A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO APRENDIZAGEM
Adélia Ferreira
RESUMO
O presente trabalho objetiva descrever a importância da afetividade para a aprendizagem na educação infantil nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que o fator afetividade pode determinar o sucesso ou insucesso de uma criança na escola. Este trabalho nos convida a realização reflexiva sobre afetividade, em sala de aula na promoção da aprendizagem como um meio de promoção de convívio do aluno com o professo através do estabelecimento da amizade e o respeito. Os resultados mostraram que a afetividade, além de auxiliar no desenvolvimento do aprendizado, fortalece os laços de amizade através do respeito, amizade e confiança.. A afetividade é uma peça fundamental para o desempenho educacional, e que a criança precisa de amor, afeto para poder construir sua identidade e conhecimento no ensino aprendizagem.
Palavras-chaves: Afetividade. Desenvolvimento. Educação Infantil.
INTRODUÇÃO
A escola deve proporcionar ao educando a apropriação dos conteúdos para que o mesmo aprenda a lidar e a buscar novos conhecimentos. A mesma deve ter por objetivo envolver os alunos e professores de forma prazerosa. Desse modo, cabe ao educador através da afetividade facilitar o processo ensino aprendizagem estimulado a desenvolvimento de uma prática pedagógica direcionada ao aluno.
A escolha deste tema afetividade se deu pela observação do cotidiano escolar em que se percebe que o professor da Educação Infantil é um importante construtor de valores dos alunos através das demonstraçoes de afeto fazendo com que o educando sinta o desejo de aprender. Um bom relacionamento entre professor e o aluno, facilitará o controle da turma mantendo um convívio harmonioso.
Estetrabalho tem o objetivo de discutir a importância do trabalho com a afetividade entre educador e educando. Destacar a importância do educador como mediador no processo de construção da afetividade no ambiente escolar. Destacar a influência da relação afetiva entre professor e aluno no processo de ensino aprendizagem.
O trabalho com o educando através da afetividade, juntamente com as atividades incentivarão a capacidade motora e cognitiva do processo ensino aprendizagem e o bom relacionamento em sala de aula, favorece a relação afetiva entre professor e aluno da educação infantil positiva melhorando assim o desenvolvimento da criança.
Um ambiente escolar afetivo garantirá uma aprendizagem de maneira positiva fazendo com que o aluno supere seus desafios e respeite o outro constituindo um ambiente favorável ao processo educativo.
Atualmente a educação cobra que tenhamos profissinais que faça o papel de mediador do ensino. a afetividade pode ser considerada como ferramenta para facilitar esse processo.
O professor atento ao aprendizado do seu aluno se sente movido a estabelecer metas, desafios procurando estimulá-los direcionando o seu aprendizado de forma significativa. Neste processo de atenção por parte do professor o processo de avaliação que acontece constantemente reforça no professor a necessidade de inovar sua pratica, auxiliando o aprendizado do aluno neste processo de ensino/aprendizagem.
A afetividade em sala de aula deve estar presente e devem fazer parte de seu cotidiano. Bossa (2014), descreve que para a teoria walloniana o ser humano, em particular a criança, de forma global, ou seja, tem que haver uma integração afetiva –cognitiva – motora – pessoa.
Segundo Antunes (2018) om relação ao aspecto da emoção, Wallon (1879 – 1962) compreende como sendo a primeira manifestação de necessidade afetiva da criança como elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção; no que diz respeito ao sentimento, para Wallon, é a expressão representacional da afetividade que vai se configurando ao longo do tempo: amor, prouver, raiva.
Alencastro, (2016).a afetividade tem uma importância fundamental nas relações psicossomáticas básicas, influenciando o desenvolvimento do indivíduo com relação à percepção, à memória, ao pensamento, à vontade e às ações, tornando-se um componente essencial da harmonia e do equilíbrio da personalidade humana, pois os estados afetivos estão ligados às emoções, aos sentimentos, às inclinações e às paixões.
Segundo Alencastro, (2016). Wallon (1995), com sua teoria da psicogênese da pessoa completa, tem significativas contribuições para a educação, principalmente quando se refere à afetividade como meio de facilitador no processo de ensino-aprendizagem. O conceito importante da teoria de desenvolvimento de Wallon é a integração. O conceito de integração que leva em conta dois aspectos: a integração organismo/meio e os fatores ambientais. Nos seus estudos, Wallon propôs superar a dicotomia entre o orgânico e o social. Tanto relações entre características orgânicas e aquelas adquiridas socialmente [...] quanto nas relações entre a pessoa e seu grupo estas duas dimensões não excluem uma a outra [...], mas estão sempre em interação constituindo o sujeito.
Alencastro, (2016).Para Wallon (1995), existe classificação por fase de desenvolvimento que não podem ser relegadas sem que haja uma interação entre a criança e o meio através de um sistema de relações que envolve ações recíprocas. Para o teórico, existem diferentes situações em diferentes fases do desenvolvimento do indivíduo, que, dependendo das necessidades e oportunidades, possibilitam reações diversas, sendo identificadas como reações aos estímulos que regulam a sua atividade, resultando numa evolução mental e comportamental.
Podemos observar que segundo Wallon, a afetividade no desenvolvimento humano deve ocorrer desde o seu nascimento e que o afeto desempenha um papel fundamental no desenvolvimento o de boas relações sociais.
Almeida (2012) Nesta perspectiva educar não é apenas repassar informações, é ajudar a criança a tomar consciência de si, dos outros, da sociedade em que se vive e também do seu papel dentro dela. Saber se aceitar como pessoa e aceitar o outro com os seus defeitos e qualidades. No contexto escolar, a interação entre aluno e professor favorece o desenvolvimento e o aprendizado.
No contexto escolar, o professor através das relações afetivas no aprendizado e desenvolvimento cognitivo desta forma se faz tão necessário o papel da afetividade no desenvolvimento e aprendizagem. Nos momentos de aprendizagem, a afetividade vem como meio de criar meios para que aconteça um aprendizado efetivo e significativo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir das teorias piagetiana, vygotskyana e walloniana pode-se considerar a afetividade como fator indispensável na formação do aluno a partir do trabalho com seus afetos, suas emoções e seus sentimentos. O professor nesse processo tem um papel fundamental como mediador entre o ensino e a educação afetiva, pois se nã há essa relação em sala de aula pode ocorrer a construção de barreiras, surgindo problemas em relação à aprendizagem.
Acredita-se que a utilização pelo professor de uma prática pedagógica afetiva pode estimular não só a relação afetiva, como a questão cognitiva e social do aluno. Na relação professor-aluno a afetividade é essencial para que o processo de aprendizagem
Desse o objetivo do presente trabalho foi atingido, pois sabemos que a relação de afetividade no cotidiano escolar interfere de forma positiva no processo de aprendizagem do aluno.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala da aula. Ed. Papirus, Campinas, SP, 2012.
ALENCASTRO, C. E. de. As relações afetivas na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso de pedagogia: faculdade de Educação da. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.
ANTUNES, C. A construção do afeto. São Paulo: Augustus, 2018.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. (9ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre, Artes Médias, 2014.