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OFICINAS PEDAGÓGICAS: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Daniela Amanda Evaristo
Ana Rubia karasiaki Cruz
Maritâne Pietroski Cunha

 

RESUMO

Este paper tem como temática as oficinas pedagógicas, direcionadas para a importância da leitura na educação infantil , tem o objetivo demonstrar a importância da leitura no processo de ensino, tanto para aprender a ler o mundo onde se vive quanto para trazer uma metodologia lúdica onde aprender se torna um prazer a partir do mundo da literatura. A noção de que a aprendizagem ocorre desde que o individuo nasce, a partir do mundo de um processo em que o desenvolvimento e a aprendizagem se constituem mutualmente em uma unidade didática, á medida que o sujeito interage com o mundo, confere a educação um papel fundamental. A descoberta do prazer da leitura, de forma mais lúdica, contribui para que a criança aprenda que a leitura é uma ferramenta que lhe permite descobrir o mundo. Em outras palavras , tendo prazer ao realizar o ato da leitura a criança estará motivada a decifrar as palavras fazendo com que ela compreenda o mundo em que esta inserida e possa se tornar um individuo que contribua socialmente.

 

Palavras-chave: Leitura. Lúdico. Aprendizagem.

 

INTRODUÇÃO

 

A leitura é uma forma de recreação muito importante para a criança, principalmente para o seu desenvolvimento intelectual, psicológico e afetivo que pode contribuir na formação de um cidadão critico e reflexivo onde possa transformar a realidade em que se vive. Formação esta que tem papel fundamental na vida da criança, que incentiva e ensina quando for fazer sua leitura para que não se limite apenas na busca de um livro e sim entender e interpreta-lo melhor. Sabemos que o momento mais propício para o desenvolvimento de uma criança são seus primeiros anos de vida. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos.

 

[...] a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina [...] e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver. Goldembergue (2000, pg.141)

  

A importância de trabalhar a leitura desde educação infantil tem também por objetivo ajudar o educando na conscientização da importância do desenvolvimento da sua imaginação, percepção e seu ponto de vista o tornado um ser critico e construtivo que busca conhecer as necessidades da leitura e assim contribuir no seu cotidiano, na sua formação pessoal, escolar e social. A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento critico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Não precisa necessariamente somente de livros físicos podem ser encenadas pecas com os personagens de livros um uma brincadeira de faz de conta com roupas dos contos escritos incentivando assim a leitura dos pequenos.

 

Fonte:https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/projeto-de-leitura-da-escola-vicente- machado-sera-apresentado-em-seminario-nacional

 

O fracasso escolar aparece, ainda, como um dos mais frequentes problemas de nosso sistema educacional. Há muitas crianças que apresentam dificuldade para aprender e isso torna o assunto um tema bastante oportuno para uma pesquisa e intervenção procurando levar, a essas crianças com dificuldades, alguns recursos que lhes permitam apropriar-se adequadamente dos mecanismos de leitura.

A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A IMPORTANCIA DA LEITURA

 

Trabalhar as múltiplas linguagens é de suma importância, para o desenvolvimento e o autoconhecimento dos alunos, uma vez que os professores não conseguem atingir todos os alunos usando somente uma metodologia, há diversas formas de aprendizagem, e cada aluno aprende de um jeito diferente, alguns de uma maneira mais visual outros de forma escrita, por exemplo uma criança não sabe escrever sobre o local onde ela mora mais através de um desenho ela consegue se expressar claramente e dar vários detalhes.

E esse pensamento crítico e amplo pode ser estimulado pela leitura sendo veículo comunicativo e mais amplo de conhecimento, os primeiros indícios da evolução da leitura ocorreram na antiguidade, todas as práticas humanas foram se aperfeiçoando e dando espaço para as novas tecnologias podemos encontrar as primeiras escritas em taboas de barro, metal, papiro. Até a chegada do papel e atualmente temos até livros eletrônicos.

 

Segundo relatos históricos e arqueológicos, foi na Babilônia onde tudo começou. Hoje, dessa cidade só restam ruínas na região Mesopotâmica do Egito. Seu povo foi o precursor de muitos avanços da civilização como, por exemplo, agricultura, arquitetura, comércio, astronomia, direito, escrita. Nesse local, surgiram as primeiras inscrições do que viria a consumar o nascimento de uma prática revolucionária - a leitura. Kilian e Cardoso (2012, p. 2)

 

Os professores tem um papel fundamental no incentivo a leitura, não basta apenas ensinar os pequenos a ler e escrever, juntar as silabas, vai sim muito além disso é necessário que se incentive o habito da leitura, que ler seja um prazer, que seja uma forma de se viajar, desperte assim a imaginação trazendo as aprendizagens , despertando o auto conhecimento e o mundo que nos cerca Segundo o PCN (1997, p.43) “[...] Uma prática de leitura que não desperte e cultive o desejo de ler não é uma prática pedagógica eficiente”. A criança começa a ser alfabetizada na escola, por meio das inserções das letras, também inicia-se um processo de grande importância e incentivo ao hábito de ler, que a criança carregará para toda sua vida.

O que não se pode permitir é a propagação da ideia de que somente a leitura vai fazer com que o aluno passe a ter prazer ao ler. É preciso despertar este sentimento no aluno, inicialmente na criança, utilizando assim estratégias que despertem o gosto pela leitura neste público que consequentemente se tornaram leitores conscientes da importância deste ato para sua vida acadêmica e enquanto cidadão, que exercerá suas funções em uma sociedade critica e em constantes mudanças.

 

 

LITERATURA INFANTIL E LEITURA NA ESCOLA

 

No contexto escolar, literatura infantil e a leitura são encontrados, “na fala dos professores, como questões bastante próximas, mas ainda há muitas contradições que permeiam a questão do uso da leitura em sala de aula, bem como do papel da leitura no processo de ensino e aprendizagem, assim como a natureza e a função de cada uma delas (MARQUES, 2013, p. 15142). O planejamento de atividades que contemplem, então, a leitura infantil, na escola requer que se considere a concepção de leitura que os professores possuem. Isso é necessário porque, tanto uma como a outra, não fiquem limitadas à decodificação de códigos, mas que os alunos sejam alertados e estimulados a atribuir sentidos e significados à atividade de leitura e de manipulação dos livros.

Dessa forma, não se deve pensar a leitura como uma atividade mecânica, elemento coadjuvante de aprendizagem de um sistema de códigos a ser aprendido. Na realidade, ela deve ser pensada.

A literatura infantil pode influenciar na formação da criança, que passa a conhecer o mundo em que vive e a compreendê-lo. Assim como destaca Goes (1990, p. 16): “A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor reage, reavalia, experimenta as próprias emoções e reações." Ao contemplarmos esta afirmativa vemos como a leitura e a sua utilização pode promover condições de aprendizagem e relaxamento, buscando um aprendizado fluente.

 

A literatura infantil é arte. E como arte deve ser apreciada e corresponder plenamente à intimidade da criança. A criança tem um apetite voraz pelo belo e encontra na literatura infantil o alimento adequado para os anseios da psique infantil. Alimento, esse, que traduz os movimentos interiores e sacia os próprios interesses da criança. “A literatura não é, como tantos supõem, um passatempo. É uma nutrição.” (MEIRELES, 1984, p. 32)

 

Professores que oferecem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem forçar, mas com naturalidade, desenvolverá na criança um hábito que poderá acompanhá-la pela vida afora. Para desenvolver um programa de leitura equilibrado, que integre os conteúdos relacionados ao currículo escolar deve se oferecer certas variedades de livros de literatura como contos, fábulas e poesias, é preciso que nos professores fiquemos de olho na idade cronológica da criança e principalmente o estágio de desenvolvimento de leitura em que ela se encontra.

As estratégias a serem realizadas podem ser: fornecer livros infantis, assim incentivando a leitura das crianças, sempre apoiando e mostrando como é prazerosa a leitura, sempre conversar com os pais para apoiar os seus filhos cada vez mais em casa, pois assim, terão apoio não só escolar, mas familiar também, o que é muito importante. Pois com a ajuda dos pais, os pedagogos podem saber as dificuldades dos seus alunos, especificando a dificuldade de cada um, e sempre procurar livros que as crianças se sintam atraídas, com vontade de ler, assim motivando-os cada vez mais.

 

Quando um professor lê um conto para seus alunos, eles não aprendem apenas os conteúdos das histórias e suas características, mas também como as pessoas utilizam a leitura, os comportamentos leitores e a compartilhar práticas sociais de leitura. Muitas vezes os professores pensam que as crianças só aprendem a ler se realizarem atividades que envolvam as letras. Com certeza, há momentos em que devemos propor atividades de leitura que permitam às crianças refletir sobre o sistema de escrita, mas só isso não é suficiente! Temos de promover a entrada dos diversos textos na escola para que as crianças aprendam as competências necessárias para a leitura na vida cotidiana. (FONSECA, 2012, p.29)

 

Os materiais utilizados são livros didáticos, de contos é característica dos contos de fada expor diretamente e de forma concisa um problema existencial. Isto permite à criança de uma forma simples enfrentar de imediato o problema, sem recurso a enredos de difícil compreensão. No conto de fadas as situações são simples, as personagens são claras e os pormenores são eliminados. O bem e o mal aparecem sob a forma de personagens e das suas ações.

A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de expressão de um povo. O indivíduo que sabe fazer uma leitura adequada não apenas do livro, mas do mundo a sua volta através do entendimento daquilo expressado na escrita influencia o hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que o indivíduo aprenda que ler.

A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança, na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura. Portanto a nossa meta deve ser colocar a criança em contato direto com o mundo mágico da leitura, oportunizando não apenas obtenção de informações necessárias hoje e em seu futuro, mas proporcionando-lhes o prazer da descoberta através dos diversos tipos de textos trabalhados em cada sala de acordo com a faixa etária de cada um deles.

Fonte:http://www.jebdcest.com.br/projeto-maleta-viajante-pais-e-filhos-praticando-leitura- juntos/

 

 

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA ESCOLA

 

Antes das crianças entrarem no ensino obrigatório é importante passarem pela Educação Infantil que consiste na sua educação. É assimilado na idade de zero a seis anos de uma criança. As crianças na Educação Infantil são incentivadas pelo meio de atividades lúdicas, no folheado de histórias em quadrinhos e jogos a habilitar suas competências motoras, e fazer diligencias e começar seu processo de alfabetização. Na Educação Infantil é importante ajudar as crianças de seis anos de idade no complemento dos seus aspectos físicos, social, intelectual e psicológico junto com a família.

O conceito da Educação Infantil vai muito adiante do procedimento de alfabetização da criança, e sim no progresso das capacidades motoras, social e afetiva das crianças.

Hoje em dia, a rotina escolar promove no educador a refletir seus aspectos frente as instigações oferecidas pelo sistema de educacional inspirador. É um grande desafio que os responsáveis pelas series iniciais mostre um caminho novo para os educados onde cabe uma serie de conhecimentos que transformarão suas vidas. Nessa trajetória a leitura é elaborada numa enorme porta de entrada para este meio complexo de experiências.

Por meio da leitura adquirimos conhecimentos, mas para obter objetivos a leitura tem que ser incentivada na infância, para que desde cedo as crianças tenham o apto prazeroso de ler e que vai ajudar na sua aprendizagem.

 

A escola é a instituição encarregada da alfabetização da criança; entretanto, os meios para a difusão da leitura provem de um setor mais amplo. Dizem respeito ao conjunto de uma política de leitura, que transcorre preferencialmente na escola, mas resulta de um posicionamento de toda a sociedade. (ZILBERMAN, 1990, P.106).

 

Na Educação Infantil para apropriação de conhecimentos no mundo escolar e fora dele a leitura é um instrumento muito valioso.

Cagliari (2001) acredita que os professores devem mudar a velha concepção de que os tradicionais roteiros de interpretação de textos servem exclusivamente para dar notas aos alunos, recomendando que as atividades de leitura e textos sejam discursivas entre os educandos. Os Educadores podem propor que os alunos que contenham a mesma história, só que com sua criatividade e com suas palavras.

 

No ato de ler há objetivos diversos: estudar, informar, revisar um texto escrito pelo próprio aluno ou simplesmente pelo prazer. O professor necessita explicitar para a turma essas diferentes finalidades e trabalhar as modalidades próprias para cada uma delas. (SOLÉ, 2004, p.88)

 

Dentro de sala de aula o Educador deve dar significado e sentido a leitura onde cada criança tenha oportunidade de se expressar, criando imaginação, se tornando um personagem da história, vivendo dentro de uma história infantil.

O método da leitura usado em sala de aula influencia as crianças a gostarem de livros, pois a leitura é um instrumento muito importante que deve ser usado pelo professor, onde a leitura desenvolve a capacidade da escrita e da linguagem.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

 

O trabalho tem como principal base, informar sobre as Oficinas Pedagógicas: A importância da leitura na Educação Infantil. Os professores têm um papel fundamental no incentivo a leitura, não basta apenas ensinar os pequenos a ler e escrever, juntar as silabas, vai sim muito além disso é necessário que se incentive o habito da leitura, que ler seja um prazer, que seja uma forma de se viajar, desperte assim a imaginação trazendo as aprendizagens, despertando o autoconhecimento e o mundo que nos cerca Segundo Goes a leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Para Marques o planejamento de atividades que contemplem, então, a leitura infantil, na escola requer que se considere a concepção de leitura que os professores possuem. A leitura não deve ocupar apenas o tempo que sobrou no final da aula, deve ser uma atividade planejada, o professor pode ser o leitor para os alunos e pode ler com eles também pode contar historias e

estas poderão ser usadas para a escrita dos alunos.

O presente trabalho utilizou métodos e matérias devidamente publicados como pesquisa bibliográfica em artigos científico, livros impressos e virtuais e paginas da internet.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Com o avanço das tecnologias, tornou o acesso a informações mais rápidos, diminuiu o interesse de histórias e livros é muito importante que as escolas promovam atividades reconquiste esse interesse, abrindo espaça para projetos, um quanto de contos voltados para as práticas lúdicas, sem intensa exigência.

Os professores possam ter a pratica de visitar feiras de livros infantis, recitais e varais literários. É importante que as crianças ouçam historias narrados por meio de seus familiares, tendo assim uma parceria entre família e escola.

No Brasil o contexto sobre leitura deveria mudar, pois não tem um número grande de leitores, o contexto educativo é um canal de entrada que pode amplificar o número de leitores. È importante possibilitar o acesso das crianças aos livros, criando uma ligação positiva com a leitura, que possa se tornar um ato prazeroso e atividade de lazer.

Cabe a família possibilitar a criança o contato com livros, para que sua passagem na escola seja tranquila, e a escola deve dar continuidade a essa tarefa muito importante iniciada em casa, mas se a família não possibilitar isso, cabe a escola dar início nessa pratica de leitura.

As atividades de leitura necessitam sempre tencionar a abrangência global do texto, nesse contexto o Educador de jeito interativo de estimular os Educandos a terem um instrumento de esquemas, resumo, reflexão e analise. Estabelecendo que seus alunos desenvolvam uma representação mental da escrita e da leitura.

 

CONCLUSÃO

 

Nesse trabalho abordámos o tema Oficinas Pedagógicas: A Importância Da Leitura Na Educação Infantil, onde a leitura é muito importante para a criança, principalmente no seu desenvolvimento intelectual, psicológico e afetivo. Os professores têm um papel fundamental no incentivo da leitura, instruindo a criança a ter um habito de leitura é preciso despertar este sentimento no aluno, inicialmente na criança, utilizando assim estratégias que despertem o gosto pela leitura.

Cumprimos o objetivo que tínhamos como proposta que era saber qual a importância da leitura na educação infantil. Que tem como objetivo ajudar a criança no seu desenvolvimento, na sua imaginação, percepção no seu ponto de vista, tornando um ser crítico e construtivo que busca conhecer as necessidades da leitura e assim contribuir no seu cotidiano, na sua formação pessoal, escolar e social.

Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento podemos ver que a leitura é uma ferramenta muito importante no nosso conhecimento e desenvolvimento. Portanto, a leitura deve ser sempre usada como ferramenta durante a alfabetização da criança, assim ajudando a criança a ter o ato prazeroso da leitura.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais. Língua Portuguesa: Brasília, 1997. Acesso: 30/04/2020

 

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística: pensamentos e ação no magistério. 10 ed. São Paulo: Scipione, 2001. Acesso: 30/04/2020

 

FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil. São Paulo: Blucher, 2012. –(Coleção InterAções). Acesso: 30/04/2020

 

GOLDEMBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisas em ciências sociais e pedagogia. 4ºed. Rio de Janeiro, 2000. Acesso: 30/04/2020

GOES, L. P. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1993. Acesso: 30/04/2020

 

KILIAN, Carina; CARDOSO, Rosane Maria. Práticas de leitura literária: os casos de França            e          Brasil.            [2012].            Disponível     em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/5338.pdf. Acesso: 30/04/2020

 

MARQUES, Inês Astreia Almeida. A literatura infantil na sala de aula: usos e desusos. Anais do EDUCERE 2013. XI Congresso Nacional de Educação. II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Acesso: 01/05/2020

 

MEIRELES, Cecília, (1984). Problemas da literatura infantil– 3ª ed.Rio de Janeiro: NovaFronteira. Acesso: 01/05/2020

 

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 2. Ed. São Paulo: Artmed, 2004 Acesso: 01/05/2020

 

ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3. Ed. São Paulo: Ática, 1999. Acesso: 01/05/2020