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PROJETOS NA ESCOLA: PONTO DE PARTIDA PARA UMA EDUCAÇÃO ORGANIZADA E DE QUALIDADE ATRAVÉS DA PESQUISA

 

Patrícia Santos Luz[1]

Sirlei Souza Barleta[2]

 

RESUMO

O presente artigo sobre projetos na escola instiga os profissionais a uma reflexão sobre suas praticas pedagógicas .Temos como principal objetivo estimular a inclusão do ensino por projetos no cotidiano escolar.Acreditamos que ao optar por esta inserção ,o professor pode ampliar e melhorar o seu fazer docente.A intenção aqui apresentada ao profissional da educação é que o mesmo simpatize com a proposta e reflita sobre suas praticas e o seu fundamental  papel na construção de uma educação significativa .

Palavra chave: Ensino. Pesquisa. Aprendizagem

 

ABSTRACT

This article about projects in the school instigates the professionals to a reflection on their pedagogical practices. We have as main objective to stimulate the inclusion of the teaching by projects in the school routine. We believe that when opting for this insertion, the teacher can extend and improve its do The intention here presented to the education professional is that he / she sympathizes with the proposal and reflects on its practices and its fundamental role in the construction of a meaningful education.

Keyword: Teaching. Research. Learning.

 

INTRODUÇÃO

 Projetar é uma atividade da maioria das pessoas, a todo instante nos encontramos  planejando e fazendo projeto, seja para mudar de profissão, local, ou até de pensamento. No ambiente escolar não é diferente. Com o passar do tempo observamos que muitas estratégias de ensino para melhorar a educação foram colocadas, analisada, discutidas e até mesmo descartadas e assim em passos lentos vão transformando a educação. A metodologia de projeto é mais uma estratégia pouco usada, mas de grande valia na construção de novos rumos para a educação .Aproximamos   o projeto neste contexto como uma obra semelhante a  da educação a distancia no sentido que o estudante é o autor e prioriza os seus interesses, realizando suas escolhas gerenciando o tempo, organização e sua aprendizagem ou seja produz o seu conhecimento. O profissional que inicia seus trabalhos com a metodologia de projetos assume uma postura dinâmica que aliada, á interdisciplinaridade, supera o ensino de forma fragmentada sem um objetivo.

    O ensino com projetos, certamente, se tornará um fio condutor para o profissional atento ao ensino de qualidade e a uma forma inovadora de buscar, buscando estratégias praticas para viabilizar o ensino através da pesquisa. Ao dar inicio a leitura desafiamos o leitor a analisar e, se possível, formular argumentações sobre aquilo que tem feito no dia a dia escolar. Destacando aspectos que julguem coerentes com a abordagem tradicional de lecionar e contemplem a possibilidade de buscar novos horizontes compatíveis com esta nova forma de educar. A sociedade atual vive em constante mudança no que se refere às conquistas tecnológicas que também esta sendo um marco importante para o acesso a educação. E ao mesmo tempo em que evolui nas tecnologias a educação encontra-se em nossa visão em crise. Segundo o autor (BEHRENS,2000) :

 

A passagem de um paradigma antigo para um novo paradigma é um processo que envolve resistência, receio, angustia e insegurança; por isso é chamado de crise paradigmática .Apesar de causar estes sentimentos desagradáveis, quando a crise é superada ela pode ser um processo de instigação, de curiosidade e, sobretudo, de renovação.

 

        Através desta motivação do autor que este artigo nos faz perceber que, mesmo sendo simples os motivos, nos ajuda a tentar aderir novas ideias que possivelmente nos convida a novas praticas já diferentes das impregnadas basta que o profissional esteja aberto a passar por este aperfeiçoamento. Iniciaremos as reflexões a respeito do tema projeto uma forma de organizar o pensamento e executado de acordo com os objetivos, meios que se pretende alcançar determinada situação.

 

1-ELABORAR UM PROJETO EXIGE: ORGANIZAÇÃO DE PENSAMENTO.

 

     A metodologia de projeto é um  trabalho capaz de dar origem a uma nova prática diferenciada e eficiente.Consideramos o projeto como um conjunto de atividades que possuem um conjunto de atividades que trabalham com um tema especifico construídos a trazer do tema gerador do problema e os objetivos e resolver o problema. A duração do projeto de trabalho e muito variável dependendo assim do nível de interesse dos pesquisadores e estudantes. O projeto também tem suas imprevisibilidades e poderá sofrer alterações, ou seja, ele deve ser flexível.

Para serem eficazes como elemento que possibilitam o conhecimento, precisam ser significativos, representantes de uma questão que seja comum para o grupo e partir de uma indagação da realidade (BRASIL,1998).

Segundo os autores HEM e BENEKE (2005,p.29),”um projeto de trabalho se define como uma situação em que as crianças realizam uma investigação em profundidade a cerca de eventos ou fenômenos interessantes que se encontram em um ambiente”.

        O ensinar com projetos de trabalho é dar origem a uma forma de ensino recomendável e inovadora, e evidentemente, o educador  precisa fazer as modificações e adequações de acordo com a idade para que a proposta seja alcançado. Diante de tantas possibilidades positivas de se trabalhar com projetos é comum em reuniões e diálogos entre educadores ouvir sempre a frase “Realmente o trabalho com projetos e muito bom, porém, eu não tenho tempo para elaborar, pois exige muita organização e planejamento e eu prefiro ficar com o tradicional mesmo aluno, quadro e livro didático da menos trabalho.”

   Percebemos através destes diálogos que os mesmos encontram facilmente dentre estas uma serie de desculpas para aderirem ao novo método. Diante desta realidade se o educador não acredita no trabalho e não se envolveu ao máximo, dificilmente irá executado de uma forma prazerosa ajudando seus alunos na produção do conhecimento.

    Percebemos na fala desta educadora que em nossa visão não é a única que pensa desta forma, ela conhece o trabalho com projetos mas, prefere  continuar com sua maneira de ensinar. Não podemos deixar de lado a priori de que o professor que visa a  produção do conhecimento, como é o caso dos projetos, é capaz de proporcionar uma visão ampla, minuciosa e reflexiva cujo a aprendizagem e o tema central. E o que nos alerta as autoras:

   Se não instigarmos as crianças a pensar, tal fato poderá concretizar-se. Se as crianças não recebem a chance de se tornarem curiosas e de descobrir respostas as suas perguntas, elas não se verão como aprendizes de sucesso, ou não considerarão a escola como um lugar em que possam aprender algo interessante e revelante. Ao final do processo, sua curiosidade intelectual morrerá(HELM;BENEKE,2005,p.14).

Seguindo esta linha de pensamento sobre o conhecimento um importante pensador brasileiro afirma que:

A criança deve ser o eixo central da escola e o ensino deve ser feito entorno da intenção de aprender da criança. Os interesses e propósitos das crianças devem governar as escolha das atividades e, em função do seu desenvolvimento, essas atividades devem ser reais e reconhecidas pelas crianças. Para tanto, o programa escolar deve estar organizado em atividades, unidas de trabalho ou projetos e não em matérias escolares (TEIXEIRA,2000,p.88-90).

    Podemos observar neste tópico que além de organização de pensamento o projeto exige algo maior que é o querer fazer, possuir um motivo e uma intenção que reflete no profissional um sentido da sua existência na sociedade atual encerremos este diálogo com a reflexão do autor:

Nesse novo contexto, a escola deveria trabalhar com o que se chama de reconstrução do conhecimento experimental. (....)Um espaço de cultura onde se realizasse a mediação reflexiva(...)e que o professor se faz necessário para escola.A escola precisa ter bons profissionais como professores,os quais são seus parceiros e os formadores desse novo saber(PIMENTA,2002,p.19-20).

 

2- O QUE O TRABALHO COM PROJETOS POSSIBILITA.

 

    O trabalho com projetos possibilita a introdução de novas práticas como a leitura crítica de imagens e das informações transmitidas pelos diversos meios de comunicação possibilitando um olhar crítico e analítico da situação abordada. Outro importante aspecto e de que o educador se desprenda de aulas tradicionais e cansativas e com pouca participação pois, alunos enfileirados e quietos não interagem e acreditamos aqui que a aprendizagem ocorre quando os sujeitos trocam experiências entre sim.Com o projeto os alunos irão em busca e serão atores agentes deste conhecimento na troca de experiências e descobertas com seus pares. Refletimos sobre a questão metodológica dos projetos  que nos permite uma educação permanente pois acreditamos que aprendemos quando somos desafiados a sair da posição passiva e ir para ativa.

   Para entendermos melhor o termo educação permanente refletiremos com o autor Aranha (2006,p.363), “Se agora a universalização da educação tem sido uma das bandeiras da educadores comprometidos com a democracia, daqui pra frente o problema escolar se amplia. Por que não basta adquirir as primeiras letras, mas ter condições de continuar em uma escola sem fim”. Entendemos como educação permanente, a educação que vai além dos bancos escolares é uma educação continua que torna viável a renovação, a atualização constante e a auto formação de cada um dos sujeitos. A metodologia de projetos também é considerada interdisciplinar, ou seja, supera a antiga visão separada das disciplinas. O projeto nos mostra claramente isso com a interdisciplinaridade que ele tem nos faz visualizar melhor que as disciplinas não estão isoladas e sim interligadas.

    Através da presente reflexão sobre o trabalho com projetos, lançamos uma proposta ao profissional da educação para que não permaneça apenas como um apreciador passivo  do trabalho com projeto mas ,reflita constantemente sobre suas práticas buscando sempre inovar. Lembrando sempre que o papel do professor nessa iniciativa e de fundamental importância deve partir dele a vontade de fazer a diferença contribuindo desta forma em mudar os rumos da educação dando o primeiro passo que é na sala de aula, fazendo valer assim, a existência da profissão em meio a sociedade do conhecimento.

 

3-A PESQUISA COMO UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O ENSINO.

        Nesta abordagem, discutiremos sobre a pesquisa como ferramenta indispensável para o ensino, ela nos traz o seguinte entendimento. Não se pode conceber um projeto sem que haja uma pesquisa. E exatamente na pesquisa que encontramos o maior envolvimento e valor dos participantes envolvidos. Segundo o autor Pedro Demo,

(...) pesquisa não e um ato isolado, intermitente, especial, mas atitude processual de investigação diante do desconhecido e dos limites que a natureza e a sociedade nos impõem. Faz parte de toda pratica, para não ser ativista e fanática. Faz parte de todo o processo de informação, como instrumento essencial para a emancipação. Não só para ter, sobretudo, para ser, é mister saber(DEMO,2006,p.16).

      A pesquisa é uma coisa seria devemos ficar atentos às fases de ensino, para que em nome da popularização não se torne banal, malfeita, inconclusa e incipiente. Para realizar uma pesquisa atualmente as pessoas não precisam dominar técnicas rigorosas e nem tampouco possuir uma vasta trajetória acadêmica abrindo assim espaço para que mais pessoas possam participar das metodologias da escola delineando o papel de cada sujeito no processo de aprendizagem. O espaço escolar com a pesquisa ganha amplitude, mas também um propósito do ensino que vai se expandindo buscando maior proximidade com a realidade vivenciada pelo aluno. Para reforçar nosso entendimento o respeitado Dermival Saviane faz a seguinte colocação:

(...) para ensinar e fundamental que se coloque inicialmente a seguinte pergunta: para que ensinar geografia, historia e português aos alunos concretos com as quais se vai trabalhar... Em que essas disciplinas são relevantes para o desenvolvimento destes alunos.... (SAVIANI,2003,p.97).

O papel do professor é de suma importância neste processo de pesquisa pois ele e o responsável em definir e organizar as ideias sempre orientando o aluno a fazer questionamento buscar compreender com ação e clareza dos objetivos propostos. Cabe ao professor também compartilhar a investigação com seus  alunos posicionando-se como um parceiro experiente do processo educativo acompanhado os alunos  a realizar o desafio da aprendizagem significativa através do projeto.

Não consideramos o ambiente tradicional como ideal de educação com pesquisa. Pois o tradicional que nada mais é de que a transferência de conteúdos e disciplinas isoladas e cadeiras enfileiradas, giz e quadro .O que para nós não proporciona um olhar ao horizonte e as possibilidades de ultrapassar as barreiras como indo a campo, biblioteca, lugares extras, ambientes virtuais entre outros. O tradicional mantêm um aluno em uma gaiola propriamente dita onde o mesmo ao tem a oportunidade de alçar voos para o conhecimento significativo para a vida.

 

CONCLUSÃO

 

Diante da temática abordada no tema deste artigo, fica a clareza e a confirmação que os projetos na escola confirmam nossas hipóteses de eficácia em busca de uma educação organizada e de qualidade através da pesquisa. O ensino de projetos e pesquisas na escola não se limita a nenhum nível de modalidade da educação e ainda podemos considerar o projeto com pesquisa como um processo de formação humana de no decorrer de nossa breve existência, dentro e fora do ambiente escolar. Esta metodologia nos faz refletir sobre a busca pelo conhecimento para a vida, aqui e agora. E é justamente esta vida que precisa ser resgatada nas escolas atualmente. O conhecimento e tão necessário quanto a vida pois não se vive a vida de outra pessoa e nem a pessoa vive em nosso lugar, somos seres único e históricos capazes de produzir o nosso conhecimento e é ai que a pesquisa nos convida a nos questionarmos constantemente sobre nossas praticas profissionais. Diante destes importantes argumentos cabe salientar ainda que a mudança e algo que desperta os sentimentos mais desagradáveis nas pessoas principalmente quando temos que mudar algo que já está interiorizado. O desconhecimento gera medo, preocupação e rejeição por parte da maioria. Não é uma tarefa fácil para este profissional ele precisa sentir e tomar consciência deste novo contexto e do novo papel que ele possivelmente deveria assumir nos dias atuais. E importante argumentar que o projeto não é algo pronto e acabado ele é um processo de construção coletiva de conhecimento e possui suas peculiaridades de acordo com os temas abordados sendo flexível e a qualquer momento melhorado ou alterado para se obter um resultado satisfatório aos seus integrantes. Nesta perspectiva, refletiremos que de fato é possível inserir os projetos educacionais nas escolas, mas para que isso aconteça primeiramente exige  mudanças. A ênfase deste artigo é sensibilizar os integrantes do ambiente escolar a principalmente querer fazer e de fato incluir a pesquisa de projetos para trilhar novos caminhos de sucesso na educação.

 

REFERENCIAS

ARANHA,ML. de A. Historia da educação e da pedagogia: geral e Brasil, São Paulo:Moderna,2006.  

BEHRENS,M.A.O paradigma emergente e a pratica  pedagógica.2.ed.Curitiba:Champagnat,2000.

 

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Formação pessoal e social .Brasília: MEC/SEF,1998.v.2.

 

DEMO,P. Educação e qualidade.Campinas:Papirus,1994.

 

HELM,J.H;BENEKE,S.O poder dos projetos. Novas estratégias e soluções para educação infantil. Porto Alegre:Artmed,2005.

 

PIMENTA,S.G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus.

 

SAVIANI,D. Pedagogia Histórico -Critica :primeiras aproximações.7.ed.Campinas:Autores associados,2003.

 

TEIXEIRA, A. Pequena introdução a filosofia da educação. A escola progressiva ou a transformação da escola. Rio de Janeiro:DP&A,2000.

 



[1] Graduada em pedagogia pela FAEL, pós-graduação em psicopedagogia clinica e institucional pela Fasa e mestranda em educação pela FIG.

[2] Graduada em pedagogia pela Unitins, pós-graduada em Psicopedagogia.