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A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Emanoele Lionara de Almeida Santos Borges

                    Gislaine Favin de Souza

                      Rosângela Maria da Silva

                      Tatiane Ramos de Oliveira

                                                     Telma Negris Araujo

 

RESUMO

O presente trabalho apresentado buscou estudar a ludicidade na educação infantil e o processo de aprendizagem. O trabalho apresenta uma breve história da educação infantil, aborda como recurso pedagógico a ludicidade como ferramenta que facilita o processo de aprendizagem da criança ajudando no desenvolvimento na educação infantil. Os objetivos utilizados neste trabalho foram analisar a importância da ludicidade na educação infantil com as práticas de desenvolvimento. Os objetivos específicos foram: Evidenciar o brincar no desenvolvimento infantil; discutir a utilização de atividades lúdicas no contexto educacional. Investigar como as práticas lúdicas no cotidiano escolar pode desenvolver o aprendizado da criança. Como recurso metodológico foi utilizado a pesquisa científica, é preciso compreender melhor uma situação ou um problema, sendo assim é preciso descrever características e conhecer melhor como as coisas funcionam, para este trabalho foi realizado pesquisa bibliográfica. A problemática desta pesquisa está centrada nas atividades lúdicas que auxiliar os alunos da educação infantil no processo de aprendizagem. Assim a partir da problemática teve como princípio refletir sobre a ludicidade na educação infantil, numa perspectiva de ensino aprendizagem do aluno da educação infantil. Diante desse contexto foi possível concluir que a utilização das atividades lúdicas na educação infantil contribui no envolvimento na socialização e participação da criança no ambiente escolar.

 

Palavras chaves: Educação Infantil; ludicidade; aprendizagem; ensino.

 

 

INTRODUÇÃO

 

De acordo com o tema escolhido, este trabalho objetiva trazer à tona a ludicidade na educação infantil e o processo de aprendizagem da criança. Para isso, iremos pesquisar diversos estudos acadêmicos (como monografias, artigos e dissertações) que preconizam a ludicidade como um importante caminho para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças inseridas na educação infantil. Diante disso, é importante enfatizar que o papel das escolas na vida das crianças se torna primordial, pois é onde passará maior parte da sua infância para desenvolver processos de aprendizagens, por isso, ao longo da história no Brasil, a Educação Infantil tem sido objeto de estudos.

Entretanto percebe-se que há uma necessidade de pensar na contribuição do lúdico para o desenvolvimento humano, assim como no processo de aprendizagem e ensino, tomando conhecimento das suas contribuições e suas teorias psicológicas mais fundamentais, que envolvem este assunto. Deste modo o lúdico é uma ponte mediadora eficaz para a construção do processo ensino-aprendizagem qualificado, amplo e significativo. Diante disso nenhuma criança brinca por brincar, então se faz necessário desenvolver atividades que contribuam e estimulem o pensamento, o conhecimento, a criatividade e as habilidades dessa criança. Segundo Vygotsky (1987, p.12)

 

A criança quando brinca cria uma situação imaginária onde existiam, sempre, regras nas brincadeiras, apenas pelo fato de mesmo existindo uma situação imaginária, existe regras e comportamentos representados na brincadeira. O conhecimento é construído por meio da interação com o outro e com o seu meio social e cultural. Ele explica que, os jogos têm um grande papel na vida da criança, porém não podem ser sempre o mesmo, é necessário que sejam jogos diferentes com diferentes propósitos, auxiliando em uma transformação criadora.

 

Nessa mesma perspectiva, o brincar é uma realidade cotidiana na vida da criança, é uma prática sociocultural que possibilita a criança transpor dados da realidade á fantasia, estabelecer novas interações com objetos, com pessoas e com o seu próprio corpo. Portanto o brincar expressa, um diálogo com o mundo, a forma como a criança representa, cria e recria a realidade a sua maneira. Dessa maneira, de acordo com o RCNEI, (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil), a brincadeira ajuda na autoestima das crianças, além da criatividade na hora da execução das atividades, com isso, o brincar contribui para a sua inserção no âmbito social e na formação do seu próprio eu (BRASIL, 2002).

Assim sendo, pode-se dizer que o brincar é essencial para a criança, e pode ser considerada uma forma de linguagem, um modo de expressão, pois é através do ato de brincar que ela revela seus mais profundos anseios e vontades, visto que o brincar não é somente uma distração ou passatempo que é através dos jogos, brinquedos e brincadeiras que a criança se desenvolve e aprende. Dessa forma a brincadeira faz parte integral da infância, pois o ser humano tem predisposição nata em brincar, buscar se divertir em meio a descobertas e atividades, quer seja de maneira voluntário ou mesmo de maneira involuntária.

Desta forma, é importante iniciar as atividades lúdicas para as crianças o quanto mais cedo melhor, pois já vai favorecendo o desenvolvimento, a sua capacidade do conhecimento, criando forma imaginário autonomia. De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil:

 

O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. (RCNEI, 1998, p.22).

 

Nesse sentido pode-se concluir que, o lúdico resgata o gosto pelo aprender ocasionando momentos de afetividade entre as crianças e tornando a aprendizagem prazerosa, as atividades lúdicas permitem também a exploração da criança entre o corpo e o espaço cria condições mentais, para resolver problemas mais complexos. Sendo assim a atividade lúdica permite o desenvolvimento da aprendizagem por meio da diversão, a qual se liga a um contexto de brincadeira e assim remetemos esta metodologia a uma contextualização íntima com a infância. Desta forma a influência lúdica permite uma maneabilidade da educação a um complexo já existente, o qual é a própria infância em si, uma confrontação extremamente interessante e ao mesmo importante, uma vez que estão intimamente focadas no processo de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.

 

 

BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Marco significante na Educação Infantil, da início em1988, pois o atendimento em creche e pré-escolas a crianças de zero a seis anos passou a se tornar um dever do estado, previsto na Constituição Federal. Este ato simbolizou um dos grandes marcos da Educação Infantil no Brasil, entretanto, essa conquista é fruto de um longo processo histórico. Portanto até 1874 pouco se falava sobre o ensino na primeira infância. A partir daí, começaram a surgir projetos desenvolvidos por pequenos grupos particulares e, apenas no início do século XX, o tema passou a ganhar relevância nacional, através da fundação de instituições e da criação de leis voltadas para as crianças.

Nessa perspectiva, no início as creches e o jardins de infâncias foram instituições destinadas para diferentes classes sociais e faixas etárias. Desta forma a creche era voltada para os bebês das classes operárias e tinha um papel assistencialista, ou seja, a educação não era voltada para emancipação e autonomia da criança, mas sim para o seu cuidado médico, higiênico e de alimentação. O jardim de infância, por sua vez, era destinado para as crianças de 3 a 6 anos de idade das camadas mais altas da sociedade e adotava práticas mais voltadas para o desenvolvimento cognitivo das mesmas, para que essas pudessem ter um futuro melhor.

Diante disso podemos ver, que a educação infantil no Brasil passou por diversas mudanças ao longo dos anos para atingir o modelo que conhecemos hoje. Portanto a educação infantil no Brasil teve expansão com a expectativa de a criança ser o futuro promissor do país. Investindo na educação, implantando programas educativos visando a criança como um ser capaz, dando espaço e contribuindo na sua formação e desenvolvimento.

Entretanto no Brasil considera-se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de “creche”. O equipamento educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chama “pré-escola”.

Tendo em vista uma educação infantil de qualidade, contribuindo para o processo de aprendizagem da criança.  Uma outra conquista recente e importantíssima para a evolução da educação infantil no Brasil foi a sua implementação na última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divulgada em 2017. O documento estabelece referências e diretrizes para as instituições de ensino no que diz respeito à elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para todos os ciclos da educação básica.

Com isso, a BNCC reconhece as creches e pré-escolas como ambientes fundamentais no processo de desenvolvimento da criança visto que, muitas vezes, são a primeira separação dos pequenos com os seus vínculos familiares. Sendo assim, as instituições de ensino de educação infantil têm, como principal objetivo, ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.

Grandes foram os avanços na Educação Infantil, e junto vieram as alterações na medida em que a sociedade evoluiu, que a infância ganhou a atenção dos estudiosos e que a criança passou a ser vista como um indivíduo com direitos. A percepção de que a creche ou a escola são espaços apenas para cuidados com a criança foi sendo deixada de lado e substituída pelo conceito de educação.

Diante desse contexto conclui-se que a Educação Infantil vem ganhando uma dimensão mais ampla dentro do sistema educacional e a criança está sendo vista como alguém capaz de criar e estabelecer relações, um ser sócio-histórico, produtor de cultura e inserido nela e que, portanto, não precisa apenas de cuidado, mas está preparado para a sociedade. A Educação Infantil passa a ser vista como a junção do educar e cuidar. Cuidar no sentido que as necessidades básicas da criança sejam atendidas e, educar, porque deve oferecer à criança, possibilidades de descobertas e aprendizados. Desta forma precisamos ter consciência de que podemos preparar nossas crianças desde muito cedo para o exercício da cidadania.

 

 

LUDICIDADE

 

Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil. Isso porque, na infância, a forma como a criança interpreta, conhece e opera sobre o mundo é, naturalmente, lúdica.

Nessa perspectiva a ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social. Desta forma o lúdico é um instrumento metodológico que possibilita as crianças a terem uma aprendizagem significativa através do relacionamento com os outros, assim promove maior desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.

Nessa visão da importância do lúdico para o desenvolvimento da criança, Almeida (2014 p. 3), destaca que:

 

O lúdico é tão importante para o desenvolvimento da criança, que merece atenção por parte de todos os educadores. Cada criança é um ser único, com anseios, experiências e dificuldades diferentes. Portanto nem sempre um método de ensino atinge a todos com a mesma eficácia. 

Para pode garantir o sucesso do processo ensino-aprendizagem o professor deve utilizar-se dos mais variados mecanismos de ensino, entre eles as atividades lúdicas. Tais atividades devem estimular o interesse, a criatividade, a interação, a capacidade de observar, experimentar, inventar e relacionar conteúdos e conceitos. O professor deve-se limitar apenas a sugerir, estimular e explicar, sem impor, a sua forma de agir, para que a criança aprenda descobrindo e compreendendo e não por simples imitação. O espaço para a realização das atividades, deve ser um ambiente agradável, e que as crianças possam se sentirem descontraídas e confiantes.

 

Portanto o lúdico é um método muito importante para o desenvolvimento do aluno na educação infantil, porém é necessário proporcionar ao mesmo um ambiente descontraído para estimular o interesse, a criatividade e a interação dos alunos proporcionando assim uma aprendizagem de qualidade. Sendo assim, através das atividades lúdicas o professor possibilita um crescimento permanente do conhecimento auxiliando o aluno a ter confiança e espírito, crítico sobre a atividade.

 

As atividades lúdicas são instrumentos pedagógicos altamente importantes, mais do que apenas divertimento, são um auxílio indispensável para o processo de ensino aprendizagem, que propicia a obtenção de informações em perspectivas e dimensões que perpassam o desenvolvimento do educando. A ludicidade é uma tática insubstituível para ser empregada como estímulo no aprimoramento do conhecimento e no progresso das diferentes aprendizagens. (MALUF, 2008, p.42).

 

Quando falamos em Educação Infantil, sabemos que utilizar a ludicidade como recurso pedagógico requer que o processo se debruce frente às inúmeras brincadeiras infantis e às suas relações com o aporte teórico, explore recursos e materiais, organize objetivos e elabore espaços e ambientes que favoreçam as ações educativas e recreativas. Assim sendo, o lúdico e a educação devem caminhar indissociavelmente, a proposta do lúdico é promover uma aprendizagem significativa na prática educacional, é incorporar conhecimentos, garantindo o direito e as especificidades da infância. Pois o lúdico passa a ser uma ponte entre a educação e a criança, pois a criança é um ser essencialmente brincante, resiste, luta, fantasia, tem força e energia.

Diante disso, pode-se concluir que as atividades lúdicas possuem liberdade de trabalhar a expressão e a comunicação dos alunos, pois é uma metodologia menos rígida por isto mais prazerosa para se aprender. Através dele a criança desenvolve sua capacidade de explorar, refletir e imaginar os conteúdos e adquirir conhecimento necessário para uma aprendizagem significativa. Pois o brincar é o seu modo mais privilegiado de expressão e de comunicação da criança, permitindo-lhe desenvolver a partir das interações com o meio e com as estruturas que possui.

 

 

CONCLUSÃO

 

A finalidade deste artigo é compreender melhor sobre a ludicidade na educação infantil e o processo de aprendizagem, para este trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica através de um levantamento teórico objetivando a compreensão do conceito lúdico dos jogos e brincadeiras procurando diagnosticar como os mesmos podem auxiliar na aprendizagem das crianças da educação infantil. Sendo assim através das pesquisas ficou constatado que o lúdico promove na educação infantil uma pratica educacional de conhecimento de mundo, oralidade, regras e socialização.

Dessa forma pode-se perceber que o lúdico aliado aos jogos e brincadeiras é de fundamental importância para aprendizagem das crianças da educação infantil, pois ensinam brincando e colocam regras às atividades planejadas pelo professor. O lúdico desperta no aluno o desejo do saber, ou seja, do aprender desenvolvendo sua personalidade, pois cria conceitos e relações lógicas de socialização o que é de suma importância para seu desenvolvimento pessoal e social.

Sendo assim, sabe-se que as atividades lúdicas auxiliam na aprendizagem, pois desenvolve a linguagem oral, a atenção, o raciocínio e a habilidade de manuseio por isso desenvolve a imaginação e a criatividade. Pois a criança que brinca na educação infantil aprende de maneira lúdica e atribui sentido ao mundo que é assimilado e interpretado de maneira significativa e prazerosa. A brincadeira é uma metodologia de aprendizagem que auxilia no ensino dos conteúdos escolares, pois ao brincar a criança aprende sem medo de errar se socializando através da convivência com o outro.

Enfim, conclui-se que os objetivos do trabalho foram alcançados, pois através das pesquisas realizadas, foi possível visualizar a importância da ludicidade aliado aos jogos e brincadeiras, pois os mesmos auxiliam no desenvolvimento e na autonomia da criança. Desta maneira o estudo constatou que ensinar ludicamente através dos jogos e brincadeiras torna a aprendizagem da educação infantil significativa e prazerosa, porque ambas proporcionam um aprendizado sem cobranças.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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