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A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cristiane Gomes da Silva


RESUMO

A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A importância de educação infantil se faz necessário compreender que a criança é o sujeito histórico o centro da aprendizagem, inicia-se trazendo uma reflexão de leitura como forma de influenciar o leitor, a sempre algo novo a qual é geradora de significação ao mundo e a própria identidade da criança, a sempre algo novo no que ensinar. Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação, na perspectiva da realidade explicada onde vem reconhecendo algumas características como; a linguagem padrão ou suas variedades linguísticas. Na educação infantil não cabe á educação infantil alfabetizar a criança.

 

Palavra Chave: Ludicidade. Brincar e cuidar.

 

INTRODUÇÃO

 

Brasil, por volta da década de 1970 com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”. Pois segundo Faria (1999, p.25). Se os anos 70 voltaram-se para a mulher, nos anos 80, essa mulher voltou-se para as crianças.

A partir da constituição de 1988, do estatuto da criança e adolescente em 1990 (ECA, Lei Federal 8.069/90) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, lei 9.394/96 (BRASIL, 1996), a Educação Infantil foi colocada como a primeira etapa da Educação Básica no Brasil, abrangendo as crianças de 0 a 6 anos, concedendo-lhes um olhar completo, perdendo seu aspecto assistencialista e assumindo uma visão e um caráter pedagógico. Nesse momento acontece a Municipalização, a Educação Infantil passa a ser responsabilidade dos Municípios, com certo vínculo de verba com o Estado.

De acordo com Faria (1999, p.68):

 

 

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental, a criança na educação infantil brinca. fantasia, imita, assim sendo cria um mundo de brincadeiras sentindo se em um ambiente agradável e seguro para elas. O professor sempre ajudando o aluno a analisar, compreender e elaborar situações que possam resolver determinados problemas que sejam propostos pelo professor permitindo a análise. A importância de se trabalhar com atividades lúdicas, ressaltando suas contribuições tanto para o professor quanto para a criança

Hoje, o educador pode e deve utilizar o lúdico nas diferentes situações dentro da sala.

Segundo Zatz Halaban (2006), brincar é essencial para a criança, pois é deste modo que ela descobre o mundo à sua volta e aprende a interagir com ele.

O lúdico está sempre presente, o que quer que a criança esteja fazendo.

 

De acordo com Cunha, “O Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer” (Cunha 2001, p.14).

 

A epistemologia do professor (BECKER, 2001. p. 15-32) é quase totalmente inconsciente, é subjacente ao trabalho docente e pode manifestar-se predominantemente apriorista em alguns casos, predominantemente empirista em outros, ou ainda, como uma mistura mais ou menos equilibrada destas duas posições.

 

... no processo de educação também cabe ao mestre um papel ativo: de o decortar, talhar e esculpir os elementos do meio, combiná-los pelos mais variados modos para que eles realizem a tarefa de que ele, mestre, necessita. Deste modo, o processo educativo já se torna trilateralmente ativo: é ativo o aluno, é ativo o mestre, é ativo o meio criado entre eles. (Baquero, 2000. p.27)

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Com base em pesquisas a tema presente no trabalho definição do termo Lúdico, está se referindo a brincadeiras, a momentos de diversão, onde estão incluídos os jogos, brinquedos e, brincadeiras, por ser um aliado e está auxiliando nas aulas, O corpo e o aprendizado intelectual fazem parte de um todo, através do qual o aluno irá compreender o meio, trocar informações e adquirir experiências. As brincadeiras em sala de aula devem servir como orientação para posturas comportamentais, por exemplo.

Brinca-se ensinando valores e, após, usa-se este momento mais tranquilo para explicar o conteúdo que estudar na aula e a relação a brincadeira anterior.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto Secretaria da Educação Fundamental – Referencial curricular nacional para educação infantil, Brasília, MEC/SEF, 1998, Vol I – Introdução.


BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 199

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Lei nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

 

PERRENOUD, Philippe. Agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed,2001.

 

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1988.

 

ROGERS, Carl Ransom. et al. Em busca da vida. São Paulo: Summus, 1983.

 

SANTOMAURO, Beatriz. Cyber bullyings. Revista Nova Escola, São Paulo, ano 25, n.233. p. 66-73, abril, junho/julho 2010.

 

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

 

WADSWORTH, Barry. Inteligência e afetividade na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1977.