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EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL

Rogério Leandro Gewinski

 

A educação informal sempre ocupa um lugar fundamental em uma sociedade e o que media a educação familiar e sociedade, mas nos últimos tempos vem sendo deixada , e com isso as escolas tem sofrido com indisciplina, problemas de relacionamento, faltas de limites, então nós educadores estamos fortemente prejudicados pois as famílias estão repassando à escola o papel de educar e com isso o verdadeiro papel do professor vai sendo colocado em segundo plano que é o processo de ensino aprendizagem, pois a escola não possui autoridade para tal.

A educação informal é relacionada ao processo sobre a escola não institucionalizada, e a transmissão do leitor sobre tais como a fala, tradições culturais e comportamentos característicos de uma comunidade presente em uma sociedade.

A educação brasileira é dividida segundo as leis de diretrizes e bases em dois níveis.

A educação básica que abrange a educação infantil, fundamental e médio.

A educação Superior que são estabelecimentos de educação tem como objetivos desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de pensar, refletir sobre variadas situações que o intelecto que por sua vez são capazes de transformar toda uma sociedade, mas lembrando que a educação não se limita apenas ao intelectual, mas ao aspecto físico como por exemplo a educação física.

Mas ouve toda uma evolução histórica do conceito de educação na constituição federal de 1988, onde teve contribuição de filósofos onde visa uma melhora na qualificação do cidadão para o mundo de trabalho. A educação neste processo de construção teve influência do notivismo e do empirismo.

 

CONCEITOS EM EDUCAÇÃO

A educação é transferida de geração pra geração, levando consigo costume e valores. É onde se aplica a disciplina assim fazendo uma ação de instruir a educação, ela é presumida por experiências vividas por cada indivíduos ao longo de toda uma vida e conhecimentos adquiridos neste decorrer. Tanto positivas ou negativas. Quando se trata de positivismo engloba socialização, delicadeza e civismo, delicadeza é ser gentil cortes.

A educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano, em outro normalmente de um adulto e um jovem que assim como propósito no individuo para que ele possa desempenhar funções sociais e culturais .

O aprendizado começa na infância e é através de projetos sociais que começam a entenderem os processos de situações interacionistas que vão dar um melhor aprendizado e conhecimento tanto na parte social, como na parte ética e moral para sua realidade e relação com outras pessoas e até mesmo dentro de sua própria família . Como já sabemos a educação infantil tem baseado em leis de diretrizes e bases a educação formal, educação não formal e a educação informal.

A educação informal é aquela que ocorre dentro do espaço familiar, de convivência com grupos de amizades. Tendo em vista o bom relacionamento que por si vão enriquecer a sociedade e trazendo uma boa convivência dentro dos espaços de trabalho, lazer e também cultural que possibilitam o crescimento da ética e da moral.

Vários grupos interacionistas trabalham essa questão de relacionamento pois esse tema reflete muito na sociedade moderna. Difícil é entender, mas no Brasil essa questão de relacionamento sempre foi muito complicada pois nosso País tem um leque muito grande de pessoas advindas de outros países e sendo multiculturalista nas raças, descendências e línguas.

Por isso é muito importante começar tratar essa questão enquanto as pessoas são crianças, existem muitos relatos de racismo e de bullyng dentro da nossa sociedade que vem crescendo diariamente então a maior preocupação hoje em dia é a prevenção desse mal que afeta nosso País.

Já na educação não formal ela se desenvolve em espaços alternativos ela é intencional, ocorre juntamente ligada entre a escola, a família e a sociedade tratando a educação como promotora de mecanismos de inclusão social, promovendo assim o acesso aos direitos da cidadania resgatando assim os ideais já esquecidos pela humanidade.

A educação não-formal ela propaga no atual contexto sócio-econômico que está da vez mais excludente, por um lado temos a questão tecnológica e por outro lado temos a falta de domínio da nossa própria tecnologia, e assim caminhando para o individualismo , capitalismo e consumismo se afirmam como uma realidade que sem perceber estamos cada vez mais desatualizados na questão tecnológica.

 

REFERÊNCIAS

 

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Ed., Coleção Ciências da Educação, 1994.

 

BRANDÃO, Carlos Rodrigue. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. - (Coleção primeiros passos; 20)

 

BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996).LDB [recurso eletrônico]: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 12. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016. – (Série legislação; n. 254). Disponível em<file:///D:/ARQUIVOS%20CLIENTES/Downloads/ldb_9ed.pdf>. Acesso em: 25 de abril. de 2018.

 

LAKATOS, Maria Eva. MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed/. São PAulo. Revista e Ampliada. Atlas, 1992.

 

LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E. C. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.