Buscar artigo ou registro:

 

 

O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS

Claudete Terezinha de Barros

Joice Maria Moresco

Lurdes Mariano Mendes

Marli Da Luz Padilha

Roseli Velozo Gomes

 

RESUMO

Para a formação do indivíduo e para que possa enfrentar barreias são necessárias e fundamentais as brincadeiras principalmente no ensino fundamental isso o fara refletir e criar situações sobre o que lhe é proposto, para isso o professor tem um papel importantíssimo na aprendizagem lúdica, levando em conta que é um método de aprendizagem que pode trazer inúmeras melhorias para as crianças tanto no individual quanto social. A forma lúdica de ensinar não traz benefícios apenas nas aulas de educação física, mas sim em todas as matérias. Cabe ao professor estimular os alunos através de métodos lúdicos para que tenham um aprendizado prazeroso e efetivo.

 

Palavras-chaves: Escola. Lúdico. Crianças.

 

ABSTRACT:

For the formation of the individual and so that he can face barriers, games are necessary and fundamental, especially in elementary school. This will make him reflect and create situations about what is proposed to him, for this the teacher has a very important role in playful learning, taking into account which is a learning method that can bring countless improvements for children both individually and socially. The playful way of teaching brings benefits not only in physical education classes, but in all subjects. It is up to the teacher to encourage students through playful methods so that they have a pleasurable and effective learning experience.

Keywords: School. Play. Children.

 

1.0 INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho ressalta a importância do lúdico na aprendizagem das crianças através de jogos e brincadeiras que irá proporcionar uma aprendizagem divertida, prazerosa e criativa.

Nesta perspectiva o lúdico principalmente nos anos iniciais mostra a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem do aluno. Ele promove uma prática de conhecimento de mundo, a oralidade, pensamento etc.

Fantacholi ([s/d], p. 5), explica que por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.

É necessário conhecer as necessidades e o desenvolvimento da criança e dar oportunidades do que ela precisa para seu desenvolvimento. Atualmente sabemos que a criança aprende pelos seus sentidos, movimentos e ações. A cada dia sua vida é cheio de novas situações de aprendizagem. Ela aprende vivendo, experimentando, fazendo novas descobertas.

O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos. (KISHIMOTO, 1996 p. 26).

Esse trabalho tem como objetivo proporcionar através dos jogos e brincadeiras trabalhados uma maneira lúdica de aprendizagem através da mediação do professor.

 

2.0 Desenvolvimento da Criança e ludicidade

 

A forma lúdica é muito importante para o desenvolvimento do indivíduo principalmente nas series iniciais. O desenvolvimento infantil é realizado através da experiência social da criança, é através de imitações em situações do cotidiano que a criança cria um aprendizado pleno. Isso ocorre desde os primórdios da humanidade, a criança em suas primeiras brincadeiras já imagina um mundo de faz de conta. Na área acadêmica as brincadeiras podem ser o elo para o entendimento do mundo adulto. É possível levar o aluno a conhecer possibilidades extras tecnológicas através das brincadeiras tradicionais como pega-pega, pular corda, coelho sai da toca entre outras, hoje praticamente esquecidas pela era tecnológica.

O presente artigo foi desenvolvido através de leituras que abordam a ludicidade como fomentadora da aprendizagem nas series inicial e pesquisas on-line.

O lúdico é indispensável no mundo infantil, tendo em vista que levara consigo para toda vida. A relação entre o faz de conta e a realidade se juntam, pois, os jogos e as brincadeiras fazem parte do mundo infantil tanto quanto a realidade.

Luckesi nos afirma que: lúdico são aquelas atividades que proporcionam uma experiência em que nos envolvemos por inteiro, estando flexíveis e saudáveis. Para Santin, são ações vividas e sentidas não definidas com palavras, mas compreendidas pela imaginação e pelos sonhos.

Na atividade lúdico o que importa não é apenas o produto da atividade, mas a própria ação o momento vivido o encontro consigo mesmo e com o outro, as fantasias e realidades.

O brincar deve ser levado a sério pois é a apropriação das habilidades no âmbito da linguagem, da cognição e dos valores sociais. (RODRIGUES, 2009)

Através da ludicidade em sala de aula, o professor encontra uma maneira de ensinar divertida e prazerosa. Kishimoto coloca que “brinquedos e brincadeiras são formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação, sendo instrumentos indispensáveis na pratica pedagógica”. (SCHREIBER,2010)

Vygotsky salienta que a aprendizagem ocorre a partir das relações sociais, sendo ligados à linguagem ao pensamento, desde o início da vida humana. A formação da criança é influenciada por esta relação, sendo impactantes as práticas educacionais as quais ela será submetida. Caso a relação entre pessoa e ambiente seja defasada seu desenvolvimento também será. (MALAQUIAS; RIBEIRO,2013)

O desenvolvimento individual proporcionado pela ludicidade, interligado a fatores sociais e culturais proporcionam uma boa saúde física e mental, colaborando para o desenvolvimento integral e global do indivíduo em seu processo de conhecimento, por esses e outros diversos motivos a ludicidade é essencial ao ser humano, não apenas como brincadeira, mas como proposta de busca de conhecimento.

 

3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Os exercícios lúdicos que envolvem o brincar, são essenciais para o desenvolvimento integral infantil. A ludicidade é um instrumento pedagógico que pode ser utilizado no ensino em qualquer faixa etária; porém, nos anos iniciais, a proposta lúdica é muito bem recebida. O exercício lúdico deve ser direcionado pelo professor para que possa ser desenvolvida as mais variadas potencialidades levando o aluno a ser um ser engajado em valores morais capaz de enfrentar os mais diferentes obstáculos que possam aparecer em sua vida com criatividade, improviso crítica e reflexão.

 

4.0 REFERÊNCIAS

 

CAVALLI,Edena Carla Dorne. Ludicidade: uma possibilidade metodológica para processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e series iniciais da educação básica. 2012. UNIOESTE-CAPES. 8 p. Disponível em: <http;//w3.ufsm.br/ceem/eiemat/ Anais/arquivos/RE/RE_Cavalli_Edna.pdf>.Acesso em 24 jul.2018

 

FANTACHOLI, Fabiane Das Neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Disponível em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78 acesso em: 20 de outubro de 2021.

 

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

 

MALAQUIAS, Maiane Santos; Ribeiro, Suelyde Souza. A importância do lúdico no processo de ensino  e aprendizagem no desenvolvimento da infância. Psicologado,2013. Disponivel em http://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia.Acesso em: 21 de outubro 2021

 

RODRIGUES, Luzia Maria. A criança e o brincar. 2009. Monografia ( Pos-graduação), Decanato de pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,

 

SCHREIBER, Zélia Tresoldi Meregalli. Ludicidade: uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil.2010 Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Pedagogia), Faculdade de educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gravataí, 2010. disponível em: <http/www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39641/000825046.pdf.sequence=1>. Acesso em 21 outubro de 2021.