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O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL EM SALA DE AULA

Luciana Dallazen Rodrigues[1]

Poliana de Carvalho Evangelista[2]

 

RESUMO

Este Artigo visa desenvolver a prática pedagógica na arte de contar história na Educação Infantil, propondo técnicas e meios do educador trabalhá-las em sala de aula. Sabendo que é uma prática valorizada nas escolas, aproximando as crianças da leitura para distinguir valores e atitudes, contribuindo na sua formação. Há muitos exemplos de métodos para ser usado para a contação de histórias, foi pensando nestas estratégias de ensino que abordamos neste artigo, a grandiosidade de se trabalhar a literatura em sala, seguido de algumas práticas para estar desenvolvendo com os alunos. Como educadora sei bem que ao ouvir as Histórias as crianças viajam no mundo da imaginação, ficando entusiasmados e querendo saber mais, fazendo perguntas e questionando sobre o que ouviu. Ao contar uma história, o professor deve trabalhar de forma descontraída e alegre, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando sua criatividade e imaginação. Os resultados alcançados demonstram que com a Literatura Infantil em sala de aula as crianças desenvolvem a criatividade e uma aproximação dos livros, despertando o prazer pela leitura.

 

Palavras-chave: Literatura Infantil. Contação de Histórias. Recursos pedagógicos. Formação do Sujeito.  

 

ABSTRACT

This article aims to develop the pedagogical practice in the art of storytelling in Early Childhood Education, proposing techniques and means for the educator to work on them in the classroom. Knowing that it is a valued practice in schools, bringing children closer to reading to distinguish values ​​and attitudes, contributing to their education. There are many examples of methods to be used for storytelling, it was thinking about these teaching strategies that we covered in this article, the greatness of working literature in the classroom, followed by some practices to be developed with students. As an educator I know well that when listening to the Stories, children travel in the world of imagination, getting excited and wanting to know more, asking questions and questioning about what they heard. When telling a story, the teacher must work in a relaxed and joyful way, where the child can experience a world different from their reality using their creativity and imagination. The results achieved demonstrate that with Children's Literature in the classroom, children develop creativity and an approach to books, awakening the pleasure of reading.

 

Keywords: Children's Literature. Storytelling. Pedagogical Resources. Formation of the Subject.

 

1 INTRODUÇÃO

A literatura na educação infantil desperta a curiosidade, estimulando a fantasia, o faz de conta, desenvolvendo a autonomia e os sentimento emocionais. Ao integrar em sala de aula a leitura, o educador, oportuniza ao aluno um mundo de magia que estabelecem uma conexão de alegrias e socializações mutuas.

Durante esse estudo, iremos investigar alguns aspectos da história da literatura infantil e seus conceitos, o quanto sempre foi importante a literatura dentro da escola, as relações da aprendizagem e os cuidados que o professor deve ter ao se planejar uma aula para a contação de histórias, podendo ser organizado com diversos recursos pedagógicos, bem como a formação do sujeito.

Portanto, com esse trabalho, procura-se mostrar a real importância da contação de histórias infantis, disponibilizando para as crianças desde pequenas para que tenham contato com as histórias, pois será satisfatório para o desenvolvimento da aprendizagem.

Sendo assim, Máximo-Esteves (1998, p.125) afirma que, “O prazer que a criança tem de ouvir e contar histórias é um claro indicador de que a fantasia e a imaginação são muito importantes para ela conhecer e compreender”.

Espero que o estudo apresentado por este artigo venha a contribuir para os leitores que queiram estudar mais sobre a literatura infantil, podendo haver interesse em utiliza-lo para um auxilio como fonte de pesquisa e conhecimentos pessoais.

 

   2  O TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL EM SALA DE AULA

2.1 ASPÉCTOS HISTÓRICOS DA LITERATURA INFANTIL

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.

A Literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola" (Nelly Novaes Coelho).

 

2.2 A LITERATURA INFANTIL E SEUS CONCEITOS

 

A literatura infantil tende a ser inserida desde muito cedo em seus lares, creches, pré-escola e escolas em geral, precisando ser interessante e acima de tudo, estimular a criança. A contação de história e o conteúdo deve ser lido, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha ou pelo professor, utilizando uma linguagem que as mesmas entendam que seja, bem clara e de forma dinâmica para uma compreensão satisfatória, pois de nada adianta contar uma história utilizando uma linguagem fora da faixa etária das crianças da educação infantil, elas não irão entender e nem interagir.

Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos. Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para propiciar uma nova visão da realidade, diversão e lazer.                                             

 

 

2.3 A LITERATURA INFANTIL E A ESCOLA


Como já foi dito, os primeiros livros infantis foram escritos por pedagogos e professores com o objetivo de estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesia que se estabelecia.

A relação entre literatura e a escola é forte desde o início até hoje. Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula, mas atualmente o objetivo não é transmitir os valores da sociedade e sim propiciar uma nova visão da realidade.
A escola hoje é, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente; a percepção do real em suas múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamizam o estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente - condição para a plena realidade do ser.

A literatura infantil torna-se, deste modo, imprescindível. Os professores dos primeiros anos da creche e pré-escola devem trabalhar diariamente com a literatura pois esta se constitui em material indispensável, que aflora a criatividade infantil e desperta as veias artísticas da criança.

Ainda assim podemos ver o sentido pedagógico atribuído à literatura infantil estimular o exercício da mente, despertar a criatividade. O que importa, entretanto, é ver que o livro pode ser um objeto para que a criança reflita sua própria condição pessoal, e a imagem projetada nela pelo adulto e a sociedade em que vive.

Por meio da literatura infantil o professor pode abordar diversos temas, diferentes assuntos, além de ser possível colocar o aluno em contato com diferentes gêneros textuais, não apenas a narrativa, visto que hoje o universo da literatura infantil possui uma vasta gama de boas obras e diferentes recursos gráficos e materiais capazes de chamar e prender a atenção do leitor, tanto adulto quanto criança.

Bichos, selvagens ou de estimação, personagens do imaginário, bonecas, crianças ou adultos, todos se tornaram personagens das histórias infantis para traduzirem de maneira ao mesmo tempo fantástica e real, o universo mágico e imaginário das crianças, se caracterizando como um importante material para o meio educacional e principalmente para fomentar o gosto e necessidade pela leitura, e, se usada de forma consciente e intencional, auxiliar o professor na complexa tarefa de formar crianças leitores.

Por essa premissa, Jolibert e Jacob (2006) defendem que a escola deve criar condições facilitadoras para a aprendizagem, sendo o professor um condutor das situações em sala de aula, o parceiro mais experiente, e não tornar a tarefa do aprendizado do ler e escrever como algo mecânico, maçante e sem interesse.

Sendo assim, as características lúdicas e o universo fantástico que envolve a literatura infantil, são alguns dos motivos que a caracterizam como um importante instrumento no processo de ensino da linguagem escrita.

 

3 A ARTE DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM RECURSOS PEDAGÓGICOS

 

No momento de contação de histórias é possível o uso dos chamados recursos auxiliares, eles possuem cada qual sua especificidade e estão disponíveis ao contador para a execução lúdica da história. Dentre esses recursos, destacamos: narração com efeitos especiais; narração interativa; maquete; bocão; radio novela; fantoche; dramatização; velcômetro; teatro de sombras; dobradura; marionete; cineminha; caixa de histórias; avental de histórias; dedoches (DOHME, 2000).

 

 

4 FORMAÇÃO DO SUJEITO

 

 

A literatura infantil desenvolve não só a imaginação das crianças, como também permite que elas se coloquem como personagens das histórias, das fábulas e dos contos de fada, além de facilitar a expressão de ideias. Sendo assim, o objetivo da literatura infantil é o de formar leitores, pois por uma série de características e fatores ela desempenha esse papel melhor do que a literatura adulta, uma vez que é mais convidativa. O que se procura hoje é assegurar ao maior número de pessoas possíveis o direito de ler. (CAGNETI apud TASSI, 2002, p.2).

 

A Literatura Infantil possui características especiais, representa o homem, o mundo, a sua vida por meio da palavra. Além de informação, leva ao encontro da criança um mundo encantado de sonhos e fantasias, onde esta, com sua interpretação, ouvindo ou lendo histórias, imagina e vivencia o mundo ficcional, buscando soluções de possíveis problemas, resolvendo os seus conflitos, uma vez que a literatura está cercada de emoções, sentimentos, fantasias e realidades, magia, beleza, descobertas, alegria e prazer. Fazendo uso desses aspectos, a literatura, trabalhada nesse sentido em sala de aula, de prazer, favorece o desenvolvimento integral da criança.

Como forma de arte, o texto literário tem o poder de representar o real, o palpável, e o real imaginário da criança, desenvolvendo aspectos afetivos e intelectuais, condições de elaborar significativamente os fatos da realidade e inteirar-se com ela, compreendendo-a e atuando nela de maneira crítica e criativa. Desta maneira, a literatura cumpre um duplo papel: possibilita a apreensão do real e as emoções que o mesmo provoca, bem como incentiva a própria prática da escrita.

O contato inicial com a literatura não exige o domínio de código escrito. A experiência pré-escolar, geralmente, põe nas bagagens infantis narrativas orais clássicas e populares, trava-línguas, adivinhas, contos, e tantas outras manifestações ricas em ludismo sonoro e semântico. Desse modo, a literatura proporciona reorganizar as percepções de mundo e, assim, ordenar experiências já existentes. Convivendo com textos literários a criança desenvolve sua formação intelectual do senso crítico e adquire o hábito da leitura. Quando isso acontece, ela passa a escrever melhor e sua escrita contém mais informações e novas possibilidades reais, sociais, políticas e educacionais.

Para contar histórias o professor não basta apenas ler, mas também interpretá-las a leitura para a criança, assim ela se sente atraída pela curiosidade, pelo formato, manuseio e pelas possibilidades emotivas que o livro pode ter. A magia encontrada escondida nas páginas dos livros pode estimular, no pequeno leitor, a descoberta e o aprimoramento da linguagem, desenvolvendo a capacidade de comunicação com o mundo. Esses primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o processo de alfabetização. A possibilidade de que essa experiência sensorial ocorra será maior quanto mais frequente for o contato da criança com o livro.

Nelly Novaes Coelho afirma:

 

A Literatura Infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e suas possível realização.

 

O educador comprometido com a formação de bons leitores é aquele que está em constante busca do aprender, de conhecer as diversas áreas do conhecimento e trabalhar através da interdisciplinaridade.

 

 5 CONCLUSÃO

 

Levando-se em conta o que foram observados e analisados os estudos e as experiências vividas, o desenvolvimento infantil se dá num processo criado pela própria criança a partir das interações que vivencia através da literatura infantil, sendo assim a contação de histórias na Educação Infantil, acontece como atividades interativas e pedagógicas mediada pelo educador contribuindo para este desenvolvimento. Além disso, a história permite o contato das crianças com o uso real da escrita, possibilitando a elas conhecerem novas palavras, a discutirem valores pessoais, ao usarem a imaginação, desenvolvem a oralidade, a criatividade e o pensamento crítico, auxiliam na construção de identidade do educando, seja este pessoal ou cultural, melhoram seus relacionamentos afetivos interpessoais e abrem espaço para novas aprendizagens nas diversas disciplinas escolares.

Com esse trabalho, mostrou-se a grande importância que a contação de histórias tem no desenvolvimento das crianças desde os primeiros momentos de sua vida educacional. É perceptível nos ambientes escolares as grandes vantagens que o educador tem ao se planejar com diversos recursos pedagógicos para o momento da contação.

Contudo espera-se cada vez mais o interesse de todos os professores de contar histórias para seus alunos de maneira lúdica e atrativa contribuindo para uma maior atenção por parte dos educandos.

Levando em consideração todos os aspectos pesquisados sobre a literatura na educação infantil é de suma importância ao se levar para a sala de aula as histórias, primeiramente deve-se ter um bom planejamento desde a escolha dos livros, os recursos pedagógicos e a dinâmica entre educador e educando.

Desenvolvendo desta maneira é notório o quão vai ser importante com as crianças a arte de contar histórias, agindo de forma correta, certamente passamos a elas o grande mundo da imaginação, o faz de conta, mesmo que cada criança tem seu próprio entendimento da leitura que lemos.

Percebe-se que ao usar os recursos pedagógicos, os educadores conseguem se expressar de maneira melhor, incorporando os personagens da história através da história narrada.

A importância de contar histórias para as crianças faz com que elas busquem a grande importância na contação de histórias, elas usam a sua criatividade e buscam novos contos para explorar o mundo imaginário.

Dessa forma, concluímos que a escola é um espaço privilegiado para o começo de se trabalhar a arte em se contar histórias, a arte em sala de aula com as leituras faz com que seja de estrema necessidade para contribuir para uma melhor aprendizagem.

        

REFERÊNCIAS

 

BUSCARATTTO, Cássio Eduardo, RODRIGUES, Judite Filgueiras. A arte de contar história na educação Infantil. Disponível em:< http://www.webartigos.com/>Acesso em: 25/09/2021.

 

COSTA, Camila Almeida Pinheiro Da. Literatura Infantil / Centro Universitário Leonardo da Vinci-Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2010.

 

KILLER,Roberta. Literatura Infantil. Disponível em:<http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_10107/artigo_sobre_literatura_infantil >Acesso em: 15/10/2021.

 

FRÉO,Tatiane. Literatura Infantil e a formação do sujeito. Disponível em:.http://periodicodaleitura.blogspot.com/2011/04/literatura-infantil-e-formacao-do.html. >Acessado em :17/10/2021).

 

CARDOSO,Ana Lúcia Sanches. FARIA, Moacir Alves de.  A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v6-2016/ARTIGO-ANA-LUCIA-SANCHES.pdf >Acesso em: 31/10/2021.

 

SANTOS,Marcia Raquel Eleutério dos. A contação de história na educação infantil na escola conde – pb 2014. Disponível em:https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4280/1/MRES06022015.pdf. >Acesso em: 15/10/2021.

 

[1] Autora: Graduada em Pedagogia, com Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

 

[2] Autora: Graduada em Pedagogia, com Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..