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A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Nilvani Silva de Souza  Sabino

Angela Maria dos Santos Assunção

Ana Paula Carlesso  

Sirlei Leite

Sidineia de Fátima Correia

 

RESUMO

O presente trabalho aborda o tema sobre  a contribuição  da música no processo de desenvolvimento psicomotor na educação infantil, é notório que nesta fase de ensino o lúdico é fortemente presente, a criança está descobrindo seu corpo, movimentos, sensações e meio em que vive, , faz  necessário a compreensão que o lúdico, brincar, dançar e cantar  é importante para a sua formação global e psicomotora. A música está presente na humanidade desde os primórdios e na vida da criança antes mesmo dela nascer, esse contato desde o período gestacional é importante, pois além de proporcionar momentos de afetividade, estimula o bebê, desenvolvendo percepções e musicalidade. O respeito com o aluno, com suas especificidades e segurança, é importante para realização de um a educação de qualidade, além da parceria entre escola e família. Realizou-se para este trabalho, a pesquisa bibliográfica através de artigos já publicados na internet, revistas, livros e autores como Le Boulch (1987), Gainza (1988), Swanwick (2003).

 

Palavras-Chave: Música. Criança. Psicomotricidade. Desenvolvimento.

 

1-INTRODUÇÃO

 

O artigo proposto tem como objetivo mostrar a contribuição da música, no trabalho da educação psicomotora, principalmente na educação infantil. Sabe-se que a psicomotricidade exerce papel importante na formação do indivíduo, para que o mesmo se expresse, comunique, tenha controle sobre sua postura, ações e movimentos, é necessário o desenvolvimento psicomotor. 

A psicomotricidade se refere à ciência que estuda e trabalha o indivíduo diante das relações com o seu corpo, com objetivo de promover a autonomia e controle sobre dos movimentos e ações, para a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade ela pode ser definida como ‘ ciência que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e extremo, é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto’, o corpo é o ponto de comunicação entre o indivíduo com o seu mundo externo, não é diferente com a criança, que mesmo antes de falar consegue interagir, expressar-se, ALVES (2007, p.127) cita que ‘é por meio do corpo que  a criança manifesta seus desejos, afetividade comunica-se’, sem o bom desenvolvimento psicomotor  torna-se difícil  para o mesmo   se manifestar , externar-se   e incluir com os demais, possuindo grande importância em ser trabalhado desde o primário, para  LE BOULCH (1987,p.11):

 

A educação psicomotora deve ser considerada como educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares: leva a criança a tornar consciente de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade: conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações difíceis de corrigir quando já estruturadas. 

 

Como citado acima a psicomotricidade quando trabalhada na educação infantil  garante melhor desenvolvimento psicomotor  ,criando assim uma base sólida para o aluno neste  processo aprendizagem , sabe-se que  a música está presente desde o primórdios  da história da humanidade , tendo um leque de gêneros, ritmos e finalidades, sendo importante e ativa em várias áreas da vida  como trabalho, educação e  religião, LOURA  (2012,p.107), diz que  a música e  psicomotricidade, ‘contribui  para o desenvolvimento harmonioso, com isso, facilita na educação psicomotora , trabalhando o aluno, fazendo-o tomar consciência  do seu corpo na lateralidade, situar-se no espaço , ter noção  de tempo, coordenar  gestos  e movimento’,  a música trás consigo o lúdico, a diversão e atração , tornando mais fácil e prazerosa as atividades  para se obter o desenvolvimento psicomotor .

É na  educação infantil  que  ocorrem as primeiras percepções  na criança em relação  ao seu desenvolvimento , podendo reconhecer  se é existente alguma dificuldade na área  psicomotora , essas observações  quando são trabalhadas precocemente possuem mais chances de serem revertidas,  a psicomotricidade auxilia o aluno a se perceber, ter domínio sobre seu corpo, ações, movimentos , tendo influencia em sua personalidade ,comportamento e inclusão.

Utiliza-se muito nessa etapa da educação primária o lúdico para realização de varias atividades, nessa fase a criança gosta de brincar e se divertir, não se deve tirar isso da mesma, pois é seu direito, porém mesmo nos momentos de recreação, dinâmicas e brincadeiras podem e devem ter planejamento, com finalidades educacionais, que contribua para o desenvolvimento global e pedagógico da criança, principalmente dento da instituição de ensino.   A música possui diversas funções, podendo ser um recurso em diversas atividades ou situações, como para acalmar, animar e auxiliar na  demonstração de  afetividade, GAINZA (1988,p.26) diz que a ‘música movimenta, mobiliza, e por isso  contribui para o desenvolvimento’, essa ferramenta deve ser explorada de diversificadas maneiras  , podendo ser música cantada, tocada, ouvida , dançada ou interpretada, através desta a criança é estimulada a se locomover, conhecer sensações, reconhecer seus movimento, facilitando no processo de inclusão .

                                                                                                            

2- DESENVOLVIMENTO

 

Muitas crianças possuem dificuldades em se expressar, timidez ou vergonha, o que é compreensível, principalmente nos primeiros dias de aula, pois ela está descobrindo um novo ambiente e novas pessoas, porém se isso se agravar pode trazer danos em seu contexto social, profissional e educacional no futuro, a música aliada com a psicomotricidade propõe uma metodologia dinâmica para auxiliar o aluno a ser domínio sobre seu comportamento e expressão, GAINZA (1988, p.34) cita que a aprendizagem ‘ se concretiza com a aquisição, consciente ou não, de uma série de capacidades ou destrezas no campo sensorial, motor, afetivo e mental’, percebe-se que para ter um bom resultado nos trabalhos com a psicomotricidade faz necessário à estimulação e técnicas atrativas e que realmente funcionem com o aluno, é de grande importância lembrar isso sempre, a criança em primeiro lugar precisa ser respeitada, desfrutar de segurança e compreensão, lendo em consideração o meio em que vive e seu ritmo.

A criança pode ter o primeiro contato antes mesmo de ela nascer, é errôneo pensar  que o feto não sente ou percebe o que está acontecendo  em seu mundo externo, os estímulos já acontecem durante a gestação ao conversar, cantar e ouvir melodias, é importante essa interação entre a musicalidade e a gravidez, além de proporcionar laços de afetividade ocorrem  estímulos desde então, antes de falar o bebê emite e interage com os sons , assim como  diz  JEANDOT (2001,p.18)

 

Antes de começar a falar, podemos ver o bebê cantar, gorjear, experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Observando uma criança pequena, podemos vê-lo cantarolando um versinho, uma melodia, ou emitindo algum som repetitivo e monótono, balançando-se de uma perna, ou ainda pra frente e praz trás, como que reproduzindo o movimento de acalanto. Essa movimentação bilateral desempenha papel importante em todos os meios de expressão que se utilizam do ritmo, seja a música, a linguagem verbal ou dança.

 

Os estímulos psicomotores acontecem em vários momentos em que há relação com o lúdico, não é diferente quando se tem o contato com a música, sempre acontecem transformações na vida da criança, pois ela está se desenvolvendo, geralmente acompanhada ou marcada por uma música, a atenção, cuidado e respeito durante esse longo processo de desenvolvimento, são fundamentais para que  ela se sinta bem , segura e confiante para crescer.

 

2.1 A DANÇA COMO FERRAMENTA PARA A PSICOMOTRICIDADE.

 

Por vezes infelizmente a música e a dança estão presentes na vida dos alunos apenas em datas comemorativas, o modelo educacional nacional vem passando diversas mudanças, a escola hoje não é vista como uma instituição ditatorial, alguns centros de ensino estão ainda começando a aceitar a arte e lúdico como ferramenta de ensino aprendizagem e desenvolvimento global, o dançar faz parte de todas as culturas e civilizações, PEREIRA (2001, p.61), cita que ‘ a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e com os outros; a explorarem  o mundo da emoção , imaginação ; criarem ; explorarem novos sentidos’, a dança permite trabalhar com expressões, sentimentos por meio de interpretações, movimentos livres ou coreografados  , a música e dança geralmente remete a festividade, vida e alegria , o ambiente escolar deve ser visto assim também, um lugar prazeroso e feliz, não perdendo o foco que é a aprendizagem,  para BARRETO (2008,p.1):

 

Dançar é um dos maiores prazeres que o ser humano pode desfrutar. Uma ação que traz uma sensação de alegria, de poder e de euforia interna e, principalmente de superação de limites dos seus movimentos. Dançar é expressar emoções por meio do corpo. É esculpir no ar figuras harmoniosas que nascem de pulsar da música.

 

Sabe-se que a criança precisa se manter em movimento para ter uma vida saudável, além disso, o educando que se exercita tem maior rendimento pedagógico, seu corpo precisa ser estimulado e incentivado a práticas físicas, a dança pode ser usada como metodologia para a psicomotricidade, VERDERI (2009, p.68), refere-se a atividades com a dança como contribuição para seu desenvolvimento, ou seja, que o aluno.

 

Evolua quanto domínio de seu  corpo, desenvolvendo  e aprimorando suas possibilidades de movimentações, descobrindo novos espaços, novas formas , superação de limites e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores ,sociais, afetivos e cognitivo.

 

Com atividades que incluam a dança e a música pode-se observar os movimentos dos alunos, expressões e conhecer suas necessidades psicomotoras, além de levar o autoconhecimento, SWANWICK (2003, p.18), cita que ‘ a música significativamente promove e enriquece nossa compreensão sobre nós mesmo e sobre o mundo’, as danças podem ser realizadas individualmente ou coletivamente, o que contribuirá para a inclusão e interação das crianças, gerando um cenário de afetividade e movimentação, as atividades precisam ser adequadas para cada idade, respeitar   e atender as necessidades dos alunos envolvidos.

 

3- ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DA INTERAÇÃO ENTRE O CORPO E SEU MEIO.

 

Para realizar o planejamento e atividades relacionadas à psicomotricidade, faz necessário o educador conhecer as primeiras etapas do desenvolvimento da criança, para compreender e adequar às atividades, garantindo segurança e objetivo educacional. É chamado de esquema corporal a relação e comunicação em que o individuo possui entre seu corpo e mundo externo,  NETO (2002,p.20), comenta:

 

A construção do esquema corporal, isto é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em associação fundamental no desenvolvimento da criança, já que essa organização é o ponto de partida de suas diversas possibilidades de ação. Senso assim, esquema corporal e organização das sensações relativas ao seu corpo em associação com os dados do mundo exterior.

 

A criança descobre o mundo através de seu corpo e contato com o mesmo, essa formação em processos nos desenvolvimentos psicomotores são essenciais, todas as etapas precisam ser vivenciadas e julgadas como importantes, segundo STAES: DE MEUR (1989, p.9), ‘ o esquema corporal é um elemento básico e indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, cientifica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo’, estando divididos  em três etapas que veremos abaixo.

Corpo Vivido: Essa fase se refere até os 03 anos de idade da criança, ela não sabe a diferença entre o ‘eu’ e o meio em que vive, é essencial a estimulação e movimentação da criança durante essa etapa, suas atividades são de pesquisa e exploração do ambiente em que está vivendo, com o amadurecimento do sistema nervoso por meio de sua vivencia a criança começa a se diferenciar de seu meio.

Corpo Descoberto: Também chamado de corpo percebido, dos 03 à 07 anos , etapa onde é organizado o esquema corporal , devido a maturação da ‘função de interiorização’ que para LE BOULCH (1984,p.16), é a ‘ possiblidade de deslocar sua atenção do meio ambiente para seu corpo próprio a fim de levar à tomada de consciência’  , a criança consegue fazer diferenciação de alto , baixo, dentro, fora, esquerda e/ou direita, pois passa a se situar e fazer distinção de seu corpo e meio.

Corpo Representado: De 07 a 12 anos, nesta etapa a criança consegue se localizar em seu ambiente, ter autonomia sobre seus movimentos e expressões , tendo noção de seu corpo por completo, é  importante que mesmo nesse período onde a criança está com maior idade, ela seja estimulada e trabalhada.

 

4- EDUCAÇÃO MUSICAL.

 

Para que exista a educação musical é necessário o desenvolvimento da psicomotricidade, e por sua vez a música e aprendizagem tem grande importância como método de ensino e trabalho psicomotor, quando trabalhados juntos pode se criar um método de ensino próspero , a música assim como a psicomotricidade trabalha a expressão do individuo, não se limita penas ao uso de instrumentos, sabe-se que  os sons e variadas sensações são principalmente descobertos na educação infantil, onde o lúdico é forte   , PENNA(1990,p.19),  cita que a mesma se refere a ‘ tornar-se sensível à música, de modo que, internamente, a pessoa reaja , mova-se com ela’,  é necessário que o educador perceba o que aquele som gera no aluno, como ele se expressa e o que deve ser adaptado.

 

4.1 A ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA POR MEIO DE MÚSICAS INFANTIS.

 

A música acompanha a criança desde seu princípio e isso é fato, a estimulação psicomotora não é apenas realizada na instituição de ensino ou por um professor, é necessário trabalho em equipe, escola e família,  ela pode ser trabalhada em casa ou em momentos de lazer com amigos e familiares . Muitas vezes não se é dada a devida  importância as músicas infantis, em  rodas de cantigas, dinâmicas e atividades musicais mas neste momento está sendo despertada e tralhada a audição, musicalização , criatividade, expressão, reações, movimentos e gestos, as populares cantigas folclóricas e que são passadas de geração em geração, geralmente apresentada a criança  logo no início da infância é muito importante para seu desenvolvimento, Beatriz Martini Bedran, mais conhecida como Bia Bedran é uma compositora, atriz, cantora, interprete e educadora musical, suas músicas são prósperas  em estimulação psicomotora ,  acessíveis a todas as faixas etárias pois apesar de ricas são compostas por letras simples e objetivas, abaixo veremos alguns trechos de músicas de sua composição e de outros músicos que também possuem popularidade entre a musicalidade, que contribuem para o trabalho psicomotor na educação infantil.

 

DESENGONÇADA (Bia Bedran)

Vem dançar, vem requebrar.

Vem fazer seu corpo se mexer

Acordar

É a mão direita, mão direita, mão

Direita agora

A Mão direita, que eu acordar

É a mão esquerda, a mão esquerda

A mão esquerda agora

As duas que eu vou acordar

É o ombro direito, é o ombro direito.

É o ombro direito que eu vou acordar

É o ombro esquerdo, é o ombro esquerdo.

Os dois juntos que eu vou acordar

É o braço esquerdo, é o braço esquerdo.

É p braço esquerdo que eu vou acordar

É o braço direito, é o braço direito.

Os dois juntos que eu vou acordar

É  a cabeça os ombros , as mãos,

Cotovelos e braços

Que eu vou acordar

A cintura, a barriga, o bumbum.

Os joelhos

Tudo junto que eu vou acordar

 

OS DEDINHOS (Eliana)

Dedinhos!

Polegares, polegares

Onde estão?

Aqui estão

Eles se saúdam

E se vão

Indicadores, indicadores

Onde estão?

Aqui estão

Eles se saúdam

E se vão

Dedos médios, dedos médios.

Onde estão? Aqui estão

Eles se saúdam

E se vão

Anelares, anelares

Onde estão?

Aqui estão

Eles se saúdam

E se vão

Dedos mínimos, dedos mínimos.

Onde estão?

Aqui estão

Eles se saúdam, eles se saúdam

E se vão, e se vão

Todos os dedos, todos os dedos

Onde estão?

Aqui estão

Eles se saúdam, eles se saúdam

E se vão, e se vão

 

ESTÁTUA ( Xuxa)

Mão na cabeça

Mão na cintura

Um pé na frente e  o outro atrás

Agora ninguém pode se mexer

Estatua!

Um braço pra cima

Um braço pra frente

Cruzando as pernas

Bumbum para trás

Agora ninguém pode se mexer

Estátua!

Rodando, rodando

Braços esticados

Não pode parar, continue rodando

Quero saber quem é que consegue ficar parado

Estatua!

Rodando, rodando

Braços esticados

Não pode parar, continue rodando

Quero saber quem é que consegue ficar parado

Estátua!

 

Pode-se observar que as músicas citadas são conhecidas, trabalham explicitamente a psicomotricidade, pois as canções que também podem ser utilizadas como dinâmicas mexem com o corpo, exige o desempenho e harmonia de vários sentidos, da atenção, concentração, motricidade, segurança em movimentos e equilíbrio.

 

4.2 MÉTODO DALCROZE.

 

Émile Jaques- Dalcroze, criador do método Dalcroze, um dos mais conhecidos  usados  quando se trata de educação musical, a harmonia entre a música  e os movimentos , este permite e proporciona um desenvolvimento integral do indivíduo , permitindo trabalhar e explorar suas reações , expressões e sentidos é um método que que utiliza  a música para o desenvolvimento do individuo,  através  da música, conciliando os sons e os movimentos, tento como pilares : conhecimento  intelectual, experiência sensorial  e motora, e educação musical, REZENDE (2006,p.93) comenta sobre esta técnica:

 

Jacques Dalcroze é um pedagogo musical mais referenciado  quando o assunto tratado é o uso do corpo para o fazer musica. Sua vivencia enquanto educador o fez perceber que a expressão corporal contribui  muito para comunicar problemas motores, psíquicos e emocionais. Por isso criara a Eurritmia que é  prática corporal que permite o indivíduo a conquistar as capacidades como as de melhoria na : concentração, resposta do corpo  ações cerebrais, relação entre o consciente e inconsciente visando aguçar  a criatividade.

 

É perceptível que este método presa pela vivencia da música, não apenas escutar, mas sim sentir e ter experiências com a mesma tinha como objetivo que fosse trabalhado a sensibilidade, desenvolver escuta ativa, sentido rítmico e a expressão, importante forma de comunicação do indivíduo.

 

CONCLUSÃO

 

Este trabalho apresentado teve como propósito ressaltar a importância e contribuição que a música trás para a psicomotricidade e suas atividades. A educação infantil possui grande importância nesse processo de ensino  aprendizagem , é nesta fase em que a criança tem o primeiro contato com a instituição escolar, a educação psicomotora quando se faz presente, estimulando os movimentos, ações, expressões, comunicações e autonomia  da criança, surte efeito quando se refere a educação ou /e reeducação psicomotora, caso possuir alguma dificuldade para o desempenho da mesma.

A música é um elemento  rico em gêneros, ritmos e fins,   presente na vida de grande parte da sociedade, tento importância em diversas culturas , civilizações e variados momentos da vida, fazendo presença no ambiente de trabalho, estudo e lazer. Ela tem a capacidade de despertar reações e emoções, sendo uma forma de comunicação o entre ela e seu mundo externo.

A música aliada com a psicomotricidade  abre um campo vasto para atividades  dinâmica a serem trabalhadas com todas as faixas de idade, a criança precisa ser estimulada a se exercitar, movimentar-se e  conhecer suas próprias emoções, desde o inicio da vida, a educação e práticas psicomotoras não se restringem apenas ao professor e escola, a aprendizagem é complexa e necessita do desempenho  de todos,  este é um desafio , parceria  entre a família do aluno  e a escola, é preciso dar a devida importância a todas as fases do crescimento o individuo, garantindo segurança e respeito com sua vida e particularidades. 

 

REFERÊNCIAS

 

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro, Wak, 2007.

 

BEDRAN, Beatriz.  Desengonçada. Disponível em :https://www.vagalume.com.br/bia-bedran/desengonçada.html

 

 BEZERRA, Eliana. Os dedinhos. Disponível em:https://www.letras.mus.br/eliana/91150

 

GAINZA, Violeta . Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo, 1988.

 

GRAÇA, Maria (Xuxa). Estatua. Disponível em: https://letras.mus.com.br/xuxa/564281/

 

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo, Scipione, 2001.

 

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até os  6 anos. Porto Alegre, 1984.

 

LE BOULCH, Jean. Rumo a uma ciência do desenvolvimento humano. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987

 

LOURA, Viviane dos Santos. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo, Som, 2012.

 

 MENDONÇA, Ana Abadia. RIBEEIRO, Alexandre.  A psicomotricidade e as crianças portadoras de necessidades especiais múltiplas. Uberlândia,  Revista Católica , 2000.

 

NETO, Francisco Rosa. Manual de avaliação motora. Porto Alegre ,Artmed, 2002.

 

PENNA, Maura. Reavaliação de busca com musicalização, São Paulo, Loyola, 1990.

 

PEREIRA, Silvia Raquel. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento .Porto Alegre , Kinesis, 2001.

 

REZENDE, Elcio Naves. A importância dos jogos , brinquedos e brincadeira para a psicomotricidade. João  Pessoa, 2006. ,

 

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo, Moderna , 2003.

 

VERDERI, Érica. Dança na escola: uma abordagem pedagógica, São Paulo, Phorte, 2009.