é o resultado de um avanço permanente cujas raízes aparecem no desenvolvimento da Educação Especial e na integração da Psicologia como ciência que estuda os processos cognitivos, afirmando que esta disciplina o que pretende é tornar-se um processo evolutivo de acordo com o contexto educacional atual, reconhecendo cada vez mais o grande papel que o profissional da educação tem na transferência de informação aos seus alunos (FERREIRA, 2008).

Atualmente, é urgentemente necessário detectar as falhas mais relevantes e específicas na disciplina psicopedagógica dos professores, desta forma será possível intervir para encontrar soluções possíveis e viáveis para que a aprendizagem seja inclusiva e equitativa.

Sem dúvida, no sistema educacional atual, o professor torna-se um conselheiro, a partir de sua função relacionada com a responsabilidade e o papel assumido no cuidado de crianças e adolescente, não apenas para prestar-lhe a assistência de que necessita, mas também para participar do processo baseado em monitoramento e avaliação para potencializar seu desenvolvimento, desde a diagnóstico psicopedagógico.

O professor desempenha um papel muito importante na formação e aquisição do conhecimento. é aquele que à primeira impressão pode desenvolver uma avaliação diagnóstica e exploratória para poder iniciar um processo de intervenção psicopedagógica individualizada, razão pela qual é necessário do professor um compromisso profissional com o desenvolvimento das competências escolares.

Esta pesquisa tem como objetivo considerar a importância da psicopedagogia e a aprendizagem criativa, e é por isso que os professores precisam ser empoderados por essa situação como um processo contínuo e ativo para resultados positivos e inclusivos

 

 

PSICOPEDAGOGIA

 

A psicopedagogia ajuda a melhorar os processos de ensino-aprendizagem, ou seja, é onde intervém com novas técnicas e métodos para o desenvolvimento de habilidades nos alunos para assim, ter ganhos em seu desenvolvimento escolar segundo a Unir a define como:

A psicopedagogia é a ciência social que estuda os processos de aprendizagem e ensino. É uma disciplina bastante recente. Sua prática começou nos Estados Unidos por volta de final do século XIX. Embora o termo não tenha sido cunhado até 1908, na França, por G. Persigot, que a definiu como "paidotécnica experimental" em seu livro de ensaios sobre Pedagogia (BASSEI, 2008).

O principal objetivo da psicopedagogia é alcançar processos cognitivos que ajudem os alunos a para desenvolver habilidades e habilidades para servi-lo por toda a vida. O ramo da psicopedagogia exerce muita pressão sobre os profissionais que estão ligados à tema, cada um deles administra seus ensinamentos e métodos de acordo com a perspectiva que esses seus alunos, usuários ou pacientes possuem envelopes, então definimos abaixo vários Anotações de como deve ser o profissional em psicopedagogia. O profissional em psicopedagogia deve manejar as bases epistemológicas do conhecimento psicopedagógico, com suas noções básicas e eixos conceituais. Você também deve conhecer as ciências auxiliares que contextualizam sua atuação profissional e todas as aplicações que esses levarem ao pensamento e ao desenvolvimento como ser humano (BOSSA, 2007).

Os psicopedagogos concentram-se especificamente nos problemas de aprendizagem. ambiente escolar, desempenham um papel fundamental na atenção à diversidade e fazer dentro de um contexto interdisciplinar, ou seja, como um dos profissionais envolvidos na resolução do problema.

Deve-se desenvolver os fundamentos psicopedagógicos da abordagem construtivista, conhecendo as processo de ensino-aprendizagem, as características e as relações entre os diferentes elementos e agentes que compõem o sistema educacional

Intervém nos processos de ensino-aprendizagem, para os quais existem estratégias de intervenção da área, por isso é preciso ir além e tratá-la como mediadora de aprendendo com o conhecimento dos estágios de desenvolvimento biológico de qualquer estudante.

Diferentes autores compartilham que o objetivo fundamental do psicólogo educacional é fortalecer os processos de ensino-aprendizagem, mas a diferença existe em como cada um deles lida com o técnicas adequadas para o desenvolvimento integral e a adaptação correspondente em cada um de seus alunos, observamos como a revista une menciona que os profissionais devem ser envolvidos na resolução de problemas, ou seja, devem buscar as técnicas adequadas para tentar encaixar o aluno partindo do problema para chegar à solução; Rodrigues afirma que este trabalho deve partir da construção do conhecimento, tendo você pode ver onde você realmente quer chegar com o aluno; enquanto Tello menciona que É necessário intervir no processo de ensino procurando estratégias que estejam de acordo com a área da estudante (BOSSA, 2007).

Esses autores têm em comum que buscam fortalecer o processo de ensino-aprendizagem do aluno a partir do objetivo provincial do psicopedagogo que é alcançar resultados positivo neles, fortalecendo suas áreas cognitivas. Os psicólogos educacionais são responsáveis pela resolução de problemas relacionados à área de educação, este aqui olha para os fatores que estão influenciando negativamente o aluno propondo estratégias para obter uma mudança favorável. Segundo Arroyo, há benefícios que são alcançadas com a psicopedagogia e a subdivide em duas áreas:

Nos alunos: maior autoconfiança; melhora o desempenho acadêmico; diminuição e controle dos níveis de ansiedade; superando os problemas de aprendendizagem; auto-regulação do seu comportamento e maior auto-estima.

Na instituição de ensino: apoio na redução da taxa de baixo desempenho e evasão escolar; oferece aos estudantes uma educação compreensiva; atenção e orientação aos pais de família; apoio e orientação para a escola; participação ativa no projeto e criação de programas de intervenção para problemas de aprendizagem.

Se for feita uma correta adaptação psicopedagógica em cada instituição, o processo de aprendizagem do aluno pode alcançar resultados que beneficiem seu desenvolvimento na educação, e o benefícios mencionados acima de grande utilidade para o desenvolvimento do indivíduo fora das salas de aula, uma vez que obtêm benefícios para si e para a instituição de ensino, tornando assim uma triangulação de conhecimentos que podem ser utilizados pelo aluno (FERREIRA, 2008).

 

 

APRENDIZAGEM CRIATIVA

 

Conceitos claros sobre aprendizagem e criatividade devem ser estabelecidos para estabelecer um relacionamento estratégico em sala de aula com os alunos sobre a aprendizagem criativa.

Tomando um conceito básico da Wikipedia sobre aprendizagem temos que é um processo pelo qual habilidades, habilidades, conhecimentos, comportamentos e valores são modificados e adquiridos. Isso como resultado de estudo, experiência, instrução, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado de diferentes perspectivas, por isso existem diferentes teorias de aprendizagem (BOSSA, 2007).

Por outro lado, a criatividade pode ser chamada de pensamento original, ou pensamento criativo, uma vez que que fomenta a imaginação construtiva ou o pensamento divergente, é a capacidade de criar, inventar ou inovar, ou também gerar novas ideias ou conceitos, novas associações entre ideias e conceitos conhecidos, que geralmente levam a conclusões, que conseguem resolver problemas, ao mesmo tempo, produzem soluções originais e valiosas (FERREIRA, 2008).

Segundo Ramírez, aprender criativamente significa expressar-se de forma diferente, pois cada indivíduo tem seu próprio pensamento sobre como você vê as coisas, no ambiente escolar a aprendizagem criativa e pode expressar na forma que o aluno dá a sua própria identidade. Esse aprendizado estimula o sujeito para gerar uma solução para um problema a partir da experiência obtida anteriormente, onde prevalece a ideia de que não existem respostas corretas, mas múltiplas soluções para um mesmo problema. (HOFFMANN, SILVA, 2014).

Dessa forma, os alunos podem gerar diversas alternativas ao buscar soluções para um problema estabelecido em sala de aula, para razão pela qual a criatividade estimula a aprendizagem no ambiente escolar.

Aprendizagem criativa: o que é? Depende do que? Qual é a sua importância? são perguntas-chave para aprender mais sobre aprendizagem criativa. Ao se referir à aprendizagem criativa, pode-se dizer que é uma forma de aprendizagem em que a criatividade tem um papel importante que se destaca neste conceito, depende do estímulo dado para gerar uma ideia que se torna importante porque resolve um problema estabelecido. A criatividade torna-se um processo de produção de ideias novas e inusitadas porque vai além do estabelecido, pois o indivíduo está envolvido na ação de expressar e produzir recursos que alcancem a aprendizagem, a aprendizagem torna-se um processo em que a criatividade é a essência do indivíduo (BOSSA, 2007).

A educação da criatividade, focada desde o ângulo de sua orientação para o desenvolvimento, também permite especificar as modificações sofridas pela atividade dos professores. Neste caso, o autor expõe a educação como um guia para a criatividade, que deve ser orientado para o desenvolvimento criativo do aluno que deve gerar recursos por si mesmo. Quando falamos de aprendizagem criativa, manifestam-se conceitos muito semelhantes.

Um elemento indispensável no desenvolvimento da criatividade do aluno é a sua expressão através etapas de reflexão, onde o aluno toma consciência e autoconhecimento de sua própria criatividade, bem como a de seus colegas e professor, bem como os motivos e orientações os principais são direcionados ao desenvolvimento criativo e ao aprendizado.

Neste caso, a responsabilidade baseia-se no desenvolvimento da criatividade, o que leva a demandas sobre o momento de formação do aluno, que ao mesmo tempo envolve todos os participantes da aprendizagem criativa, alterando os papéis previamente estabelecidos e colocando-os em novas mudanças (FERREIRA, 2008).

Extraído do livro "Criatividade e Aprendizagem" (o jogo como ferramenta pedagógica) onde seu autor Andy Goldstein um fotógrafo profissional funda uma escola de fotografia criativa e desenvolve um currículo que se concentra na teoria dos jogos e pesquisa sobre criatividade e aprendizado, desta forma procura fomentar a capacidade criativa dos futuros artistas da sua escola. A princípio os alunos ficaram surpresos com esse método que usaram, mas aos poucos foram deixando adaptados de forma agradável e respeitosa, levando também a promover valores com seus colegas e com seus professores. (HOFFMANN, SILVA, 2014).

 

 

Estratégias para o desenvolvimento de habilidades escolares.

 

O desenvolvimento de competências escolares é um tema de grande interesse nos centros educativos, que isso ajuda a instituição a obter lucros que beneficiam o desenvolvimento dos alunos e por sua vez a instituição obtém lucros cumprindo as normas estabelecidas na educação, mas quais são as habilidades que Villaseñor menciona que: Habilidades são a capacidade de fazer algo bem-feito. Assim como o conhecimento se refere a como percebemos, entendemos e lembramos de informações, as habilidades são referem-se à maneira como escolhemos, usamos e aplicamos o conhecimento em diferentes circunstâncias, diante de desafios diversos e frequentemente imprevisíveis (BOSSA, 2007).

Portanto, a capacidade de fazer as coisas bem especificamente dentro dos centros educacionais é o que será alcançado exercitando pensamentos positivos em torno das habilidades e habilidades que são desenvolver em sala de aula.

O ser humano sempre gostará de descobrir coisas novas, mas há uma lacuna de diferença entre o que ele pode fazer e o que ele realmente faz, uma pessoa brilhante pode alcançar alcançar habilidades extraordinárias em seus estudos, mas devemos ver como ele que esses lucros frutifiquem fora da instituição, ou seja, ela deve administrar e obter os forma de explorar todo o seu talento fora da sala de aula.

Quais são essas habilidades interconectadas tão necessárias? Essas são as habilidades que permitem um desenvolvimento positivo nos alunos, podendo ser promovidos e desenvolvidos em diversos contextos, de forma a estimular as crianças a viverem a sua vida de forma plena, as medidas padronizadas com as quais hoje avaliamos seu sucesso. Os autores mencionam alguns das habilidades que podem gerar lucro dentro e fora da sala de aula (HOFFMANN, SILVA, 2014).

Para o desenvolvimento de habilidades dentro da sala de aula, menciona parede que deve ser relacionadas não só ao lado cognitivo, mas também a vários aspectos que são mencionado no gráfico em questão, onde o lado social está envolvido com a empatia, sociabilidade e residência; o lado pessoal, como os aspectos de curiosidade, autoconsciência, integridade; e o lado cognitivo que envolve a área de ingenuidade e criatividade, esses oitos aspectos são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e, por sua vez, para o desenvolvimento de habilidades educacional.

O aluno hoje é parte fundamental do ensino-aprendizagem, pois passou reformar a educação com o passar do tempo para atingir os objetivos e obter resultados positivos neles, com isso queremos que o aluno alcance aprender e aplicar em sua vida depois da escola.

Para gerar habilidades dentro da sala de aula, ele menciona a teia de habilidades do professor que deve ser desenvolvido (FERREIRA, 2008):

As atividades propostas coincidem muito com o exposto no gráfico anterior, mas o site do professor implica as TIC nas competências, mencionando-as como uma ferramenta que ajuda a alargar o horizonte de aprendizagem, pela sua capacidade de abranger áreas específicas dentro da educação.

A resolução entre esses autores é muito bem-sucedida para desenvolver habilidades estratégicas nos alunos para que possam exercitar e ter a capacidade de aplicar o que aprenderam dentro da sala de aula em seu cotidiano, ou seja, aprender para a vida, alcançar e vivenciar estratégias neles desenvolvidas (VERA, 2011).

 

 

Recursos didáticos para aprender

 

O material didático que chamamos de todas as ferramentas ou utensílios que os alunos manipulam desenvolver uma aula motivadora, isso facilita o processo de compreensão dos alunos para que consigam apreender os conteúdos e assimilar os conceitos novos ou mais complexos.

Os profissionais da educação têm um papel e responsabilidade social, dia após dia têm a árduo trabalho de formação integral de pessoas não só no fortalecimento dos conteúdos mas sim na construção de capacidades, competências e potencialidades individuais. “Em geral, os diferentes recursos e materiais didáticos podem referir-se a todos os elementos que um centro educacional deve possuir, desde a própria edificação até todo aquele material de mobiliário, audiovisual, bibliográfico, etc.” (HOFFMANN, SILVA, 2014).

Indica que usar uma variedade de ferramentas sobre o processo ensino-aprendizagem. Hoje, Instituições de Ensino e profissionais da educação consideram o uso de elementos tangíveis que facilitam a transferência de informações para seus alunos. Do ponto de vista didático poderíamos dizer que um recurso é uma forma de agir, ou melhor a capacidade de decidir sobre o tipo de estratégias a serem usadas nos processos de ensino; é, portanto, uma característica inerente à capacidade de ação das pessoas. Os meios didáticos poderíamos defini-los como o instrumento que usamos para a construção do conhecimento; e, por fim, os materiais didáticos seriam os produtos projetado para ajudar nos processos de aprendizagem (BOSSA, 2007).

Então, o uso de recursos para o ensino visa melhorar a construção de conhecimento e desenvolver condições específicas para que professores e alunos possam ter um relacionamento interpessoal em um ambiente acolhedor dentro da sala de aula. Nesta tarefa - fruto de um trabalho contínuo, sistemático e consensual, entre tantos outros são definidas as ações e determinações, as necessidades e a forma de utilização dos recursos (VERA, 2011).

materiais e recursos didáticos que serão utilizados como definidores de uma linha específica de ação pedagógica. O fim é o mesmo, o bom uso e desenvolvimento dos recursos didáticos, sem dúvida. Alguns geram uma conexão direta e interessante entre professor-aluno, ambos responsáveis de comunicação ativa.

“Entre os recursos didáticos estão material audiovisual, meios didáticos computadores, suportes físicos e outros, que ajudarão o treinador a desenvolver sua atuação em sala de aula”. Mostra que existe uma grande variedade e interessante em termos de materiais lúdicos que podem servir de apoio dentro e fora da sala de aula, considerando os estilos de aprendizagem de cada aluno (HOFFMANN, SILVA, 2014).

Os materiais didáticos de origem reciclável são um elemento essencial que auxilia o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem seja eficaz e que, além disso, os alunos beneficiam diretamente, sendo transcendental que o professor as aplique durante as diversas temas que deve transmitir aos seus discípulos.

Sem dúvida, a criatividade e o cuidado com o meio ambiente hoje também fazem parte da inovação quanto ao uso de elementos educacionais, facilitará e fortalecerá a inteligência de cada aluno, obtendo resultados a curto, médio e longo prazo.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A psicopedagogia é a área responsável por resolver os problemas de aprendizagem dos alunos. Os alunos são aqueles que integram corretamente métodos e estratégias para que grandes benefícios possam ser gerados no sistema educacional, por isso deve haver psicoeducadores nas instituições de ensino para maiores benefícios no campo da educação em nível nacional.

Os sistemas educacionais são muito importantes, enfatizando a implementação de sistemas ou programas que ajudam os alunos a aprender, muitos dos quais são réplicas em outros países, que resolvem problemas que surgem nas instituições de ensino e, em última análise, refletem o desempenho dos alunos. A aprendizagem criativa torna-se um fator importante no campo da educação, pois permite que os alunos expressem suas ideias e conhecimentos de forma livre e criativa, onde buscam soluções para determinados problemas e suas experiências nortearão seu aprendizado.

A estratégia dentro de uma instituição de ensino é uma habilidade obrigatória em todas as salas de aula, pois ajuda os alunos a aprender ao longo da vida, não apenas retendo o conhecimento no currículo, mas aplicando-o ao campo em que se envolver. Um recurso ou material didático é um conjunto de elementos essenciais no processo de ensino e aprendizagem para os profissionais do ensino aplicarem como estratégia de estruturação do conteúdo do aluno.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BASEI, A. P. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN, 2008. Disponível em: http://rieoei.org/2563.htm Acesso: 10 ago. 2022.

 

BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2007.

 

FERREIRA, Lúcia Gracia. Duas visões psicopedagógicas sobre o fracasso escolar. Revista de Psicopedagogia. São Paulo: ABPp, n. 77, p. 139- 145.2008.

 

HOFFMANN, Jussara. SILVA, Ana Beatriz Gomes da Silva. Apresentação. In: REDIN, Maria Martins. et al. Planejamento, práticas e projetos pedagógicos na Educação Infantil. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2014

 

SANTOS, Rogério Augusto. O Psicopedagogo na instituição escolar: Intervenções pscicopedagógicas no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: Acesso em 20 ago. 2022.

 

VERA Barros de Oliveira, Nádia Aparecida Bossa. Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis anos. Editora Vozes Brasil, 19ª edição, 2011.

 

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