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OFICINA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES: APRESENTAÇÃO E EXPLANAÇÃO DE TICS, E SUAS VANTAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Léo Ricardo Mussi[1]

 

Introdução:

 

A facilidade de acesso às tecnologias e às comunicações globaliza nosso mundo e nossas formas de aprendizado e metodologia. De maneiras inovadoras e indomáveis o acesso ao conhecimento é facilitado, ampliado e socializado.

Informações transmitidas em velocidades antes inimagináveis, percorrendo distâncias que por muito tempo eram quase imensuráveis. A proximidade tão facilitada causada pela evolução tecnológica claramente influi na nossa cultura e na nossa construção social.

Com tal avanço tecnológico, surge a necessidade de acompanhá-lo!

Nasce daí a importância de ações formativas. E a presente proposta se mostra dessa maneira, com o objetivo de trazer ao docente uma facilidade idealmente suficiente ao ponto de atingir alguma sintonia com as atuais tecnologias, de forma a complementar sua metodologia atual e aprimorar sua didática educacional.

Tais tecnologias não são apenas um “recurso a mais” ou um “enfeite”, mas sim poderosas aliadas no processo educacional e didático.

 

Os objetivos da ação formativa:

Partindo da necessidade de aprimoramento formativo dos docentes, a cerca principalmente da utilização das TICs na didática educacional, surge a presente proposta formativa, que objetiva habilitar e capacitar os referidos professores, na aplicação de tais tecnologias.

Objetiva-se encerrar o processo de formação com o corpo docente possuindo suficiente habilidade ao lidar com as referidas tecnologias da informação e comunicação, de modo a dinamizar sua didática educacional, se aproximar do corpo discente e realizar um bom uso acadêmicos destes recursos já tão naturais para estas novas gerações de estudantes.

Ao incorporar academicamente as TICs, não apenas deve-se dinamizar as aulas, mas trazer também uma série de outras vantagens, como o melhor aproveitamento de tempo, a melhor apresentação e organização de conteúdo, métodos mais eficazes de webinários e webconferências, melhores formas de envio de conteúdos para discentes e de recebimentos de projetos e trabalhos feitos por estes, trazendo uma eficácia muito mais bem aplicada em todo a parte didática e também estrutural do processo educacional.

Espera-se trazer aos professores o domínio suficiente para a utilização didática das seguintes ferramentas: Classrom, Google Forms, Prezi, Google Docs, QR codes e Bibliotecas Virtuais. Ferramentas que serão oportunamente apresentadas nos tópicos que se seguem.

 

O modelo de formação do professorado:

Nos aspectos trabalhados, podem ser aportados aspectos teóricos e práticos, com o objetivo de melhor aproveitamento das oficinas e de seus tempos de divisão.

Opta-se no modelo referido de formação, pela divisão em dois dias de oficinas, sendo repartidos cada dia em dois momentos de aprendizado, totalizando quatro momentos de instrução, contando com momentos de teoria, apresentação/demonstração e prática, devidamente organizados nos períodos disponíveis.

No estudo teórico devem ser apresentados fundamentos pautados em pesquisas e estudos que embasem a importância da utilização das novas tecnologias no ambiente educacional. Explicando a importância destes recursos bem como os motivos de facilitarem o processo de aprendizagem.

Afinal, como cita LITWIN,

 

A tecnologia posta à disposição dos estudantes tem por objetivo desenvolver as possibilidades individuais, tanto cognitivas como estéticas, através das múltiplas utilizações que o docente pode realizar nos espaços de interação grupal. (LITWIN, 1997, p.10).

 

Pode-se notar de forma clara a importância conceitual da aplicação das TICs no processo de aprendizagem.

Nas etapas de apresentação/demonstração focadas na aplicação deve-se demonstrar efetivamente as ferramentas práticas e tecnológicas, bem como suas principais aplicações no ambiente educacional.

Sendo dividida a oficina em quatro momentos, o primeiro abordará a teoria que pauta a necessidade do uso das TICs no ambiente acadêmico, bem como a importância e aplicação destas à formação docente.

Na segunda etapa do primeiro dia, em seu período vespertino serão apresentadas as ferramentas Classroom, que foi desenvolvido justamente com o objetivo de integrar alunos e professores e Google Forms, que permite criar, analisar e gerenciar formulários e pesquisas de forma facilitada e ainda assim extremamente completa bem como suas utilizações e aplicações com o objetivo de aprimorar a interação educacional.

Os demais momentos do dia dois, em sua primeira e segunda etapa, abordam ferramentas digitais diversas, a citar a ferramenta Prezi, o Google Docs, a utilização de QR codes e as atuais Bibliotecas Virtuais, abrangendo as formas de utilização bem como as aplicações destas ferramentas.

 

Os conteúdos da formação:

Como conteúdo da formação, serão abordados os aspectos teóricos da importância da formação de docentes nas tecnologias da informação e comunicação, bem como sertão apresentadas seis ferramentas práticas a serem utilizadas e integradas no contexto educacional.

Com base nos novos conceitos educacionais que surgem a partir da utilização das TICs, pode-se perceber a importância de novos modelos, trazendo um professor “parceiro” na formação do aluno, auxiliando este em seu projeto pedagógico, com transformações que ultrapassam muitas vezes o próprio conteúdo praticado em sala.

Dessa maneira, podemos destacar:

 

Na formação de professores, é exigido dos professores que saibam incorporar e utilizar as novas tecnologias no processo de aprendizagem, exigindo-se uma nova configuração do processo didático e metodológico tradicionalmente usado em nossas escolas nas quais a função do aluno é a de mero receptor de informações e uma inserção crítica dos envolvidos, formação adequada e propostas de projetos inovadores. MERCADO (1999, p. 20).

 

Como exposto, fica clara a importância de se trazerem novos conceitos às metodologias, ficando clara a importância destas formações continuadas.

A primeira ferramenta a ser abordada é o Classroom. Trata-se de uma ferramenta grátis, tanto para docentes quanto para discentes, que pode ser acessada por computador, tablet ou celular, e que permite manter os conteúdos das aulas acessíveis aos alunos, isso de maneiras mais organizadas e didáticas.

Para o estudante, é possível inclusive se estruturar com base nas disciplinas cursadas por ele! Excelente ferramenta para compartilhamento de documentos com a turma, realização de questionários organização de conteúdos e entrega de trabalhos.

O google forms se trata da segunda ferramenta a ser abordada.

Excelente opção para criação de formulários, facilitando a realização de pesquisas e avaliações, permitindo até mesmo inserção de fotos, vídeos e links

por parte dos professores. Inclusive, se mostra como uma excelente opção avaliativa, possuindo até mesmo a possibilidade de correção automática de testes de múltipla escolha, liberar ou não as notas de forma automática aos alunos, e analisar as respostas destes por meio de gráficos, facilitando a identificação de dificuldades a serem trabalhadas em sala.

Como terceira ferramenta, destacamos o Prezi. Utilizado para criação de apresentações, se mostrou em estudos científicos, mais organizado e interativo que os slides tradicionais. Ótimo software para implementar movimentos e recursos visuais às apresentações, trazendo mais atenção por parte dos alunos quando comparado a textos estáticos. A grande chave do Prezi é a possibilidade de apresentações não lineares, podendo ser até 25.3% mais efetivo na aprendizagem que apresentações comuns de PowerPoint, com base nos estudos de MOULTON, TÜRKAY e KOSSLYN (2017).

Como quarta ferramenta, será apresentado o Google Docs. Trata-se se da possibilidade de criação e compartilhamento de documentos de texto, planilhas e apresentações de slide. Com alguns excelentes diferenciais. Além de ser gratuito, pode ser utilizado de forma on-line, sem necessidade de instalação de softwares no computador. Os documentos enviados e editados ficam na nuvem, podendo ser acessados a partir de qualquer tablet, computador ou aparelho celular com internet. Possuí o recurso de criação compartilhada, com histórico de edições, e separação automática por cores dos trechos editados por cada aluno. Além disso é possível realizar sugestões de alterações e inserir comentários no documento. Os arquivos ainda podem ser baixados, e o download pode ser realizado em vários formatos, como PDF e até mesmo .docx, formato do Word.

A quinta ferramenta a ser apresentada é o QR code. Ótima aliada na hora de dinamizar as aulas, seja criando dinâmicas, ou utilizando a ferramenta para facilitar o acesso a links, vídeos, fotos arquivos e etc. O QR code (Quick Response, ou em tradução livre, resposta rápida) trata-se de uma espécie de código de barras quadrado, em 2D, mas que pode armazenar uma gama muito maior de informações do que apenas caracteres alfanuméricos limitados. O código 2D pode armazenar uma quantidade incrível de informações, como símbolos, números de telefone, imagens, localizações, coordenadas, links contendo vídeos, e etc. Não sendo necessários conhecimentos complexos, para utilizar estes códigos, eles podem ser criados pelo professor através de aplicativos gratuitos, e podem ser escaneados pelos alunos através de aplicativos também gratuitos, podendo assim sintetizar enormes quantidades de informações. A adequada utilização do desta ferramenta pode ajudar a dinamizar as aulas, facilitando aos alunos o acesso a informações, documentos, vídeos e até mesmo a gabaritos de atividades.

As Bibliotecas Virtuais compões a sexta e última ferramenta a ser apresentada. Além de ser possível encontrar diversas bibliotecas virtuais gratuitas, elas apresentam uma série de vantagem quando comparadas com bibliotecas tradicionais. Elas eliminam o peso dos livros físicos, resolvem os problemas das quantidades de exemplares, visto que digitalmente o mesmo exemplar pode ser visto por quantas pessoas precisarem dele; resolve a formalidade dos atrasos e renovações, e democratiza o acesso a obras que de outras maneiras poderiam ser difíceis de encontrar ou excessivamente onerosas para se adquirir. Além disso, o acesso rompe as barreiras geográficas, normalmente podendo ser realizado de qualquer localidade, desde que o aluno possua acesso à internet.

Como fica claro, todas estas ferramentas buscam facilitar o processo de ensino e aprendizagem, aumentando o interesse dos discentes com relação aos conteúdos, e facilitando a retenção das temáticas trabalhadas. Isso além de auxiliar na organização das aulas e da metodologia, permitindo um aproveitamento melhor do tempo. Tempo este que se torna precioso, podendo ser utilizado para revisões e auxílio de alunos com dúvidas.

 

A duração da ação formativa:

A formação pode ser apresentada nos moldes de oficinas a serem trabalhadas em dois dias com os docentes, cada uma com duração de um dia e dividida oportunamente em dois momentos, matutino e vespertino, cada momento com quatro horas de duração, e um intervalo de 1h entre os períodos, para facilitar a organização do conteúdo trabalhado.

No primeiro dia de oficina, em sua primeira etapa (matutina), com duração de quatro horas, será trabalhada a teoria por trás da necessidade do uso das TICs na metodologia de ensino, e por que isso se aplica à formação docente.

Durante o período vespertino ainda do primeiro dia, os professores serão iniciados na utilização da ferramenta Classroom, voltada a integração das turmas e organização das disciplinas; e do Google Forms, ferramenta de criação de formulários com diversas aplicações. Este período contará com quatro horas de demonstrações e práticas.

Durante o período matutino do dia dois, que também terá duração de quatro horas objetiva-se apresentar outras duas ferramentas didáticas. A ferramenta Prezi que permite apresentações virtuais animadas extremamente fluidas, e também o Google Docs que permite compartilhar a edição de documentos, e facilita a incrementação coletiva destes, possibilitando que um grupo de alunos (e professores) visualizem e colaborem com um mesmo projeto.

O segundo momento do dia dois e último momento da oficina, conta com quatro horas de aprendizagem no período vespertino, e será focado na utilização de duas ferramentas. O QR code para aumentar a dinamicidade das aulas, podendo ser utilizado para condensar informações, vídeos, links e etc, além de poderem ser expostos em sala com muita facilidade; e também as bibliotecas virtuais, que retiram boa parte da burocracia existente em uma biblioteca física, e democratizam o acesso à bibliografias recomendadas, uma vez que não apresentam problemas como um limite de exemplares de cada obra, nem com prazos de devolução, por exemplo.

Dessa maneira, se busca organizar a oficina de formação docente em Tecnologias da Informação e Comunicação de forma a apresentar uma significativa quantidade de ferramentas aos professores, com tempo hábil para sanar todas as dúvidas acerca dos recursos apresentados, e suas utilizações no processo de ensino e aprendizagem.

 

Considerações finais:

 

A capacitação de professores para a utilização das tecnologias da informação e comunicação é essencial no ambiente contemporâneo, onde a utilização adequada dessas ferramentas deve dinamizar as aulas, aumentar a retenção de conteúdo pelos alunos, simplificar os processos de distribuição de conteúdos e realizações de atividades, além de auxiliar no melhor aproveitamento do tempo tanto pelo corpo docente quanto pelo discente.

Ao utilizar tais tecnologias em aula, o professor tira o aluno da figura de simples receptador de conteúdo, e coloca este como uma figura ativa da aprendizagem. A retenção de conteúdo cresce pois o aluno não estará mais apenas decorando a matéria apresentado pelo docente, mas também interagindo de muitas outras maneiras com esta. Isso auxilia na elaboração do pensamento crítico por parte do discente, que precisará participar do seu processo de aprendizagem de novas formas, além de estimular suas habilidades colaborativas, visto que boa parte das TICs apresentadas trabalham as possibilidades de colaboração, sejam na forma aluno-aluno ou na forma aluno-professor.

Resta demonstrada a importância da formação e capacitação de docentes, principalmente no tema abordado, que se refere às tecnologias da informação e comunicação. Bem como a capacidade dessas tecnologias de possibilitar grandes avanços e benefícios nos processos de  ensino aprendizagem, quando adequadamente aliadas às estratégias docentes  inovadoras que possibilitem uma maior interação acadêmica por parte dos discente.

 

REFERÊNCIAS:

 

ARAUJO, BRUNA. COMO FUNCIONAM AS BIBLIOTECAS VIRTUAIS? QUAL O SEU PAPEL NAFORMAÇÃO DO ESTUDANTE? DISPONÍVEL EM: HTTPS://UNIANDRADE.BR/BLOG/COMO-FUNCIONAM-AS-BIBLIOTECAS-VIRTUAIS-QUAL-OSEU-PAPEL-NA-FORMACAO-DO-ESTUDANTE/

 

ARAÚJO, ROSANA SARITA DE. CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA WEBQUEST NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. IN: MERCADO, LUÍS PAULO LEOPOLDO (ORG.). VIVÊNCIAS COM APRENDIZAGEM NA INTERNET. MACEIÓ: EDUFAL, 2005.

 

FRIZON, VANESSA; LAZZARI, MARCIA DE BONA; SCHWABENLAND, FLAVIA PERUZZO; TIBOLLA, FLAVIA ROSANE CAMILLO. DISPONÍVEL EM: HTTPS://EDUCERE.BRUC.COM.BR/ARQUIVO/PDF2015/22806_11114.PDF

 

LEAL, ANDREZA CRISTIANE SILVA; SANTOS, EDNA DOS. CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PORTAL.FSLF.EDU.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2016/12/TCC5-7.PDF

 

LITWIN, EDITH. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: POLÍTICA, HISTÓRIA E PROPOSTAS. PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS, 1997.

 

MEIRA, ANA CLARA GONÇALVES ALVES DE; QUARESMA, EDSON ANTUNES JÚNIOR. UMA PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SALINAS-MG. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO –ANO 10 – NÚMERO/VOL.25 – JULHO 2018. DISPONÍVEL EM: HTTP://TECEDU.PRO.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2018/07/ART49-VOL.25-JUNHO2018.PDF

 

MERCADO, LUIZ PAULO LEOPOLDO. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS. MACEIÓ: EDUFAL, 1999.

 

MOULTON, SAMUEL T.; TÜRKAY, SELEN; KOSSLYN, STEPHEN M. (2017) DOES A PRESENTATION’S MEDIUM AFFECT ITS MESSAGE? POWERPOINT, PREZI, AND ORAL PRESENTATIONS. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1371/JOURNAL.PONE.0178774

 

PORTILHO, GABRIELA; PINTO, JÚLIA. BIBLIOTECAS DIGITAIS COMPLEMENTAM O ENSINO EM SALA DE AULA. DISPONÍVEL EM: HTTPS://NOVAESCOLA.ORG.BR/CONTEUDO/2092/BIBLIOTECAS-DIGITAISCOMPLEMENTAM-O-ENSINO-EM-SALA-DEAULA?GCLID=CJWKCAJW64EJBHAGEIWABR9O2HO3AGDZA9A3D7FBQFTK9A6AKMA9PFS4XZAOD1XCIL0FEGPRNYRVLBOCC4WQAVD_BWE

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estud. av. [online]. 1988, vol.2, n.2, pp. 46-71. ISSN 0103-4014.

 

[1]  Advogado e Psicanalista. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior e em Psicologia Clínica. Mestrando em Educação E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.