Buscar artigo ou registro:


ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO PROJETO “BOMBEIROS DO FUTURO” NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Rogério Leandro Gewinski


JUSTIFICATIVA

 

A dinâmica da realidade tem ocasionado um fluxo grandioso de pessoas em busca de melhores condições de vida nas cidades e como consequência temos visualizado o aumento crescentes dos índices de violência e da criminalidade por parte das crianças e dos adolescentes. Realidade esta que o município de Sorriso não está imune. Neste sentido, a gestão do município de Sorriso buscou parceria com o Projeto "Bombeiro do futuro", objetivando realizar a melhoria da qualidade de vida de sua população, principalmente aquelas mais fragilizadas, que neste contexto são as crianças e adolescentes.

A população vem sendo marcada por profundas transformações sócio econômicas,culturais e éticas e comportamentais. Com isto a violência a marginalidade e os acidentes diversos, têm surgido no seio de nossa sociedade, incidindo sobremaneira de forma assustadora nas crianças e adolescentes.

Diante do exposto, as ações desenvolvidas pelo projeto em tela intentam garantir a cidadania plena de nossa juventude, proporcionando direito e consumo por uma vida honesta, direito de ser útil às famílias, a sociedade e ao seus pais. Assim, este estudo se justifica por possibilitar analisar qual tem sido a influência do Projeto "Bombeiro do futuro" no processo de formação para a cidadania dos meninos e meninas durante a infância no Município de Sorriso.

 

OBJETIVOS

Geral

Analisar a influência do Projeto "Bombeiro do Futuro" no processo de formação para a cidadania dos meninos e meninas durante a infância no Município de Sorriso, nas aulas de educação Educação Física na infância.

Específicos

Evidenciar a forma pela qual é desenvolvido o Projeto "Bombeiro do Futuro" do ponto de vista metodológico;

Identificar quais são as ações desenvolvidas pelo Projeto "Bombeiro do Futuro" que auxiliam no desenvolvimento da cidadania das crianças e adolescentes pertencentes ao projeto;

Analisar a percepção das crianças, adolescentes, pais e educadores quanto a influência do Projeto "Bombeiros do Futuro" no desenvolvimento da formação cidadã dos atores sociais envolvidos.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA

A fim de atender aos objetivos propostos, o estudo seguirá a lógica metodológica da pesquisa qualitativa, mediante estudo bibliográfico, documental e utilizará como metodologia de recolha de dados a observação e a roda de conversa.

A metodologia qualitativa afirma que o componente subjetivo do comportamento das pessoas. Bogdan (1994), menciona que o pesquisador, ao utilizar a abordagem qualitativa, faz uso de um conjunto de asserções que diferem das que são utilizadas quando se estuda o comportamento humano com o objetivo de descobrir fatos e causas.

Na visão de Bogdan e Biklen (1994: p. 16) a pesquisa qualitativa é compreendida como:


[...] um termo genérico que agrupa estratégias de investigação que partilham de determinadas características. Os dados recolhidos são [...] ricos em pormenores descritos relativos a pessoas, locais e conversas e de complexo tratamento estatístico.


Faremos uso também das fontes bibliográficas de pesquisa, a entrevista, o diário de campo a análise de documentos.

Objetivando perceber os principais conceitos e implicações do texto da lei, farei uso da análise documental, que enquanto possibilidade no que se refere à pesquisa qualitativa, consiste numa possibilidade a ser realizada a partir de documentos que não receberam tratamento analítico contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos, constituindo uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema.

Trata-se de uma técnica decisiva para a pesquisa em ciências sociais e humanas, sendo indispensável porque a maior parte das fontes escritas ou não, são quase sempre a base do trabalho de investigação.

Para Lüdke (1986: 38),


[...] a análise documental pode se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema.


A pesquisa bibliográfica por sua vez se configura como sendo o exame de materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico, ou que podem ser reexaminado, criando novas ou interpretações complementares, atividade localização de fontes, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de determinado tema. É um componente obrigatório para qualquer pesquisa.

Na visão de Lakatos,


A pesquisa bibliográfica permite compreender que, se de um lado a resolução de um problema pode ser obtida através dela, por outro lado, tanto a pesquisa de laboratório quanto a de campo (documentação direta) exigem, como premissa, o levantamento do estudo da questão que se propõe a analisar e solucionar. A pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser considerada também como o primeiro passo de toda pesquisa científica. (1992, p. 44).


A característica principal da pesquisa bibliográfica, é a de possibilitar ao pesquisador uma bagagem teórica variada, contribuindo para ampliar o conhecimento, de forma a fazer da pesquisa um material rico sobre o assunto, fundamentando do ponto de vista teórico o material a ser analisado.

 

TIPO DE PESQUISA

 

Pesquisa qualitativa via estudo de caso. Este trabalho teve inicio em 2020, com a graduação de Educação Física, em virtude de escolher um tema então resolvi escrever sobre Bombeiros do futuro sendo que um membro de minha família já trabalha no corpo de Bombeiros no Município de Sorriso MT. Então foram vários meses de pesquisa durante o ano de 2020, onde estou me preparando para defender a graduação, quando que eu quero entregá-lo pronto para possível Banca examinadora que irá examinar no ano de 2021. Foram entrevistadas 10 famílias, dentre elas os pais e filhos que são alunos do Bombeiros do futuro. As entrevistas foram feitas, através de questionários abertos que foram elaborados para entrevistas os pais e os alunos, sendo 10 questionários para pais e 10 questionários para alunos. As entrevistas foram feitas na casa de cada familiar e onde as pessoas decidiram de livre vontade se responderiam ou não.

 

UNIVERSO E AMOSTRA

Este trabalho teve inicio em 2020, com a graduação de Educação Física, em virtude de escolher um tema então resolvi escrever sobre Bombeiros do futuro sendo que um membro de minha família já trabalha no corpo de Bombeiros no Município de Sorriso MT. Então foram vários meses de pesquisa durante o ano de 2020, onde estou me preparando para defender a graduação, quando que eu quero entregá-lo pronto para possível Banca examinadora que irá examinar no ano de 2021. Foram entrevistadas 20 famílias, dentre elas os pais e filhos que são alunos do Bombeiros do futuro. As entrevista foi feita através de questionários abertos que foram elaborados para entrevistas os pais e os alunos, sendo 20 questionários para pais e 20 questionários para alunos. As entrevistas foram feitas na casa de cada familiar e onde as pessoas decidiram de livre vontade se responderiam ou não.

 

Amostra da Pesquisa

Este projeto Bombeiros do futuro vai ser importante para a vida das crianças e foi com muito êxito que escrevi sobre esse tema que sem sombra de duvida traz um alicerça para as famílias e para a sociedade de Sorriso no estado de Mato Grosso. Para a pesquisa da Tese eu fu buscar em livros,jornais e sites de informações sobre o Projeto Bombeiros do futuro. Tendo em vista minha tese a necessidade de elaboração de dois questionários com 20 questões para os pais responderem sobre seus filhos e saber como eles reagem sabendo que seus filhos estão se saindo neste projeto Bombeiros do futuro. Também foram elaborado um questionário com 10 questões para os alunos.

De acordo com minha pesquisa foram utilizadas foram ouvidas 20 pais e 20 alunos. Foram escolhidos pais que se propuseram a responderem de própria vontade as perguntas do questionário.

 

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Este questionário é o instrumento da pesquisa de campo relativo a uma pesquisa de Graduação em Educação Física e tem por objetivo analisar a influência do Projeto "Bombeiro do Futuro" no processo de formação para a cidadania dos meninos e meninas durante a infância , no município de Sorriso – MT. Elaborado pelo aluno Rogério Leandro Gewinski, a sua participação é fundamental para o sucesso desta pesquisa. Analisando o contexto de formação de crianças e adolescentes no projeto de Educação não Formal, busca-se analisar a influência do Projeto "Bombeiro do Futuro"

 

MÉTODO DE ANÁLISE

Foram feitos 20 questionários abertos, com perguntas referentes o “Projeto Bombeiros do Futuro”. Onde foram entrevistados 20 pais de alunos e 20 alunos e o questionamento foi a importância do projeto e o que mudaria na vida dos pais e filhos. As perguntas foram abertas e objetivas

 

CRONOGRAMA

Está pesquisa será realizada com a intenção de mostrar de como o projeto Bombeiro mirim tem influência na sociedade. Primeiramente vou escrever os conceitos sobre a educação brasileira. Após ser feito uma pesquisa relacionada sobre a influência dos bombeiros do futuro, foram coletado dados através de questionário aberto e qualitativo.

 

REFERÊNCIAS


BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Ed., Coleção Ciências da Educação, 1994.


BRANDÃO, Carlos Rodrigue. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. - (Coleção primeiros passos; 20)


BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996).LDB [recurso eletrônico]: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 12. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016. – (Série legislação; n. 254). Disponível em<file:///D:/ARQUIVOS%20CLIENTES/Downloads/ldb_9ed.pdf>. Acesso em: 25 de abril. de 2018.


LAKATOS, Maria Eva. MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed/. São PAulo. Revista e Ampliada. Atlas, 1992.


LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E. C. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.


https//escolaeducação.com.br