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EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Maysa de Souza Martins

 

RESUMO:

O presente trabalho apresenta inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas regulares ,onde eles irão desenvolver sua vida com a sociedade e também fazer novas amizades com os demais colegas onde todos irão ver a realidade deste tal aluno e desde cedo ira aprender a conviver com essas pessoas respeitando as e entendendo seu modo de ser assim quebrando os preconceitos gerados ao longo dos séculos ,assim todos veem que a verdadeira realidade da nossa sociedade esta envolvida todos os tipos de pessoas com diferentes religiões, ideologias, crenças, costumes e cultura. Isso temos que valorizar em nossa sociedade escolar. O aluno com necessidades especiais também tem seu desenvolvimento e valor ao longo de sua vida ,pois todos somos capazes dentro de nossas limitações e todos nós temos uma maneira de pensar somos diferentes um dos outros e nem por isso nos faz pensarmos que somos incapazes .Pode ser considerado que todo individuo com necessidades especiais ou sem necessidade somos um ser único capaz de pensar,refletir respeitando cada pessoa como ela é. Nos escritos de VYGOTSKY (1989) aparece reiteradamente sua preocupação por demonstrar a normalidade da pessoa com defeito. “E certo que esse defeito em si mesmo, quer seja na vista, na audição, na motricidade, no intelecto, se aparta da norma”. Porém graças ao condicionamento social e ainda a suas limitações, pela lei de defeito-compensação se geram nela uma personalidade normal que oferece variantes em seu desenvolvimento e pode oferecê-las também em suas características individuais, do mesmo modo que ocorre com todas as pessoas normais.

 

PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Educação especial.

 

INTRODUÇÃO:

O objetivo deste artigo é discutir a realidade das escolas regulares, pois muitas não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais e a educação brasileira precisa se adequar tanto na infraestrutura como com profissionais preparados para atender essas demandas desses alunos cada um com suas limitações.

A inclusão deve se acontecer naturalmente dia após dia e com isso ganhando a confiança do aluno e seus colegas. Fazendo com que o aluno tenha gosto pelo o aprendizado e se inteirando no âmbito escolar a cada dia com mais confiança e segurança no seu educador, assim o aluno adquire um aprendizado garantido e de qualidade incluindo o dentro da sua realidade fazendo com que ele se sinta bem dentro da educação regular.

Segundo o artigo Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( Constituição da República Federativa do Brasil 1988 Art: 205)

Institui as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Afirma que os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizarem-se para o atendimento aos educando com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. (A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência.2001 Resolução CNE/CEB Nº 2 site externo)

Entende se que a educação regular é muito importante para o aluno especial pelo seu desenvolvimento intelectual e interação com a sociedade escolar e ele terá a suas necessidades atendidas e saberá conviver com os desafios que a sociedade oferece adquirindo cada dia mais confiança em si próprio. O importante também é que a escola tenha o papel fundamental de incluir todos de uma maneira social, assim tendo um bom desenvolvimento a cada dia.

O ponto alto nesse período da história da Educação Especial está relacionado à mudança na concepção das pessoas com deficiência, que passaram a ser vistas como cidadãs, com direitos e deveres de participação social, embora persistisse a ótica assistencial e caritativa e o viés da medicalização em sua educação (FERNAN-DES, 2006a).

Art: 59 Os sistemas de ensino assegurarão aos educando com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:

IV – educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

V – acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. (lei de diretrizes básica da educação básica da educação nacional do ano de 2017).

E também muitos obstáculos desafios a ser enfrentado contra os preconceitos, o racismo, a serem rompidos, e essa inclusão desses alunos com necessidades ajuda a quebrar isso de maneira que a escola tem que lidar de uma forma racional desde que inclui a todos de maneira igualitária. Hoje a escola ela tem o papel fundamental de formar cidadão críticos, alunos que pensam no futuro de maneira concreta e todos os cidadãos tem esse direito de estudar inclusive o aluno com necessidades especiais.

 

Educação Especial

 

Hoje em dia nas escolas regulares é comum ter alunos especiais, e esses alunos passam a conviver no meio de uma escola onde todos de uma maneira ou de outra tentam acolher, é dever da escola incluir os alunos com necessidades em todas as atividades, sejam em brincadeiras, teatros, musicas, danças e entre outros, isso é um fato muito importante para a inclusão desses alunos, a escola deve mostrar que os cidadãos são iguais e não devemos fazer acepção de pessoas por causa de uma deficiência e aceitar elas como são.

 

Em todo o mundo, durante muito tempo, o diferente foi colocado à margem da educação: o aluno com deficiência, particularmente, era atendido apenas em separado ou então simplesmente excluído do processo educativo, com base em padrões de normalidade (...) (MEC, 2001, p. 5).

 

 

Psicopedagogia enfoque preventivo

 

Segundo Kátia da Silva “No terceiro nível de prevenção descrito por Bossa, a finalidade do trabalho psicopedagógico é eliminar os transtornos já instalados, por meio dos procedimentos clínicos e de todas as suas implicações. A autora enfatiza que, nesse nível, o caráter preventivo continua presente, uma vez que ao eliminarmos um transtorno, estamos prevenindo o aparecimento de outros. Como por exemplo, utiliza mais uma vez o processo de alfabetização, como ponto de referencia, citando casos em que os problemas específicos de leitura e de escrita já se encontram instalados.’’ (Introdução á Psicopedagogia página 63).

Tanto os educadores como os funcionários tem que incluir esses alunos para que eles se sintam se bem no ambiente que eles estão.

 

Com certeza, não apenas o psicopedagogo, mas os demais profissionais,escolas que têm equipes multidisciplinares têm maior sucesso no processo de desenvolvimento da equipe em si e consequentemente dos alunos. É preciso cultivar a ideia de que os problemas relacionados a problema de aprendizagem são complexos e merecem abordagens de vários ângulos, há problemas sociais, há problemas orgânicos, mentais, psicológicos e pedagógicos. Se estamos na era da inclusão, incluir profissionais no quadro escolar é uma necessidade e não incluir é agir contra a ideia de que todos podem contribuir e aprender. (PSICÓLOGA1, 2012)

 

Isso deve ocorrer de maneira natural envolvendo todos os profissionais a comunidade e respeitando a capacidade de cada pessoa, pois a igualdade social tem ser pra todos os cidadãos pois na constituição diz:

A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu artigo , caput, sobre o princípio constitucional da igualdade, perante a lei, nos seguintes termos:

Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

Se formos todos iguais perante a lei tem que respeitar a mesma de acordo com a constituição, pois deixar de cumprir a lei isso é muito grave e viola os direitos que cada cidadão tem por lei, hoje no Brasil às vezes acontecem os descumprimentos da lei até mesmo em órgãos públicos espaços que ainda não estão preparados para receber pessoas com certo tipo de deficiências, as infraestruturas na maioria delas não estão no padrão até mesmo as calçadas das ruas como degraus e assim desrespeitando os direitos daqueles que precisam deles.

 

Considerações finais

 

Através deste trabalho busquei compreender os principais desafios que os alunos com necessidades especiais enfrentam no seu dia a dia na escola e também fora do ambiente escolar, onde há muitos preconceitos e obstáculos dificultando a sua inclusão na sociedade, e muita das vezes nem seus familiares sabem lidar com essas diferenças e em muitos casos não conseguem enxergar que seu filho precisa de atenção especial para que haja um bom desenvolvimento em sua vida escolar e social. Principalmente nós professores em determinados casos não sabemos como lidar com esses alunos e até mesmo os próprios colegas de classe que não entendem a deficiência do colega.

Acredito que toda a escola deve ser preparada antes de receber o aluno com necessidades especiais seja ela qual for inclusive à sala que esse aluno irá frequentar com isso todos devem respeitá-lo de maneira igualitária aos demais o incluindo ao ambiente escolar para que ele se sinta de fato incluso, há casos de aluno que se isolam dos outros colegas ou até mesmo da família por não receber a atenção devida, isso faz com que seu aprendizado e sua independência se tornem comprometida fazendo com que não tenha vontade própria e sim sempre dependendo dos outros, isso jamais pode acontecer no ambiente escolar, pois todos os profissionais devem estar preparados para incluir esse aluno de maneira natural.

Percebemos que a necessidades muito grandes de preparação social para que haja de fato a inclusão dessas pessoas, professores devem receber apoio para se capacitar como cursos, palestras e oficinas com isso tendo resultados positivos e evoluindo as pessoas para o respeito das diferenças que há em nosso meio social, com isso obtendo sucessos em todos os ambientes e respeitando as pessoas como elas são. Os espaços, os direitos que são adquiridos com essa inclusão, portanto isso deve acontecer na prática no dia a dia dessas pessoas com necessidades especiais.

 

Referencias:

 

Livro: Psicodinâmica da aprendizagem pagina: 63

 

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf

https://www.passeidireto.com/arquivo/52110335/educacao-especial/3

Art. 59 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 | Busca Jusbrasil

https://www.jusbrasil.com.br/busca?q=Art.+59+da+Lei+de+Diretrizes+e..

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Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família ...


https://brainly.com.br › Ensino médio (secundário) › Pedagogia

19/05/2018 - Art205. A educaçãodireito de todos e dever 

 

A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência


diversa.org.br › Artigos

08/09/2017 - 2001Resolução CNE/CEB nº 2 Site externo:ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA PESSOA COM NECESSIDADES ...


https://pt.scribd.com/.../ASPECTOS-PSICOLOGICOS-DA-PESSOA-COM-NECESSID...

Lei de diretrizes e bases da educação nacional - Senado Federal


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LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional

Psicopedagogia Carater Preventivo e Terapêutico: Psicopedagogia ...

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BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PSICÓLOGA 1. Entrevista concedida à Alice Conceição Rosa em 20 de março de 2012.

Princípio Constitucional da Igualdade

https://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade

 

a concepção de aprendizagem e desenvolvimento em vigotski e a ...

www.histedbr.fe.unicamp.br/.../O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..p...

 

Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 | Lei nº 9.394, de 20 de ...


https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/.../lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-9...

 

Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96

 

Art. 59, inc. II da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 - JusBrasil


https://www.jusbrasil.com.br/.../inciso-ii-do-artigo-59-da-lei-n-9394-de-20-de-dezem...

 

 

 

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

 

Ministério da Educação - Ministério da Educação - Portal do MEC


portal.mec.gov.br › Todas as notícias

 

Conselho Nacional de Educação – CNE. Educação Básica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação

 

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Biblioteca do Senado

 

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65

 

A legislação federal brasileira e a educação de alunos com deficiência

 

www.visibilidadecegosbrasil.com.br/.../legislacao-federal-brasileira-e-educacao-de-alu.