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EVASÃO ESCOLAR: UM DESAFIO A SER ALCANÇADO

  Belmira Batista Chaves[1]

 Rosmari Favaretto Walker[2]

Trabalho de apresentação do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. O artigo Cientifico atende as estruturas curriculares dos projetos Vivencialis ao longo do curso.

 

RESUMO

O conteúdo deste Artigo aborda as deficiências da evasão escolar, nas escolas publica na educação brasileira, e tem como ponto principal de pesquisa conhecimento vivenciado na pratica a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida no Município de Santa Carmem-MT, onde atuo desde 1982. Buscamos anualmente minimizar esta defasagem através de muito estudos e pesquisas, procurando um meio para chegar a um ponto positivo, mais os obstáculos para nos educadores são desafiantes. Temos como objetivo buscar parcerias  junto a família escola e poder publico um caminho que nos levem solução positiva, para que todos os alunos tenha o direito ao conhecimento dentro de sua idade e serie.

Palavras- Chave:  Educando. Evasão. Infrequencia.

 

ABSTRACT

The content of this article addresses the deficiencies of school dropout in public schools in Brazilian education, and its main research focus is the experience of the State School Nossa Senhora Aparecida in the municipality of Santa Carmem-MT, where I have been working since 1982. We search annually To minimize this gap through much research and research, looking for a way to reach a positive point, but obstacles for educators are challenging. We aim to seek partnerships with the school family and public power a path that leads us to a positive solution, so that all students have the right to knowledge within their age and series.

Keywords: Evasion. Infrequency. Teaching.

 

INTRODUÇÃO

 

Este artigo tem como objetivo analisar em suas praticas pedagógicas o déficit sobre a evasão escolar e a infrequencia dos alunos, esta análise foi feita através de entrevista junto a equipe pedagógica e alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida, onde atuo por mais de trinta anos e que sempre foi um desafio para nós educadores.

A escola trabalha com plano de formação continuada anualmente, o projeto é desenvolvido a cada ano letivo dentro das dificuldades encontradas e nos pontos negativos e dos objetivos que não foram alcançados, mas mesmo assim não conseguimos minimizar o problema.

O que percebemos nos encontros de gestores, durante o ano letivo e em troca de experiências que as demais escolas estaduais tem os mesmos problemas, e através de estudo e pesquisas sabemos que é um mal que atinge toda a educação em nível nacional.

Esta análise a partir das entrevistas e diálogos com os professores e alunos, também servirá para conhecer o perfil de cada segmento em relação a esta negatividade que se arrasta há muitos anos na educação, sem que tenhamos uma proposta política para saná-la.

O trabalho visa a desenvolver uma pesquisa de estudo sobre possíveis causas da evasão, infrequência de alunos adolescentes dos anos mais críticos que são do quinto ao sétimo ano escolar, e com a idade entre onze e quinze anos aproximadamente, são crianças passando pela fase da adolescência.

Como fazer para que estes alunos passem para a vida adulta sem perder o foco nos estudos. Buscar junto ao ambiente familiar alternativa ou parcerias para que os pais também tenham uma reflexão da sua importância na formação e desenvolvimento dos filhos, enfocando nas mudanças de comportamento dos quais seus filhos estão passando, procurando juntos propostas, discussões e possibilidades para lidar com os conflitos e dificuldades surgidas nas relações entre pais, filhos e professores na atualidade.

Analisando os projetos desenvolvidos na escola Nossa Senhora Aparecida, constatamos que os mesmos sempre foram desenvolvidos para atender esta demanda ou minimizar esta deficiência no âmbito escolar pelos profissionais da educação, que aí atuam anualmente na elaboração de seus planos de trabalho, e também no ambiente da estrutura física da escola tudo favorece para alcançar o objetivo proposto no Projeto político Pedagógico.

 

 A evasão escolar

 

No Brasil, a evasão escolar se caracteriza como um problema que cresce cada vez mais, atingindo principalmente as escolas públicas. Vários estudos e debates têm sido realizados procurando encontrar um meio para minimizar este problema, com muito estudo, como ponto principal o papel tanto da família como da escola em relação à vida escolar dos alunos.

O primeiro passo foi pesquisar o que a escola oferece para que este quadro mude, através do Projeto político pedagógico e demais fontes de estudo contatamos que a Filosofia da escola é educar para a liberdade, através do desenvolvimento das capacidades crítica, sociais, políticas, humanísticas, partindo de seu próprio conhecimento e atuação no processo dinâmico, descobrindo a si mesmo a fim de integrar-se na sociedade como agente transformador.

Partindo de uma concepção político-filosófico, ancorada em valores éticos e morais, a Escola, em parceria com as famílias e a comunidade em geral, visa a cumprir sua principal função que é construir, socializar conhecimentos vivos e concretos relacionados a realidade, lutando sempre pela valorização do ensino, vendo este como imprescindível à humanidade, no que diz respeito aos aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Conforme Paulo Freire (http://kdfrases.com/frase/111139) “Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção.”

Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Nossa Senhora Aparecida foi elaborado com a participação coletiva de todos os segmentos da comunidade escolar, traçando os possíveis caminhos para concretização de sua meta, na transformação dos alunos em construtores do saber. Tendo como ponto de referência para seleção e abordagem dos saberes, os PCNs e as diretrizes oriundas das Leis Federais e Estaduais como meta pedagógica, incrementar a ação didática via projetos de trabalho e garantir o acesso e sucesso dos alunos em outros níveis de ensino.

De acordo com a equipe técnica da Escola, o projeto político pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escola pretende idealizar ou fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere as suas atividades pedagógicas, como as funções administrativas”. Portanto, o projeto político pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é então, expressar a capacidade de se transferir o planejamento para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político pedagógico a operacionalização do planejamento escolar.

A escola Estadual Nossa senhora Aparecida foi fundada em 1978 sob a portaria de Criação 1.320/1978-CEE. Matricula Inicial no ano de 2014 quatrocentos e dez (410) alunos, período de funcionamento: Matutino, vespertino e noturno, sendo ofertada  Fundamental e Médio, (EJA) Educação de Jovens e Adultos. A escola conta com seis (06) salas de aula, um (01) laboratório de Informática, Sala dos Professores, Coordenação, Secretaria Direção, Uma (01) Cozinha, uma (01) Biblioteca, uma (01) Sala de Vídeo, um (01) Laboratório de Ciências, uma (01) Quadra de Areia, uma (01) Quadra Poliesportiva Coberta.  A escola conta com um quadro de profissionais formado por doze (12) pessoas no Grupo de Apoio, oito (08) no Grupo Técnicos, e dezoito (18) Professores. A escola trabalha dentro dos princípios da gestão democrática, amparado pela Lei Estadual nº -7.040/1998.  CDCE- Conselho deliberativo da Comunidade escolar é representado pelos segmentos: pais alunos, professores e funcionários.

Assistência pedagógica aos professores e alunos: auxílio pedagógico, reuniões, grupos de estudos, palestras, confecção de materiais didáticos e outros. Elaboração de projetos em conjunto com todos os segmentos e funcionários da escola que venha ao encontro das necessidades da mesma: sala do educador, educação ambiental, saúde na escola, práticas esportivas e culturais, mostras culturais.

Os temas desenvolvidos através da sala do educador, ministrado em oitenta horas durante o ano letivo com os temas abordados: competências e habilidades, o desenvolvimento das capacidades no ensino fundamental, médio e EJA; temas transversais, sexualidade na adolescência, doenças, drogas nas escolas, educação no trânsito; ensino aprendizagem, direitos de aprendizagem, direitos e deveres das crianças e adolescentes (ECA); patologias associadas ao déficit de aprendizagem, déficit de atenção, autismo, discalculia; problemas educacionais em sala de aula, problemas em sala de aula. indisciplina escolar, evasão, repetência; temas diversos sobre educação, gestão escolar, leis, normativas relacionadas ao ensino público de maneira geral.

A escola se utiliza da abordagem construtivista, onde acompanha o processo de conhecimento do aluno, incentivando o debate coletivo de ideias, para que haja confronto das diferentes formas de pensar, e ajude na construção de um ensino mais proveitoso.

O currículo é organizado por áreas de conhecimento como: área de linguagem, códigos e suas tecnologias, nas disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, arte, educação física; na área de ciências da natureza, nas disciplinas de matemática, química, física e biologia; na área de ciências humanas e suas tecnologias nas disciplinas, história, geografia, filosofia e sociologia.

O livro didático é usado como apoio nas aulas, mas o que desperta o interesse dos alunos é o uso da tecnologia e trabalhos extraclasse como projetos desenvolvidos pelos professores, filmes teatros, viagem culturais.

A avaliação é um instrumento fundamental para fornecer informações sobre como está se realizando o processo de ensino-aprendizagem como um todo, tanto para o professor e a equipe escolar conhecerem e analisarem os resultados de seu trabalho como para o aluno verificar seu desempenho, e não simplesmente focalizar o aluno, seu desempenho.

A recuperação ocorre de acordo com a LC 49/98, de 1º de Outubro de 1998, Artigo 59, inciso V, proporcionando estudos de recuperação paralela aos alunos, que demonstrem aproveitamento insuficiente no decorrer do ano escolar; computando-se as aulas ministradas dentro do regime de trabalho do professor.

A escola trabalha com plano de formação continuada anualmente, o projeto e desenvolvido a cada ano letivo dentro das dificuldades encontradas e nos pontos negativos e dos objetivos que não foram alcançados. As avaliações são feitas em cima dos resultados no fechamento do ano letivo, nos relatório do sistema GED (Gestão Educacional).

As ações são desenvolvidas através de um diagnóstico na semana pedagógica no início de cada ano letivo representado por todos os segmentos da comunidade escolar que é formada pelo segmento: professores, funcionários pais e alunos. Cito ainda que a escola conta com todos os ambientes onde os alunos ocupam são climatizado como: salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de vídeo, biblioteca. A escola oferece todas as alternativas, dentro de sua condições, o melhor espaço para que o aluno se sinta bem, e mesmo assim a evasão escolar é um dos desafios para nos educadores a superar como conta a Coordenadora da Escola Nossa senhora Aparecida.

 Questionamento a baixo foi feito com a Coordenadora Pedagogica da Escola Nossa Senhora Aparecida, Gerti Maria Popia, com mais de trinta anos de profissão, com vasta experiencia em Estudos Continuado (sala do educador), sempre enserindo temas como estes nos projetos abaixo citados:

1- hoje no Brasil, a evasão escolar se constitui como um problema que cresce cada vez mais, principalmente nas escolas públicas. Várias discussões e debates têm sido realizados procurando encontrar o “responsável” e a “solução” para este problema. Em sua opinião quem é o responsável e qual é a solução?

2- As pesquisas apontam jovens desmotivados e consequentemente despreparados para a vida, sabemos que os desafios são imensos e o que se discute é como tornar essa escola atrativa diante de tantos problemas sociais. Alguns estudiosos já encontraram respostas: para fazer com que a família perceba a sua importância na participação da vida escolar de seu filho. Em sua opinião o que falta para que isso se concretize?

3-O EJA - Educação de Jovens e Adultos é um programa que vem beneficiando milhões de pessoas em todo o território brasileiro, oferecendo novas oportunidades de realizar seus estudos para muitos que não o tiveram quando na idade certa, é um curso totalmente gratuito em que os critérios de participação são que para os interessados em cursar o ensino fundamental tenham no mínimo 15 anos de idade completos e, para os interessados em cursar o ensino médio é exigido que os candidatos tenham completado no mínimo18 anos de idade. Em sua opinião qual e política que ainda falta para que todos que estão fora da escola tenham esta oportunidade?

 

A resposta do questinamento da Coordenadora Gerti Maria popia.

Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar - a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, troca de endereço e outros. Portanto, são muitos os responsáveis pela evasão escolar.

Para tentar solucionar é fundamental, a mobilização da comunidade escolar e da sociedade em geral em torno da problemática da evasão escolar.

Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares e suas equipes que têm a responsabilidade de assegurar as condições de ensino e aprendizagem.

Para tanto, deve-se partir do princípio que os objetivos da educação, exigindo que a escola se torne cada vez mais um espaço democrático, aberto aos pais e à comunidade em geral, que tem por missão ajudar a transformar e chamar à responsabilidade, de modo que todos participem desse necessário processo de construção da cidadania de nossos jovens, de seus pais além, é claro, dos próprios profissionais do ensino, numa permanente e saudável dialética.

Assim o combate à evasão escolar começa com o fornecimento de uma educação de qualidade, com professores capacitados, valorizados e estimulados a cumprirem sua nobre missão de educar (e não apenas, como mencionado alhures, ensinar), dando especial atenção àqueles alunos que se mostram mais indisciplinados, e que apresentam maiores dificuldade no aprendizado (pois são estes, mais do que qualquer outro, que necessitam de sua intervenção), exercendo sua autoridade, estabelecendo limites e distribuindo responsabilidades, sem jamais deixar de respeitá-los; conselhos escolares realmente participativos, representativos e atuantes; escolas que apresentem instalações adequadas, asseio, organização e segurança, enfim, que haja um ambiente propício ao estudo e à aprendizagem, no qual o aluno se sinta estimulado a permanecer e a aprender.(Gerti).

 

             Constatamos também que falta um grande elo entre a família e escola, entre pais e filhos, entre educadores e alunos. É um dos fatores primordiais que leva ao adolescente desistir de estudar. Varias situações presenciadas como Diretora acompanhando casos junto à equipe Pedagógica, Coordenadora e Professores de sala de aulas, que vivencia estes casos no dia a dia e representantes de pais do conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), já mostrou que os jovens dão grande valor aos pais e aos professores em suas vidas.

Entretanto, parece que estamos muito mais comprometidos com a juventude do que eles mesmos. Eles precisam, nessa época de passagem para a vida adulta, de pessoas dispostas a assumir o lugar da maturidade e da experiência com olhar crítico sobre as questões existenciais e da vida em sociedade para estabelecer com eles um diálogo interrogador, que é uma decisão acertada que leva em conta a necessidade do aluno adolescente a desenvolver habilidade crítica, além de eles compreenderem os conceitos fundamentais para a nova forma de vida.

            Podemos perceber através da convivência diariamente, e o bom diálogo que a escola oferece ao aluno, podemos constatar que para eles tem turbilhões de coisas que passa pela cabeça como política, sexualidade, drogas, vida em família, vida escolar, violência, relações amorosas e fidelidade, racismo, trabalho e no meio em que vivem nesta idade tudo isso fica meio estressante entender tudo de uma só vez, nos pais e educadores temos que encontrar um meio termo para lidar com todas essas situações. Na verdade, os problemas são muitos e todos desafiantes.  Tudo que analisamos em termos de educação, conduz a uma visão de que não há muito em termos de tempo de médio e curto prazo, mais temos que enfrentá-los.

Temos que levar os jovens mais a sério me refiro a considerar o que eles dizem e dialogar com propriedade, e não com moralismo ou com muito excesso de liberdade. As vezes pecamos muito porque os adolescentes não conseguem desfrutar da solidão necessária nessa época da vida, mas parece que se encontram sozinhos na aventura de aprender a se tornarem adultos.

Temos também pais e educadores trabalharmos junto nesta questão da tecnologia na vida destes jovens, até em que ponto isso ajuda ou atrapalha nos estudos? Sabemos que o mundo virtual as vezes passa dos limites do mundo real na vida da criança e do adolescente. Esses mecanismos vão transformando o comportamento e a forma de se relacionar com a família, escola, amigos. Fica tudo mais fácil encontrar a resposta em tempo real do que ficar quadro horas na sala de aula ouvindo o professor. Por exemplo, a mais fácil e mais perigoso descobrir sobre sexualidade na internet do que perguntar para os pais ou professores. Acredito também que é de nossa responsabilidade ficar atentos para que estes jovens possam usufruir melhor dos benefícios das novas tecnologias.

Percebemos também que a escola demonstra que se encontra dentro dos padrões mais próximo de um caminho que leve a alcançar melhores resultado: como trabalhos extraclasse, criando sempre projetos inovadores, metas que levam o aluno ter mais interesse em buscar conhecimento e que fique mais próximo de sua realidade e do seu cotidiano, que a escola se torne um local prazeroso e atraente. Portanto buscamos mais conhecimento através da pratica ouvindo mais como o aluno sente quando seu tempo de estudar está difamado em relação a outros alunos que estudaram dentro da serie e idade.

 

O quentionamento abaixo foi feito pela  Barbara de Almeida, aluna que tem deseseis anos de idade e está no nono ano do ensino fundamental. Nunca Reprovou  sempre dessitiu qundo percebia que não conseguia a media necessaria para ser aprovada.

1-A Escola Nossa Senhora Aparecida um espaço agradável: salas climatizadas, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca com um espaço e um acervo considerável; em sua opinião o que ainda estaria faltando para que o aluno não perdesse o interesse ao estudo.

2-Sabemos que o conhecimento e um bem necessário, por que não levar a serio? Em sua opinião o que esta faltando para que os “jovens adolescentes” tenha esta consciência?

3-Porque tem alunos que gosta de ir à escola, mais muitos não gosta de estudar, na sua opinião o que seria, a matéria? A maneira que o professor explica? O que deveria mudar?

A resposta da entrevista com Barbara.

Eu gostava de ir a escola mais o menos até a 5º serie, depois disto ficou chato, eu acho que e porque tem muitas matérias  diferentes, muitos professores te cobrando, ficou muito difícil de entender tudo, gosto de esporte por isso gosto das aulas de Ed. Física, e também, quando e aula no laboratório de informática, de fazer pesquisa em grupo, entendo melhor a matéria, não gosto de copiar matéria no quadro, fica muito cansativo, e cansativo.

A escola e legal tem professores também legais, mais quando eles dizem se você não estudar mais você vai reprovar, por isso desisto antes do ano acabar. E minha mãe que sempre faz minha matricula na escola, e minha Vó também pega no meu pé, pra mim não desistir(Babara).

Neri Predente de Souza Flores foi uma aluna que começou a estudar depois de adulta, concluio todo o ensino fundamental e medio na Escola Nossa Senhora Aparecida, e concluiu ensino superior em historia, e hoje atua como Professora nesta Escola. 

1-Sabemos que a educação é um direito de todos, obrigatório e gratuito, por que não estudou dentro da idade e serie? Foi à falta de oportunidade? Incentivo da família?

2- O que te motivou a voltar a estudar? E quais o desafios encontrados?

3- Depois de um de muito estudo, descobrindo quais são as formas de aprender que mais trazem satisfação à criança e permitindo que ela reconheça e possa fazer uso de suas próprias estratégias para aprender. Você emprega este método em suas aulas no dia a dia?

Resposta da entrevista com a ex-aluna Dona Neri Prudente de Souza Flores.

Eu não estudei no período certo que toda criança tem para estudar, porque morava em uma fazenda no qual ficava bem distante da cidade.

Também não tinha oportunidade neste lugar onde morávamos os recursos eram pouco tinha que caminhar vários Km para chegar ate a cidade. O incentivo da família não tinha porque era muito sofrido para chegar a ate a escola.

A minha necessidade foi quando meus filhos chegaram até a mim para pedir ajuda nos deveres de casa, e não pode ajuda-los, e também na área que trabalhava precisava de estudo, ai foi quando vi a precisão de voltar a estudar.

O desafio encontrado foi quando chegava muito cansada do trabalho e tinha filhos pequenos e casa para cuidar e tinha que ir para escola a noite e levar meus filhos juntos, porque não tinha com quem deixá-los.

Hoje trabalho como professora com a missão de fazer com que o aluno se interage e acredite no seu próprio potencial. Na sala de aula eu procuro ministrar minha aula com todo o amor possível, assim fica tudo mais fácil. ( Neri).

 

O Brasil tem aplicado métodos, e investido diretamente na área de combate à evasão escolar. Ganhou alguns pontos se comparados com períodos anteriores. Mas, ainda precisa trabalhar muito para mudar as áreas sociais e não apenas na educação, pois sabemos que a má distribuição da renda nacional é um dos desafios a ser vencido. Entendemos o que está faltando neste momento e mais conscientização por parte dos governantes de campanhas publica, investimentos com urgência afinal são eles que tem a maquina administrativa nas mãos.

Segundo o nosso poder publico dizem que medidas estão sendo tomada mais de passos lentos. Se a educação e para todos, o combate a evasão teria que ser sanada com mais intensidade e veracidade. Pelo poder publico Federal, Estadual e Municipal, e nos como cidadão conscientes temo que cobrar constantemente para que isto aconteça na pratica. Pois o direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas e está é a única forma de garantir o direito do conhecimento para todos sem deixar ninguém para trás.

Conforme estatística o Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo diz, Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Com a taxa de 24,3%, o Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Segundo relatório da ONU, sugere que o país adote" políticas educacionais ambiciosas" para mudar essa situação. E também fonte do Diário Oficial da União, Agência Senado diz que, entre 1,6 milhão de alunos do ensino básico que abandonaram a escola no ano passado, mais de 1,5 milhão cursava a rede pública, tanto no nível fundamental (762 mil) quanto no médio (760 mil).

Podemos ver pela fonte do IBGE, em nível nacional entre 2007 a 2010 uma leve tendência de superação mais pelas informações dos últimos três anos, não estamos tendência. Em nível estadual aparece um quadro bem mais condizente, entre 2007 a 2010, segundo o quadro, uma superação de 5,0 diminuiu para 1,2. Mais os dados do Censo Escolar da Escola Nossa Senhora Aparecida entre 2010 a 2013 pouco superamos.

 

Fonte- IBGE Educação Básica em Nível Nacional. (Escolas Publicas).

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

2007

4,8

2008

4,4

2009

3,7

2010

3,1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte- IBGE Educação Básica em Nível Estadual. (Escolas Publicas).

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

2007

5,0

2008

4,5

2009

2,8

2010

1,2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte- Censo Escolar- Educação Básica, Escola Nossa Senhora Aparecida. (Escolas Publicas).

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

Período

Taxa de Abandono

2010

2,1

2011

2.8

2012

3,2

2013

3,1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após análise deste artigo e com muito estudo, pesquisas e entrevistas com coordenadores, professores e alunos, muita leitura e pesquisa na internet, podemos constatar que embora a educação no Brasil e um direito de todos, que ainda está faltam muito para ficar mais o menos, que em vários locais no Brasil inclusive o Nordeste a educação oferecida em termos de ambiente escolar deixa a desejar, o que constatamos é mais falta de políticas publicas nas questões sociais para que o aluno permaneça na escola dentro da idade e serie.

Percebemos também através da entrevista e documentos quer construir e manter uma escola de qualidade, inseridas nos novos tempos, e que a ponte para a reflexão constante do conceito de educação, que esteja sempre conectada com a sociedade, consciente de seus desafios, formadora de alunos capazes de aprender e conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e de igualdade.

 

REFERÊNCIAS Bibliografica

 

Escola Estadual Nossa senhora Aparecida- Santa Carmem/MT, elementos de pesquisa: plano político pedagógico, regimento escolar, ata de resultado final do censo escolar, entrevista escrita com coordenador e alunos, entrevista oral com professores em estudo continuado sala do educador.

 

http://www.jb.com.br/comunidade-em-pauta/noticias/2014/04/10/a-falta-de-oportunidades-e-consequencias-na-vida-do-jovem/

 

 

http://www.escolapinheiro.com.br/noticias_det.asp?id=341

 

  http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2882600&especial=Ensino%20Superior%20-%20Grande%20Investiga%E7%E3o&seccao=SOCIE

 

http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/como-combater-abandono-evasao-escolar-falta-alunos-abandono-acompanhamento-frequencia-551821.shtml

 

http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?t=aprovacao-reprovacao-e-abandono-ensino-fundamental-serie-nova&vcod

 

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jovens-teconologia-602331.shtml

 

http://educarparacrescer.abril.com.br/institucional/busca/busca.shtml?qu=+%C3%ADndece+de+evas%C3%A3o+escolar&x=14&y=12

 

http://www.brasil.gov.br/educacao/2013/11/mec-cria-grupo-para-examinar-causa-de-evasao-escolar

 

 



[1] Formada em Pedagogia pela universidade Federal de Mato Grosso, Pós-graduada em Filosofia e Sociologia pela Universidade Cândido Mendes. Trabalha na escola municipal  Selvino Damian Preve na cidade de Santa Carmem, Mato Grosso nas séries inicias do Ensino Fundamental.

[2] Pedagoga. Atua na Rede Pública de Ensino.