Buscar artigo ou registro:

 

 

O PAPEL DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Suziane dos Santos de Oliveira de Almeida Bispo

 

RESUMO

O presente artigo apresenta o tema que tem por finalidade “O papel dos jogos no processo de ensino da matemática”. E é de suma importância para desenvolver a imaginação, curiosidade e a própria aprendizagem de maneira alegre e eficaz. Definir o que é jogo não é simples pois cada pessoa pode entender a palavra “jogo” de uma maneira diferente, referindo-se a diversos tipos, como jogos políticos, xadrez, amarelinha, adivinhas, entre outros. São várias as definições e até sinônimos para o mesmo. A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que motive o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante e desafiador. Para algumas pessoas, o jogo pode ser visto apenas como recreação, ou seja, como bem estar para aqueles que jogam, enquanto que para outras pode ser visto como um suporte na aquisição do conhecimento ou, ainda, há os que pensam que os jogos são uma preparação para a vida adulta, é um meio de adquirir regras, fatos característicos da vida em sociedade.

 

Palavra Chave: Matemática. Jogo. Professor.

 

INTRODUÇÃO

 

A matemática é uma matéria traumatizante para muitos, e durante alguns anos o ensino da Matemática vem sofrendo grandes modificações, o que exige transformações educacionais que oportunizem a compreensão do conhecimento de forma significativa, bem como, uma democratização do seu ensino. É uma área do saber de grande importância na formação dos cidadãos, pois cada vez mais a sociedade utiliza de conhecimentos científicos e tecnológicos necessitando haver uma popularização de seu ensino.

A escola é o espaço onde ocorre a promoção de interações e aprendizados entre os sujeitos e, desta maneira é preciso uma proposta de ensino que atenda as reais necessidades dos alunos, no qual possam desenvolver e ampliar o conhecimento com atividades significativas que estimulem o processo de aquisição de novos saberes.

O trabalho apresentado está dividido por etapas, no primeiro momento foi realizado a leitura do relatório obrigatório, trazendo informações sobre o curso de pedagogia. Na sequência é abordado o tema “O Papel dos Jogos no Processo de Ensino da Matemática”, aonde aprender matemática jogando proporciona a possibilidade de usar o que é concreto, e não deixando tudo no papel. Em seguida é apresentado o Projeto de Ensino sendo direcionado aos alunos do 1° Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental abrangendo os temas: Jogo da Memória Matemático; Dominó e Trilhas Matemáticas.

Não é de hoje que o ser humano demonstra interesse, prazer e alegria em aprender e partilhar jogos. Existe uma curiosidade natural que os movem a participar do jogo, razão pela qual pode conciliar este momento prazeroso com a aprendizagem escolar. Freitas e Bittar (2004), afirmam que:

 

Embora possa ser caracterizado como uma atividade lúdica, o jogo pode também ser utilizado como meio para aprender matemática. O jogo em sala de aula pode ser eficaz para aumentar a concentração e a atividade mental e assim contribuir para o envolvimento das crianças em atividades matemáticas. Além disso, o fato de possuir regras próprias, às quais os participantes devem obedecer, gera ordem, pois a desobediência de 3 qualquer regra “estraga o jogo”. Da mesma forma, no aprendizado da Matemática, a percepção da existência de regras gerais e de propriedade é de fundamental importância. (FREITAS e BITTAR, 2004, p. 37)

 

 

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA

 

A matemática vai muito além de uma escola e da sala de aula, ela ultrapassa o tempo e todos os muros da escola. Em todos os momentos da vida que o homem precisou de cálculos, ele utilizou e foi descobrindo a matemática. Desde os primórdios, na idade do homem das cavernas, a permuta (troca) de alimentos, demarcação de terras, a contagem, nasce a própria constituição dos conceitos matemáticos que sustentavam essas ações.

A história da matemática pode estar presente na sala de aula em vários contextos diferentes, pode ser apresentada de forma lúdica com problemas curiosos, “os enigmas”, como fonte de pesquisa e conhecimento geral, como introdução de um conteúdo ou atividades complementares de leitura, trabalho em equipe e apresentação para o coletivo. Também pode apresentar a matemática com uma gama de possibilidades de atividades diferenciadas que vão muito além das infindáveis sequências de exercícios e memorização de métodos e fórmulas. Com a história da matemática, tem-se a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a mesma, tornando-a mais contextualizada, integrada com as outras disciplinas, agradável, criativa e humanizada.

Quando aplicada a matemática de forma lúdica, pode se tornar diversão, um aprendizado muito importante, além de trabalhar diversas habilidades na criança e ajuda no desenvolvimento da criatividade. Trabalhar com o lúdico nos Anos Inicias do Ensino Fundamental é muito importante e se aplicado à matemática pode proporcionar o aprendizado mais prazeroso, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação e construção de conhecimento.

Por meio dos jogos, a criança se envolve na atividade e sentindo a necessidade de compartilhar com o outro, de dividir com o amigo, a experiência que está vivenciando. Esse tipo de atividade fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, buscando um meio de aprendizagem prazeroso.

Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas.

A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento matemático. O mesmo tem as regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações.

O jogo de dominós permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.

Sendo lúdico, compete ao educador buscar o conhecimento que seus educandos tem sobre o jogo, pois ao jogar se constrói um novo contexto para outras descobertas, que podem ser utilizadas em recursos complementares. As circunstâncias do jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, por isso deve ser utilizado em sala de aula.

Os jogos constituem-se em importante aliado na busca de despertar o gosto e o interesse dos alunos pela matemática, para Alves & Brito (2013):

 

A importância dos jogos na disciplina de matemática pode-se perceber que o desempenho dos discentes é favorável, a compreensão do conteúdo em sala e a integração da criança com a educação. Percebe-se que os jogos em si não só ajudam nas aulas, mas na relação entre as crianças e no respeito pelas regras expostas no meio social.

 

O jogo não tem só o poder de tornar as aulas mais dinâmicas, mas sim, ser útil para que o professor seja capaz de identificar as principais dificuldades dos seus alunos, servindo de diagnóstico de aprendizagem. Pode ser utilizado para introduzir e amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados. Quando escolhido, deve ser preparado com cuidado para levar aos alunos para adquirir conceitos matemáticos de modo significativo e concreto.

A construção do conhecimento matemático a partir de jogos, no ambiente escolar, traz muitas vantagens, pois ao jogar o aluno faz isso por prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário de alcançar o objetivo. O professor deve compreender a necessidade de estratégias quando apresenta jogos para os alunos e que este recurso didático é primordial no processo de ensino da matemática.

 

Os jogos são talvez, uma das melhores formas de demonstrar empiricamente, em situações e problemas que as crianças entendem, o valor da Matemática como disciplina de um pensar com razão, que argumenta, calcula, faz inferências, que age em um contexto de regras lógicas (exigem coerência) e regras sócias (exigem reconhecimento do outro com quem se joga, pedem a disciplina do estar junto e compartilhar os mesmos elementos sem os quais não há jogo). (Piaget, 1996.p.28)

 

 

PROFESSOR E SUAS AULAS PLANEJADAS

 

A metodologia utilizada pelo professor em suas aulas é primordial para a melhoria do desempenho dos alunos nas aulas de matemática, assim os recursos didáticos são essenciais para que ocorra uma aprendizagem qualitativa e que os jogos venham a fazer parte deste contexto.

 Lorenzato (2006) afirma que:

 

Assim, o professor de matemática, ao planejar a sua aula, precisa-se perguntar-se: será conveniente, ou até mesmo necessário, facilitar a aprendizagem com algum material didático? Com qual? Em outras palavras, o professor está respondendo as questões: “Por que este material didático?”, “Qual é o material?” e “Quando utilizá-lo”. Em seguida é preciso perguntar-se: “Como esse material deverá ser utilizado? “(LORENZATO, 2006, p.24)

 

Na visão de Borin (1998), à medida que os alunos jogam, percebem que o jogo não tem apenas o caráter lúdico e que deve ser levado a sério e não encarado como brincadeira. Ao analisar as regras do jogo, certas habilidades se desenvolvem no aluno, e suas reflexões o levam a relacionar aspectos desse jogo com determinados conceitos matemáticos. É necessário que o jogo tenha regras preestabelecidas que não devem ser mudadas durante uma partida. Caso ocorra necessidade de serem feitas alterações nas regras, estas podem ser discutidas entre uma partida e outra. A negociação entre os alunos também contribui para o aprendizado significativo.

 

“Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva, e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que esses alunos falam matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem”. (Borin (1996)

 

Os registros matemáticos têm um papel relevante na aprendizagem, pois permitem que o aluno relate o que aprendeu no momento do jogo e passe aos demais essas ideias. Escrever ajuda a aprimorar suas percepções e leva- ló a uma reflexão acerca dos conhecimentos adquiridos. Smole, Diniz e Milani (2007) sugerem formas de utilização dos jogos:

 

- Realizar o mesmo jogo várias vezes, para que o aluno tenha tempo de aprender as regras e obter conhecimentos matemáticos com esse jogo;

- Incentivar os alunos na leitura, interpretação e discussão das regras do jogo;

- Propor o registro das jogadas ou estratégias utilizadas no jogo;

 

A matemática pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), não é só um manancial de números, operações e formas geométricas: é, também, um jogo, uma linguagem, uma forma de ver e modelar realidades, uma estrutura de pensamentos, um exercício criativo e um campo de desenvolvimento de múltiplas habilidades.

A BNCC orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações.

Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, seu cotidiano e os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização.

A maneira como os conteúdos matemáticos são trabalhados com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode originar a sua disponibilidade ou não para aprender. Nesse sentido, as metodologias diversificadas e o modo como os professores as utilizam constitui-se um fator decisivo para garantir o processo de construção de conhecimento matemático a seus alunos.

O uso de jogos, enquanto metodologia de ensino configura-se como uma possibilidade de aproximar as crianças do conhecimento matemático, criando um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem, desde que priorize a investigação e a problematização dos conceitos, por meio do diálogo, da comunicação, do registro, da troca de ideias, da socialização do pensamento e da construção dos significados.

Quando os alunos se deparam, por exemplo, com uma folha de “continhas”, na maioria das vezes não se sentem seguros para resolvê-las utilizando suas próprias estratégias e perguntam ao professor o que devem fazer. O mesmo acontece com os problemas, no momento da resolução, costumam perguntar quase que imediatamente qual algoritmo deve ser utilizado. Diferentemente, quando jogam, realizam cálculos mentais e antecipam resultados, pois existe um contexto maior, um significado, estão preocupados com o objetivo do jogo que se traduz em uma situação concreta.

O jogo pode se diferenciar das maneiras tradicionais de ensinar se adotado como uma estratégia de ensino e de aprendizagem com o objetivo central de desenvolver conceitos matemáticos e não apenas de criar momentos de descontração.

Conforme Piaget (1984, p. 44),

 

“O jogo lúdico é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura sequencial que especifica a sua moralidade”.

 

Quando se trata dos processos de ensinar e aprender os conteúdos dos diferentes componentes curriculares na escola, é preciso que os professores, principais responsáveis por esse processo, tomem em consideração o assunto a ser tratado, o nível de ensino, a classe em que será desenvolvido, entre tantos outros aspectos que influenciam fortemente o sucesso das práticas educativas escolares.

Os jogos são oportunidades singulares para que os estudantes aprendam conteúdos matemáticos, e pode ser utilizado pra introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados. Deve ser escolhido e preparado com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.

 

METODOLOGIA

 

Cada aluno tem seu momento, jeito e um modo de aprender. Os Jogos Matemáticos são voltados para auxiliar na construção do conhecimento e pode ser utilizado como método alternativo.

O professor deve ser um constante provocador das curiosidades dos alunos, buscando a relação com o diálogo, curiosidade, exercitando a capacidade de aprender do educando.

Freire (1996, p. 32) afirmar que:

 

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um corpo do outro. Enquanto ensino 17 continuo buscando, procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.

 

 

CONCLUSÃO

 

A partir deste artigo é notável que é de suma importância analisar novos métodos de ensino e propor mudanças para que as aulas de matemática se tornem mais dinâmicas.

O professor deve proporcionar métodos inovadores, valorizar a qualidade do que é ensinado, manter-se sempre atualizado e jamais ter receio de expor ideias revolucionárias, mesmo que estas venham questionar teorias consagradas ao longo do tempo.

O aprendizado do aluno e o reconhecimento do professor dependem de propostas nascidas no seio das discussões referentes às dificuldades educacionais. É preciso que os educadores repensem seus objetivos e suas práticas, abrindo mão de posturas educacionais ultrapassadas para construir conjuntamente novas práticas e posturas capazes de dar respostas e resultados mais positivos.

Entretanto, “não existe um só método que tenha dado o mesmo resultado com todos os alunos. O ensino torna-se mais eficaz quando o professor conhece a natureza da diferença entre seus alunos.” (Wilbert J. McKeachle).

 

REFERÊNCIAS

 

AMARAL, Vanessa Braga Ramos do; NASCIMENTO, Débora Soares do. A Matemática Desenvolvida na Educação Infantil com Crianças de 5 Anos. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/57413.pdf>. Acesso em: 10/09/2020.

 

BAUMGARTEL, Priscila. O uso de Jogos como Metodologia de Ensino da Matemática. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf>. Acesso em: 10/09/2020.

 

BLANCO, Rodrigo. NA BNCC, MATEMÁTICA É NÚMERO, JOGO E LINGUAGEM. Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/36/na-bncc-matematica-e-numero-jogo-e-linguagem>. Acesso em: 05/11/2020.

 

CLARO, Janaina Senhorini. Os Jogos e a Resolução de Problemas como Estratégias para o Ensino da Geometria e Operações Matemáticas para o 6º ano. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_mat_pdp_janaina_senhorini_claro.pdf>. Acesso em: 10/10/2020.

 

EDUCAÇÃO, conselho nacional de; SILVA, Rossieli Soares da; PRADO, Henrique Sartori de Almeida; SMOLE, Katia Cristina Stocco. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 28/10/2020.

 

ELORZA, Natiele Silva Lamera; FURKOTTER Monica. OS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE APONTAM AS PESQUISAS SOBRE OS MOMENTOS DOS JOGOS. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19957_9768.pdf>. Acesso em: 05/11/2020.

 

JESUS, Anderson de; ORTEGA, Luciane Viera Nunes; SOUSA, Tiago Pires. Jogos e Brincadeiras no Processo de Ensino – Aprendizagem na Educação Infantil. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos-cientificos/jogos-e-brincadeiras-no-processo-de-ensino-aprendizagem-na-educacao-infantil#:~:text=Os%20jogos%20e%20brincadeiras%20proporcionam%20as%20crian%C3%A7as%2C%20aprender%20de%20forma%20prazerosa.&text=Uma%20forma%20de%20proporcionar%20a,%2C%20medos%2C%20desejos%20e%20agressividades.>. Acesso em: 05/10/2020.

 

LIMA, Cristiana Ana. As Construções dos Jogos no Ensino da Matemática na Educação. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/jogos-no-ensino-matematica>. Acesso em: 18/10/2020.

 

LIMA, Fabiana Carlos de. Os Jogos Matemáticos como Metodologia Auxiliar de Ensino-Aprendizagem das Quatros Operações Fundamentais. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/7076/1/PDF%20-%20Fabiana%20Carlos%20de%20Lima.pdf>. Acesso em:25/09/2020.

 

NEVES, Edna Alves. Jogos Matemáticos como Recursos Didáticos. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/matematica/jogos-matematicos-como-rcursos-didaticos.htm>. Acesso em: 25/09/2020.

 

NOÉ, Marcos. A Importância dos Jogos no Ensino da Matemática. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-matematica.htm>. Acesso em: 11/10/2020.

 

OLIVEIRA, Elizabete de Magalhães. A Prática Avaliativa dos Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Instrumento de Diagnóstico ou Mera Classificação? Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/35218.pdf>. Acesso em: 27/10/2020

 

PERES, Thalita Carlos Moreno. O Jogo da Memória e suas Aplicações Matemática. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22790>. Acesso em: 19/10/2020.

 

REIS, Marina Carneiro dos. A Importância dos Jogos Matemáticos para o Processo Ensino Aprendizagem: Confecção de Jogos Matemáticos – EJA. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_utfpr_mat_pdp_marina_carneiro_dos_reis.pdf>. Acesso em: 27/10/2020.

 

RODRIGUES, Ana Paula Duran. Jogos Lúdicos: Contribuição na Aprendizagem Matemática. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/17127/1/2015_AnaPaulaDuranRodrigues_tcc.pdf>. Acesso em: 05/10/2020.

 

ROSADA, Adriane Michele Costa. A Importância dos Jogos na Educação Matemática no Ensino Fundamental. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4224/1/MD_EDUMTE_2014_2_1.pdf>. Acesso em: 15/09/2020.

 

SOESCOLA. Jogo Dominó Matemático. Disponível em: <https://www.soescola.com/2017/07/jogo-domino-matematico.html>. Acesso em: 19/10/2020.