O NATURALISMO BRASILEIRO ATRAVÉS DA OBRA “O CORTIÇO” DE ALUÍSIO DE AZEVEDO
Walingthon Ferreira do Nascimento
INTRODUÇÃO
Trata-se de um romance realista naturalista, publicado em 1890, de autoria de Aluísio de Azevedo. Nesta época o país estava em processo de urbanização e o autor faz pezadas críticas sociais.
É importante destacar que “O Cortiço” é considerado por muitos estudiosos como a obra prima de Aluísio de Azevedo.
A OBRA:
A história é baseada nas relações de João Romão. O português explora os ele é capaz de tudo para atingir seus objetivos. João Romão é um homem muito ambicioso e dono do cortiço da taverna e da pedreira. Bertoleza, sua amante, o ajuda trabalhando sem descanso. Durante o enredo, João aproveita de seus empregados em busca de ter uma vida como Miranda: um comerciante de tecidos que mora no sobrado ao lado. Ele trai a sua mais fiel funcionária, Bertoleza, uma escrava que pensa ter sido alforriada por ele, mas acaba sendo entregue para seu antigo dono.
João Romão motivado pela inveja que tem de Miranda que possui uma condição social superior passa a trabalhar de forma árdua e a privar-se de certas coisas para enriquecer mais que o outro português. Entretanto, quando Miranda recebe o título de Barão, João Romão entende que não basta ter dinheiro, é necessário também ter uma posição social reconhecida e ostentar certos luxos.
O romance busca mostrar a influência do meio sobre o homem, um exemplo bem claro disso é o português Jerônimo que tem uma vida exemplar, porém passa de trabalhador disciplinado para preguiçoso, displicente, para justificar afirma que “o calor dos trópicos tiravam-me as forças do corpo”. Várias outras personagens também enriquecem a obra e levantam questionamentos. Como é o caso de Pombinha, uma moça culta que esperava ansiosa pela sua menstruação para poder se casar. Ela renuncia à sua vida de casada para viver como prostituta, após se envolver com
Léonie.
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 2ª ed. Edições Câmara. 2019.
EDUCADOR BRASIL. O processo de urbanização brasileiro. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-processo-urbanizacao-brasileiro.htm.