Buscar artigo ou registro:

 

 

RESUMO: LER PARA UMA CRIANÇA É TRAZER PARA AO MUNDO MUITA ESPERANÇA

Itamara Maria Gadini
Enoch Rodrigues Duarte
José Marcos de Sousa

 

A Necessidade de uma comunidade escolar está sempre presente nos lares de nossas crianças, surgiu a ideia de um Projeto de Leitura diferente para o momento, buscamos parceria fora da escola com outras áreas da sociedade civil além dos professores, Médico, Psicólogo, Pastor, Músicos, Padre e outros, para juntos somarmos e a partir deste sublime momento nasceu o projeto com título: LER PARA UMA CRIANÇA É TRAZER PARA AO MUNDO MUITA ESPERANÇA. (Professores 3º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminho para o Futuro de Lucas do Rio Verde).

 

Como será demonstrado a seguir os relatos dos participantes do projeto, sendo narrado as falas originais na íntegra:

 

Padre Otávio Paróquia de LRV: “Sabemos que a leitura é algo muito importante em nossas vidas, e a leitura pode nos apresentar novos caminhos, novas realidades que até então eram desconhecidas. Hoje eu quero apresentar para vocês então, a Bíblia, a palavra de Deus, que para nós cristãos, é um livro de suma, de extrema importância, mas eu queria apresentar esse livro, de uma outra forma para vocês. Sabemos que dentro da Bíblia, existem vários outros livros, e esses outros livros, com várias formas de serem encontrados, tudo aquilo que aparece aqui, todas as histórias que aparecem aqui dentro. Por exemplo, nós temos novelas, narrativas, poemas, ou seja, muita coisa diferente aqui dentro, que pode te ajudar a enriquecer a sua própria vida também, a sua vida intelectual, mais no nosso caso, não é somente a nossa vida intelectual, mas também no campo da fé e da Espiritualidade. Tem um versículo bíblico, que eu separei para vocês aqui, está no Evangelho de Lucas, que vai nos dizer assim “E o menino crescia e ficava forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre ele”. Então s vocês querem crescer fortes, como Jesus crescem na narrativa, convido vocês a lerem a Bíblia!”.

 

Professor: José Marcos de Sousa: “Olá crianças, eu estou aqui para ensinar uma forma diferente da leitura. Vamos cantar? 1, 2, 3 indiozinhos, 4,5,6 indiozinhos, 7, 8 ,9 indiozinhos 10 num pequeno bote. Iam navegando pelo rio abaixo, quando o jacaré se aproximou, e o pequeno bote dos indiozinhos quase, quase virou, só balançou! Um abraço a todos”.

 

Professora Ana Paula Severo : “Vou começar uma historinha com vocês, mais essa história ela não acaba hoje, ela acaba semana que vem. Numa cidade bem distante, havia uma menina que ela amava estudar, um dia ela foi para a escola, e começou a estudar. Ela sempre fazia as atividades de inglês com muita atenção, essa menina ama a outra língua. Você sabe quem é ela? Agente termina essa história na próxima semana, beijos e boa aula”.

 

Professor Eliano Dias (MT): “A leitura, ela é algo maravilhoso porque nos faz ser transformados, ela faz com que saiamos desse mundo real e entremos para um mundo imaginário. Ler faz bem, ela nos faz e nos proporciona momentos de prazer, momentos de descontração e por falar em leitura, agora nesse tempo de pandemia, escrevi um livro que será em breve editado, se Deus quiser, ela conta a história de fiufiu, fiu e feliz, quem é Fiufiu? Fiufiu é um ratinho e com seus irmãos fiu e feliz, esses três irmãos ratinhos, acabam por ficar órfãos, ou seja, eles perderão seus pais, e então eles passam a viver sozinhos, enfrentando as dificuldades e as lutas, dessa vida de ratinhos. Fiufiu, em uma de suas descobertas a procura de alimento, ele encontra um humano, e a partir desse encontro surge uma belíssima amizade, entre fiufiu e esse humano, que é catador de materiais recicláveis, se faz interessante, porque eu acabo envolvendo essa historinha, dentro do senário que está acontecendo nesse momento, o cenário atual, que é a questão da Pandemia global. O interessante é que, esse humano acaba sendo contaminado com o Covid – 19, e passa por algumas dificuldades, mas enfim, a amizade de Fiufiu, fiu e feliz com esse humano, acaba sendo fortalecida. Enfim! Enquanto isso, eu falo isso porque, a leitura como eu disse, ela faz com que saiamos do muno real e entremos num mundo imaginário, então por essa razão, ler faz bem, Crianças leiam, adultos leiam, crianças leiam para os adultos, adultos leiam para as crianças, porque a leitura com certeza nos faz pessoas melhores, nos faz ser humanos melhores, e com certeza esse mundo será um mundo melhor”.

 

Edilson: “Sou Advogado, atual presidente da OAB Mato Grosso, e venho aqui abraçar essa bela campanha, de incentivar os alunos para a leitura, nós queremos partilhar o sentimento que eleva o conhecimento, que enriquece cada pessoa com essa vontade, essa disponibilização em ler. Levem isso para a vida de vocês, leiam cada vez mais, que vocês tenham aptidão e discernimento cada vez mais para fazer o que vocês intenderem de melhor, a leitura engrandece e não atrapalha ninguém, reservem um tempo para a leitura”.

 

Poeta José Mauricélio (PB): “Ler é algo fascinante eu digo a verdade pura, por isso que é importante o incentivo à leitura, pois toda criança lendo, eu digo nesse meu verso, vai depressa conhecendo um valoroso universo. Universo da leitura, este que é tão divertido e quem passa um tempo lendo, jamais tem tempo perdido. É isso aí meu povo, vamos sempre incentivar as crianças a lerem, porque é algo muito importante em nossas vidas e nossa formação”.

 

Cleyton dos Santos Silva (MT): Sou o pai de um aluno, da escola Caminho para o Futuro, nesse mês de abril, comemoramos o dia nacional do livro infantil. Incentivem seus filhos com pequenos passos à leitura, para que nós possamos ser pessoas com um conhecimento melhor, com sabedoria e que nossos filhos possam ser melhores, e maiores do que nós em conhecimento, beleza! Um forte abraço”.

 

Professora Simone Piccinini (LRV-MT): “Também gostaria de participar do projeto que vocês estão desenvolvendo, posso? Então irei começar com uma historinha que encerrarei na próxima semana...A tartaruga e o menino, em um lugar bonito, cheio de flores e pássaros o menino tinha uma tartaruga, um dia ele queria que ela se movimentasse, ela estava muito parada e isso incomodava ele, mas ele teve uma ideia, levou ela até o campo para lhe mostrar, alguns movimentos, quais movimentos será? Na próxima semana a Professora conta, um abraço a todos”.

 

Paula Tamara (AM): “A importância da leitura, aonde ler para uma criança é trazer ao mundo, muita esperança. Eu acredito que a leitura, ela é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem do ser humano como um todo, E aqui como o nosso foco é a criança, ela é extremamente importante para o desenvolvimento, tanto cognitivo, intelectual, emocional é um processo que envolve várias extensas do nosso corpo, do nosso sistema, do nosso cérebro. Agente pensa que a leitura, que ela é algo, que só cabe a um aluno ou uma criança em processo de escola, de aprendizado, mas a leitura ela é um processo que nunca termina até mesmo na fazer adulta. Então, como nós somos inseridos desde cedo nesse gosto pela leitura sabe, nesse gosto pelos estudos, nesse gosto em querer viajar mais nesse mundo da imaginação, nós vemos aí e nós percebemos um, mundo diferente um caminho diferente, um olhar diferente, para tudo o que está a nossa volta. A leitura enriquece o nosso vocabulário, a leitura ela nos á criatividade, a leitura traz para nós imaginação, e hoje no mundo globalizado, no mundo tecnológico, nós não podemos deixar que o acesso à leitura, que o acesso aos livros estejam a margem das nossas vidas, eles precisam fazer parte de forma fundamental, Principalmente para nós professores, que somos profissionais que estamos em constante formação, profissionais que precisamos todos os dias estar buscando conhecimento e passar isso para os nossos alunos, de forma mais significativa. Não tem como um professor passar o gosto pela leitura, o amor pela leitura à uma criança, se isso não está primeiramente nele né, então, o professor em si, ele deve amar a leitura antes de ser uma referência para uma criança, ou até mesmo para um outro adulto Nós precisamos como um contexto escolar, educacional, resgatar sabe, esse amor e essa convicção pela leitura, essa bandeira na verdade da leitura, nos nossos dias”.

 

Secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Benetti Lovatel: “Eu gostaria de deixar como dica de leitura para vocês crianças, a leitura desse livro, “O pequeno príncipe”, é um livro que me acompanha a muitos anos e ele ensina muitas coisas para nós. Ler é a possibilidade de você viajar em muitos lugares sem sair do lugar, então, continuem lendo, leiam em casa, leiam em todos os lugares que for possível para vocês. Um abraço”.

 

Psicopedagoga Marinilza (SP): “Hoje irei fazer a leitura desse livro aqui, que eu ganhei de uma grande amiga, “Tudo bem não ser igual”, é um livro que fala sobre as diferenças. O que acontece, quando percebemos que somos diferentes uns dos outros? Ao se ver assim, a arraia sente uma mistura de emoções, chega a pensa que é inferior perto dos outros animais que vivem no lago, as características que marcam a diferença nem sempre são percebidas de forma positiva, mas a arraia fará uma importante descoberta, que mudara para sempre a forma como ela vê a si mesma”.

 

Poeta Leandro Souza (PI): “o meu poema tem como o título “Criança feliz”. O meu poema diz o seguinte, para uma criança crescer saudável, tem que receber boa alimentação, e necessita de uma boa educação para se tornar alguém admirável. Ela precisa de gente que responsável, que cuide da mesma compostura, incentivando na prática da leitura, para nos estudos se comprometer. Só assim a criança, poderá crescer com desenvolvimento nas alturas. É isso aí gente e um cheiro no coração de todos, valeu”.

 

Wald Mesquita (MT): “Hoje eu estou aqui, para falar de uma data bastante importante, dia 18 de Abril, data que se comemora o dia nacional do livro infantil. O objetivo desse vídeo é falar sobre a importância da leitura, a leitura com toda certeza, ela tem uma importância muito grande no desenvolvimento do ser humano. É por meio da leitura, que agente adquire, informação e conhecimento o suficiente, para agente escolher quem a gente quer ser quando crescer, eu posso me utilizar como exemplo, vim de uma escola bastante humilde, uma escola pública, mas que tinha professores extremamente engajados, que sempre me mostraram a importância de ler. Então por meio dessa leitura, dessa bagagem cultural, informações e conhecimentos, eu consegui passar na Universidade Federal de Mato Grosso, passar em um concurso público, e hoje estar aqui representando vocês, por meio da câmara de vereadores de Lucas do Rio Verde. Então, é para vocês pais, incentivem muito os seus filhos a lerem bastante, pois serão eles as pessoas que mudaram para melhor o mundo a nossa volta”.

 

Escritora Sueli Saad. (RJ): “Ler para uma criança é trazer ao mundo muita esperança. Então, eu estou trazendo para vocês, a letra de uma música muito bonita que, é Vinicius fez para as crianças, canção de Vinicius de morais. É assim, Era uma casa muito engraçada não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormi na rede, porque na casa não tinha parede, ninguém podia fazer pipi, porque o pinico não tinha ali. Mas era feita com muito esmero, na rua dos bobos número zero! Vamos incentivar os nossos filhos a leitura, porque assim, nós teremos para o nosso futuro, adultos cultos, e que tenham interesse realmente na nossa língua portuguesa, isso é muito importante a cultura é muito importante para vida de todos nós. O meu abraço e boa sorte para todos”.

 

Psicóloga Jandeline Rafaela Cuiabá (MT): “Gostaria então de compartilhar o trechinho de uma fábula e quem quiser, pode terminar a leitura no livro “O vento e o Sol”, vamos lá” O senhor vento e o senhor sol, resolveram iniciar uma disputa para saber quem era o mais forte, eles tentaram realizar diversas competições, mas nunca chegaram a uma conclusão, ai o sol avistou um viajante caminhando e disse: Já sei o que fazer para resolvermos a nossa disputa, aquele que conseguir fazer o viajante tirar o chapéu, será considerado o mais forte. E você pode começar primeiro senhor vento, crianças não esqueçam de terminar a leitura no livro o Vento e o Sol. Vamos estimular a leitura dos nossos pequenos, sabemos o quanto o hábito de ler, influência nas nossas capacidades linguísticas, concentração e memória. Tchau!

 

Escritora Conceição Maciel Capanema (PA): “Eu sou autora da obra Delicadezas, irei ler para vocês a poesia que está na página 26. O encanto do Sabia, e ela diz assim, a de se sentir o cheiro que vem do mar, a brisa da beira mar, o vento que toca o luar, o beijo a encantar o toque do teu olhar, o verso que vem de lá, no voo do sabiá. Aqui se ouvir a prosa, o falar, o canto que arquear, o verso a declamar, a alegria no teu cantar, o amor a declarar, a beleza e o encanto no canto do sabiá. Aqui se olhar a beleza em cada lar, o amor no teu cantar, o carinho no tocar, o pássaro a voar, as nuvens a vagar, a poesia a declarar, o encanto do sabiá. Muito obrigada, eu desejo muito sucesso para todos vocês!”.

 

Educadora Leonira Perotto (RS): “Olá pais, olá crianças, olá amigos. A criança que ler ou escuta, algo que alguém lê para ela uma história, ela vai alimentando os sonhos, quem sonha vai em busca daquilo que está sonhando, e assim, vai alimentando a esperança. A esperança é o que nos move, nos impulsiona, é o que nos faz caminhar, a leitura nos coloca, ou cola a criança diante de novas realidades. E essas novas realidades que ela vai descobrindo pela leitura, ela vai incorporando como sonho em sua vida, então ela tenta buscar, tenta sonhar, para realizar aquilo que ela deseja, por isso pais, leiam para os seus filhos. Contem histórias para os seus filhos, crianças busquem a leitura como algo importante nas suas vidas. Assim todos nós estaremos colaborando, para um mundo mais humano, um mundo mais cheio de paz, um mundo que nós todos sonhamos, um mundo do bem, um mundo cheio de amor. E como eu faço parte das irmãs escolares de Nossa Senhora, a nossa fundadora acreditava muito na transformação das pessoas, e ela dizia: O mundo será transformado, pela transformação das pessoas. Então amigos, vamos ler, a leitura nos coloca, diante de novas realidades, que podem nos ajudar a criar um mundo novo, um mundo mais cheio de amor!”.

 

Vou cantar uma música bem legal para vocês agora tá bom! O sapo não lava o pé, não lava porque não quer, ele mora lá na lagoa não lava o pé porque não quer, mais que chulé! Um abraço”. (RUAM VILLAS BOAS -MT)

 

Olá pessoal, estamos aqui eu Pastor Wemerson Antonio (PIB-LRV-MT) e filha Sara, nós vamos ler aqui a história de Davi e Golias, ela diz assim. Os filisteus estavam lutando contra os israelitas e eles, decidiram lutar apenas com um soldado em cada lado, Golias desafiou o exército dos israelitas, para que escolhessem um soldado para lutar contra ele. Os filisteus escolheram um soldado gigante e ameaçador, chamado Golias. E por isso os israelitas não ousaram enfrentar e ficaram com muito medo, até que um dia Davi, um corajoso pastor de ovelhas, apresentou-se para lutar contra ele, disse Davi, eu enfrentarei Golias e Deus me ajudará a derrota-lo. Na batalhar, Davi então lançou uma pedra com o seu estilingue, e matou Golias e os israelitas venceram a guerra graças a Davi e a sua fé em Deus. Então é isso pessoal, vamos ler, porque ler é muito bom!”.

 

Dr. Jaime Floriano (LRV-MT): “Estamos sempre incentivando a leitura, mais porquê? Porque ler abre os horizontes da gente, ler a gente viaja sem sair de casa e desde pequeno, quando a gente é bebezinho, se nós contarmos uma história ou uma cantiga para o bebe, ele já tem a capacidade de escutar e já começa a prestar atenção. A partir do momento que a gente conta uma história, agente também está abrindo horizontes, as vezes você não tem um livro, mas você sabe uma história e pode contar, porque há uma conexão entre a criança que está ouvindo a história e o cuidador. A troca de olhares, contato afetivo e isso é muito importante para a criança nos primeiros meses de vida, outra coisa, quando a gente tem um texto escrito, a gente tem um livro nas mãos, nós aprendemos a ler frases completas, sem omissões típicas da fala, os nossos vícios os nossos gaguejes na hora de falar, nós respeitamos a concordância de tempo e dessa forma ajudamos a compreender a ordem dos eventos que acontecem. Agente utiliza categorias gramaticais, verbos, advérbios, preposições, estimulamos e permitimos a memorização dos fatos históricos entre outros”.

 

Prefeito Municipal de Lucas do Rio Verde (MT) Miguel Vaz Ribeiro: “A escola Municipal Caminho para o Futuro, lançou uma campanha de incentivo à leitura. É muito importante a leitura, a leitura para o conhecimento, a leitura transforma a vida. O último livro que eu li é esse “Caráter e Liderança”, ele conta a história da política do Brasil, ele fala das grandes estatísticas que o Brasil já teve, é uma leitura rica, essa aqui fica a minha dica, e que essa campanha tenha muito sucesso!”.

 

Dessa forma, conseguimos passar para todos, a importância da leitura tanto na fase inicial, quanto na faze adulta, mudando e transformando, as pessoas, desde a forma de pensar, agir, se comportar, dialogar e de ver o mundo com outros olhos, através da leitura, dando asas à imaginação.