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ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Valia do mesmo para a compreensão do funcionamento escolar

Maira dos Santos Zanini1

Marinês Batista dos Santos2

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O presente relato de experiência mostra como foi o desenvolvimento do estágio da acadêmica Maira dos Santos Zanini, para o curso de Licenciatura em Geografia, o qual foi realizado na escola Municipal Atalaia, no município de Colíder, estado de Mato Grosso.

Diante da Resolução CNE/CP 2, de 19 de Fevereiro de 2002, a duração do estágio dos cursos de licenciatura emprega-se no período de 400 horas. O curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), do Campus Universitário do Vale do Teles Pires, possui a carga horária de 420 horas de estágio supervisionado.

O Estagio Curricular Obrigatório do Ensino de Geografia, foi dividido em horas nos três últimos semestres do curso, sendo o presente estudo, referente ao estágio do 6º (sexto) semestre, onde a obrigatoriedade foi de 10 (dez) horas de cumprimento.

O estágio foi desenvolvido na escola anteriormente citada, situada na Travessa Copacabana, s/n, Bairro Centro. Sendo o mesmo realizado através de observações no campo escolar.

A realização do estágio possui suma importância para o graduando em licenciatura, uma vez que, o mesmo precisa conhecer o espaço e contexto escolar antes do período em que estará exercendo sua profissão, pois é esperado que o profissional da Educação Básica Segundo o Art. 22. Da Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 tenha como finalidades “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (BRASIL, 1996).

Nesse sentido, o estágio é idealizado para que o futuro profissional possa mudar através do ensino, a realidade da escola e ainda de toda a comunidade escolar, para que assim o futuro profissional da educação tenha mais habilidade com a docência.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

    1. Conceituação da importância do estágio supervisionado

 

O estágio supervisionado é indispensável para o futuro profissional, bem como na sua formação. No que tange essa problemática, a discussão de sua importância é auge dos assuntos da comunidade escolar.

No que se remete à formação de identidades e dos saberes relacionados a docência, Ricardo (2013), aborda o seguinte:

 

O Estágio Supervisionado na formação de professores tem sido alvo de grandes estudos que revelam suas dificuldades e seu potencial, gerando transformações na vida desses profissionais. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia” (PIMENTA E LIMA, 2004 apud RICARDO, 2013, p.3).

 

Neste momento o acadêmico tem a oportunidade de desenvolver seu estágio, com base nos conhecimentos já adquiridos durante as disciplinas em que cursou anteriormente. É nesse mesmo momento que o acadêmico tem a oportunidade de unir seu conhecimento teórico com a prática, resultando na atribuição de melhoria na habilidade docente.

É de suma importância que o acadêmico presencie o ambiente escolar durante a graduação, para que o mesmo aprecie na prática a futura docência, nesse sentido, a observação realizada possui grande valia, uma vez que assim foi possível compreender diversos contextos do ambiente escolar através de observações realizadas durante o período de estágio.

Segundo Bianchi et al. (2005) apud Bernady e Paz (2012, p. 1):

 

[...] o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente e ela é apenas temporária (BERNADY e PAZ, 2012, p. 1).

 

Assim, pode-se compreender que nesta fase, onde o acadêmico possui um contato direto com a escola e ainda com a sala de aula, é de grande importância para seu conhecimento acerca da prática a que se remete o estudo do curso.

Nesse sentido, o fundamento desse documento, volta-se para a experiência do estágio da disciplina de Estagio Supervisionado no Ensino de Geografia IV, do curso de Licenciatura em Geografia.

Esse mesmo período efetivo de estágio ocorreu com duração de 60 horas, divididas igualmente entre observação e regência, o restante da carga horária ficou reservada para aulas e preparação dos acadêmicos, e ainda para preenchimento da documentação necessária para a mesma disciplina. Totalizando 180 (cento e oitenta) horas da grade curricular da disciplina.

Segundo Bernady e Paz (2012, p. 2):

 

O Estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes. Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino (BERNADY e PAZ, 2012, p. 2).

 

Assim, o estagiário vem a compreender o funcionamento escolar, e ainda como se dá o comportamento dos alunos, dos professores e demais cargos atuantes dentro do ambiente escolar.

Assim, “o objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades” (BERNADY e PAZ, 2012, p. 2).

O Estágio Supervisionado mostra-se importante quanto a aquisição de uma boa prática profissional, uma vez que, durante esse período, o acadêmico põe em prática o conhecimento teórico adquirido durante a graduação. Ao mesmo tempo, o estagiário aprende a solucionar problemas e entender a importância do educador na formação pessoal e profissional dos alunos.

 

    1. Sobre a escola em que ocorreu o estágio

 

Este estágio foi realizado na Escola Municipal “Atalaia” em Colíder, Mato Grosso, localizada na Avenida Colonizador, n° 408, Bairro Centro, Setor Sul, CEP: 78.500-000.

A mesma foi fundada em 21/01/2001, através do Decreto/Lei nº 004/2001, uma instituição pública municipal. Atualmente atende 496 alunos de 6 a 15 anos de idade, distribuídos na modalidade de ensino fundamental I e II. Sendo 330 alunos no 1º Ciclo e 166 no 2º Ciclo, atuando nos períodos matutino e vespertino.

Podemos entender sua localização através da imagem abaixo:

Fonte: Google Maps, adaptado pela autora (2018)

A escola possui uma estrutura adequada para a aprendizagem dos alunos, como pode-se notar abaixo, a infraestrutura:

  • 10 salas de aula;

  • 01 sala de professores;

  • 01 sala de coordenação

  • 01 sala destinada à secretaria;

  • 01 sala para biblioteca;

  • 07 banheiros;

  • 01 refeitório;

  • 01 Pátio (utilizado para realizar atividades práticas);

  • 01 Cozinha;

  • 01 Laboratório de informática;

  • Sala de recuso e apoio.

Totalizando 68 funcionários para as diversas funções supracitadas, o quadro de funcionários é composto pelas seguintes profissões na conjuntura escolar:

  • Professores;

  • Secretárias;

  • Coordenadoras;

  • Bibliotecária;

  • Auxiliares de cozinha;

  • Auxiliares de limpeza;

  • Diretora;

  • Guardas (vigias);

  • Porteiro.

O presente ambiente escolar possui limpeza eficaz e de qualidade à saúde dos alunos, a iluminação e ventilação preservam características de necessidade humana em estado regular; materiais didáticos necessários para o professor encontram-se à disposição: pincéis, lousas, armários. Para os alunos toda a parte de infraestrutura também encontra-se disponível, como mesas, cadeiras, bebedouros, banheiros... entre outros.

Neste estágio supervisionado, foi realizado apenas observação do funcionamento escolar. Divididos em três etapas, das quais notam-se abaixo:

Hora atividade dos professores: Durante a manhã (07:00h às 11:00h) os professores planejaram a aula da semana, corrigiram provas já realizadas, lançaram faltas/presenças nos diários online, fizeram reforço dos alunos e outras atividades.

Biblioteca: No período vespertino (13:00h às 17:00h), foi possível observar as atividades da biblioteca, nas quais foram: organização dos novos livros e catalogação destes, lançamentos dos novos empréstimos de livros feitos pelos alunos e ainda a devolução dos mesmos.

Assembleia Geral: No período Noturno (19:00h às 21:00h) foi realizada uma reunião com os pais dos alunos para tratar assuntos referente a apontamentos devidos, como uso de uniforme pelos alunos, identidade de gênero (tema em discussão pela nova grade curricular). E ainda entrega de boletins dos alunos do Ensino Fundamental I e II.

Fica ressalvado que as 10h (dez) horas de estágio que foram desenvolvidas, aconteceram no dia 14/11/2017, ambas em mesmo local escolar e abrangeu diversas situações do cotidiano escolar.

A segunda autora, Marinês Batista dos Santos, docente desta unidade escolar, contribuiu para o desenvolvimento deste relatório já que seus apontamentos foram importantes para o entendimento do funcionamento do processo de observação, pois, como especializada na área da educação, pôde fazer apontamentos concisos a respeito do cotidiano escolar.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

É de extrema importância que o discente em fase de desenvolvimento de estágio curricular obrigatório, tenha boas práticas para a realização do mesmo, uma vez que está correlacionando diversos conhecimentos com a comunidade escolar inteira. Ressalva-se também que a grade curricular de ensino superior, reconhece o estágio como um processo pelo qual o discente deve atuar, para que então tenha conhecimento do funcionamento das atividades para a qual está estudando.

A escola pela qual pude desenvolver o estágio abrange os níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental, portanto, nas palavras de Seber (2009, p. 135) “as ações infantis correspondem sempre aos limites do nível de desenvolvimento da criança, e sem conhecê-los torna-se tão difícil entender o ponto de vista dela como também explicá-la”. Nesse sentido quando o educador não conhece o contexto escolar vivenciado pelos seus alunos, o processo de ensino/aprendizagem possuirá um deficit quando não trabalhados os conteúdos mais próximos e de convívio dos mesmos.

Por essas e demais razões é que o estágio possui fundamental importância, inclusive para todos os envolvidos do contexto escolar e não somente para o estagiário.

 

  1. REFERÊNCIAS

 

BERNARDY, K.; PAZ, D. M. T.. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cruz Alta/RS: Unicruz. 2012, 4 p.

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> . Acesso em 20/01/2018.

 

BRASIL. Conselho Nacional De Educação Conselho Pleno. Brasília: Resolução CNE/CP 2/2002. 9p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf> . Acesso em 20/01/ 2018.

 

GOOGLE MAPS. Colíder. Escola Municipal Atalaia. Disponível em: <https://www.google.com/maps/place/Escola+Municipal+Atalaia/@-10.804766,-55.4571075,16.86z/data=!4m5!3m4!1s0x930789c73fbde7ef:0xa1ba88635ebd03f2!8m2!3d-10.8055855!4d-55.4550603>. Acesso em: 22/11/2021.

 

RICARDO,J. F. RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE GEOGRAFIA: APREDIZAGENS E SUGESTÕES. 2013, disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/Modalidade_3datahora_04_10_2013_09_42_00_idinscrito_13_03539637daa70a0bda5824d496d16e7b.pdf> Acesso em: 21/01/2018.

 

1Graduada em Geografia – Unemat O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2Graduada em Pedagogia – UFMT O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.