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HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DE ENSINO APRENDISAGEM NA GEOGRAFIA AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO

Mário Marcelino da Silva[1]

 

RESUMO

O ensino da Geografia Ambiental é bastante relevante para a formação dos estudantes do ensino básico principalmente, quando este é realizado de forma significativa proporcionando aos alunos levarem por toda sua vida o conhecimento adquirido. A metodologia de ensino é primordial para o educador conseguir alcançar os objetivos de ensino aprendizagem em sua prática docente por isso é importante o docente ter uma metodologia clara que facilite o caminho da aprendizagem.  O presente trabalho teve como objetivo refletir a respeito de como a Horta Escolar pode ser um importante recurso pedagógico a ser utilizado nas aulas de Geografia Ambiental na busca de um ensino aprendizagem significativo. Para alcançar o objetivo almejado foi utilizado como metodologia o levantamento bibliográfico na internet onde foi possível o acesso a trabalhos relacionados ao tema em discussão. Neste trabalho foi constatado que a Horta escolar é um importante recurso a ser utilizado no processo de ensino aprendizagem ficando evidente que essa estratégia metodológica pode enriquecer as aulas de Geografia Ambiental deixando-as mais dinâmicas a prazerosas, já que oferece aos alunos o contato direto com a realidade fazendo-os refletir a respeito dos conteúdos vistos em sala de aula e, também, de suas práticas sócias no que se refere à educação ambiental.

 

PALAVRAS-CHAVE: Geografia Ambiental. Metodologia de ensino. Horta escolar.

 

INTRODUÇÃO

 

Quando se trata de métodos de ensino, podemos afirmar que é através destes que se buscam estratégias para conseguir êxito no que se refere a um ensino significativo. Portanto, é através dos métodos que o educador pode traçar estratégias para alçar os objetivos almejados no que se refere ao processo de ensino aprendizagem.

Portanto, podemos afirmar que os métodos de ensino são indispensáveis para se alcançar objetivos de aprendizagem. Isto é, o método pode ser considerado estratégias adotadas pelo educador para usar em suas aulas visando a melhor maneira de passar os conteúdos para os educandos.  Com isso, Considerando a importância de se ter métodos claros que busque facilitar o processo de ensino aprendizagem.

O presente trabalho traz a horta escolar como um recurso de ensino na Geografia Ambiental. O mesmo destaca que a horta escolar pode ser um importante recurso pedagógico a ser utilizado tanto nas aulas de Geografia como também em outras disciplinas para se buscar um ensino significativo. A horta escolar pode proporcionar aos alunos a possibilidade de aprender na prática os conteúdos teóricos vistos em sala de aula, com isso, sendo importante esse contato direto com a natureza onde eles podem refletir melhor a respeito dos conteúdos estudados teoricamente.

O presente trabalho teve como objetivo geral refletir a respeito de como a Horta Escolar pode ser um importante recurso pedagógico a ser utilizado nas aulas de Geografia Ambiental na busca de um ensino aprendizagem significativo. Portanto, contribuindo para os profissionais da educação refletir a respeito de estratégia pedagógica que vise deixar os alunos mais empolgados para aprender na prática conteúdos vistos em sala de aula.

Levando em consideração a importância de se refletir a respeito de estratégias que visem melhorar o processo de ensino aprendizagem podemos afirmar que o presente trabalho traz contribuições significativas para os profissionais da educação já que ele traz uma reflexão a respeito de como a horta escolar pode ser um meio buscar-se melhoria no ensino aprendizagem.

A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica onde foi possível termos acesso a trabalhos relacionados ao tema abordado disponíveis na rede mundial de computador no site de busca “googleTM,”.  Nesse momento foi utilizado como termos chaves “Horta Escolar no ensino de Geografia, a importância da Horta escolar para o ensino aprendizagem”. Logo, foi possível se fazer uma reflexão a respeito de como melhorar a prática docente e o ensino aprendizagem através da horta escolar como recurso de ensino aprendizagem.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Levando em consideração a importância de se está aberto na busca por um ensino aprendizagem de forma prazerosa e significativa, podemos destacar a relevância da horta escolar, pois ela pode oferecer ao docente a possibilidade de ele mostrar para seus discentes, na prática, os conteúdos discutidos teoricamente na sala de aula. Portanto, destacando a importância desse recurso que possibilita a aproximação dos estudantes com a realidade.

 

HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DE ENSINO APRENDISAGEM NA GEOGRAFIA AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO

Os projetos de horta escolar pode ser um importante recurso de ensino aprendizagem a ser utilizado na Geografia assim como em outras disciplinas que buscam uma educação ambiental significativa. Esse tipo de projeto pode possibilitar aos estudantes a criação de hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos como afirma (Sirqueira, et al, 2016, p.5)

 

A Educação Ambiental é um dos temas mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, analisar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aí que os projetos de horta escolar se inserem, eles aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.

 

Podemos destacar que de acordo com o pensamento do autor acima mencionado, a horta escolar proporciona uma aproximação dos estudantes da realidade, com isso, sendo possível a criação de hábitos sustentáveis e ecologicamente correto. Logo trazendo uma contribuição para uma boa educação ambiental. Portanto, podendo ser utilizada tanto pela Geografia como por outras disciplinas que visam uma educação ambiental relevante.

 

Seja qual for à definição de Educação Ambiental, é necessário que essa questão seja tratada dentro do ambiente escolar como um componente curricular que possibilite ao estudante compreender a importância de preservar e cuidar dos recursos naturais, partindo do princípio que o ser humano, como pessoa que transforma os recursos naturais em bens usáveis, deve, portanto, ter conhecimentos capazes de leva-lo a cuidar desses recursos para gerações presentes e futuras (LOPES, 2014, p. 14 apud SILVA, 2017, p. 21)

 

Portanto, podemos afirmar que é relevante de a educação ambiental ser uma questão tratada dentro do ambiente escolar. Como menciona o autor, o estudante precisa compreender a importância da preservação e cuidar dos recursos naturais.

‘’A horta escolar é um recurso pedagógico que possibilita ao aluno vivenciar os conteúdos adquiridos em sala de aula, compreendendo e entendendo sua aplicabilidade. ’’ (MARTINEZ; HLENKA, 2017, p.5). Portanto, podemos afirmar que a horta pode oferecer ao estudante a possibilidade de ele colocar em prática os conteúdos vistos em sala de aula, possibilitando assim, um aprendizado eficaz.

 

Essa prática pedagógica possibilita ao aluno o contato com a natureza, o cuidado com o meio ambiente, resgatando valores como: respeito a diversidade, cooperação, socialização, integração, companheirismo e superação. (MARTINEZ; HLENKA, 2017, p.8)

 

Ao possibilitar o contato direto do educando com a natureza, a horta escolar pode ser considerada um recurso pedagógico importante para a evolução dele como cidadão. De acordo com o pensamento do autor supracitado, essa prática pedagógica possibilita ao aluno uma educação de forma abrangente onde o estudante pode resgatar valores essenciais para uma boa formação cidadã como: o respeito a diversidade, cooperação, socialização, integração, companheirismo e superação. Portanto, contribuindo para uma educação de forma significativa que servirá durante toda sua vida em sociedade.

 

A construção de uma horta na escola também possibilita retirar o aluno da rotina padrão, faz com o que tenham maiores responsabilidades, trabalhe com maior liberdade e evidencia contato direto com agentes naturais, como o solo, a vegetação, espécies de formigas, entre outros que podem enriquecer ainda mais as aulas de Geografia e a aprendizagem do aluno. (SILVA, 2017, p. 23)

 

Ao sair de sua rotina padrão, o aluno tem a possibilidade de se sentir mais empolgado para aprender na prática a teoria vista em sala de aula, já que a horta possibilita a quebra do tabu de está apenas na sala de aula. Como menciona o autor, a horta pode trazer vários pontos positivos a serem explorados pelos alunos e professores na aula de Geografia, como o contato direto com vários agentes naturais. Portanto, podendo possibilitar ao professor de Geografia aplicar na prática conteúdos vistos em sala de aula. Esse contato direto com o meio natural pode ser explorado pelo professor de Geografia para um melhor ensino aprendizagem cabendo a ele explorar os temas vistos em sala de aula associando a realidade presenciada pelos alunos.

 

[...] A horta escolar é de extrema importância para a escola, uma vez que pode se tornar um ambiente de estudo aos alunos, interação com o meio natural, além de claro, produzir produtos como legumes, verduras e temperos para o consumo interno da escola. (GRIEBELER, 2010, p. 11 apud MARTINEZ; HLENKA, 2017, p.8)

 

Como menciona o autor acima citado, a horta é muito relevante para a escola já que ela pode se tornar em um rico ambiente de estudo para os alunos oferecendo a eles interação com o meio natural e a produção de alimentos para o consumo interno da escola. Portanto, podemos considerar a hora como um rico instrumento pedagógico a ser explorado nas escolas durante as aulas de Geografia e de outras disciplinas também. ‘’A produção de alimentos de forma orgânica, através da Agroecologia, se torna um elemento a ser trabalhado na Geografia dentro da sinalização do tema transversal. (CARVALHO, MORMUL, 2016, P. 6)

 

Além disso, os temas natureza e dos movimentos sociais tornariam as aulas de Geografia mais dinâmicas e interessantes por possibilitar a vivencia das teorias através de experiências, como a horta escolar, tratadas de maneira direta, projetadas e/ou desenvolvidas pelos educandos. (CARVALHO, MORMUL, 2016, P. 7)

 

De acordo com o pensamento do autor citado, Ao possibilitar a vivência das teorias vistas em sala de aula, a horta escolar pode tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas. Podemos afirmar que essa dinamicidade pode contribuir bastante para um aprendizado prazeroso e significativo, já que os estudantes podem se sentirem mais atraídos para as aulas práticas, ou seja, ver na prática o conteúdo visto em sala de aula.

 

Na escola, o aprendizado coletivo fortalece a participação nas atividades e consequentemente melhora o nível de conscientização do aluno a respeito de seu papel na sociedade. O problema que se destaca como principal campo do estudo da educação ambiental na escola é sem dúvida os impactos gerados pelo consumo desenfreado de uma sociedade em ascensão (FERREIA, 2015, p. 24714)

 

Portanto, como salienta o autor supracitado, o aprendizado coletivo contribui para uma boa educação ambiental, já que por esse meio é possível se estabelecer o fortalecimento na participação nas atividades e uma consequente melhora no nível de conscientização do aluno a respeito de seu papel na sociedade. Como destaca o autor a questão do problema que se destaca na escola no estudo da educação ambiental é os impactos gerados pelo consumismo desenfreado da sociedade. Portanto, podendo ser um tema muito bem explorado nas aulas de Geografia e associado à questão da horta escolar, ou seja, mostrar na prática aos alunos a importância do consumo consciente e ecologicamente correto.

 

E a educação ambiental sendo um tema transversal na educação, torna-se indispensável à interdisciplinaridade na cooperação e união entre professores de diferentes disciplinas, sem diminuir a participação das especificidades de nenhuma delas, (...) (FERREIRA, 2015, p. 24716)

 

O autor acima mencionado destaca a grande relevância da transversalidade na educação, pois a união entre professores de diferentes disciplinas pode contribuir significativamente para um bom ensino aprendizagem. Ainda de acordo com (Ferreira, 2015, p. 24715)

 

Ao trabalharem juntos, professores atuantes de disciplinas distintas, proporcionaram aos alunos, nova visão do ensino, tanto teórico quanto prático. A horta escolar possibilitou aos alunos e também aos professores, conhecer melhor o espaço onde estão inseridos, ou seja, o espaço da escola.

 

Portanto, podemos afirmar que o autor acima mencionado defende que ao trabalharem juntos, professores de diferentes disciplinas, podem oferecer aos estudantes uma nova visão do ensino. A horta escolar entra como fator responsável por possibilitar aos alunos e professores conhecer melhor o espaço onde estão inseridos. Portanto ambos acabam aprendendo juntos, com isso, ficando evidente a importância do trabalho em conjunto.

 

CONCLUSÃO

 

Ao destacarmos a Horta escolar como um importante recurso pedagógico a ser utilizado no processo de ensino aprendizagem, ficou evidente que essa estratégia metodológica pode sim enriquecer as aulas de Geografia Ambiental deixando-as mais dinâmicas a prazerosas, já que oferece aos alunos o contato direto com a realidade fazendo-os refletir a respeito dos conteúdos vistos em sala de aula, e também, de suas práticas sócias no que se refere a educação ambiental.

Também Foi possível constatar a importância que esse recurso metodológico pode oferecer no processo de ensino aprendizagem no que se refere ao trabalho coletivo, onde professores de diferentes disciplinas podem oferecer aos alunos um aprendizado em conjunto. Portanto, a horta escolar sendo responsável por proporcionar a professores e alunos conhecerem e refletirem a respeito do espaço onde estão inseridos. Portanto, o aprendizado coletivo traz contribuições para uma boa Educação Ambiental, pois é possível uma reflexão conjunta onde os alunos podem refletir melhor a respeito de seu papel na sociedade. Com isso, sendo possível uma educação socioambiental significativa onde o estudante pode levá-la consigo por toda sua vida.

 

REFERÊNCIAS

 

CARVALHO, Iracema de Lourdes; MORMUL, Najla Mehannae. Horta Escolar e o ensino de Geografia na Escola Estadual Cândido Portinari da cidade de Amperé-PR. In: os desafios da Escola Pública Paraense na perspectiva do professor. Cadernos PDE. vl-1. ISBN 978-858015-093-3. Paraná. 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_geo_unioeste_iracemadelourdescarvalho.pdf acessado em: 19 de nov. de 2021

FERREIRA, Juliana da Parecida. Trabalho interdisciplinar: Horta Escolar, um exemplo de prática, para trabalhar Educação Ambiental no ensino fundamental. XII Congresso Nacional de Educação. PUCPR. 26 a 29/10/2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19919_9832.pdf acessado em: 20 de nov. de 2021.

 

MARTINEZ, Isabel Cristina Prazeres de Andrade Silva; HLENKA, Vanessa. Horta escolar como recurso pedagógico. R. eletr. Cient. inov. Tecnol, Medianeira, v.8, n.16, 2017. E- 4977. Disponível em: file:///C:/Users/Mario/Downloads/4977-32208-1-PB.pdf acessado em: 18 de nov. de 2021.

 

SIQUEIRA, Francioly Marcos Batista; AMORIM, Fernanda Danielle Aparecida Silva; SOUZA, Fernanda Silveira Carvalho; SILVA, Ana Cristina Vieira; MARTINS, Maria Elisa Pereira. Horta Escolar como ferramenta de educação ambiental em uma escola estadual no município de várzea grande – MT. VII Congresso brasileiro de Gestão Ambiental. Campina Grande/PB-21 a 24/11/2016. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2016/VII-062.pdf acessado em 18 de nov. de 2021

 

SILVA, M. A. C. da. A horta no espaço escolar: o ensino de geografia e os desafios de uma proposta interdisciplinar. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15847 acessado em: 19 de nov. de 2021.

 

 

 

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