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RELATO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DA EJA

Solange Alves de Souza Marques dos Santos

Josevania guia dos Santos

Edileuza Rodrigues de Souza

Josefa Maria de Araujo Santos

Eliana Ribeiro Francisco

 

OBJETIVO

 

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.

 

RELATO COMO PROFESSORA DA EJA

 

EJA – 1º Segmento –. Esta escolha justifica-se devido à realização de dar aulas na EJA, a partir de observações da metodologia desenvolvida por mim. E para responder ao objetivo que consistia em verificar qual a metodologia de ensino utilizada pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 1º segmento - em algumas escolas da Rede Estadual de Ensino, este estudo apoiou-se nos fundamentos legais para a educação brasileira e, em autores como: Freire (1997) e (2007), Falsarella (2004), Araújo (2006) e Ireland (2008). Desta forma, buscando responder a problemática tomada e o objetivo proposto utilizou-se a abordagem qualitativa tendo como instrumento de investigação a pesquisa de campo, que aconteceu em quatro escolas da rede Estadual. Participaram da pesquisa as professoras da EJA das respectivas escolas as quais possibilitaram a obtenção de dados, por meio de um questionário. A partir do recorte apresentado nesta pesquisa, dentre as considerações, pode-se dizer que – 1º Segmento – utilizei a metodologia que mais se adequa as especificidades dos alunos com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, visto que as salas de aula da EJA são multisseriadas. Para tal, desenvolvem ações que contemplem as necessidades educacionais dos alunos por meio de atividades individuais ou em pequenos grupos. Também promovem espaços para participação/discussão do educando durante as aulas proporcionando a criação de situações-problema envolvendo questões práticas do cotidiano dos mesmos. Além disso, buscam valorizar os conhecimentos trazidos pelos alunos e oportunizam a troca de experiências entre educador e educando.

“Método Paulo Freire”: uma proposta pedagógica libertadora e emancipadora A concepção problematizadora sustentada pelas ideias pedagógicas de Paulo Freire defende a educação dialógica, a qual prevê que os conteúdos trabalhados em sala de aula precisam estar relacionados diretamente com o contexto em que o educando está inserido. Freire (1997) ressalta que, a contextualização dos conteúdos é fundamental porque favorece ao aluno desenvolver uma interligação entre a sua problemática e a realidade da população, cabendo à educação desempenhar seu papel “emancipatório e libertador”. Assim sendo, a educação cumprirá uma função social ao buscar desenvolver um processo de conscientização política e social, a partir da leitura de mundo feita pelo próprio educando, com a mediação do educador. Essa conscientização é essencial para a valorização do ser humano e para a transformação da sociedade. Na concepção Freireana, a alfabetização tem como pressuposto o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos, que são concebidos como seres criadores e pensantes capazes de produzir conhecimentos na sua prática social, independente da realidade em que estejam inseridos.

EJA- educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino destinado a jovens e adultos que não tiveram acesso ou que por algum motivo não puderam concluir o ensino na idade própria. ... O homem é um ser social, apto a aprender, através da educação se forma sua identidade, ideologia e o seu modo de vida. Muitos tiveram filhos cedo outros por condições financeiras não puderam estudar na idade certa de um ensino regular mas o importante que muitos se emociona por poder voltar a estudar e realizar sonhos de ler outros de terminar ensino médio  Como professora tive experiências incríveis com meus alunos da EJA, alunos que trouxeram consigo grande bagagem de aprendizagem, como por exemplo uma vida toda vivida  sofrimentos e também bastantes histórias para contar, cada um com causo diferentes dos  outros mas importante que nos traz muita alegria, muita força, porque nós fazemos o papel do professor intermediador ,tanto nós  como aprendemos como ensinamos. Esse foi meu relato como professora nessa turma que tenho saudades e grande aprendizado.

 

Referências:

 

PACIEVITCH, Thais. Educação de jovens e adultos. Info Escola. S.d. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/de-jovens-e-adultos

 

PEREIRA, Karla. Mães que tiveram filhos na adolescência falam sobre desafios enfrentados. G1. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/maes-que-tiveram-filhos-na-adolescencia-falam-sobre-desafios-enfrentados.ghtml

 

SABIÃO, Roseline Martins. Educação de jovens e adultos: um caminho na busca para o desenvolvimento social no Brasil. Núcleo do Conhecimento. 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/jovens-e-adultos