O FUTSAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ADOLESCENTES
Adriana Farias da Silva
Keila Vieira Cardoso
Sandra Vieira
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo adentra no “mundo” do futsal conhecendo suas vantagens para quem pratica esta modalidade esportiva, modalidade esta praticada tanto por homens quanto por mulheres que tem sua presença bem marcante no auxílio a inclusão de adolescente em situações de risco e suas mudanças comportamentais, antes durante e depois do ingresso á prática desta modalidade esportiva tão conhecida. O futsal como ferramenta de manutenção da saúde tem benefícios enormes, com o empenho depositado nos exercícios físicos e nas adaptações as suas regras onde apresenta progresso visível nos adolescentes incluso nesta modalidade. Permeando nas regras e técnicas que são encantadores para os olhos de quem presencia uma bela partida de futsal.
Palavras-chave: exercício. Futsal. Artigo científico.
INTRODUÇÃO
O intuito do projeto é analisar o futsal demonstrado o desenvolver da prática e a Para adentramos na realidade dos benefícios do futsal para o adolescente em geral fez-se análise, da modalidade aplicada aos alunos no complexo esportivo municipal, onde possui duas turmas com número de integrantes bem significativas. Turmas estas sendo uma masculina e outra feminina, atendidas em dias e horários diferentes, com aulas ministradas por dois professores bacharelados.
O treino técnico e tático é bem visível e correspondente às exigências dos professores que ministram as aulas com empenho admirável.
As equipes são compostas por alunos de diversas idades, tendo em vista que essas aulas possuem maior foco do treino para a disputa de jogos escolares, o que faz com que a exigência dos professores seja mais assídua e assim tornam as respostas dos alunos mais positivas tanto no empenho prático como no rendimento tático, físico e técnico.
No intuito de deixar mais claro os benéficos da pratica do futsal, permearemos sobre as regras das modalidades e como se desdobra a disputa de uma partida oficial.
Entrevistas informais com os professores serão realizadas como forma de esclarecer mais sobre a inserção e os benefícios que a modalidade oferece aos praticantes, assim como a qualidade física e higiênica do espaço de treino e os materiais esportivos disponíveis.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O futsal em destaque
O futebol está presenta como rotina na vida dos brasileiros, é percebível esta prática esportiva em todas as regiões do país. O ser humano não passará nenhum dia sem quer, sem quer presencie algo relacionado ao futebol, sendo; nas redes sociais, jornais televisivos, mídias impressas, uma partida de algum tipo de torneio ou campeonato do bairro, uma criança com uma bola em qualquer ponto da sua cidade ou algumas bolas expostas em comércios.
A presença do futebol é marcante na vida da população brasileira; sendo algo mais do que um esporte, demostra um traço da cultura nacional pela paixão de um país dominado pelo movimento da bola. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 9)
No caso do futsal, não existe muita diferença, pois este esporte cresce a cada dia, principalmente pra atender necessidades momentâneas que o futebol de campo não é capaz de resolver. Pode-se citar como exemplo desta diferença, a agilidade e emoção do jogo, que surge a cada novo momento; mesmo que uma equipe tenha mais de um gol de vantagem sobre o adversário, o jogo nos seus segundos finais ainda não está definido que difere em relação ao futebol. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 9)
Em duas etapas de 20 minutos é disputada uma partida de futsal, mas a emoção este presente até o último segundo, pois equipes conseguem reverter placares com diferenças de gols que no futebol nunca “seria” possível. A partir das táticas aplicadas pelos técnicos o ritmo de jogo muda a cada substituição e jogadas diferentes trabalhadas.
Outro fator que demonstra a diferença entre os esportes são as alternativas táticas e técnicas apresentadas a cada momento de uma partida, possibilitadas logicamente pela velocidade e dinâmica do jogo, além, é claro de regras que permite ao técnico apresentar as estratégias mais variadas durante uma partida. O pequeno espaço do campo de jogo do futsal, em comparação com o do futebol, obriga ao praticante ter um bom domínio da técnica havendo necessidades de mudança, a medida que o nível de exigência e competitividade vai aumentando. Nesse último contexto, o jogo individual plasticamente bonito, pela presença de dribles e de outras ações em pequenos espaços da quadra. No que desrespeita ao jogo coletivo, ele mostra ele mostra claramente a “amarração” das partes, pelos movimentos organizados, demostrados nas jogadas ensaiadas. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 9).
As jogadas ensaiadas demonstram que o trabalho em equipe no futsal é levado a sério e caso não seja, a “corrente” é quebrada fazendo com que as jogadas não se concluam com êxitos. O treino de futsal exige que o trabalho em equipe seja parte principal para o bom rendimento da equipe e com o certo das jogadas a equipe se torna cada vez mais forte e assim o grupo se torna cada vez mais forte tanto na disputa de uma partida quanto na convivência entre os pares, o que de fundamental importância para o crescimento social dos integrantes.
O desenvolvimento individual também se faz presente e com grande destaque em cima de alguns atletas tidos como “diferenciados” existes aqueles atletas que tem fácil desenvolvimento das ações de determinados esportes. No futsal também é diferente, existem atletas que simplesmente domina com facilidade tudo que é apresentado a eles da modalidade e que, na quadra se tornam destaques pela facilidade em realizar dribles e chutes de curta e longa distância com maestria.
Cabe salientar, por fim, que o futsal é um jogo com muito dinamismo, com possibilidade clara de obtenção de gols a cada momento de uma partida. Gol que é o objetivo primordial do jogo, tornando-o dessa forma muito atrativo, tanto paras os praticantes como para os assistentes. (Silva; Fonseca, 1960, pg.10)
METODOLOGIA DE ENSINO
A metodologia de ensino de uma modalidade esportiva são os meios que o professor usa pra passar os ensinamentos de cada modalidade. No futsal por mais que tenha regras especificas cada professor usa o seu próprio metido, métodos esses baseados nos princípios básicos e com intervenções próprias. Pode se usar de diversos tipos de materiais como referência na formação acadêmica os quesitos básicos são aproveitados dando emassamentos para que se façam maiores buscas, tomando como referencias grandes nomes em destaques da modalidade.
O ato de ensinar uma habilidade esportiva pressupõe uma organização mínima que proporcione o atingimento dos objetivos traçados incialmente. Essa atitude é considerada como o método de ensino aplicado pelo professor. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 11)
São três os métodos científicos mais utilizados para aplicação das modalidades esportivas. O que não impede que o professor adentre nesses métodos dando suas próprias características de ensino. A melhor metodologia enfim será a melhor maneira que se faça entender no direcionamento das atividades propostas. A didática de cada professor é que faz com os resultados sejam promissores e positivos.
Definir o método mais adequado para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem é uma tarefa muito importante para o professor. No processo de ensino e a aprendizagem do futsal, são utilizados mais usualmente três métodos. O método parcial chamado também de método analítico, o método global e o método global-recreativo ou recreativo misto. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 11).
Tradicionalmente, o ensino do futsal tem se baseado na aplicação do método parcial, que é muito utilizado nas escolinhas esportivas. Nesses locais as aulas congonhem-se essencialmente de exercícios de aquecimento, com ou sem bola, seguidos de exercícios técnicos dos mais diversos tipos e, no final, a utilização do grande jogo, cinco contra cinco, e com regras oficiais para ajustes técnicos. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 13).
Tomando como fonte de analise a modalidade citada, a metodologia e o desenvolvimento, fica evidente que o futsal é um esporte com maestria nos seus movimentos, encantando o público que pratica e que assistem á uma partida de futsal.
DESENVOLVIMENTO DO FUTSAL NO COMPLESO ESPORTIVO MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA
As aulas de futsal no ginásio esportivo de Alta floresta são ofertadas diariamente, atendendo duas turmas, sendo elas, uma turma masculina e outra feminina. Para cada turma está disponível um profissional habilitado com formação e conhecimento específico da modalidade, que tem como suporte um grupo de trabalho que inclui desde a gestão até os alunos que participam com total empenho nas atividades e treinamentos da modalidade.
No quesito material esportivo, é visível que existem bolas, cones, todos das melhores marcas e de boa condição de uso, sendo utilizadas nos treinamentos técnicas e táticas. Treinos esses que chamam muito a atenção de quem presenciam as aulas. As jogadas ensaiadas são inúmeras e a repetição das mesmas tem pegadas marcantes e repetitivas com o professor corrigindo cada detalhe e aplicando novas estratégias.
Quando perguntados aos professores sobre o porquê de estar trabalhando com esta modalidade, os mesmos foram enfáticos em afirmar que, é a modalidade que mais gostam e que ainda praticam, disputando torneios e campeonatos realizados na cidade e nos municípios vizinhos.
Sobre a importância dessas aulas para os adolescentes, os professores ressaltam que é de grande importância inserir os adolescentes em uma modalidade esportiva e que o empenho deles na aplicação das aulas tem como fator fundamental, a inclusão do jovem adolescente no convívio social melhorado, além de ter a prática esportiva como manutenção da saúde e ocupação do tempo ocioso no contraturno escolar.
A maior parte dos alunos já possuem alguns anos de prática, levando em conta que, disputam os jogos escolares municipais e estaduais, representando suas respectivas escolas e seleção municipal composta pelos destaques nos eventos. Tendo á equipe municipal formada, a inclusão desses jovens em torneios e campeonatos acontece de acordo com a faixa etária de disputa, contida em cada evento.
FUNDAMENTOS BÁSICOS
Para estar incluso no jogo de futsal é necessário que dominemos técnicas básicas que fazem com que uma partida possa ser disputada. Estas técnicas são: condução de bola, passe, recepção, chute, drible e cabeceio.
Condução de bola: é a maneira pela qual o jogador conduz a bola pela quadra de jogo. Na condução o jogador deve manter a bola o mais próximo possível do pé de ação, com toques curtos e contínuos, facilitando possíveis paradas e mudanças de direção. A forma mais usual de condução é com a ponta externa do pé, possibilitando um deslocamento mais livre, além de proporcionar a utilização do corpo, como proteção no contato com os adversários. (Silva; Fonseca, 1960, pg.15).
A citação acima mostra que a condução de bola deve ser feita com a ponta externa do pé, mas quem assistir a uma partida de futebol poderá perceber que há diversas maneiras de conduzir a bola. A condução de bola diferenciada se dar através da habilidade de cada jogador, pois é possível realizar essa condução com a parte externa, interna, de costas, sendo que o que diferencia é o tempo que esta bola poderá levar a ser conduzida das maneiras diferentes citadas.
Passe: é a movimentação coordenada da bola entre os jogadores da mesma equipe. Ele é a forma de transformação individual em ação coletiva dos jogadores em quadra, devendo ser preciso e realizado no momento oportuno com o companheiro desmarcado. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 17).
O passe necessita de grande precisão do jogador, para que ele saia correto e em direção ao seu parceiro é necessário que o jogador domine a noção de espaço, força e tempo, assim o passe será realizado com acerto.
Recepção: é a opção utilizada para reduzir a velocidade da bola quando ela vem de encontro do jogador, facilitando dessa forma seu total controle. A recepção objetiva facilita a ação seguinte do jogador, permitindo que ele der prosseguimento a sua jogada ofensiva. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 18).
A recepção bem-feita facilita no andamento da jogada, dando dinamismo ao jogo. Ela pode ser realizada com quase toda a parte do corpo, o que depende de como está vindo a bola, exceto pelas mãos pôr os jogadores de linha, sendo esta ação permitida somente ao goleiro, o inclui determinadas regras para que a recepção com as mãos aconteça.
Chute: é a ação de impulsionar a bola, estando ela parada ou em movimento, procurando direcioná-la ao gol adversário. O chute é o componente técnico muito importante e complexo, pois de sua eficácia irá resultar o objetivo principal do jogo que é a obtenção do gol. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 20).
O chute é o maior responsável pela maioria dos gols que acontecem em partida de futsal. Ele pode ser realizado da maneira mais simples, sendo com a bola para ou em movimento. Por muitas vezes poderemos ver finalizações acrobáticas com chutes incrivelmente encaixados em finalizações que levam quem está assistindo ao delírio.
Drible: é o movimento do e /ou da bola, utilizado para superar a marcação do adversário. O drible é uma ação individual e consiste numa reunião de vários fatores físicos e motores, como o domínio do centro da gravidade para manter o equilíbrio do corpo, além do balanço do corpo, da velocidade corporal do todo ou das partes e do controle da bola, quando em posse da mesma. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 22).
São os dribles que levam os ginásios ao estouro, com gritos e aplausos para o jogador que desempenha os mais diferentes tipos de dribles, sendo eles de posse da bola ou não. Entre os dribles os que chamam mais a atenção é quando o jogador passa a bola entre as pernas do seu adversário ou joga bola por cima da cabeça do adversário, concluindo a jogada com o passe certo ou com o gol, o que torna o momento perfeito.
Cabeceio: ação realizada para dar sequência ao deslocamento da bola quando estiver no ar. Para realizar um bom cabeceio o jogador necessita de noção de tempo, de antecipação e impulsão, que deverá ser com os dois pés, para manter o equilíbrio do corpo no ar. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 23).
Marcação/desarme: ação de evitar que o adversário direto receba a bola, ou, quando de posse dela, tomá-la evitando sua ação ofensiva. A atenção é fundamental para a realização de uma marcação eficaz. Isso deve ocorrer tanto no jogador sem a bola, quanto no jogador com a bola. (Silva; Fonseca, 1960, pg. 25).
O cabeceio, a marcação e o desarme são técnicas que poderemos sempre ver em uma partida de futsal, sendo que a marcação e o desarme é fundamental para que o jogo tome forma de disputa mais acirrada, onde o desarme de uma linda jogada se torna quase que tão lindo.
MATERIAIS E MÉTODOS
Este trabalho teve como meta analisar a prática do futsal, assim como o desenvolvimento de sua prática, permeando na importância dos fundamentos básicos e em uma leve comparação no que difere o futsal do futebol.
Foi analisado o futsal praticado no complexo esportivo municipal de Alta Floresta, destacando as turmas masculina e feminina, com foco na importância que esta modalidade apresenta para os praticantes, professores e sociedade inserida.
O método de pesquisa foi analítico e explicativo, com a observação das aulas e do ambiente em que as mesmas estão sendo aplicadas.
Através de pesquisas em livro buscou-se aprofundamento no que difere o futsal do futebol e nas regras básicas de técnicas da modalidade.
REFERÊNCIAS
FOSECA Gerardi Mauricio Martins, SILVA Mauro Amâncio, Jogos de Futsal DA APRENDIZAGEM AO TREINAMENTO 2ª EDIÇÃO.