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TRABALHANDO COM A DINÂMICA ‘VIDA 360” PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Lúcio Mussi Júnior1

 

 

Introdução:

 

O presente trabalho apresenta uma dinâmica conhecida como “Roda da Vida”, mostrando como ela pode ser aplicada aos estudantes. Tal atividade se mostra capaz de levar o praticante a repensar suas atitudes, valores e postura frente as várias áreas de sua vida.

Deste modo busca-se confrontar os resultados obtidos atualmente pelo indivíduo com aqueles que se pretende alcançar. A dinâmica também destaca os pontos mais críticos, servido como um guia de prioridades a serem trabalhadas.

Deste modo, o trabalho com a dinâmica leva o aluno a uma expansão de consciência, bem como da reflexão com relação aos esforços a serem desprendidos na busca por uma vida mais equilibrada e satisfatória em todos os aspectos.

 

 

Desenvolvimento

 

É preciso partir da premissa de que somos todos iguais no que nos torna humanos e nossas particularidades só tendem a facilitar a estruturação social. A partir deste ponto de vista é possível perceber que a vida em sociedade não seria possível se todos os seres humanos fossem iguais, assim, o respeito mútuo pelas diferenças deve ser estimulado e trabalhado na formação do cidadão.

Deste modo, fica em evidência a necessidade de a escola ser capaz contribuir positivamente na formação de indivíduos conscientes que respeitem respeite os demais e seja capaz de exigir o mesmo respeito para si.

Outro ponto a ser enfatizado está pautado nas formas de comparação. A competitividade da vida moderna e a informatização e as redes sociais acabam estimulando os indivíduos a uma vida de comparações. Neste âmbito, o aluno se compara ao colega, o professor por vezes também se compara aos demais docentes e, de modo geral o ser humano acaba sempre se comparando aos demais indivíduos com os quais convive. Seguindo esta linha de raciocínio, algumas empresas até mesmo elegem o “funcionário do mês” (ou do ano), buscando homenagear de alguma forma aquele que foi “melhor” que seus colegas.

Não se questiona aqui a importância de valorizar o esforço de cada indivíduo que, através de um trabalho diferenciado alcançou resultados melhores. Também é preciso entender que, em alguns casos, é preciso ranquear ou classificar pessoas de acordo com a capacidade demonstrada na execução de alguma tarefa. Contudo, é preciso destacas, sobretudo às crianças e jovens, que a comparação deve ser em primeiro lugar com sigo mesmo. Neste sentido é preciso entender que a pessoa deve comparar seus resultados obtidos hoje com os que obtinha no passado, para assim perceber se está progredindo ou não. Deve, desta mesma for comparar os resultados que é capaz de obter hoje com os almeja alcançar no futuro e, deste modo saberá se está no caminho certo para a concretização de suas metas, bem como perceberá uma eventual necessidade do desprendimento de mais esforços ou de mudanças de atitude.

Assim, fica evidente que, quando um indivíduo se compara com outro, sua meta ser melhor que esse outro em algum aspecto. Caso consiga, então o dever foi cumprido e não é preciso se esforçar mais. Caso não consiga, poderá se frustrar e desistir. Frente a esse problema, a melhor opção é estimular os alunos a serem o melhor que puderem e, cada uma no seu ritmo e a sua maneira, conquistará seu lugar na sociedade.

 

 

A roda da vida!

Está dinâmica leva o praticante a fazer uma autoanálise através de uma ferramenta muito utilizada atualmente por profissionais ligados ao desenvolvimento humano: a “Roda da Vida”.

Esta dinâmica consiste em elencar as principais áreas da vida humana e ajudar o indivíduo na identificação das áreas mais carentes de atenção, para que se possa encontrar o equilíbrio e consequentemente uma melhor qualidade de vida.

Buscamos adaptar a roda da vida apresentada por Rhandy di Stéfano em seu livro “Manual do Sucesso Total”, de modo que você possa fazer uso deste recurso de forma rápida e prática.

Após o exercício trazemos dicas para fortalecer cada uma das áreas estudadas.

Para melhor visualização em telas de dispositivos eletrônicos, transformamos a roda nas duas tabelas a seguir.

 

 

De posse das duas tabelas que, juntas, apresentam dez importantes áreas da vida de todo o ser humano é preciso ser extremamente sincero e marcar uma nota de 1 a 10 para cada área de sua vida, sempre lembrando que, quanto maior seu nível de satisfação com sua realidade atual, maior deverá ser a nota atribuída.

Se você imprimiu esta página, marque x nos números. Caso contrário escreva a áreas e as respectivas notas em um papel ou dispositivo eletrônico para que se possa fazer a análise posterior.

A seguir, temos as orientações básicas a serem passadas para os alunos para facilitar a atribuição das notas, bem como melhorar os resultados obtidos a partir da dinâmica.

- Família: vocês se entendem? Conversam? Discutem? Se divertem juntos? Se ajudam? Quanto melhor o convívio com seus familiares, maior a nota.

- Amor: existe reciprocidade entre vocês? Preocupação um com o outro? Momentos felizes? Brigas? Caso não esteja em um relacionamento amoroso, de uma nota com relação a sua satisfação em estar sozinho no momento.

- Social: pense em seu convívio com as pessoas de fora de sua família. Você tem facilidade ou dificuldade para interagir? Gosta de estar em locais públicos ou foge das pessoas? Tem mais amigos ou inimigos?

- Lazer: você se diverte? Faz coisas de que gosta? Ou só pensa em trabalho? Ou passa o tempo livre em frente à TV ou outro dispositivo eletrônico?

- Saúde: você descansa o suficiente? Se alimenta bem? Faz exercícios físicos regulares? Está bem fisicamente?

- Carreira: gosta de seu trabalho? Sente-se bem com o que faz? Está satisfeito com sua remuneração? Caso você apenas estude, pode classificar sua vida estudantil aqui nesta área, já que o trabalho do estudante é estudar.

- Finanças: suas contas estão em dia? Tem mensalmente o dinheiro suficiente para manter suas despesas? Pule esta área caso seus pais cuidem de toda essa parte.

- Intelectual: costuma ler? Pesquisar? Aprender coisas novas?

- Emocional: está emocionalmente equilibrado? Perde a paciência com facilidade? Sente muita tristeza, medo ou raiva?

- Espiritual: como está se relacionando com sua espiritualidade (com sua fé seja ela qual for)? É importante destacar que este item não se refere à forma como você cumpre os protocolos de sua religião, nem tampouco se está seguindo alguma religião. Trata-se da forma como você se relaciona com sua fé e com o que é sagrado para você.

 

Estas respostas servem para enfatizar como você está em cada área de sua vida.

O ideal, para uma melhor qualidade de vida, é que se busque o equilíbrio. A seguir são apresentadas algumas dicas para que se trabalhe o fortalecimento das áreas apresentadas como mais críticas ao final da dinâmica.

Neste momento é preciso mostrar aos estudantes que cada um tem o poder de mudar a sua vida e, gradativamente, chegar no padrão desejado.

 

 

Fortalecendo as áreas com pontuação baixa:

 

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis). Essa frase expressa em pormenores a forma como se deve organizar as atitudes para que se alcancem as mudanças pretendidas. Não é possível fazer tudo de uma só vez ou de um momento para o outro. Então, inicia-se pelo que é mais urgente, sempre seguindo em frente rumo à meta completa.

 

Família!

A Sociologia vê as famílias como as células fundamentais da sociedade. Embora a estrutura familiar dos brasileiros tenha sofrido diversas alterações nas últimas décadas, ela continua e continuará desempenhando um papel de base em nossa organização social.

Segundo Gandhi, “Você deve ser a mudança que você quer para o mundo.”

Se você busca mudanças por parte das pessoas que convivem contigo, deve primeiro vivenciar a mudança em você mesmo.

Perceba que cada indivíduo de uma família tem suas particularidades e o que traz satisfação a um, pode trazer desconforto a outro. São justamente esses conflitos de interesses que geram desavenças.

Buscar um meio termo que possa contentar (ao menos parcialmente) os envolvidos é sempre a melhor opção.

Para Gisela Valin (terapeuta e youtuber) em parte das famílias não é possível que os indivíduos compartilhem muito de seus sentimentos. Para ela, existem diferenças energéticas, culturais e de valores, que devem ser respeitadas. Se enfrentar dificuldades de interação com um (ou mais) de seus familiares, respeite a individualidade dele (e a sua) e quando estiverem em contato, busque focar em assuntos sobre os quais vocês concordem. Não se deve tentar mudar o outro e nem tampouco mudar de opinião só para agradar ou evitar conflito, mas é preciso ser diplomático(a) buscando evitar discussões infrutíferas.

Uma questão de grande importância no quesito família é a relação entre pais e filhos.

Frente a problemas nesta relação, os filhos(as) devem procurar um entendimento para além das ordens dadas por seus pais, buscando ver o sentido real, a motivação que leva o pai ou a mãe a darem uma determinada ordem. Na maioria das vezes o filho, ao buscar a motivação do fato, acaba percebendo que por trás da “implicância” existe a preocupação com seu bem-estar e seu futuro.

Já as mães e pais devem entender que revolta e rebeldia são reações naturais quando a pessoa se sente pressionada. Neste caso é preciso perceber que a revolta não é com a pessoa da mãe ou do pai e sim contra a figura de “chefe” que tais pessoas estão representando.

Uma boa prática, nestes casos, é a criação de “normas da casa” para que todos sigam, assim já fica determinado de antemão o que os filhos podem ou não fazer. Isso diminui a ansiedade de ter que decidir tudo em cima da hora.

Outro ponto importante é a necessidade de os pais refletirem antes de se posicionarem frente a seus filhos, só dizer “não” se realmente for preciso. As vezes os pais se acostumam a dizer “não” para tudo. Isso é muito ruim, parece perseguição. Mas quando tiver que dizer “não”, seja firme e mantenha a calma mesmo que seu filho (ou filha) se descontrole. Discussões descontroladas diminuem a autoridade dos pais.

Blanchard em seu livro “O gerente minuto” afirma que uma chamada de atenção não deve ultrapassar um minuto. Segundo o autor, quanto mais longa é uma repreensão, mas enfadonha e menos eficiente ela se torna. Ele ainda afirma que você deve elogiar em público e repreender em particular.

“As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir.” Carl W. Buehner

 

Amor!

O ponto forte desse quesito é entender que existe uma pessoa nesse mundo com qual você deverá passar todos os dias de sua vida. Sua felicidade depende de encontrar essa pessoa.

Sim, essa pessoa é você mesma(o). Se pode fugir do mundo inteiro, mas não se consegue fugir de si e nem tampouco de sua consciência.

Deste modo, o primeiro passo é encontrar a si mesmo. Procure entender suas ações, o que as motivam. Entenda o que te faz sorrir e o que te faz triste.

Primeiro encontre a felicidade dentro de você! Mas se a tristeza prevalecer, busque ajuda (Psicanalista, Psicólogo, Psiquiatra…). Não se deve tentar sofrer sozinha(o).

Uma outra questão a ser destacada é o fato de ninguém ter o poder ou a obrigação de fazer outra pessoa feliz. Uma jornada a dois só será plena se os cônjuges forem felizes juntos. Ser feliz com o que se tem e compartilhar esta felicidade, talvez esse seja um dos segredos.

Os estudiosos de Física Quântica afirmam que pensamentos geram emoções, emoções geram energia e a energia atrai mais energia que vibre na mesma frequência.

De acordo com essa teoria, uma pessoa que está angustiada ou sentindo solidão só atrai mais angústia e solidão. É preciso focar no amor e não na falta dele. Se procura um bom relacionamento, se deve pensar que a qualquer momento ele vai acontecer.

Contudo, precauções precisam ser tomadas para que o excesso de empolgação não impeça que a realidade seja enxergada, ainda que essa realidade não seja a esperada. Algumas atitudes demonstram possessividade e não amor. Observe sinais de agressividade, indiferença, narcisismo, entre outros. Se uma pessoa não se preocupa quando você sofre, ela definitivamente não gosta de você.

Nesse caso, é preciso sair da relação o quanto antes. Faz-se necessário cuidar de si, melhorar como ser humano e, consequentemente, se relacionar com pessoas melhores.

Fechando esse tópico, destaca-se que, cada ser humano tem o poder de amar ou odiar alguém ou alguma coisa. Embora tal prática possa ser perigosa, deixar algo tão importante sem controle pode ser ainda pior.

Quando se foca nos defeitos de uma pessoa (preferencialmente em coisas que te irritam) a tendência é que ache cada vez mais defeitos até que o convívio se torne insuportável. É como uma auto hipnose. Se focar nos pontos positivos, que agradam, certamente começará a encontrar muitos outros pontos positivos e a tendência é que se ignorem os pontos negativos.

Isso vale para todos os tipos de relacionamentos (amoroso, familiar, profissional…).

Recomenda-se, portanto, a busca por ver a realidade, composta de lado bom e o ruim, qualidades e defeitos. de cada um. Afinal todos somos humanos.

 

Social!

A questão do convívio social envolve em primeiro lugar a aceitação. Aceite que a outra pessoa pode ser o que ela quiser, desde que isso não prejudique mais ninguém além dela mesma.

Se uma pessoa se comporta como um “idiota”, ela tem todo o direito de ser um idiota e as outras pessoas têm o direito de evitar o convívio com ela. Não é preciso confrontar.

O problema é quando você não pode evitar o convívio. Nesse caso é importante ser o mais superficial e profissional possível. Tentar não se envolver com os comentários da pessoa e não aceitar que ela invada sua privacidade.

Claro que na prática pode ser complicado o entendimento, mas é necessário ser diplomática(o) e firme.

 

Lazer!

Esta é definitivamente uma parte boa da vida que muita gente negligencia. Seres humanos precisam mudar um pouco o foco. Quando se foca só em trabalho (ou estudo) o rendimento da pessoa cai gradativamente.

Passear, se divertir, jogar (de maneira saudável), ter contato com a natureza, se dedicar a um hobby… tudo isso é importante para o cérebro e para o equilíbrio emocional.

 

Saúde!

Grosso modo, pode-se dizer que a manutenção da saúde física e mental de um indivíduo dependem principalmente de três fatores:

- alimentação;

- atividade física;

- descanso.

Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas regulares e reservar o tempo suficiente para o descanso, tais práticas formam a base para uma boa saúde e a melhoria da qualidade de vida.

 

Carreira!

Algumas correntes filosóficas afirmam que cada ser humano no planeta traz consigo um objetivo específico. Uma tarefa que busca cumprir na sociedade. Desta forma, os que encontram e desempenham sua tarefa, vivenciam a verdadeira realização profissional e dão o melhor de si à sociedade.

No entanto, Bob Proctor afirma que a sua renda varia de acordo com 3 fatores:

- o quanto a sociedade necessita do trabalho que você desempenha;

- o quão bem você desempenha seu trabalho;

- a dificuldade que existe em te substituir.

Alberto Dell'Isola, um dos mais renomados hipnoterapeutas brasileiros, destaca a importância do indivíduo desempenhar uma atividade laborativa que lhe traga satisfação para a manutenção de seu equilíbrio psicológico.

Steve Jobs mencionou em um de seus discursos que as pessoas deveriam olhar no espelho pela manhã e perguntar a si mesmas: - Se esse fosse meu último dia de vida, faria o que vou fazer hoje?

Ele afirma que se a resposta for negativa por vários dias seguidos, então algo precisa ser mudado.

Contudo, podemos afirmar de maneira geral, que um cidadão brasileiro, hoje, possui uma liberdade relativamente satisfatória para escolher a profissão que lhe seja mais adequada. Inclusive mudar de profissão, mesmo depois de inserido no mercado de trabalho.

Portanto, se não está satisfeito, mude. Mude de emprego, mude de profissão se preciso, mas mude. Procure uma atividade que lhe traga satisfação, uma atividade que lhe traga a remuneração de que necessita, uma atividade com a qual possa sentir que está contribuindo com o funcionamento da sociedade.

Neste sentido, mostra-se importante que o a escola e, principalmente os professores, sejam capazes de levar aos estudantes o conhecimento necessário para fazerem suas escolhas de forma consciente.

 

Finanças!

Embora as finanças de uma pessoa tenham certa ligação com sua carreira, ela depende muito mais de como se gasta o dinheiro do que da quantidade de dinheiro que se ganha.

Não importa se se um indivíduo recebe um ou 50 salários-mínimos por mês, se ele gastar mais do que ganha estará se endividando e suas finanças estarão desequilibradas. Lembre-se também de que, quanto maior for sua renda, maior será sua capacidade de endividamento.

Não importa qual seja sua renda, você deve equilibrar receita (o dinheiro que entra) e despesas (o dinheiro que sai). Só assim terá equilíbrio financeiro.

Caso seu dinheiro esteja insuficiente para fazer o que precisa ou deseja, o problema está em um dos dois pontos a seguir (ou nos dois): está gastando demais ou seu emprego (ou profissão) não gera a renda de que necessita. Nos dois casos, mudanças são necessárias. 

 

Intelectual!

A ativação da área intelectual relaciona-se bastante com cultura. Seria a leitura de bons livros, ouvir boas músicas, ter contato com todo o tipo de arte.

Ao ler você melhora o raciocínio, amplia seu conhecimento, aumenta seu vocabulário, melhora sua fala…

Ao apreciar um quadro ou uma escultura a pessoa sente emoções novas, conhece novos pontos de vista, ressignifica conceitos e valores.

Conhecendo novas culturas expandimos nossa consciência.

 

Emocional!

O estado emocional de uma pessoa afeta diretamente todos os aspectos de sua vida e se mostra mais impactante sobre nossos relacionamentos interpessoais.

Estar equilibrado emocionalmente não significa aceitar com mansidão tudo o que acontece (e que fazem) a nossa volta, ao contrário, significa não perder a razão (e a paciência) apesar do que acontece (e fazem) a nossa volta.

Se você acredita que estando “nervoso” estará mais preparado para um conflito, tente resolver uma equação matemática em um momento em que esteja “vermelho” de raiva.

O IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) destaca 5 sintomas de desiquilíbrio emocional:

 

1- Problemas para se concentrar.

2- Irritabilidade: as situações adversar o irritam de um minuto para outro.

3- Insônia: começa a aparecer dificuldades para dormir e sono sem qualidade.

4- Descontrole: desencadeado pela irritação, impede a pessoa de agir com razão e as decisões passam a ser guiadas pela emoção do momento.

5- Dores: aparecem dores sem explicação.

 

Algumas dicas importantes:

1- Tente filtrar o que é realmente importante e ignorar o resto. Se alguém próximo quer agir como um idiota, isso é direito dele. Não tente concertar o mundo, você nem sabe se está certo mesmo.

2- Procure separar o máximo possível o trabalho da vida pessoal. O que acontece na empresa é problema da empresa e deve ser resolvido lá (no horário de trabalho).

3- Respeito e amor são os pilares da relação familiar. Respeite sua família e não aceite desrespeito por parte deles.

4- Não leve ofensas e indiretas pelo lado pessoal. Na maioria das vezes os ataques são para a função que você ocupa e não para sua pessoa.

5- Descanse e se alimente bem. Também tenha laser, hobbys… até as máquinas têm limites.

6- Sim, contar até dez respirando fundo também ajuda.

7- Ao fim do dia pense em suas atitudes. Você pode ser o que quiser, até mesmo um tirano. Mas se foi um, mesmo se esforçando para ser diferente, procure ajuda profissional.

8- Entenda que nada é eterno, muito menos seres humanos. Sempre chega o momento em que carros, casas, posição social, poder… tudo perde o sentido. Os sentimentos e as memórias são tudo que os seres humanos realmente possuem.  

 

Espiritual!

Certamente este é um dos temas mais polêmicos. Entretanto, não há motivo para preocupação. Não se trata de uma discussão acerca de religião. O foco é a espiritualidade, independentemente de qual religião um indivíduo segue, ou mesmo caso não siga religião alguma.

Deste modo, se mostra relevante apenas o fato de o indivíduo estar buscando com seriedade expandir sua consciência. Assim, a questão é se um ser humano chega ao final do dia e se questiona sobre o que fez de realmente bom para o mundo e se vai fechar os olhos como um ser melhor do que aquele que os abriu pela manhã. Se você respeita o próximo e suas crenças assim como procura que te respeitem e respeitem suas crenças. Se você consegue olhar para uma criança e enxergar uma criatura que precisa de educação, mas também de amor, respeito e cuidado... então está cuidando de sua espiritualidade.

Complementando, apresenta-se o pensamento de Chagdud Tulku: "Se alguém precisa de religião para ser bom, a pessoa não é boa, é um cão adestrado."

Esta frase pode parecer estranha em um primeiro momento. Mas tente pensar que uma pessoa que necessita de um guia lembrando-lhe a todo instante de como deve proceder, então essa pessoa não sabe fazer o bem, apenas segue ordens.

 

 

Conclusão

 

A partir do presente trabalho fica evidente que a dinâmica “Vida 360” ou “Roda da Vida” é uma importante prática capaz de melhorar o nível de autoconhecimento dos praticantes, bem como aumentar a consciência sobre a responsabilidade que cada ser humano tem com a estruturação de todas as áreas de sua vida.

Mostra-se, portanto, como uma prática transformadora que pode ser utilizada de forma altamente satisfatória com a maioria dos estudantes.

Contudo, se faz importante destacar que o docente, antes de aplicar a dinâmica a seus alunos deve fazê-la, para entender de forma mais completa a atividade, preparando-se para dar um suporte mais completo aos estudantes.

 

 

Referências:

 

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MAISTRO, Suelen. Sentimentos e Emoções: as diferenças entre eles? Portal MãoPop. S.d. Disponível em: https://maepop.com.br/sentimentos-e-emocoes-2/

 

MUSSI, Lúcio Júnior. Vida 360º. ISCI Livros. Sinop. 2020. Disponível em: http://www.isciweb.com.br/livros/images/vida_360.pdf.

 

OLIVEIRA, Roseli Santos de. As emoções, os sentimentos e suas diferenças: grenciamento do cérebro. Jundiaí Agora. 2021. Disponível em: https://jundiagora.com.br/as-emocoes/

 

PAULO, Nelson de. O que são sentimentos e emoções? Diferenças, emoções primárias e mais! Portal SA. 2021. Disponível em: https://sonhoastral.com/articles/4025

 

PROENÇA, Gabriella. Padrão de vida: você vive de acordo com a sua renda?. IDinheiro. 2021. Disponível em: https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/padrao-de-vida

 

ZILBERTEIN, Jacqueline. Parecer ser: uma etnografia sobre a cultura juvenil, a Educação Física e a escola pública. UFRJ. 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/149060/001003961.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

1 Licenciado em Letras. Especialista em Linguística Aplicada à Educação. Escritor. Psicanalista. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.