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A CONTRIBUIÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

Anderson Mazaro[1]

 

RESUMO

Ao realizar esse trabalho meu vinculo é destacar uma crítica interessante de (saviani, 2008 ), compreendemos que tanto a escola como a educação em si são instrumentos de reprodução e legitimação das igualdades sócias, ou seja baseado em saviani posso destacar  que a educação para ela ter sucesso é preciso que a escola em geral junto com a comunidade busque meio que aprendizagem do indivíduo seja eficaz, e cabe ao professor a  responsabilidade de contemplar conhecimento diversificado, contemplando a boa utilidades de conhecimento para os aluno. É bom lembrar que as ideias apresentadas por Tozoni-Reis (2010), favorece a compreensão do desenvolvimento do conhecimento, pois todas as Teorias (Curricular, Tradicional, Não crítica, Crítica e Pós-críticas), trazem em si uma proposta que pode ou não ser a mais adequada. Cada uma dessas teorias se forem estudadas a fundo, pode contribuir na formação do sujeito, porém, é provável que a “teoria Critica” contribua de maneira mais eficiente e eficácia, ou seja, um professor não é aquele sujeito que sabe de tudo pois o conhecimento e vasto, mais é aquele que se dedica a cada dia, ele pode ter vários anos de profissão mas a cada dia ele busca a aprimorar mais, não se deixando a levar a fraqueza do comodismo.     

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Professor. E indivíduo.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

 Esse trabalho tem como principal objetivo destacar sobre a educação transformadora, a importância da escola para a formação do indivíduo, com base nos 1º,2º,3º da LDB 

Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; VII – valorização do profissional da educação escolar; [...].

Abordaremos também, a importância da família na formação do indivíduo. O trabalho apresenta teorias curriculares destacando principalmente a teoria crítica, são reproduções da desigualdade sócias que é constituída na sociedade capitalista. Outro ponto importante é a postura dos professores e como eles podem interferir na formação do sujeito segundo as leis constituídas.

 

  1. OBJETIVO

 

O meu objetivo e destacar a importância que é educação pois ela pode influenciar os alunos a envolver conhecimento que possa ser levado na carreira profissional do mesmo.

Segundo Boyce, [...]educação não é neutra; b) a sociedade pode ser transformada mediante o compromisso de pessoas conscientes e críticas; e c [...], ou seja pra a educação fluir e preciso que o conjunto pedagógico em geral esteja sempre unido e não só cobrar do professor pois a escola e união de professor, diretor, coordenador, aluno entre outros profissionais que atua no contesto escolar e também as presença dos pais dos alunos e fundamental nas escolas, sendo que o mesmo pode dar ideia de como melhorar a educação.

É bom ressaltar que a educação começa em casa em ocasião a escola vai ser um veículo a onde a mesma pode mostrar o caminho a os alunos a ser seguido, relativamente a função do professor e de ensinar esses indivíduos e não de corrigir pois tem muitos pais manda seus filhos pra escola como meio de se livrar do menino   e exige que o professor sejam obrigados a passar por desavenças de aluno que pais não sobe educar, esses e entre assuntos  estão abordados no texto com finalidade de mostra a importância dos estudo.

 

  1. JUSTIFICATIVA

 

Umas das fonte primaras do universo e a união a própria bíblia sagrada diz “oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”! (BIBLIA, A.T. Salmos 133:1). Ou seja somos dependente uns dos outros, e se colocarmos essa reflexão nas nossas vidas vamos ter consciência que principalmente se todos nosso abrirmos o nosso íntimo e ajudasse uns aos outros, as coisas seriam melhores no nosso cotidiano principalmente nas escolas se todo os profissionais da are de educação conscientizasse e revolucionar a educação com melhorias fazendo a parte dele e buscando orientação uns dos outros e ajuda dos pais o ambiente escolar seria mais agradável.

A escola, nitidamente é um lugar de interação social onde a criança encontra as condições necessárias para ter uma formação de qualidade e se prepara para realizar seus projetos futuros, pois tendo uma organização curricular será muito importante para o aluno, pois levara ele a identificar as possibilidades de reconhecer seus limites nas ações e nos relacionamentos a partir dos valores que os orientam. Sendo que as leis da LDB são aplicadas no cotidiano do professor, é uma nova cultura e veio para melhorar a educação do professor.

 

  1. REVISÃO TEÓRICA

 

A educação no mundo antigo é diferenciada por classes, por papéis e por funções sociais para as culturas pré-grega e greco-romana. Neste período a educação era nitidamente separada por grupos governados, ligados muitas vezes para etnias, com uma visão ampla hoje sobre a formação dos profissionais na área da educação, a escola como papel importante sobre a educação desde os primeiros passos do ensino infantil, a escola vista como uma intuição social, com isso trabalhando a questão da pratica social vivenciada no cotidiano com igualdade nas escolas públicas garantindo o direito do cidadão segundo as leis estabelecidas.  Hoje a educação é pautada em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Mudanças também na composição dos níveis escolares; a educação básica, que se compõe da educação infantil e o ensino superior.

Outra mudança foi o aumento dos dias letivos de 180 para 200 dias letivos de aula. E também se tornou obrigatório o processo de recuperação, com a LDB os professores e instituições de ensino passaram a ser avaliados, onde os problemas apresentados não culpem apenas um espaço, mais todos sejam avaliados e os procedimentos sejam tomados, para que os problemas possam desaparecer.

 

Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

 

 Em todas as escolas publicas devera ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma base nacional comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. Mas será que isto está se efetivando, visto que a todo o momento a mídia traz relatos de descasos em relação à oferta de vagas. 

 

3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; VII – valorização do profissional da educação escolar; [...].

 

A escola, nitidamente é um lugar de interação social onde a criança encontra as condições necessárias para ter uma formação de qualidade e se prepara para realizar seus projetos futuros, pois tendo uma organização curricular será muito importante para o aluno, pois levara ele a identificar as possibilidades de reconhecer seus limites nas ações e nos relacionamentos a partir dos valores que os orientam. Sendo que as leis da LDB são aplicadas no cotidiano do professor, é uma nova cultura e veio para melhorar a educação do professor.

 

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 

 A proposta de diretrizes nacionais para a formação de professores para a educação básica brasileira busca também construir sintonia entre a formação de professores, os princípios prescritos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as normas instituídas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, para o ensino fundamental e para o ensino médio, e suas modalidades, bem como as recomendações constantes dos Parâmetros e Referenciais Curriculares para a educação básica.

As ideias apresentadas por Tozoni-Reis (2010), favorece a compreensão do desenvolvimento do conhecimento, pois todas as Teorias (Curricular, Tradicional, Não crítica, Crítica e Pós-críticas), trazem em si uma proposta que pode ou não ser a mais adequada. Cada uma dessas teorias se for estudada a fundo, pode contribuir na formação do sujeito, porém, é provável que a “teoria Critica” contribua de maneira mais eficiente e eficácia.

Segundo Boyce, [...] três são os princípios organizadores na pedagogia crítica: a) a educação não é neutra; b) a sociedade pode ser transformada mediante o compromisso de pessoas conscientes e críticas; e c) a práxis conecta a educação libertadora com a transformação social

Alguns teóricos acreditam que pessoas nascem com um mínimo de personalidade dentro de si, com a convivência com os pais aprende muito com seu hábito começando a adquirir novas formas de agir. Quando passa a frequentar creche, escola, faculdade, aprende com os outros indivíduos muitas maneiras diferentes, por isso, é muito importante ter cuidado com o meio em que vivemos, pois estamos sempre em transformação.

No contexto da teoria critica ha outro conceito muito importante: o de currículo oculto. O currículo oculto e composto por diversos aspectos que compõe o ambiente escolar que não estão “escritos” no currículo oficial, o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente, atitudes, comportamentos, valores e orientações para a convivência em sociedade compreendemos que tanto a escola como a educação em si são instrumentos de reprodução e legitimação das igualdades sócias, uma critica interessante de SAVIANI, 2008

 

[...] A marginalidade é, pois, um fenômeno acidental que afeta individualmen­te um número maior ou menor de seus membros, o que, no entanto, consti­tui um desvio, uma distorção que não só pode como deve ser corrigida. A educação emerge aí como um instrumento de correção dessas distorções (SAVIANI, 2008, p. 4)

 

Mediante isso temos um indivíduo, professor considerado o detentor do conhecimento, diante de tantos conhecimentos, o professor tem o dever de ensinar e orientar para que seus alunos aprendam a desenvolver por si só o raciocino e busca pelo conhecimento, nesse sentido é muito importante que o educador compreenda a complexidade da realidade social na qual ele atua não basta para isso conhecer só a realidade é preciso pensar e saber ela, tendo diferentes teorias educacionais como referencias (silva ,2003), buscar meios alternativos para prender a atenção desses alunos que nos dias de hoje cada vez mais se distancia da escola. O professor quando não estimula o aluno faz com que eles se tornem desatendo, estão presente na sala de aula mais a cabeça lá fora sem interesse em aprender nada. ai entra a criatividade do professor em buscar uma educação transformadora, O professor algumas vezes tem que parar e ouvir seus alunos pra saber o que está acontecendo com ele fora da escola, pois muitas tudo que acontece fora da escola influenciam diretamente dentro do aprendizado do aluno.

Quando falamos de educação é preciso que muitas das vezes nos reivindiquemos algum conceito para que haja um bom funcionamento educacional entre a escola pais e alunos. Isso acontece geralmente quando a uma harmonia entre ambos no contexto escolar, sendo assim podemos concluir que um bom funcionamento de uma localidade escolar é necessário que muitas das vezes estejam bem no sentido renascer, sabendo conviver com os adeptos escolares principalmente professor e aluno que geralmente passam a maioria dos tempos juntos, podendo dispor de atividades educacionais proporcionando pelo professor em busca que seus alunos absorve de uma forma vigorosa, podendo atravessar respectivamente  idealizando  um ponto de vista numa visão ampla e filosófica, de comtemplar as coisas reatando um espaço ampliado num contexto amplo de saber proporcionalizando o veiculo de especialização de formas diferente de um determinado assunto abordado.

É bom lembrar que uma escola não depende só do professor para ir bem, principalmente escolas públicas que se dispõe de pessoas gênero diferente e até mesmo aluno com necessidades especiais, com esse contexto todo é necessário que todos os componentes escolares vivem sempre em união refletindo o que a própria bíblia sagrada diz “oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”! (BIBLIA, A.T. Salmos 133:1). Essas frases podem considerar umas das mais importantes das reflexões no nosso habitat, pois em momento da vida necessitamos da ajuda respectiva de alguém não só em interesse, mas em ambas as literaturas de vida que caracteriza em nosso viver, principalmente quando se trata da área de educação temos um pensamento meio fora do comum sobre as questões abordadas entrelaçadas no meio escolar, sendo assim a vivencia do corpo docente em geral tem que andar em união, ou seja, falar a mesma linguagem comunicativa, sempre apoiando a decisão dos componentes de trabalho estabelecendo ideias inovadoras que possa conscientizar o processo numa visão ampla a onde a participação da comunidade é muito importante para o crescimento da escola, na minha visão Davi ao descrever essa frase ele tinha certeza que se andarmos unidos podendo vencer ou superar qualquer obstáculo, comparando a vida de Davi podemos notar que a convivência de Davi com Jônatas filho de Saul é uma forma de nos se comporta com as pessoas em nosso redor, (BIBLIA, A.T. I Samuel 18:1-4).

É por isso que a partição dos pais nas escolas é essencial para auxiliar os professores uma maneira mais associada de lidar com seus filhos, juntos com a gestão escolar (direção e coordenação), numa função comovente e especial de socializar os problemas que geralmente acontece dentro de uma escola relacionando os seus filhos, seja em reuniões proporcionada pela escola afim de meios evolucionista na função de melhorar o desenvolvimento do ensino e até mesmo dispor de opiniões que possam dar continuidade no processo de renovação escolar, que é uma função que às vezes as escolas tem suceder a certas mudanças para aliar-se com meio tecnológico, pois a escola atual referente e baseada nos novos paradigmas que cabe ao professor a incorporar as TICs nas escolas.

 

  1. METOLOGIA

 

Esse trabalho foi feito através de fontes de livros, de alguns sites de internet, de dicionários online e do PPP-escola 2015 (Escola estadual Nova galileia). Essas fontes estão expostas na bibliografia do texto são materiais muito bom pois ajuda nossa vida profissionalizante

 

 

  1. CONCLUSÃO

 

As escolas hoje podem buscar a tese de que e uma instituição social nova, moderna, uma instituição a principal responsável pela formação de jovens para sua integração ao mundo social e adultos na modernidade.

As famílias cumpriram seu papel levando os documentos necessários para a matricula acompanhados o desenvolvimento da criança na escola, comparecer com frequência na escola para uma visitinha, integrar com os professores do seu filho para saber como está o desenvolvimento do mesmo, participar das reuniões.

Como já foi visto nos dois parágrafos a cima à família e a escolas tem suas funções, porem as duas tem que estar unidas pelo mesmo objetivo o aprendizado do aluno e filho, nos últimos anos tanto a escola como a família vêm sofrendo grande desestruturação a família já não e mais a mesma de antigamente, já não é mais Pai, mãe e filhos as famílias estão se desmanchando como castelos de areia, isso afeta diretamente na vida dos filhos influenciando no desenvolvimento escolar.

Já nas escolas os professores já não têm mais a mesma motivação. Os Efetivos que está há muito tempo na educação, já desmotivados por causa da má conduta de pais alunos e governantes, os iniciantes por sua vez já não tem o mesmo sonho, a grande maioria está ali apenas pelo salário o simplesmente pela estabilidade, não mais por amor a profissão.

Mais ainda existem professores que amam a sua profissão, e outros como nos que está cursando uma faculdade, ainda com muito entusiasmo e sonhos que quando se formar poderá fazer a diferença, se não podemos mudar o mundo pelo menos tentaremos mudar aqueles que desejarem fazer a diferença.

 

  1. BIBLIOGRAFIA

 

Estado de Mato Grosso, secretaria adjunta de educação, secretaria adjunta de políticas educacionais. PPP-escola 2015 (Escola estadual Nova galileia).

 

SANTIAGO, Yasmin. O que é diversidade. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/diversidade>. Acesso em: 10 de dez. 2015.

 

Costa,vilze vidotte. pratica Pedagógica Interdisciplinar: escolar e sociedade/Vilze Vidotte Costa,Cristina Danna Steuck, Patricia Cesario Pereira Offial,Rosely Cardoso Montagnini.-Londrina: Editora e Distribuidoa Educacional S.A.,2014. P.176

 

Políticas Educacionais/ Samira Kfouri da Silva, Raquel franco Ferronato, Monica Maria Baruffi.- Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2014. P.192

 

SAVIANI, D. Escola e democracia. 40. ed. Campinas: Autores Associados, 2008

 

SILVA, Tomaz Tadeu Da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

 

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