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ENSINO FUNDAMENTAL II E INTERDISCIPLINARIDADE

Dileide Emdia da Silva

 

RESUMO

As práticas pedagógicas tradicionais fragmentaram o conhecimento em áreas a serem trabalhadas no ambiente escolar. Tal segmentação mostra-se necessária até certo ponto. No entanto percebe atualmente a importância de algo capaz de ligar os vários “pedaços” de conhecimento apresentados aos estudantes do ensino regular de modo que possam vislumbrar também o todo. Deste modo, o presente trabalhar atenta-se à interdisciplinaridade como uma prática importante na educação contemporânea e capaz de melhorar o entendimento e o processo de ensino/aprendizagem nas escolar regulares de nosso país. Para tanto, valeu-se da metodologia de revisão bibliográfica, a partir dos trabalhos de autores como MASSUCATO (2016), MEIRELLES (2012), PINTO (2019), entre outros. Por fim, nota-se que um trabalho pedagógico interdisciplinar já vem sendo implementado com sucesso em parte das escolas de nosso país e dada a sua importância, mostra-se evidente a importância de que tal prática seja adotada por cada vez mais escolas e docentes no Brasil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinaridade. Práticas docentes. Ensino/aprendizagem.

 

INTRODUÇÃO

 

Ao observarmos a forma fragmentada como o conhecimento vem sendo passado aos estudantes nas escolas regulares de nosso país, duas importantes questões são levantadas. Em primeiro lugar é preciso perceber que, até certo ponto sal segmentação e organização do conhecimento em disciplinas a serem abordadas separadamente tem sua importância pedagógica. Já o segundo ponto, que vem sendo percebido e discutido há vários anos, destaca importância de que o estudante também seja levado a conhecer o “todo”, por assim dizer, de um conteúdo. Deste modo, percebe-se a necessidade que uma forma de mostrar ao estudante que aqueles vários “pedaços” de conhecimento que estão sendo estudados em disciplinas diferentes, na prática, apresentam-se em uma forma completa e interdisciplinar, constituindo a realidade que nos cerca.

Assim, este trabalho busca entendimento a aplicações acerca da utilização de práticas pedagógicas interdisciplinares, além de entendimentos relativos às vantagens da utilização de tais práticas em sala de aula para a formação do cidadão.

Observa-se, contudo, que parte significativa dos estudantes apresentam grande dificuldade de aprendizado de determinados conteúdos justamente por estarem desmembrados de um todo que possa fazer algum sentido prático em suas vidas. Deste modo, veem-se impelidos a aprender partes de um conhecimento que acaba por não fazer sentido pra eles.

Deste modo, mostra-se evidente a importância de um trabalho interdisciplinar dos conceitos, de modo que o tema abordado possa extrapolar a disciplina estudada, unindo-se a outras disciplinas, formando assim uma ideia geral do todo que passa a ter sendo na mente do aluno. Assim aprende-se algo completo no lugar de buscar a compreensão de várias partes isoladas.

Outro ponto de grande importância é a necessidade de o professor mostrar-se disposto a pesquisar constantemente por novas práticas, além estar em contato com colegas que trabalhem outras áreas do conhecimento com os mesmos alunos, para que o trabalho seja realmente interdisciplinar e mais produtivo.

Desta forma, o presente trabalho busca mostrar aos docentes que ainda enfrentam dificuldades em trabalhar de forma interdisciplinar, que é possível e promissor o trabalho neste âmbito. Além disso, destaca-se que as dificuldades enfrentadas em um primeiro momento, costumam ser rapidamente superadas através de pesquisa e planejamento.

Percebe-se, por fim, a grande importância do trabalho interdisciplinar em sala de aula, no sentido de apresentar aos estudantes o conhecimento de forma mais completa e interligada, facilitando a relação com as vivências cotidianas, dando um sentido mais palpável aos conceitos estudados.

Para o cumprimento dos objetivos aqui propostos, valeu-se da metodologia de revisão bibliográfica.

Primeiramente apresenta-se as principais vantagens da adoção de práticas interdisciplinares em sala de aula, também são destacas questões relativas à relevância de um tema para outras disciplinas, que deve ser levada em conta no momento do planejamento para que não se perca o foco proposto. Destaca-se ainda a importância do papel do professor como o profissional capaz de levar a seu aluno essa realidade mais ampla. Por fim são apresentadas atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas em sala de aula com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Meirelles (2012) destaca a divisão do conteúdo escolar em disciplinas como um recurso didático de grande importância, porém, a autora chama a atenção para a necessidade também de um trabalho interdisciplinar, já que o conhecimento, na prática, não será encontrado pelo aluno de forma segmentada quando este estiver interagindo nos diversos grupos sociais de que faz parte.

Neste âmbito fica fácil perceber que, quando um professor de física, por exemplo, faz a resolução de um exercício utilizando um Equação de 2º Grau, e faz a devida ligação do conteúdo de Física com a Matemática, o aluno percebe a interligação entre estas ciências e o quanto uma está relacionada à outra, embora sejam estudadas separadamente.

Outro exemplo seria um professor de Geografia, trabalhando as especificidades de recursos naturais de uma determinada região, apontar a influência de tais recursos para o desenvolvimento econômico da região, que tipo de industrias puderam ser instaladas ali, ligando seu conteúdo à Economia, à Ecologia, e quem sabe até mesmo à Língua Portuguesa e Artes, ao apontar a cultura e variante linguística original da região em interação com as dos povos que migraram para ali com mão de obra para as atividades econômicas.

Percebe-se, portanto, que os conceitos trabalhados no ambiente escolar divididos em disciplinas estão, na verdade, inter-relacionados quando o foco se abre para a vida além da sala de aula, ou mesmo além da disciplina por você lecionada.

Com relação à interdisciplinaridade, Pinto (2029) destaca o seguinte:

 

Desafiadora para os professores, a interdisciplinaridade ainda é tema de uma discussão que se estende a todas as fases do ensino. Na educação básica, pensadores como Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire foram apenas alguns dos nomes que propuseram uma série de abordagens acerca do tema ao longo de sua vida acadêmica. (PINTO, 2019, p.1)

 

Hamze (s.d.), ressalta o papel do professor enquanto profissional capaz de reconstruir o conhecimento por meio de suas práticas pedagógicas. Para a autora, o docente tornou-se alguém cujo trabalho impele à pesquisa constante por novos conhecimentos e práticas capazes capazes de tornar o processo de ensino/aprendizagem cada vez mais eficiente e, neste âmbito, a interdisciplinaridade mostra-se como um importante recurso a ser utilizado.

A autora destaca ainda que um trabalho interdisciplinar capaz de ligar diversas áreas do conhecimento à prática vivenciada pelo aluno, é uma das formas mais eficazes de se alcançar um aprendizado sólido e duradouro.

Neste sentido, Pinto (2019) corrobora ao afirmar que os resultados do processo de ensino são enriquecidos ao se trabalhar de forma conjunta e interdisciplinar um conteúdo que seria abordado de forma convencional em apenas uma disciplina. O autor destaca ainda a possibilidade, e importância, de abordar um tema extrapolando a matéria escolar na qual ele está sendo apresentado, reunindo em torno dele uma série de outras disciplinas relacionadas.

Complementando, Hamze (s.d.) acrescenta que:

 

A interdisciplinaridade envolve a contextualização do conhecimento, que mantém uma relação fundamental entre o sujeito que aprende e o componente a ser aprendido, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Quando os alunos participam da tomada de decisão a respeito de um tema ou de um projeto, é possível que constituam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas,comparando, criticando, sugerindo ajustes, novas relações e organizações, abrindo portas para a interferência em uma realidade, desencadeamento novas ações e, construindo um compromisso com uma cidadania ativa. (HAMZE. s.d.. p.1)

 

Massucato e Mayrink (2016), destacam os projetos interdisciplinares como sendo objetos de grande discussão entre os educadores no ambiente escolar. Para as autoras, a discussão mostra-se como um fato altamente produtivo, que estimula a pesquisa e a abordagem dos temas por diversos ângulos distintos, favorecendo o processo de ensino/aprendizagem e fomentando o debate e a interação entre os saberes abordados por áreas distintas de trabalho.

Pinto (2019) acrescenta que:

 

Qualquer atividade interdisciplinar demanda uma logística que interfere na rotina escolar. Portanto, o primeiro passo para assumir a interdisciplinaridade em sala de aula é garantir que o planejamento pedagógico seja eficaz, uma vez que envolve diversos professores e pode esbarrar em uma grade curricular convencional.

 

Hamze (s.d.) chama a atenção ao fato de que, por muito tempo, as práticas pedagógicas tradicionais levaram os docentes a pensarem a realidade através de uma ótica fragmentada. Tal abordagem desvincula os conteúdos trabalhados na escola das vivências práticas dos alunos e, como consequência, os educandos mostram-se desinteressados pelas disciplinas e apresentam maior dificuldade de aprendizado. A autora complementa afirmando que um trabalho interdisciplinar acaba por envolver diversos educadores, atuantes em diversas áreas, sendo que tal abertura, promove um grande compartilhamento do aprendizado, favorecendo a construção do conhecimento.

Complementando esta ideia, Meirelles (2012) afirma o seguinte:

 

Trabalhos integrados podem ser propostos tanto por um mesmo professor, que organiza uma sequência com objetivos relativos a mais de uma área, quanto por dois ou mais docentes, que atuam juntos. Para realizar um bom projeto, é importante começar se perguntando se há conteúdos específicos de cada uma das disciplinas que podem ser trabalhados juntos e se a articulação entre eles ajudará no aprendizado. É essencial prestar atenção se o aluno passará a um nível maior de conhecimento em todas as áreas. Caso isso ocorra em apenas uma delas, é melhor repensar. Lembre-se de que não precisa incluir muitas disciplinas - em geral, um tema só é relevante para poucas.

 

Assim, fica evidente a necessidade de levar em conta a relevância do tema trabalhado para as demais disciplinas que se deseja incluir. Entende-se, portanto, que trabalhar um assunto em uma disciplina para qual ele não é importante pode acarretar perda de foco e de tempo em sala de aula.

Já no que tange às práticas propriamente ditas, Pinto (2019) destaca as atividades lúdicas como um importante recurso didático a ser utilizado também no trabalho interdisciplinar, o autor destaca inclusive que tais práticas são utilizadas com sucesso em todos os níveis de ensino, inclusive na Educação Superior. Deste modo, o trabalho com a ludicidade abre uma infinidade de opções para os docentes de todas as disciplinas, independente da faixa etária com a qual atuem.

Pinto (2019) sugere também a utilização dos recursos tecnológicos como forma de se trabalhar os conteúdos em sala. Para ela, tratam-se de recursos chamativos, atuais, bastante ricos em opções e capaz de prender a atenção do aluno. Deste modo, devem fazer parte das práticas pedagógicas sempre que possível.

O autor apresenta o seguinte exemplo:

 

Um bom exemplo é a interpretação de conceitos de diferentes assuntos por meio de textos ou vídeos comuns. Nesse caso, cada professor vai trabalhar seus pontos de vista com base em um mesmo material digital. Incentive também a produção textual dos alunos por meio da criação de conteúdos para sites e blogs relacionados aos temas convergentes. (PINTO, 2019, p.1)

 

Assim o autor destaca a produção de textos para Internet como um importante recurso que pode ser empregado no trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.

Hamze (s.d.) menciona a relação entre conhecimento e sujeito do aprendizado:

 

A interdisciplinaridade envolve a contextualização do conhecimento, que mantém uma relação fundamental entre o sujeito que aprende e o componente a ser aprendido, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Quando os alunos participam da tomada de decisão a respeito de um tema ou de um projeto, é possível que constituam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas,comparando, criticando, sugerindo ajustes, novas relações e organizações, abrindo portas para a interferência em uma realidade, desencadeamento novas ações e, construindo um compromisso com uma cidadania ativa. (HANZE, s.d., p.1)

 

Pinto (2019) aponta também a importância da utilização de materiais didáticos com proposta multidisciplinar, o autor afirma ainda que, além da opção de o próprio docente confeccionar o material, também já estão disponíveis no mercados para compra.

 

RELATO DE ESTUDO

 

Frente ao presente estudo, ficou evidente a grande importância do trabalho multidisciplinar nas instituições de ensino, haja vista que tais trabalhos estimulam os estudantes a fazer ligações entre conteúdos estudados em diversas disciplinas, bem como com as realidades por eles vivenciadas.

Seguem-se, abaixo, algumas atividades sugeridas que podem ser facilmente trabalhadas pelo professor em sala de aula no tocante ao trabalho interdisciplinar:

 

  1. Personagem histórico:

Nessa atividade busca-se trabalhar História, Língua Portuguesa e Artes.

Os alunos são divididos em grupos, cada grupo deve escolher um momento histórico de nosso país e pesquisar mais afundo sobre ele.

Cada grupo de alunos deve preparar seu trabalho para apresentar em momento previamente agendado para toda a sala. No dia da apresentação os integrantes do grupo devem ir caracterizados como personalidades históricas importantes para o momento histórico por eles estudado. Devem ainda ter redigido previamente um pequenos discurso para cada personagem principal do momento representado e um texto descritivo apontando os principais acontecimentos vivenciados no período histórico trabalhado pelo grupo.

Deste modo, cada grupo terá seu momento de apresentar o trabalho.

Deste modo, os alunos trabalham conteúdos de história, produzem textos e discursos, fazem as apresentação representando personagens e descrevendo acontecimentos históricos.

 

  1. Pequenos escritores:

A atividade tem por objetivo colocar cada aluno para pesquisar e produzir um testo didático explicando a conteúdo que ele mais gostou de estudar no ano letivo corrente, podendo este conteúdo ser de qualquer disciplina.

Deste modo, cada aluno deve escolher o conteúdo que mais gostou de estudar, pesquisar mais sobre eles e tirar todas as dúvidas que ainda existam. Em seguida deve redigir um texto explicando detalhadamente o conteúdo. O professor deve ajudar se necessário.

Por fim, os textos são compartilhados em um grupo de rede social criado pelo professor onde todos os alunos poderão ler os textos produzidos por seus colegas.

É importante ressaltar que, caso os meios digitais não se mostrem eficientes na situação especifica de algumas escolas, pode-se imprimir os textos e deixá-los disponíveis na sala de aula para que todos tenham acesso.

Como finalização da atividade, pode-se promover uma discussão em sala com relação aos conteúdos e à experiência de criar os textos didáticos.

 

  1. Geografia e cultura:

A presente atividade tem como objetivo trabalhar Geografia, culturas regionais e a desenvoltura das crianças para apresentarem o conteúdo à turma.

Cada aluno deve apresentar a região de origem de seus pais ou avós, mesmo que seja a própria cidade onde mora agora, para tanto, ele deve pedir ajuda aos familiares, mas também contará com o apoio do professor.

Assim, o aluno deve apresentar uma característica marcante da região, uma comida típica (preferencialmente que ele goste), uma música tradicional e também apresentar alguma coisa que mais lhe chame a atenção quanto a esse lugar.

Cada estudante terá um breve tempo em um dia previamente agendado para apresentar seu trabalho à turma.

Observação: esse trabalho tem maior abrangência em regiões como a que vivo (cidade de Sinop – MT), que tem a maioria de sua população vinda de outros estados.

 

CONCLUSÃO

 

Entende-se, a partir do presente trabalho, a grande importância da abordagem interdisciplinar da maior parte dos temas possível. Tal prática torna o processo de ensino/aprendizagem o mais eficiente possível, culminando em uma maior integração entre a realidade vivenciada pelo educando e os conceitos escolares trabalhados de forma mais ampla e realística.

Assim, notou-se a interdisciplinaridade como o elo capaz de unir o conhecimento fragmentado pela pedagogia tradicional que tal conhecimento, explorado por múltiplos ângulos, possa ser mais facilmente compreendido e aprendido pelo docente que, ao invés de deparar-se com vários pedaços, é confrontado com o todo, ou o mais próximo possível de um todo.

Outro ponto evidenciado foi o papel dos professores, bem como a união e organização destes, para que os conceitos possam ser abordados de forma realmente interdisciplinar, onde o docente que atua com uma disciplina pode contar com o apoio e a colaboração de seu colega de outra matéria.

Por fim, fica em destaque o papel do professor, de suas pesquisas, planejamentos e práticas pedagógicas, o maior o menor grau de sucesso no trabalho interdisciplinar em sala de aula.

 

REFERÊNCIAS

 

HAMZE, Amelia. O exercício da interdisciplinaridade. Brasil Escola. S.d. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/exercicio-interdisciplinaridade.htm. Acesso em: fev. 2021.

 

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. Um exemplo real de projeto interdisciplinar. Nova Escola. 2016. Discponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1586/um-exemplo-real-de-projeto-interdisciplinar. Acesso: fev. 2021.

 

MEIRELLES, Elisa. Interdisciplinaridade que funciona. Nova Escola. 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1702/interdisciplinaridade-que-funciona. Acesso: fev. 2021.

 

PINTO, Diego de Oliveira. 5 dicas práticas para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula. Blog Lyceum. 2019. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/interdisciplinaridade-em-sala-de-aula/. Acesso em: fev. 2021.