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O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Flávia Liranço da Silva1



A mente que abre uma nova janela, jamais volta ao seu tamanho original”

Albert Einstein



RESUMO

O lúdico em seu processo de desenvolvimento é uma atividade em manifestação espontânea, pois a interação com o conhecimento leva a criança a se desenvolver em um movimento voluntário e contínuo, buscando aprimorar e transformar as problemáticas em conhecimento real.

Palavras-chave: Lúdico. Conhecimento. Desenvolvimento.


INTRODUÇÃO


O lúdico é considerado uma estratégia de grande importância na construção do conhecimento humano, pois o processo de brincar já faz parte da criança, então nada melhor que aprofundar nesse universo infantil para direcionar e trabalhar esses ensinamentos, permitindo assim, que a criança se descubra e também aprenda um pouco mais sobre o universo que a rodeia, de maneira descontraída e lúdica, pois as atividades lúdicas tem o papel de desenvolver nas crianças alguns aspectos como: a memorização, a atenção e a imaginação. Sendo assim, o professor como mediador, tem o papel de tornar essas aulas bem ativas, descontraídas e alegres tendo o brinquedo, a brincadeira como aliados a essa necessidades.

Segundo Vygotsky (1995), onde frisa que a brincadeira:


(...) cria na criança uma nova forma de desejos. Ensina-a a desejar relacionando os seus desejos a um "eu" fictício, ao seu papel na brincadeira e suas regras. Dessa maneira, as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação e moralidade.

 

Ao brincar, a criança pode desenvolver as habilidades de imitação, atenção, memória, imaginação e habilidades motoras como coordenação motora e de equilíbrio. O brincar também potencializa o desenvolvimento e estimula a curiosidade e a atenção, despertando a autoconfiança, e aprendendo a conhecer, conviver, gerar autonomia, desenvolvendo e aumentando a linguagem e o pensamento da criança.  A brincadeira também possibilita a construção do saber fazer, sendo assim, a educação infantil é considerada a base da formação sócio educacional de todos, pois favorece a autoestima da criança e contribui para aquisição de formas criativas facilitando no seu processo de adaptação social.


A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA


O brincar faz parte da infância, também é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. É considerado importante porque na brincadeira, a criança recicla suas emoções, se reequilibra e supra a necessidade da criança de se conhecer cada vez mais além de reinventar a realidade. Além disso, a brincadeira é considerada uma metodologia de ensino utilizada para estimular o raciocínio e proporcionar uma aprendizagem de qualidade, pois quando a criança brinca, aprende a regras fundamentais para o desenvolvimento pessoal e intelectual, além de ser considerada também muito importante no processo ensino aprendizagem.

Kishimoto (1996, p. 62), explica que a brincadeira favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo.

Quando a criança está no mundo imaginativo, ela pode tudo, pois a brincadeira e o brinquedo representam diversos papéis culturais e imaginativos que devem ser colocados em uma posição de grande valor quando se fala de situação imaginária, fomentando assim, sua capacidade de relacionar uma informação nova com seu próprio conhecimento. Além disso, quando se propõe conhecimento através das brincadeiras e dos jogos o educando obtém um melhor desempenho em sua aprendizagem, pois diversas vantagens são transmitidas através do conhecimento lúdico. Entretanto, o mediador entre o objeto de conhecimento e a criança é o professor, pois propicia situações de aprendizagens e espaços articuladores de capacidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de cada um referentes aos diversos campos de conhecimento humano. O professor é considerado mediador entre criança e objetos de conhecimento devido organizar e propiciar espaços e situações de aprendizagens com capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas à cada criança que aplica seus ensinamentos.


A ludicidade, tão importante para a saúde mental humana, precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois é o espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço de exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. (CUNHA, 2005 p. 09)


Educar não é apenas repassar informações ou apenas mostrar um caminho a ser seguido, é algo maior. Pois o brincar é essencial, por que revela-se de diversas formas as maneiras, formas, movimentos e atividades para trabalhar diversas habilidades. Sendo assim, as atividades lúdicas podem propiciar uma vivência plena, integrando desta maneira a ação, o pensamento e o sentimento.


OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS


O lúdico quando é trabalhado na Educação Infantil, tem o objetivo de investigar como as atividades lúdicas fazem a contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade lúdica desenvolve na criança diversas habilidades como a imaginação, atenção, memorização e vários aspectos básicos para o processo da aprendizagem que estão em processo de formação do ser.

Os brinquedos, jogos e as brincadeiras estão ligados ao mundo infantil, sendo assim, a ludicidade contribui para a construção do conhecimento amplo na educação infantil. Entretanto, concluiu-se que, por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo onde está inserida, também aprende a respeitar o próximo e a obedecer os comandos e regras, estabelecendo assim, relações sociais e construindo conhecimentos de forma integral. Por isso as brincadeiras e o jogos são considerados de grande importância para o desenvolvimento da criança, pois os mesmos auxiliam na aprendizagem das regras favorecendo a autonomia e autoconfiança.

O jogo e a brincadeira são ótimos recursos facilitadores da aprendizagem, os mesmos são considerados imprescindíveis no desenvolvimento da criança, pois os jogos e as brincadeiras ensinam as crianças a conviver com regras, despertam a atenção desenvolvem as características pessoais, sociais e culturais da criança além de colaborar para a saúde mental que facilita a expressão, socialização, comunicação e das crianças.

 

1. Quando o lúdico é trabalhado na educação infantil proporciona uma aprendizagem prazerosa e interativa, pois através do mesmo a criança aprende brincando além de favorecer um desenvolvimento intelectual, social e físico da criança possibilitando um desenvolvimento real.

2. O lúdico como método pedagógico prioriza a liberdade de expressão e criação. Por meio dessa ferramenta, a criança aprende de uma forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa, possibilitando o alcance dos mais diversos níveis do desenvolvimento. Cabe assim, uma estimulação por parte do adulto/professor para a criação de ambiente que favoreça a propagação do desenvolvimento infantil, por intermédio da ludicidade. (RIBEIRO 2013, p.1)



O LÚDICO NA APRENDIZAGEM


O lúdico é considerado uma metodologia de suma importância para o processo de desenvolvimento da criança na educação infantil, diante disso, necessita-se proporcionar aos alunos um espaço prazeroso e criativo onde os mesmos podem interagir com segurança e qualidade. Além disso, a ludicidade também é eficaz   para o desenvolvimento da criança, merecendo uma atenção especial por parte de todos os educadores. O   local    para   a realização das atividades, necessita   ser   um ambiente agradável, em   que as crianças possam se sentirem descontraídas e confiantes estimulando o   interesse, a capacidade de observação, a     criatividade e a   interação. Além disso, o jogo também é considerado algo natural do ser humano, devido ser compreendido como uma atividade que proporciona alegria e prazer para o que está envolvido na ação, o mesmo contribui de no desenvolvimento social, intelectual, emocional, físico social da criança despertando a curiosidade e desenvolvendo a concentração, a atenção e a criatividade das mesmas, pois quando brinca e joga a criança se envolve na brincadeira colocando-se como aprendiz do conhecimento na ação seu sentimento e emoção. O lúdico deve ser visto como uma ferramenta didática para o educador como forma de tornar a aprendizagem mais prazerosa, agradável e eficaz para o aluno.

De acordo com Vygotsky (1984, p. 122 apud KISHIMOTO, 1996 p. 64) o brincar é a origem da situação imaginária criada pela criança, em que desejos irrealizáveis podem ser realizados, com a função de reduzir a tensão e ao mesmo tempo constituir uma maneira de acomodação dos conflitos e frustrações da vida real. Através do jogo a criança apresenta um impulso natural e motivador, pois quando o professor utiliza jogos e brincadeiras como motivador da aprendizagem, estimula o pensamento, o tempo e espaço integrando assim diversas personalidades e dimensões.

Brincadeiras e jogos são considerados como estratégias e métodos na produção do lúdico no ato de aprender, além de ser uma forma de divertimento típico da fase da infância, também temos a brincadeira que já é considerada algo natural da criança devido propiciar vários momentos prazerosos e de um amplo desenvolvimento da personalidade infantil, pois nessa etapa do processo, as crianças necessitam de uma forma de divertimento como algo natural e agradável, necessitando assim de um olhar mais cuidadoso no ensino aprendizagem.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


O lúdico na educação infantil não pode ser considerado apenas como uma aplicação de conteúdo, deve ser uma representação e preparação de situações futuras para que haja uma boa representação social, proporcionando respeito e solidariedade para uma boa formação humana, pois brincar é uma forma importante de comunicação além de ser considerada essencial no processo ensino aprendizagem.

A ludicidade também é considerada uma forma, um meio da criança se tornar responsável pela construção de seus conhecimentos e saberes, além de ser também um meio de comunicação por onde a criança tem suas vivências comunicando – se através de sons, símbolos, gestos, brincadeiras, que representam um papel muito importante na infância. Enfim, a utilização do jogo e da brincadeira é um instrumento para a aprendizagem do educando pois à partir daí, o mesmo aprende a lidar com o mundo, formando sua personalidade. Diante disso, percebe-se que o lúdico é utilizado para que se tenha uma interação melhor entre aluno e professor, sendo considerado eficaz na construção do próprio conhecimento e uma melhor assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. Assim o jogo e a brincadeira são considerados excelentes recursos facilitadores do processo ensino aprendizagem.

Diante disso, a recriação de significados é um item integrante das atividades com jogos e brincadeiras, que dá condições para que o aluno se constitua e se desenvolva em um lugar de contínua transformação. Por isso, é fundamental e muito importante que o espaço e o tempo para essa criança comportem totalmente seu inteiro desenvolvimento, pois o educando tem direito a ter uma educação de qualidade.


REFERÊNCIAS


Vygotsky (1995),

Kishimoto (1996, p. 62),

CUNHA (2005 p. 09).

RIBEIRO (2013, p.1).

Vygotsky (1984, p. 122 apud KISHIMOTO, 1996 p. 64)

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