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INTERDISCIPLINARIDADE EM SALA DE AULA

Creuza Pereira da Silva

 

RESUMO

Nota-se que durante muito tempo, as práticas pedagógicas tradicionais fragmentaram o conteúdo a ser estudo em áreas distintas e isoladas. Essa prática mostra-se necessária até certo ponto, já que atualmente já é percebida a importância de alguma coisa ligando os vários “pedaços” de conhecimento apresentados aos estudantes do ensino regular de modo que possam perceber o todo. Assim, o esta pesquisa atenta-se à interdisciplinaridade como uma prática importante na educação contemporânea e capaz de melhorar o entendimento e o processo de ensino/aprendizagem nas escolar regulares de nosso país. Para tanto, valeu-se da metodologia de revisão bibliográfica, a partir dos trabalhos de autores como MASSUCATO (2016), MEIRELLES (2012), PINTO (2019), entre outros. Por fim, nota-se que um trabalho pedagógico interdisciplinar já vem sendo implementado com sucesso em parte das escolas de nosso país e dada a sua importância, mostra-se evidente a importância de que tal prática seja adotada por cada vez mais escolas e docentes no Brasil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinaridade. Práticas pedagógicas. Processo de ensino.

 

1.INTRODUÇÃO

 

Observando os currículos trabalhados nas escolas brasileiras, percebe-se a forma fragmentada como o conhecimento é passado aos estudantes, com base nesse quesito, duas questões podem ser levantadas. A princípio, é preciso perceber que, até certo ponto esta segmentação e organização do conhecimento em disciplinas abordadas separadamente mostra-se importante para a organização pedagógica. Por outro lado, já vem sendo percebido e discutido há muitos anos, destaca a importância de que alunos também sejam levados a conhecer o “todo” de um conteúdo. Deste modo, percebe-se a necessidade que uma forma de mostrar ao estudante que aqueles vários “pedaços” de conhecimento que estão sendo estudados em disciplinas diferentes, na prática, apresentam-se em uma forma completa e interdisciplinar, constituindo a realidade vivenciada.

Deste modo, a presente pesquisa visa entendimento sobre utilização de práticas pedagógicas interdisciplinares, bem como aos entendimentos relativos às vantagens da utilização de tais práticas em sala de aula para a formação do cidadão.

Percebe-se que parte significativa dos estudantes apresentam grande dificuldade de aprendizado de determinados conteúdos justamente por estarem desmembrados de um todo que possa fazer algum sentido prático em suas vidas e percebem-se obrigados a aprender partes de um conhecimento que acaba por não fazer sentido pra eles. Com isso, fica evidente a importância de um trabalho interdisciplinar, de modo que cada tema abordado possa extrapolar a disciplina estudada, unindo-se a outras disciplinas, formando assim uma ideia geral do todo que passa a ter sendo na mente do aluno.

Frente a esse quadro, percebe-se a importância e a necessidade do professor estar disposto a pesquisar constantemente por novas práticas, bem como manter contato com colegas que trabalhem outras áreas de conhecimento com os mesmos estudantes, com isso, o trabalho será realmente interdisciplinar.

Buscou-se também mostrar aos docentes que não estejam familiarizados com esse sistema, que é possível e promissor o trabalho neste âmbito. Além disso, destaca-se que as dificuldades enfrentadas em um primeiro momento, costumam ser rapidamente superadas com pesquisa e planejamento.

A presente pesquisa utilizou a metodologia de revisão bibliográfica parra cumprimento dos objetivos propostos.

 

2.DESENVOLVIMENTO

 

Para Meirelles (2012), a divisão do conteúdo escolar em disciplinas mostra-se como um importante recurso didático, mas a autora destaca também a necessidade de um trabalho interdisciplinar eficiente, haja vista que o conhecimento, na prática, não se apresenta segmentada.

Deste modo, percebe-se claramente que, por exemplo, quando o professor de física resolve um exercício utilizando uma Equação de 2º Grau, e faz a devida ligação do conteúdo de Física com a Matemática, o aluno percebe a interligação entre estas ciências e o quanto uma está relacionada à outra, embora sejam estudadas separadamente.

O exemplo acima se repete em diversos conteúdos trabalhados em todas as disciplinas.

Entende-se então, que os conceitos trabalhados no ambiente escolar divididos em disciplinas, mostram-se inter-relacionados quando se observa a vida além da sala de aula, ou mesmo além da disciplina por você lecionada. Complementando, Pinto (2029) destaca o que se segue:

 

Desafiadora para os professores, a interdisciplinaridade ainda é tema de uma discussão que se estende a todas as fases do ensino. Na educação básica, pensadores como Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire foram apenas alguns dos nomes que propuseram uma série de abordagens acerca do tema ao longo de sua vida acadêmica. (PINTO, 2019, p.1)

 

Já para Hamze (s.d.), o professor mostra-se como um profissional capaz de reconstruir o conhecimento através de suas práticas pedagógicas. A autora ainda afirma que o docente tornou-se alguém cujo trabalho impele à pesquisa constante por novos conhecimentos e práticas capazes capazes de tornar o processo de ensino/aprendizagem cada vez mais eficiente e, neste âmbito, a interdisciplinaridade mostra-se como um importante recurso a ser utilizado. Destaca-se também que um trabalho interdisciplinar capaz de ligar diversas áreas do conhecimento à prática vivenciada pelo aluno, mostra-se como uma forma eficaz para o sucesso do processo de ensino/aprendizagem.

Complementando, Pinto (2019), afirma que os resultados do processo de ensino são enriquecidos quando se trabalha de forma conjunta e interdisciplinar os conteúdos que seriam abordados de forma convencional em apenas uma disciplina.

O autor acima também chama a atenção para a possibilidade, e importância, de abordar um tema para além da matéria escolar na qual ele está sendo apresentado, reunindo em torno dele uma série de outras disciplinas relacionadas.

Somando explicações acerca da interdisciplinaridade, Hamze (s.d.) ressalta que:

 

A interdisciplinaridade envolve a contextualização do conhecimento, que mantém uma relação fundamental entre o sujeito que aprende e o componente a ser aprendido, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Quando os alunos participam da tomada de decisão a respeito de um tema ou de um projeto, é possível que constituam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas,comparando, criticando, sugerindo ajustes, novas relações e organizações, abrindo portas para a interferência em uma realidade, desencadeamento novas ações e, construindo um compromisso com uma cidadania ativa. (HAMZE. s.d.. p.1)

 

No tocante aos projetos interdisciplinares, Massucato e Mayrink (2016), os abordam como sendo objetos de importante debate entre educadores em um ambiente escolar. As autoras afirmam ainda que a discussão mostra-se como um fato altamente produtivo, que estimula a pesquisa e a abordagem dos temas por diversos ângulos distintos, favorecendo o processo de ensino/aprendizagem e fomentando o debate e a interação entre os saberes abordados por áreas distintas de trabalho.

Para Pinto (2019) as atividades interdisciplinares dependem de uma interação com a instituição escolar como um todo, como pode ser visto a seguir:

 

Qualquer atividade interdisciplinar demanda uma logística que interfere na rotina escolar. Portanto, o primeiro passo para assumir a interdisciplinaridade em sala de aula é garantir que o planejamento pedagógico seja eficaz, uma vez que envolve diversos professores e pode esbarrar em uma grade curricular convencional.

 

Durante bastante tempo, as práticas pedagógicas tradicionais conduziram os professores a verem a realidade através de uma ótica fragmentada. Esta abordagem desvincula os conteúdos trabalhados na escola das experiências práticas dos estudantes e, deste modo, estes perdem o interesse pelas disciplinas, apresentando, consequentemente, maior dificuldade no processo de aprendizado. Com isso, evidencia-se que um trabalho interdisciplinar envolve vários professores no mesmo projeto, que atuem em diversas áreas, sendo que esta abertura mostra-se capaz de promover um grande compartilhamento do aprendizado. (Hamze, s.d.)

Meirelles (2012) corrobora acrescentando que:

 

Trabalhos integrados podem ser propostos tanto por um mesmo professor, que organiza uma sequência com objetivos relativos a mais de uma área, quanto por dois ou mais docentes, que atuam juntos. Para realizar um bom projeto, é importante começar se perguntando se há conteúdos específicos de cada uma das disciplinas que podem ser trabalhados juntos e se a articulação entre eles ajudará no aprendizado. É essencial prestar atenção se o aluno passará a um nível maior de conhecimento em todas as áreas. Caso isso ocorra em apenas uma delas, é melhor repensar. Lembre-se de que não precisa incluir muitas disciplinas - em geral, um tema só é relevante para poucas.

 

No entanto, é preciso ponderar a relevância do tema trabalhado para as demais disciplinas que se deseja envolver no projeto, haja vista que ao trabalhar um assunto pouco relevante para a disciplina, perde-se o foco proposto e consequentemente perde-se também tempo e esforço no processo de ensino/aprendizagem.

Pinto (2019) chama a atenção para a ludicidade como sendo um recurso didático de grande importância que deve ser utilizado também no trabalho interdisciplinar, para ele, tais práticas podem ser utilizadas com sucesso em qualquer nível de ensino. Assim, o trabalho com a ludicidade abre uma infinidade de opções para os docentes de todas as disciplinas, independente da faixa etária com a qual atuem.

Em conjunto com as atividades lúdicas, o autor acima sugere ainda o uso de recursos tecnológicos no apoio ao trabalho didática em sala de aula. Assim, entende-se que a tecnologia apresenta recursos chamativos, atuais, bastante ricos em opções e capaz de prender a atenção do aluno. Deste modo, devem fazer parte das práticas pedagógicas sempre que possível.

Corroborando à esta ideia, temos o trecho abaixo:

 

Um bom exemplo é a interpretação de conceitos de diferentes assuntos por meio de textos ou vídeos comuns. Nesse caso, cada professor vai trabalhar seus pontos de vista com base em um mesmo material digital. Incentive também a produção textual dos alunos por meio da criação de conteúdos para sites e blogs relacionados aos temas convergentes. (PINTO, 2019, p.1)

 

Deste modo, percebe-se na produção de textos que possam ser postados e compartilhados na Internet, um importante recurso que pode ser utilizado no trabalho interdisciplinar em sala.

Relacionando o trabalho interdisciplinar ao sujeito da aprendizagem, Hamze (s.d.) destaca o seguinte:

 

A interdisciplinaridade envolve a contextualização do conhecimento, que mantém uma relação fundamental entre o sujeito que aprende e o componente a ser aprendido, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Quando os alunos participam da tomada de decisão a respeito de um tema ou de um projeto, é possível que constituam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas,comparando, criticando, sugerindo ajustes, novas relações e organizações, abrindo portas para a interferência em uma realidade, desencadeamento novas ações e, construindo um compromisso com uma cidadania ativa. (HANZE, s.d., p.1)

 

Neste quesito, Pinto (2019) acrescenta a importância de se utilizar materiais didáticos com com temática multidisciplinar, para tanto, além de a opção em que o próprio professor pode confeccionar seu material didático, estão disponíveis várias opções para compra, em papelarias e lojas especializadas.

 

3.RELATO DE ESTUDO

 

Diante do exposto, mostra-se evidente a importância do trabalho multidisciplinar em sala de aula.

A interdisciplinaridade estimula os alunos a fazerem ligações entre conteúdos trabalhados em diversas disciplinas, bem como com as realidades por eles vivenciadas.

Abaixo, apresentam-se atividades interdisciplinares que podem ser postas em prática por professores em sua sala de aula:

 

  1. Fotos de comidas e pesquisas:

A partir desta atividade pode-se trabalhar História, Língua Portuguesa, Geografia e Cultura.

Em um primeiro momento, os estudantes devem ser divididos em grupos. Cada um desses grupos fica encarregado de pesquisar sobre comidas típicas de uma região de nosso país e apresentar fotos e a história que envolve um prato escolhido.

Fora de horário escolar, cada grupo deve se reunir e preparar o prato por eles escolhido. Os pratos serão apresentados à turma em uma aula específica, previamente agendada, ondo todos terão oportunidade de provar os pratos típicos de cada grupo, conhecendo a história e a importância cultural dos mesmos.

Destaca-se ainda que, caso a sala de aula apresente estudantes oriundos de alguma região trabalhada, este deve estar no grupo que trate de sua região.

 

  1. Objetos com sucata, reaproveitamento:

Com esta atividade trabalha-se Artes, Ecologia e Cultura.

Primeiramente são apresentados aos estudantes vídeos sobre reaproveitamento e reutilização de materiais comumente descartados, como garrafas pet, caixas de papelão, embalagens em geral, objetos obsoletos, entre outros.

Com isso, espera-se que os alunos entendam a possibilidade de reaproveitamento de materiais como uma prática que pode ajudar na redução de poluição e acúmulo de resíduos sólidos. Além te terem contato com práticas de reaproveitamento que já estão sendo utilizadas.

Outro ponto a ser destacado é a possibilidade de renda oriunda da comercialização de objetos feitos com material reaproveitado, nos vídeos, os estudantes poderão conhecer casos reais de pessoas e comunidades que encontraram nesta atividade uma fonte de sustento.

Posteriormente, pede-se que os alunos tragam à escola materiais que tenham em casa, que iriam para o lixo, mas que possam ser reaproveitados de alguma forma.

Nesta aula em que os materiais são trazidos, organizam-se os alunos em grupos de acordo com seus interesse de produção. Cada grupo, então, deve organizar-se para produzir ao menos um objeto que possa ser utilizado na prática.

Destaca-se que os alunos podem trocar materiais entre si, bem como buscar nas dependências da escola (cantina, por exemplo) materiais que possam complementar seus projetos.

 

  1. Pequenos escritores:

A atividade tem por objetivo colocar cada aluno para pesquisar e um testo didático explicando a conteúdo que ele mais gostou de estudar no ano letivo corrente, podendo este conteúdo ser de qualquer disciplina.

Deste modo, cada aluno deve escolher o conteúdo que mais gostou de estudar, pesquisar mais sobre eles e tirar todas as dúvidas que ainda existam. Em seguida deve redigir um texto explicando detalhadamente o conteúdo. O professor deve ajudar se necessário.

Por fim, os textos são compartilhados em um grupo de rede social criado pelo professor onde todos os alunos poderão ler os textos produzidos por seus colegas.

É importante ressaltar que, caso os meios digitais não se mostrem eficientes na situação especifica de algumas escolas, pode-se imprimir os textos e deixá-los disponíveis na sala de aula para que todos tenham acesso.

Como finalização da atividade, pode-se promover uma discussão em sala com relação aos conteúdos e à experiência de criar os textos didáticos.

 

4.CONCLUSÃO

 

O presente projeto pode destacar a grande importância do trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.

Sobretudo, destaca-se que este tipo de trabalho mostra-se como algo fundamental para que os estudantes sejam capazes de ligar os conteúdos fragmentados nas diversas disciplinas estudadas e que, na prática cotidiana apresentam-se unidos.

Deste modo o aprendizado mostra-se mais concreto e, consequentemente, mais efetivo e prático.

Ao ligar os conceitos estudados de forma fragmentada em algo mais completo e complexo e, este à realidade vivenciada no dia a dia, os alunos tornam-se mais interessados pelo estudo.

 

REFERÊNCIAS

 

HAMZE, Amelia. O exercício da interdisciplinaridade. Brasil Escola. S.d. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/exercicio-interdisciplinaridade.htm. Acesso em: fev. 2021.

 

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. Um exemplo real de projeto interdisciplinar. Nova Escola. 2016. Discponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso: fev. 2021.

 

MEIRELLES, Elisa. Interdisciplinaridade que funciona. Nova Escola. 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1702/interdisciplinaridade-que-funciona. Acesso: fev. 2021.

 

PINTO, Diego de Oliveira. 5 dicas práticas para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula. Blog Lyceum. 2019. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/interdisciplinaridade-em-sala-de-aula/. Acesso em: fev. 2021.