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A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NA PERSPECTIVA DE UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Geisinete Aparecida Pinto de Magalhães[1]

Geysa Carmo Magalhães Boaventura[2]

Marlene Correa Dos Santos[3]

Regina Lucia Barbosa Scopel [4]

Solange Duarte de Amorim[5]

 

RESUMO

O objetivo deste artigo consiste em analisar através de pesquisa bibliográfica a importância dos jogos e das brincadeiras na perspectiva de um instrumento pedagógico na educação infantil. A pesquisa qualitativa bibliográfica, mediante análise de diferentes artigos estudados, encontrados na base de dados Scielo e Pubmed no segundo semestre do ano de 2021 nos leva a compreender a importância do lúdico em sala de aula e a continuidade da utilização de tais práticas junto aos familiares. É possível perceber nas escolas que apesar da presença dos brinquedos em sala de aula, estes não são utilizados de forma a alavancar o desenvolvimento da criança. Constata-se a importância e inclusão do brinquedo como método educacional em sala de aula. Conclui-se a exemplo da rede Municipal de Ensino em Cuiabá-MT, a necessidade de estabelecer programas de melhoramento com foco nos benefícios do desenvolvimento infantil mediante utilização do brinquedo, mediante prática de profissionais da educação mais empenhados para essa finalidade que é o uso de recursos lúdicos para que haja uma melhoria do perfil educacional infantil não só nos centros de educação infantil como nas escolas e com extensão para as famílias.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jogos e Brincadeiras. Educação infantil. Instrumento Pedagógico.

 

ABSTRACT

The aim of this article is to analyze, through bibliographical research, the importance of games and games from the perspective of a pedagogical instrument in early childhood education. The bibliographical qualitative research, through the analysis of different articles studied, found in the Scielo and Pubmed database in the second half of the year 2021, leads us to understand the importance of playfulness in the classroom and the continued use of such practices with family members. It is possible to see in schools that despite the presence of toys in the classroom, they are not used in order to boost the child's development. The importance and inclusion of toys as an educational method in the classroom is evidenced. It is concluded, like the Municipal Education network in Cuiabá-MT, the need to establish improvement programs focused on the benefits of child development through the use of toys, through the practice of education professionals more committed to this purpose, which is the use of playful resources so that there is an improvement in the children's educational profile, not only in child education centers but also in schools and with extension for families.

 

KEYWORDS: Games and Games. Child Education. Pedagogical Instrument.

 

INTRODUÇÃO

 

A legislação brasileira assegura que a Educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade tanto no aspecto físico e psicológico, como no intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (BRASIL, 1996). Nesse contexto, muitas pesquisas em Educação têm dirigido sua atenção para a importância do brincar na Educação infantil como um instrumento de auxílio no desenvolvimento da criança.

A Política da Escola Cuiabana, também concebe tal perspectiva ao afirmar que:

 

A Escola Cuiabana nasce no âmago da sociedade contemporânea e coloca no centro das suas discussões a formação do ser humano constituído e integrado nesta sociedade, assinalada pelo contexto social global e, ao mesmo tempo, pelo local no espaço do território cuiabano. É uma Política Educacional profundamente marcada pelo movimento teórico prático instaurado na história social, na cultura, na reflexão e no diálogo, assim como, no enfrentamento às adversidades que ainda persistem no campo da Educação Básica da capital mato-grossense no limiar dos seus trezentos anos, evidenciadas nas avaliações internas e externas e nos indicadores apresentados no Plano Municipal de Educação (CUIABÁ/PME, 2015-2024).

 

Nesta direção, um dos primeiros teóricos da Educação a reconhecer a importância do tema foi o pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Fröbel (1782-1852), o qual contribuiu com pesquisas que levaram a uma educação institucional baseada na ludicidade. Foi ele que, em 1840, introduziu o lúdico no jardim de infância,

É por meio dos jogos e das brincadeiras, que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam,
sentem, reinventam e se movimentam. (TEIXEIRA; VOLPINE, 2014, p.82).

Em se tratando da educação na infância, todo o período da educação infantil é importante para a introdução das brincadeiras. Pela diversidade de formas de conceber o brincar, alguns tendem a focalizá-lo como característica dos processos de imitação da criança, dando maior destaque apenas ao período posterior aos dois anos de idade. O período anterior é visto como preparatório para o aparecimento do lúdico. No entanto, temos clareza de que a opção pelo brincar desde início da educação infantil é o que garante a cidadania da criança e ações pedagógicas de maior qualidade. (KISHIMOTO, 2010, p.1)

Para compreender as implicações pedagógicas dos brinquedos e das brincadeiras, é preciso resgatar o aspecto sociocultural destes e das crianças e transformá-los numa atividade significativa para elas, de maneira que ao aprender brincando, a criança poderá construir seus conhecimentos de uma forma diferenciada, criativa e encantadora. (PEREIRA, 2014, p.37)

Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver. (KISHIMOTO, 2010, p.1).

Diante do exposto, partindo da ideia de que a infância e perpassada pelo mundo da imaginação e da fantasia, os jogos e as brincadeiras se apresentam como indispensáveis para o desenvolvimento da criança. Desta forma questiona se:    de que forma os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como instrumento pedagógico na educação infantil?

O artigo em tela teve por objetivo geral analisar as formas pelas quais o brinquedo pode ser utilizado pedagogicamente na educação infantil de 0 a 5 anos. Na perspectiva dos objetivos específicos, busca-se conceituar educação infantil, infância e brinquedo; evidenciar metodologias mediatizada pelo lúdico na educação infantil e apresentar práticas pedagógicas desenvolvidas na educação infantil por meio do uso de brinquedos.

É evidente que o papel mais crucial do professor de educação infantil consiste em ajudar as crianças a desenvolver as habilidades de que necessitam para se tornarem aprendizes para vida. Nesse sentido o brinquedo se apresenta como uma possibilidade rica de aprendizagem. Este estudo se justifica por evidenciar o brinquedo como um instrumento pedagógico na educação infantil.

 

METODOLOGIA 

 

A fim de atender aos objetivos propostos para este artigo, a metodologia utilizada é de base qualitativa em conformidade com os preceitos propostos para Bogdan e Biklen (1994), e consistiu em realizar uma revisão de literatura referente ao tema proposto. As buscas de artigos científicos foram realizadas nas bases de dados Scielo e Pubmed, livros e revistas científicas onde foram selecionados artigos originais e de revisão, escritos em português e inglês.

Os critérios de exclusão foram feitos a partir da delimitação do tema do presente, a utilização dos jogos e brincadeiras na educação infantil, os critérios de inclusão foi a partir de conteúdos não relacionados ao tema proposto. Empreendemos uma leitura dos manuscritos para identificação dos núcleos de sentido de cada texto e posterior agrupamento de subtemas que sintetizem as produções.  

Lima et al. (2019), investigou a importância do lúdico no aprendizado da Educação infantil, como os docentes enxergam a importância que os pais e/ou responsáveis pelos alunos dão ao brincar e verificamos a percepção dos docentes quanto à sua para utilizar o lúdico como um instrumento de aprendizado, onde verificou-se que os docentes demonstraram claramente que pensam no uso de atividades lúdicas como uma educação centrada na criança, unindo o lúdico à compreensão e o conhecimento cognitivo dos educandos.

Percebeu-se, pelo estudo, que muitos pais ainda encaram o brincar na educação Infantil como um simples passatempo. No entanto, essa visão vem aos poucos se modificando, para alívio dos docentes, que não precisam se sentir desconfortáveis diante de tal situação. Neste estudo percebeu-se ainda que a formação profissional dos professores entrevistados é considerada satisfatória.

Alencar, et al. (2017), realizou uma reflexão como foco a ludicidade e seu uso na Educação Infantil, sobre o papel que os jogos e as brincadeiras desempenham na aprendizagem da criança, na faixa etária de 04 a 05 anos, período da Educação Infantil.

Dentre os embasamentos teóricos da Educação, expõem experiências acerca do desenvolvimento humano numa perspectiva que prioriza a Educação Infantil como base inicial da formação para cidadania, compreendendo a criança como ser humano pleno. Visto que o lúdico tem uma grande importância para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, principalmente em relação aos jogos e brincadeiras no processo de ensino e da aprendizagem e na formação da personalidade humana.

Tendo como foco principal as estratégias utilizadas com as crianças para vivenciar como as mesmas se desenvolve cognitiva, afetiva e emocionalmente ao desenvolver atividades lúdicas. Além de tentar entender como esse processo com jogos pedagógicos podem influenciar em sua aprendizagem e no seu desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.

Todavia, é importante que os educadores da educação infantil estejam informados sobre jogos, brinquedos, brincadeiras, e também sobre a criança e o seu desenvolvimento. Para que o lúdico não seja visto apenas como um momento de diversão e recreação, mas como algo sério, pois as crianças muitas vezes aprendem mais e facilmente através dos jogos e brincadeiras.

Oliveira, et al. (2017), em uma pesquisa com o tema o uso de jogos e brincadeiras como recursos facilitadores da aprendizagem dos alunos da educação infantil em uma escola pública no estado do Pernambuco, via pesquisa de abordagem qualitativa, teve por objetivo comprovar, mediante pesquisa participante, que os jogos e brincadeiras são recursos facilitadores da aprendizagem na Educação Infantil da escola investigada.

O universo de pesquisa foi a Escola “Bom Jesus da Lapa”, em Araripina - PE. A amostra foi composta de vinte e três sujeitos, sendo eles: três professoras e vinte crianças. Para alcançar os objetivos propostos, aplicou-se a técnica da entrevista com utilização, sendo o instrumento a Guia de Entrevista, dirigido às professoras.

Realizou-se a análise dos Planos de Aulas, observações participantes, sem guia de observação e complementou-se as informações com registros fotográficos proporcionados pela Escola. Concluiu-se que o lúdico contribui como elemento facilitador da aprendizagem dos alunos da educação infantil na turma de Pré II da Escola investigada, a partir das atividades que lhes permitem o desenvolvimento pessoal e social no ambiente escolar e fora dele, quando as crianças levam consigo o que aprenderam na escola.

Nogueira, (2020), apresentou o resgate do lúdico como processo educativo na relação ensino-aprendizagem. Possibilitando uma análise da contribuição que os jogos e brinquedos proporciona a formação da criança e do adolescente, a fim de promover um crescimento sadio, um enriquecimento integrante no ensino dos conteúdos curriculares, por meio de uma prática democrática, na qual oportuniza a participação franca, criativa, livre e crítica. Neste ínterim, o presente estudo perpassou por etapas de investigações teóricas bibliográficas, como: KISHIMOTO (1996), LUCKESI (2000), ALMEIDA (2000) & PIAGET (1968) que vêm a debater e contextualizar o lúdico no processo de ensino aprendizagem.

A educação procura apropriar-se dos jogos e brinquedos como instrumento imprescindível para o desenvolvimento psíquico e para avanço social do homem. Pensando nisso cada sala de aula tem o seu currículo próprio que enfatiza conteúdo dentro do contexto e interesses do aluno com a finalidade de transmitir valores favoráveis à autodescoberta, a autoestima, e a cooperação.

Sendo assim, ensinar brincando e aprender se divertindo torna o ensino uma pratica pedagógica relevante e significativa que liberta o aluno do imobilismo para uma participação ativa, tendo em vista um forte compromisso de transformação e modificação da sociedade.

Medeiros, (2017), realizou um estudo está pautado na temática “A brincadeira e suas contribuições na educação infantil” tem como objetivo principal reconhecer a importância dos das brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança e para sua aprendizagem, ressalta a importância das brincadeiras para a aprendizagem nesta modalidade de Educação Infantil, tornando-se fundamental para o professor compreender o universo lúdico, em que a criança se comunica, seja com ela ou com o mundo, desenvolvendo-se integralmente e ainda se beneficiando com os efeitos que a brincadeira proporciona na aprendizagem.

A escolha da temática justifica-se por se entender que a brincadeira é um fenômeno de cultura, a qual se configura como um conjunto de práticas e conhecimentos construídos e acumulados por cada um nos contextos históricos e sociais em que se inserem, haja vista que a brincadeira é um dos aspectos importantes na vida da criança. Por fim, através desse estudo, o professor terá a oportunidade de realizar uma leitura mais consciente sobre o aspecto lúdico na vida da criança, com ênfase nas brincadeiras.

Borges, (2017), realizou uma pesquisa com o objetivo analisar a importância da utilização do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem, assim como compreender de que forma o lúdico contribui para o desenvolvimento integral da criança. O lúdico proporciona para a criança o aprendizado no campo intelectual, físico, social e cultural, desta forma, a utilização do lúdico por meio dos jogos e brincadeiras permite que a criança demonstre seus limites e habilidades de forma divertida e eficaz ao mesmo tempo. Por meio do questionamento: qual é a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem? O estudo propõe-se a contribuir em nível elevado com a prática docente, para que seja aprimorada.

Neste sentido, para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas estratégias que proporcione a realização da pesquisa exploratória qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica em fontes como livros, artigos, anais publicados em congressos, dentre outros. Ao final desta pesquisa, concluiu-se que é preciso levar o educador e a escola a compreenderem a importância da ludicidade para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino e de aprendizagem, de forma a contribuir positivamente para a educação, especialmente a Educação Infantil que nem sempre é percebida como uma etapa importante do processo de formação dos cidadãos.

Amarante, (2019), apresentou e discutiu sua relevância na prática pedagógica realizada na Educação Infantil e no desenvolvimento integral da criança, com intuito da construção do conhecimento e aprendizagens. Destacou-se como objetivos dessa investigação compreender os jogos, brinquedos e brincadeiras, entender a importância pedagógica do brincar na formação do desenvolvimento infantil e sua utilização como ferramenta pedagógica, que poderá auxiliar na concentração, agilidade, coordenação motora, atenção, além de possibilitar interação e mudança no comportamento social da criança.

A metodologia utilizada pauta-se na pesquisa bibliográfica com vistas a compreender os jogos, brinquedos e brincadeiras como elementos constituintes de aprendizagens a partir da possibilidade de diversas interações, manifestações sociais e valores culturais, tendo em vista que a atividade lúdica estimula o processo de ensino e aprendizagem e proporciona a construção do conhecimento na esfera educacional, social e pessoal. Inferimos que a evolução ao longo do tempo das ações lúdicas deixou de ser algo secundário, usado somente para entreter a criança, passando a ter um papel fundamental no processo educacional que será defendido por diversos teóricos.

Oliveira, (2016), analisou a presença do brinquedo na rotina da Educação Infantil, qual o papel do mesmo na aprendizagem e desenvolvimento infantil. Avaliou que é de suma importância que o brinquedo esteja inserido no cotidiano da criança; o mesmo está atrelado à brincadeira, já que é no ato de brincar que utilizamos o brinquedo, seja no ambiente escolar ou familiar. Com isso foi realizado um estudo de caso em uma instituição na cidade de João Pessoas, no Estado da Paraíba, com a intenção de identificar como o brinquedo é utilizado e quais as propostas pedagógicas promovidas pelos educadores no ato de brincar.

Analisou-se os dados coletados com bases nos principais documentos que constituem a Educação Infantil, bem como através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos teóricos de autores. Constatou-se que é brincando que a criança dá significado ao seu mundo e desenvolve uma aprendizagem significativa, sentindo-se através do ato de brincar autônomo e independente, inserindo-se na sociedade como sujeito ativo de direitos.

O resultado da pesquisa apontou que o tempo destinado ao brincar no ambiente escolar é curto e limitado pela rotina atarefada atribuída aos educandos; a qualidade e quantidade do brinquedo também são pontos importantíssimos, para a realização de um brincar significativo, apesar de ser notável a desvalorização do ato de brincar pelos profissionais da educação.

Silva, et al. (2017), buscou contribuir para a compreensão do espaço escolar como um lugar propício de construção do conhecimento, a partir de brincadeiras, jogos e brinquedos, enquanto instrumentos pedagógicos, e a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e social da criança, tornando o aprendizado atraente e interessante. Verificou-se que os jogos e as brincadeiras proporcionam a socialização, o raciocínio lógico, a imaginação e a criatividade, sistemas indispensáveis à construção da aprendizagem na primeira infância.

Silva, (2019), apresentou a utilização da ação Lúdica no aprendizado, e a sua influência, como os educadores conduzem tal metodologia com seus educandos, como ferramenta de ensino e melhoria da aprendizagem, abordando a importância do Lúdico no processo de ensino aprendizagem, buscando compreender a relevância do brincar discutindo a aplicabilidade do lúdico no cotidiano escolar e as dificuldades de implantação.

O trabalho desenvolveu-se como uma pesquisa qualitativa e de pesquisar alicerçadas nos fundamentos de autores: Sarmento (2002), Vygotsky (1984), Piaget (1975). Portanto busca-se identificar que a utilização do Lúdico aliada a atividades pedagógicas pode proporcionar uma atividade que permita que sejam desenvolvidas habilidades motoras, sociais, criativas e comportamentais positivas no aluno.

Barbosa, et al. (2018), Avaliou o desenvolvimento do ser humano, em particular da criança, depende especialmente da estimulação recebida. Nesse contexto, o desenvolvimento da linguagem corporal é especialmente beneficiado pela interação da criança com os brinquedos pedagógicos ao longo de toda a infância.

Os brinquedos pedagógicos representam o principal recurso existente durante o brincar. No entanto, suas adequadas características qualitativas e quantitativas representam condições necessárias para que se alcance as metas de estímulo ao desenvolvimento da criança. O estudo identificou em uma escola de uma rede municipal de ensino a existência, frequência de uso, quantidade, conservação e armazenamento de diferentes categorias de brinquedos pedagógicos. Em adição, as razões pelas quais os mesmos estimulam o desenvolvimento e as diferentes linguagens corporais de crianças foram exploradas. Foi utilizada uma ficha de avaliação e registro padronizada.

Os resultados das diferentes pesquisas sobre a importância do lúdico e dos jogos na Educação Infantil evidenciam que a aprendizagem nesta etapa da vida da criança passa necessariamente pelo mundo da ludicidade, questão vivenciada por nós que atuamos diretamente na Educação Infantil nas creches e CMEI`s da rede Municipal de Ensino em Cuiabá-MT.

 

Análise dos Dados

 

Através do que relataram os autores estudados nos diferentes artigos coletados, o brinquedo como instrumento pedagógico na educação infantil é utilizado de forma consciente pelos docentes, porém precisa de adequações e melhorias, precisa ter uma extensão dessa atividade de dentro de sala para a casa dos alunos, uma vez que os pais não podem encarar como uma simples recreação, mas sim um desenvolvimento em todas as esferas para a criança, conforme a ideia dos autores Silva, et al. (2017).

Verificou-se que os jogos e as brincadeiras proporcionam a socialização, o raciocínio lógico, a imaginação e a criatividade, sistemas indispensáveis à construção da aprendizagem na primeira infância. Segundo Oliveira, (2016), o tempo destinado ao brincar no ambiente escolar é curto e limitado pela rotina atarefada atribuída aos educandos; a qualidade e quantidade do brinquedo também são pontos importantíssimos, para a realização de um brincar significativo, apesar de ser notável a desvalorização do ato de brincar pelos profissionais da educação e Barbosa, et al. (2018).

Lima et al. (2019), realizaram uma pesquisa sobre o seguinte problema: qual a importância do brincar na Educação infantil na perspectiva do docente? e percebeu-se, pelas entrevistas realizadas, que muitos pais ainda encaram o brincar na educação Infantil como um simples passatempo. No entanto, essa visão vem aos poucos se modificando, para alívio dos docentes, que não precisam se sentirem desconfortáveis diante de tal situação. Neste estudo enquanto percebeu-se ainda que a formação profissional dos professores entrevistados é considerada satisfatória, Alencar, et al. (2017) concluiu que, todavia, é importante que os educadores da educação infantil estejam informados sobre jogos, brinquedos, brincadeiras, e também sobre a criança e o seu desenvolvimento.

Para que o lúdico não seja visto apenas como um momento de diversão e recreação, mas como algo sério, pois as crianças muitas vezes aprendem mais e facilmente através dos jogos e brincadeiras e também verificou que o lúdico tem uma grande importância para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, principalmente em relação aos jogos e brincadeiras no processo de ensino e da aprendizagem e na formação da personalidade humana.

No entanto, suas adequadas características qualitativas e quantitativas representam condições necessárias para que se alcance as metas de estímulo ao desenvolvimento da criança. Os resultados demonstraram a existência de brinquedos, predominantemente em bom estado de conservação e bem armazenados, porém com baixa frequência de uso.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O brinquedo como instrumento pedagógico na educação infantil, demonstra ser de extrema importância, pois jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início segundo os estudos analisados, evidenciou-se a necessidade de investimentos em conscientização de alguns profissionais educadores e a família come peça fundamental na continuidade desse desenvolvimento se faz necessário.

Em conformidade com a Política da Escola Cuiabana (2019), a infância é uma ideia que vai muito além da cronologia e é construída por elementos fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem, como a fantasia, o faz de conta, as brincadeiras, os jogos, a música, a dança, pois é por meio destes que ocorrem as apropriações da cultura, da linguagem, a formação da mente e dos laços afetivos e, portanto, precisam ser considerados ao se definir um projeto pedagógico.

Dessa maneira, ao se pensar em utilizar os jogos e as brincadeiras como atividade educacional, antes se faz necessário que os educadores devam tomar consciência de que levar o jogo para a sala de aula e usá-lo como ferramenta curricular, é indispensável para o desenvolvimento integral da criança, envolvendo seus aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, a fim de que o lúdico não seja visto apenas como um momento de diversão e recreação, mas como algo sério, pois as crianças muitas vezes aprendem mais e facilmente através dos jogos e brincadeiras.

 

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[1] Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Docente na EMEB São Sebastião e no CEMEI Jornalista Marcos Coutinho. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[2] Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Docente na EMEB Santa Cecília. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[3] Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Docente no CEMEI Jornalista Marcos Coutinho. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[4] Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Docente no CEMEI Jornalista Marcos Coutinho. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[5] Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Docente no CEMEI Jornalista Marcos Coutinho. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.