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BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UM ESPAÇO DE LUDICIDADE NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE NOS HOSPITAIS

Crislaine Barbosa de Miranda

Bruna Corrêa Lino

Elaine Cristina Thomann da Silva

Marielle da Silva Martinez

Regiani Pinafi Carvalho

 

RESUMO

Este estudo tem como objetivo identificar a importância da brinquedoteca no ambiente hospitalar. O brincar é um direito de toda criança, até mesmo as que estão hospitalizadas. Quando a criança sofre uma internação hospitalar ocorrem uma série de alterações no seu dia-dia. A brinquedoteca hospitalar promove a criança um espaço que ela possa brincar interagir com outras crianças, colaborando assim no tratamento amenizando as dores e os traumas causados pelo mesmo, auxiliando assim na sua recuperação e na sua cura. Desse modo a brinquedoteca hospitalar proporciona um lugar de valorização da saúde e do brincar. As brincadeiras atuam como uma atividade terapêutica possibilitando a criança, a novas situações, sendo um recurso que ajuda a diminuir o impacto causado pela hospitalização, possibilitando a criança um ambiente lúdico que auxilia na sua recuperação. Os estudos evidenciam a necessidade das brinquedotecas nos ambientes hospitalares, pois o brincar no hospital favorece o processo de humanização e diminui o sofrimento da criança e dos seus familiares causados pela hospitalização.

 

Palavras-chave:  Brinquedoteca hospitalar. Crianças. Ludicidade.

 

  1. Introdução

 

Este estudo busca abordar a importância da brinquedoteca no ambiente hospitalar e a sua influência na recuperação das crianças em tratamento, destacando a importância do brincar como uma atividade terapêutica, possibilitando a criança um ambiente prazeroso auxiliando na sua recuperação

O brincar pode ter um efeito terapêutico e auxiliar no desenvolvimento da criança em tratamento hospitalar, sendo assim este estudo busca investigar se a brinquedoteca hospitalar auxilia na recuperação das crianças em tratamento de saúde nos hospitais minimizando os traumas, a dor e as angustias das crianças causados pelas internações, auxiliando assim na sua recuperação.

Tem como objetivo analisar a influência do espaço da brinquedoteca hospitalar no comportamento de crianças internadas no hospital, e como a brinquedoteca pode contribuir para o desenvolvimento das crianças e para diminuição do sofrimento causado pelas internações realizadas com as mesmas. Analisar a importância da brinquedoteca hospitalar para a recuperação das crianças internadas nos hospitais.

O presente estudo permitirá uma abordagem teórica sobre a influência da brinquedoteca na recuperação das crianças internadas nos hospitais, promovendo a oportunidade de manter a brincadeira e o bem-estar emocional mesmo na condição da criança que está internada. Com o ato de brincar a criança esquece que está em tratamento hospitalar e apresenta melhoras em seu tratamento.

Para este trabalho foi utilizado o levantamento bibliográfico de produções que contribuam para atingir o objetivo da pesquisa, para a elaboração de um quadro teórico.

 

  1. LUDICIDADE

 

A ludicidade é a manifestação da espontaneidade das crianças, é por meio de atividades lúdicas que as crianças falam e demonstram seus gestos de expressar de forma prazerosa e livre, revelando, mas significado em seu aprendizado.

 

A brincadeira é saudável, brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde, o brincar conduz aos relacionamentos grupais, é uma forma de comunicação consigo mesmo e com os outros. É no brincar que a criança pode ser criativa e utilizar sua personalidade integral, descobrindo o seu “eu”. (ROJAS, 2007, p.58).

 

É importante ressaltar que o brincar proporciona à criança a conquista do seu espaço, exercita a inteligência e permite a imaginação. Desta maneira a brincadeira torna-se fundamental para o desenvolvimento da criança.

 

  1. BRINQUEDOTECA

 

De acordo com Cunha (1994) Brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar livremente, de acordo com o seu interesse, sua potencialidade e sua expressão lúdica. A Brinquedoteca é então um local onde o brinquedo e diversos materiais lúdicos, permite a imaginação e a expressão da criatividade infantil.

A brinquedoteca possibilita à criança a compreensão de muitas coisas através das brincadeiras. Portanto, a brinquedoteca é um caminho para o brincar, de maneira que, o brinquedo, é um suporte para a criança.

 

  1. BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

 

As brinquedotecas em ambientes hospitalares têm uma grande importância no tratamento das crianças no período de internação, pois auxiliam na sua recuperação.

As atividades lúdicas da brinquedoteca hospitalar não se diferem das outras brinquedotecas, tem como objetivo estimular por meio da brincadeira o desenvolvimento da criança que está em tratamento.

Segundo Kishimoto (1993) as brinquedotecas em hospitais são de extrema importância para a recuperação da criança hospitalizada, pois através das brincadeiras, as crianças encontram mecanismos para enfrentar os seus medos e angústias.

O lúdico em uma brinquedoteca hospitalar tem uma grande importância no tratamento e na recuperação das crianças, pois ajudam no seu desenvolvimento.

Segundo Cunha os objetivos da brinquedoteca são: 

 

Preservar a saúde emocional da criança ou do adolescente, proporcionando oportunidades para brincar, jogar e encontrar parceiros.

Preparar a criança para situações novas que irá enfrentar, levando-a familiarizar-se com roupas e instrumentos cirúrgicos de brinquedos por meio de situações lúdicas, a tomar conhecimento de detalhes da vida no hospital e do tratamento a que vai ser submetida.

Dar continuidade à estimulação de seu desenvolvimento, pois a internação poderá privá-las de oportunidades e experiências de que necessita. Se a hospitalização for longa, pode ser necessário um apoio pedagógico para que a criança não fique muito defasada no seu processo de escolarização

Proporcionar condições para que a família e os amigos que vão visitar a criança encontrem-se com ela em um ambiente favorável, que não seja deprimente nem vá aumentar a condição de vítima em que já se encontra. Um brinquedo ou um jogo pode facilitar o relacionamento, tornando-o mais alegre.

Preparar a criança para voltar para casa, depois de uma internação prolongada ou traumática (CUNHA in VIEGAS, 2007, p. 72)

 

O brincar no ambiente hospitalar permite que a criança se prepare para os procedimentos do seu tratamento. O ambiente lúdico possibilita a criança a diminuição do estresse, a agitação que ocorre nos procedimentos hospitalares durante o seu tratamento.

As atividades lúdicas realizadas na brinquedoteca segundo Cunha e Viegas (2003), serve como um poderoso recurso terapêutico no tratamento das crianças doentes. No momento que a as crianças estão na brinquedoteca desenvolvendo atividades, brincando, esquecem naquele instante as dores, o sofrimento e que estão hospitalizadas.

Reconhecendo a importância de se trabalhar o lúdico no ambiente hospitalar, foi implantada a Lei Federal n° 11.104 de 21 de março de 2005, que dispõe a obrigatoriedade das brinquedotecas, nas unidades hospitalares que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação.

 

Art. 1o Os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico contarão, obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se a qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.

Art. 2o Considera-se brinquedoteca, para os efeitos desta Lei, o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.

Art. 3o A inobservância do disposto no art. 1o desta Lei configura infração à legislação sanitária federal e sujeita seus infratores às penalidades previstas no inciso II do art. 10 da Lei no 6.437, de 20 de agosto de 1977.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação.  Brasília, 21 de março de 2005.

 

Para Silva (2009) quando a criança está internada fica longe de seus pertences favoritos, família, amigos, escola e sua rotina, isso gera uma tristeza e uma resistência para aceitar o tratamento que ela tem que se submeter.

O lúdico proporciona situações de tomada de decisões e autonomia para criança, favorecendo o enfrentamento das dificuldades causadas pela hospitalização, a brinquedoteca aproxima a criança da sua realidade cotidiana.

 

  1. Considerações finais

 

A brinquedoteca hospitalar tem uma grande importância no tratamento e na recuperação das crianças internadas.

A brinquedoteca tem como objetivo tornar o período de internação da criança um pouco mais alegre e menos traumatizante, promovendo momentos lúdicos de maneira que a criança participe das brincadeiras e jogos, socializando com as outras crianças que também estão internadas e com seus familiares.

Desta maneira as brinquedotecas hospitalares, têm um papel expressivo na vida das crianças, pois a criança que está internada, fica fragilizada e a brincadeira auxilia no seu tratamento e no seu processo de cura.

Percebe-se então que as crianças hospitalizadas, através das atividades lúdicas realizadas na brinquedoteca correspondam melhor ao tratamento.

 

  1. Referências

  

BRASIL. Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005. Brasília: Imprensa Oficial, 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104.htmacesso > acesso em 02 de out de 2020.

CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Maltese, 1994.

CUNHA, N. H. S. Brinquedista Hospitalar. In: VIEGAS, D. (org.). Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização. Rio de Janeiro: WAP, 2007.

CUNHA, N. H. S. O Significado da Brinquedoteca Hospitalar. In: VIEGAS, D. (org.). Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização. Rio de Janeiro: WAP, 2007.

CUNHA, N. H. S.. & VIEGAS, D.. Brinquedoteca Hospitalar.. s/ed. São Paulo: Guia de Orientação, 2003.

KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: O jogo, a criança e a educação. 9ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1993.

Macedo, J. J. M. (2007). A criação de uma brinquedoteca hospitalar com enfoque psicodramático. In: Viegas, D. (Org). Brinquedoteca hospitalar: isto é humanização. Rio de Janeiro: Wak Editora.

ROJAS, Jucimara. Jogos, brinquedos e brincadeiras: O lúdico e o processo de desenvolvimento Infantil. Cuiabá: Edufmt, 2007.

SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.) Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.

SILVA, Tania Melissa Archangelo. Brinquedoteca hospitalar: uma realidade de humanização para atender crianças hospitalizadas. 2009 Disponível em < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3276_1464.pdf> acesso em 20 out. 2020

WIEZZEL, Andreia Cristiane Silva; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira, A brinquedoteca e o brincar no hospital: diálogo entre o lúdico e o terapêutico, Presidente Prudente 31 de jul.2008.Disponivel em: <http://scholar.google.com.br/scholar?q=+BRINQUEDOTECA+HOSPITALAR&btnG=&hl=pt-BR& > acesso em 31 out. 2020.