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JARDIM AS BORBOLETAS

Silvana Spak da Silva

Érica tiele Spak De Oliveira

Silvia Luciana Grecco

Aline Petry dos santos

Alessandra C. dos S. Greco

 

RESUMO

Ao se abordar a temática sobre a borboleta com os educandos, devemos nos preocupar com a linguagem a ser adotada, pois a mesma deve favorecer a compreensão de que a espécie possui suas características próprias, como cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente em que vive, dentre outros aspectos. Também apresentam diversas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar ou, simplesmente, não se locomover. Desse modo acredita-se ser importante que a criança entenda e respeite os insetos do Jardim, levando em consideração que a borboleta faz parte da vida de várias crianças no seu cotidiano. O trabalho com o tema borboleta se torna importante, pois através de diversas situações as crianças serão estimuladas a observações, identificações e desenvolvimento nos diversos Campos de Experiências.

 

Palavras Chave: Borboletas. Jardim. Escola

 

INTRODUÇÃO

 

A realização do Projeto Jardim As Borboletas será desenvolvido com a turma do o mesmo foi criado com o objetivo de explorar as cores, formas e as transformações da natureza, e ainda trabalhar borboleta e sua importância ao meio ambiente.

As crianças gostam muito de observar os insetos no meio ambiente e nas literaturas infantil principalmente das que tem figuras de insetos, pois sempre demonstram curiosidade pelos personagens apresentados nos livros, querendo tocar, manusear, olhar as gravuras ou até imitar os personagens. Sendo assim a ideia do Projeto As Borboletas pode ser considerado como um atrativo que proporcionará aos educandos momentos de socialização e aprendizagem, através da observação das mesmas e utilização de Literaturas que irão ampliar o conhecimento sobre o tema a ser trabalhado.

Buscando ainda proporcionar a imaginação através de brincadeiras e da interação com outras crianças e com os adultos, que fazem parte do seu cotidiano. Com esse projeto pretendemos tornar o espaço escolar um local encantador e divertido, a partir da valorização e reconhecimento da natureza, estimular a curiosidade e a criatividade. O tema tem por finalidade proporcionar às crianças condições de conhecer o habitat e curiosidades a respeito das Borboletas, permitindo que os alunos observem os diferentes tipos de borboletas presentes no jardim da escola.

É importante que as crianças conheçam os insetos para que entendam que eles também tem seu papel no meio ambiente e a partir daí adotem atitudes de valorização, respeito e cuidado com os mesmos.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Os insetos estão presentes na vida das crianças em casa, nos filmes, nas histórias, desenhos. Dessa forma, é preciso que a escola busque desenvolver um ambiente onde a criança possa interagir com o meio físico e social, aprendendo sobre o mundo procurando respostas às suas indagações.

Portanto, imitar os insetos, nas suas brincadeiras e nas oportunidades do momento, a criança adapta-se ao outro, vivenciando momentos ricos, na medida em que o desperta, pois a dinâmica lúdica, tanto no plano motor como nos planos psíquicos e intelectual favorecendo o seu desenvolvimento global. As relações com os insetos de jardim criam também situações e contextos que eles se alimentam, exercem sua função no ambiente estimulando e estruturando numerosos processos cognitivos e intelectuais, que fundamentam as aprendizagens.

Trabalhar sobre o Jardim e os seus insetos no dia-a-dia da criança é importante para estimular e proporcionar ao educando a compreensão e a construção dos pensamentos a partir de realizações, sejam elas através de registo, pinturas, jogos. Portanto, cabe ao educador criar situações para que as crianças possam, de fato, relacionar-se com os insetos de jardim de modo que estas reconheçam alguns cuidados a ter com mesmos.

Pereira, (2002) descreve que de igual modo, é importante que se valorize o que pertence ao meio ambiente local. Assim sendo, é essencial que se realizem visitas de estudo, por ser uma estratégia estimulante e motivadora, de carácter lúdico para os alunos, de modo a que estes antevejam estas como uma componente transversal e interdisciplinar. As mesmas devem ser realizadas para a consolidação de conhecimentos, promoção e interligação entre teoria e prática e entre escola e a realidade.

O fato de os insetos fascinarem as crianças faz com que as mesmas tenham o desejo de observá-los, tocá-los e cuidar deles, esse comportamento estimulará a descoberta e a imaginação da criança.

Gabriel (2012) afirma que é preciso criar as crianças não em função do mundo tal como ele é, mas em função de um estado melhor, possível no futuro. É esta lógica que o educador deve seguir e ensinar em função de um mundo melhor. Para isso há que se criar condições para tal. O fato de se trabalhar na escola com o Projeto Jardim As Borboletas deve proporcionar o fascínio nas crianças devido ao fato de que as mesmas podem observá-las e cuidar-las.

 

CONCLUSÃO

A realização do projeto ocorreu através de observação e atividades lúdicas, envolvendo a literatura infantil, onde alunos e professores explorarão sobre a tematica que será estudada.

Os recursos didáticos utilizados serão: observação, dinâmicas, brincadeiras, musicalização, atividades de contação de histórias, pintura, teatro de fantoches, mural e colagem

Em relação ao tamanho, podemos trabalhar em sala de aula o porte pequeno, médio e grande. A quantidade de patas. Alguns deles não possuem patas, outros possuem duas patas, existindo também os que possuem quatro patas e animais que possuem seis, oito ou mesmo inúmeras patas

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GABRIEL, R. Abordagens ao Ambiente em contexto educativo. Editora Principia.2012.

 

PEREIRA, A. Educação para a ciência. Lisboa: Universidade Aberta 2002.