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RESUMO EXPANDIDO: PSICOPEDAGOGIA E A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

Kellen Cristina Ventura da Silva

 

RESUMO

A presente pesquisa tem como foco o entendimento acerca da Psicopedagogia, bem como a sua importância no ambiente escolar e ação do Psicopedagogo junto ao processo de ensino/aprendizagem, sobretudo em casos de crianças com necessidades especiais. Neste sentido, entende-se a Psicopedagogia como sendo uma ciência relativamente nova, que tem por objetivo ocupar-se das questões e problemas que envolvem o processo de aprendizagem, sendo indispensável no meio escolar na atualidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Ensino-aprendizagem. Psicopedagogia.

 

INTRODUÇÃO

 

A Psicopedagogia, segundo Bossa (2000), ocupa-se justamente desse processo de aprendizagem do ser humano, estudando suas características. Busca-se, deste modo, o entendimento do processo de aprendizagem, bem como dos problemas que impelem dificuldades ao processo. Deste modo, atenta-se também à patologias e distúrbios que podem prejudicar a aprendizagem.

Frente a esta questão, o presente resumo atenta-se foca no entendimento acerca da Psicopedagogia, sua importância no meio educacional e a atuação do Pedagogo frente ao processo de aprendizagem, sobretudo nos casos em que o aluno apresenta necessidades especiais

Para Kiguel (1983) a Psicopedagogia organiza-se em um corpo teórico específico, visando à integração das ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolinguística na busca por uma compreensão mais ampla com relação ao processo da aprendizagem humana.

 

METODOLOGIA

 

Buscando o cumprimento dos objetivos aqui propostos, valeu-se da metodologia de revisão bibliográfica à luz de trabalhos de importantes teóricos e pesquisadores da função da Psicopedagogia, bem como da importância da atuação do Psicopedagogo no ambiente escolar, sobretudo no trato com o aluno com necessidades especiais.

Primeiramente buscou-se pesquisar de forma mais ampla com relação à importância da Psicopedagogia e a ação do Psicopedagogo no ambiente escolar, através de pesquisar sobre o tema. Em seguida selecionaram-se os materiais mais pertinentes ao objetivo da presente pesquisa para uma posterior organização das teorias que embasaram o presente texto.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Em linhas gerais, entende-se a Psicopedagogia como uma área de conhecimento e de atuação interdisciplinar que atua de forma ampla nos processos de aprendizagem no ambiente escolar. (CASTANHO, 2002, p.30).

Deste modo, o trabalho do Psicopedagogo não se mostra como uma ação de reeducação, mas está mais próximo da terapia e da intervenção, sendo focado no processo de aprendizagem e nos problemas a ele inerentes.

Neste sentido e seguindo o movimento de inclusão escolar, a Psicopedagogia preocupa-se também com as especificidades do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência que, cada vez mais estão sendo inseridos nas escolas regulares.

Contudo, tal inserção não poderia acontecer sem as adaptações necessários e o devido acompanhamento psicopedagógico.

Deste modo, mostra-se essencial que, na prática pedagógica, sejam consideradas as relações entre produção escolar e a oportunidade que a sociedade deve dar às diversas fatias sociais. Sendo assim, a escola e a sociedade não podem ser encaradas de forma isolada, haja vista o fato de o sistema de ensino refletir a sociedade na qual está inserido.

 

A escola caracteriza-se como um espaço concebido para realização do processo de ensino/aprendizagem do conhecimento historicamente construído; lugar no qual, muitas vezes, os desequilíbrios não são compreendidos (GASPARIAN, 1997, p.24)

 

Contudo, muitos profissionais acreditam que o Psicopedagogo, ao chegar na escola, vai solucionar de forma instantânea as dificuldades de aprendizagem, a evasão escolar, os problemas de indisciplina, a falta de estímulo dos alunos, entre outros. Entretanto, faz-se necessário entender que tais pontos tratam-se de partes de um processo que, como tal, não se dá de uma hora para outra, requer análise da situação, organização do trabalho Psicopedagógico e tempo para que este vá surtindo efeito junto aos atores do ambiente educacional. Destaca-se ainda que tal processo deve também contar com o apoio das famílias dos estudantes.

Barbosa acrescenta o seguinte:

 

Transformar a aprendizagem em prazer não significa realizar uma atividade prazerosa, e sim descobrir o prazer no ato de: construir ou de desconstruir o conhecimento; transformar ou ampliar o que se sabe; relacionar conhecimentos entre si e com vida; ser coautor ou autor do conhecimento; permitir-se experimentar diante de hipóteses; partir de um contexto para a descontextualização e vice-versa; operar sobre o conhecimento já existente; buscar o saber a partir do não saber; compartilhar suas descobertas; integrar ação, emoção e cognição; usar a reflexão sobre o conhecimento e a realidade; conhecer a história para criar novas possibilidades.

 

A autora também acrescenta que: "a Psicopedagogia, como área que estuda o processo ensino/aprendizagem, pode contribuir com a escola na missão de resgate do prazer no ato de aprender e da aprendizagem nas situações prazerosas.”

Assunção (2011) acrescenta que:

 

... as dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

 

Neste âmbito, Sabini (1998) destaca a importância do engajamento da família no desenvolvimento das crianças e enfatiza a responsabilidades do grupo familiar sobre vários comportamentos apresentados pelos alunos:

 

Os pais têm um papel importante no processo de desenvolvimento da autonomia. Se eles encorajarem as iniciativas da criança, elogiarem os sucessos derem tarefas que não excedam as capacidades da criança forem coerentes em suas exigências e aceitarem os fracassos estarão contribuindo para o aparecimento do sentimento de auto confiança e auto estima. (Sabini, 1998, p.65)

 

Outro ponto a ser destacado relaciona-se com as atividades lúdicas no trabalho pedagógico, conforme destacado abaixo:

 

A educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espírito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. Sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio. (ALMEIDA,2003:57)

 

Deste modo, entende-se a ludicidade como fator integrante do trabalho psicopedagógico, já que permiti o trabalho da aprendizagem de forma mais descontraída e atrativa para os estudantes.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A presente pesquisa destacou a importância da Psicopedagogia aplica nas instituições escolares, destacou também a ação do profissional Psicopedagogo frente ao processo de aprendizagem, tanto dos alunos típicos, quanto de alunos com deficiência e consequentemente com necessidades especiais.

Assim, a Psicopedagogia, na escola, apresenta uma função complexa e multidisciplinar agindo no processo de aprendizagem e, sobretudo, nos problemas a ele inerentes.

Contudo, por meio de uma ação interdisciplinar a Psicopedagogia também se dedica às áreas relacionadas ao planejamento educacional e assessoramento pedagógico, colaborando com a constituição de planos educacionais e lúdicos no âmbito das práticas pedagógicas em sala de aula.

 

REFERÊNCIAS

 

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