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EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA

Ana Pedrosa Ferreira da Cruz

Edvani Galvani Carneiro

Mônica Cristina da Silva Borges

Rosângela Maria da Silva

Telma Negris Araújo

 

RESUMO:

O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a relação entre educação e importância das ferramentas tecnológicas em sala de aula. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica. A coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de ideias diferentes trazidas por artigos e livros que tratam a temática apresentada. Assim sendo, o objetivo central consistiu em discorrer sobre as potencialidades inerentes às tecnologias, suas contribuições na aprendizagem e as mudanças que trazem ao ambiente escolar, de modo a permitir uma visão de mundo, de homem, de ciência e de educação. Dessa forma é certo que a tecnologia introduziu mudanças estruturais significativas e fundamentais no processo de ensino-aprendizagem que são essenciais para a obtenção de melhorias significativas no desempenho de alunos e professores. Isso porque através da sua utilização é possível aperfeiçoar e enriquecer o ensino e a aprendizagem, resultando em um processo de associação ativa do conteúdo. Assim, a utilização da tecnologia dentro da sala de aula se dá por meio de ferramentas tecnológicas na educação desenvolvidas com o objetivo de tornar todo o processo mais completo e dinâmico. Entretanto resultados apontam que o uso crescente da tecnologia em geral, diversifica as estratégias de ensino, tornando a aprendizagem significativa para o aluno. Integrando as bases tecnológicas, o ensino híbrido surge como uma estratégia metodológica que busca maneiras de fazer o aluno aprender. Sendo assim, conclui-se constatando que a tecnologia aliada à educação promove a cidadania, pois estimula a produção de saberes, democratiza o acesso à informação e ao conhecimento e potencializa a emancipação social.

 

Palavras-chave: Educação. Ferramentas Tecnológicas. Sala de aula

 

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho de pesquisa trata-se do uso de ferramentas tecnológicas utilizadas em sala de aula. Pois sabe-se que as ferramentas tecnológicas vêm conquistando destaque atualmente, pois as tecnologias educacionais podem contribuir e agregar valor às pessoas, independentemente da idade, escolaridade ou classe. Sendo assim vale ressaltar que a tecnologia deve ser utilizada de maneira a facilitar a absorção de um conteúdo, isso não descarta a responsabilidade do professor, que tem o papel de personalizar este meio, afim de conseguir melhores resultados quanto a compreensão do conteúdo por seus discente. Dessa forma as ferramentas tecnológicas podem favorecer para as atividades serem mais divertidas, proporcionando oportunidades as crianças e às famílias de aprender de um jeito diferente e conhecer outros meios e recursos mais prazerosos no processo de ensino e aprendizagem. Diante desse contexto a era tecnológica revolucionou a forma como recebemos, enviamos e usamos informações todos os dias. Contudo uma das áreas com maior potencial para o uso destas transformações é sem dúvida a área educacional. Sendo assim este documento tem como principal objetivo elencar os benefícios que o uso da tecnologia em sala de aula pode promover, bem como relatar quais os desafios os docentes precisam superar mesmo com a conscientização de diversas classes que atuam direta e indiretamente na educação. Dentro da perspectiva do uso das ferramentas tecnológica na sala de aula, pode-se mencionar a realidade da “era digital”, e como ela afeta os métodos educacionais tradicionais, evidenciando com embasamento teórico a necessidade das metamorfoses que a educação sofreu e adotou a partir da inserção das ferramentas tecnológica na sala de aula, e como ela deve reagir e se adequar. Dessa forma a introdução estabelece as bases para iniciarmos o estudo acima citado e o restante deste texto procura expor os benefícios relacionados à tecnologia no sistema educacional docente-discente, bem como analisar as limitações que os professores necessitam superar.

De modo geral conclui-se, que as ferramentas tecnológicas é uma grande aliada do professor em sala de aula, quando integrada de maneira capaz de promover uma aprendizagem qualificada e eficiente.

 

AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA E SEUS BENEFÍCIOS

 

O uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula tem como intuito tentar diversificar as aulas, atrair e tornar o ambiente escolar diferente para as crianças destas novas gerações. Facilitando um aprendizado prático e lúdico para elas. A tecnologia pode ser apoio aos professores e inovar as aulas propiciando um ensino aprendizado muito eficaz as crianças. Sendo assim ao aprofunda no assunto observamos vários pontos positivos, que fazem com que a tecnologia dentro da educação torne possível alcançar e levar a educação e o conhecimento, onde antes era impossível de chegar. Contudo novos modelos e métodos de ensino foram criados a partir do avanço desta tecnologia, de maneira que se pudesse promover uma educação de qualidade de uma forma mais ágil. Sendo assim, o uso das ferramentas tecnológicas de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo estudado,

Diante o exposto torna-se por oportuno lembrar Moran (2015a, p. 1) quando este cita que:

 

Encontramos nas instituições educacionais um número razoável de professores que estão experimentando estas novas metodologias, utilizam aplicativos atraentes e compartilham o que aprendem em rede. O que predomina, no entanto, é uma certa acomodação, repetindo fórmulas com embalagens mais atraentes, esperando receitas, num mundo que exige criatividade e capacidade de enfrentar desafios complexos. Há também um bom número de docentes e gestores que não querem mudar, que se sentem desvalorizados com a perda do papel central como transmissores de informação e que pensam que as metodologias ativas deixam o professor em um plano secundário e que as tecnologias podem tomar o seu lugar.

 

Entretanto, a implantação das ferramentas tecnologia na sala de aula tem como objetivo de suprir essas lacunas, pois através dela é possível trabalhar com informações complementares de um modo mais atrativo, permitindo uma memorização mais detalhadas das informações estudadas. Desta forma analisa-se que o professor deve dominar esta tecnologia a ponto de conseguir despertar a curiosidade do seu aprendiz, de maneira a utilizar esta ferramenta como um diferencial aos seus métodos de ensino, e um diferencial a facilitar a compreensão do aluno sobre o conteúdo, Levy (1993, p, 12) reforça: Professores se apropriam das novas tecnologias como um recurso próprio, como livros e lápis, e não como uma “caixa preta” imposta externamente; Educação permanente é componente essencial da formação de professores. Portanto o uso das novas tecnologias tem seus méritos, o acesso à todas estas ferramentas, conteúdos digitais e os diversos recursos que as novas tecnologias proporcionam ainda se revela uma tarefa desafiadora: Quanto mais avança a tecnologia, mais se torna importante termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Dessa forma o uso de novas ferramentas tecnológicas em sala de aula se apresenta como estratégias necessárias impulsionando o professor a buscar novos conhecimentos, uma formação contínua, outro fato a ser destacado é que essa dinâmica de ensino também promove maior interação educando-educador, ocorrendo uma aprendizagem de forma mútua, além de tornas as aulas mais versáteis e interação dos envolvido.

Ao abordar os aspectos relacionados a inserção das ferramentas tecnológicas na sala de aula Moran, (2007) enfatiza que:

 

Fica evidente, que há um ganho para a educação com a inovação tecnológica em sala de aula para fins didáticos: aumento da concentração, engajamento, afetividade entre os pares, a socialização de estratégias de pensamento, fortalecimento da memória de longo prazo, entre outras possibilidades pedagógicas mais dinâmicas e criativa. “A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas” (MORAN, 2007, p. 21).

 

Diante desse contexto pode -se dizer que, mesmo sendo desafiador aliar a tecnologia com a sala de aula o conhecimento sistematizado que o professor possui aliado ao domínio das ferramentas tecnológicas por parte dos alunos transforma o processo de ensino-aprendizagem uma parceria dinâmica e colaborativa. Esse pensamento mostra a realidade da globalização, onde crianças mesmo antes de chegar na idade escolar, já tem acesso à internet e utilizam com frequências dispositivos considerados da era digital, e isso acaba influenciando nos métodos que serão utilizados para alfabetização.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante dos estudos realizados para a composição deste artigo, refletimos criticamente a respeito das ferramentas tecnológicas em sala de aula. Pois com a inovação proporcionada pela tecnologia, olhamos de uma forma de transformar a realidade de maneira em que a sociedade e a educação sejam as principais beneficiadas. Portanto o uso que as ferramentas tecnológicas oferecem na aprendizagem uma melhor retenção do conhecimento, o incentivo a aprendizagem individual e coletiva e o suporte que o professor tem no preparo das aulas para torna-las mais atrativas. A integração da tecnologia no âmbito educacional permite a criação de novos métodos e modalidades de ensino, de forma, a atender os mais diversos estilos de discentes, auxiliando na interação do professor com o aluno, e possibilitando um aprendizado alternativo. Ainda sobre o uso das ferramentas tecnologias voltadas para a aprendizagem elencamos o uso da internet como ferramenta de preparo das aulas, avaliação, interação e como elemento facilitador da atividade docente. Diante disso na realidade educacional, sabemos que nem todas as escolas podem acompanhar a velocidade com que a tecnologia muda. Renovar os equipamentos constantemente, oferecer amplo acesso à internet e ter mão de obra especializada para manutenção de todo este aparato tecnológico incluindo um quadro docente qualificado e exige um grande investimento.  Por mais que a realidade em sala de aula já se apresente com alunos mais digitais o ambiente escolar ainda não alcançou todo o potencial que as tecnologias oferecem. Isto ocorre por diversas razões desde a falta de investimento adequado, até a falta de acesso, entendimento e qualificação dos professores. Portanto manter os alunos atentos em sala de aula quer seja no presencial ou por aula virtual depende da condução adequada dos recursos tecnológicos disponíveis. Sendo assim evitar que haja distração pelo uso destes equipamentos também contribui para que a rotina da sala de aula seja sempre fonte de motivação para o aprendizado. Cabe ao professor este papel, o de adequar-se às estas ferramentas usando-as a seu favor, procurando equilibrar-se no papel de detentor do conhecimento e mediador no processo de aprendizagem. Aprender depende da motivação e este novo jeito de ensinar pode ser a chave para o sucesso na criação do conhecimento.

Enfatiza-se, por fim, que a tecnologia não se reduz à utilização dos meios ou dos equipamentos, mas vai além destes para se tornar um suporte mediador entre o aluno e o mundo, um mecanismo por meio do qual o aluno se apropria de um saber e constrói o conhecimento.

 

 REFERÊNCIAS

 

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