A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sandra Souza do Nascimento Lozano
Rosineie Aparecida da Silva
Josiane de Souza lima
Analete Temoteo Azevedo
Ivonete Vieira dos Santos
RESUMO:
O brincar é um direito da criança, é nas brincadeiras que elas desenvolvem suas habilidades bem como a emoção, expressão corporal, o prazer lúdico, o imaginário, a invenção e a criatividade. O objetivo geral da pesquisa está é de refletir sobre os brinquedos e brincadeiras tradicionais no desenvolvimento da criança da Educação Infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa bibliográfica Os teóricos estudados e pesquisados foram Lopes (2001), Piaget (1976), Kishimoto (1997) Os resultados da pesquisa mostraram o quão importante para os alunos é o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais, pois é uma fonte inesgotável de cultura, possibilitando inúmeras possibilidades de aprendizagem motora e cultural.
PALAVRAS CHAVES:. Brinquedos e Brincadeiras. Cultura. Edu cacao Infantile.
INTRODUÇÃO
Hoje em dia a sociedade consumista e tecnológica não visa os brinquedos para o lado da criatividade e de desenvolvimento da criança e sim para o seu ganho, sendo assim as brincadeiras de antigamente foram substituídas por brinquedos eletrônicos, alguns dos quais fazem tudo sozinho, exigindo o mínimo de participação da criança, geralmente apenas para apertar alguns botões.
O resgate dos brinquedos e brincadeiras neste trabalho esta sendo realizado para que as crianças de hoje possam ter um conhecimento e divertimento como as crianças de antigamente, pois as brincadeiras de hoje em dia se da mais para o lado tecnológico ao invés das brincadeiras antigas cujos muitos brinquedos eram confeccionados pelas suas próprias mãos usando a criatividade.
Antigamente as brincadeiras e os brinquedos eram bem mais divertidos, menos violentos e menos perigosos e bem mais fascinantes que agora, alem disso os brinquedos de antigamente não deixam nada a desejar aos atuais.
Isso tem me levado a refletir que as crianças estão sendo manipuladas por um processo de industrialização capitalista, sem preocupar em respeitar as etapas ou estágios de desenvolvimento da criança para que seja um individuo adulto mais equilibrado na sua forma física e psíquica.
Como criança convive um pouco com esse mundo dos brinquedos e brincadeiras tradicionais, onde proporciona uma relação com outros pares de forma mais homogenia, cooperativa, criativa, sendo a maioria delas executada ao ar livre, proporciona a criança um maior contato com a natureza , reforçando sua importância para o ser humano e principalmente quando reutilizando objetos ou produtos que seriam descartados (lixo), reinventando os em forma de brinquedos, fazendo valer o ditado “ na natureza nada se perde, tudo se transforma”.
Tendo em vista que as crianças hoje passam a maior parte do seu tempo em frente ao computador, internet, vídeo game e o celular não que eles não aguçam a mente ou não ajudam a desenvolver habilidades. Mas tem levado muitas crianças ao sedentarismo e o crescimento da obesidade e a falta de interatividade aguçando o individualismo e o egoísmo dificultando em se relacionar com os conflitos.
A presente pesquisa tem como tema a importância dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
A escolha deste tema surgiu da necessidade de abordarmos o assunto na Educação Infantil não apenas como simples entretenimento, mas como atividades que possibilitam a aprendizagem de várias habilidades Hoje as brincadeiras nas escolas estão ficando escassas, portanto é importante um espaço que possa proporcionar estímulos para que as crianças possam brincar livremente. Além de resgatar o direito de a criança brincar, constrói o seu desenvolvimento cognitivo e estimula valores.
A escola também deve resgatar essas brincadeiras e brinquedos tradicionais, pois além de fazerem parte da cultura da infância, pode estimular à criatividade a coordenação motora, a concentração, a percepção visual, auditiva e tátil.
O objetivo geral dessa pesquisa é de refletir sobre os brinquedos e brincadeiras tradicionais no desenvolvimento da criança da Educação Infantil.
Não podemos deixar de mencionar as situações que a criança revive enquanto brincam, estas podem lhe causar alegria, ansiedade, medo e raiva, mas se revivida na brincadeira favorece a compreensão de seus conflitos e emoções,
Pois a criança tem dentro de si potencial e este emerge nas situações de sua vida e nestes momentos o individuo apresenta ao mundo seu ritmo e sua harmonia e o brincar nada mais é do que a linguagem da criança.
Através do movimento as crianças demonstram seu aprendizado, sendo assim deste o berçário, é necessário que estimulemos os bebês, individualmente, a fazerem vários tipos de movimentos, e as brincadeiras favorecem esses estímulos.
Desta forma é preciso discutir as práticas pedagógicas exercidas nas escolas, que por muito tempo tinham as crianças como desconhecidas pela ação educativa em especial na Educação Infantil que hoje é considerada preocupação de toda sociedade.
Através da utilização da brincadeira a criança poderá obter conhecimento e divertimento, pois as brincadeiras de hoje em dia se da mais para o lado tecnológico ao invés das brincadeiras antigas cujos muitos brinquedos eram confeccionados pelas suas próprias mãos usando a criatividade.
Isso tem me levado a refletir que as crianças estão sendo manipuladas por um processo de industrialização capitalista, sem preocupar em respeitar as etapas ou estágios de desenvolvimento da criança para que seja um individuo adulto mais equilibrado na sua forma física e psíquica.
- REFERENCIAL TEÓRICO
O Brincar
O brincar é o primeiro experimentar do mundo que se realiza na vida da criança. É uma linguagem de interação que possibilita descobertas e conhecimentos sobre si mesmos, sobre o outro, sobre o mundo que a rodeia. O brincar infantil constitui a forma básica mais importante e decisiva do ser humano, por fazer desabrochar e ativarem as forças criativas da criança.
O ato de criar tem sua importância à medida que contribui para manter aberta, nessa atividade, sua dimensão primeira e criativa do brincar. No ato criativo se aloja a natureza do encontro. “A criatividade ocorre num ato de encontro, e deve ser compreendida como tendo por centro esse encontro.” (MOYLES, 2014. p.79)
Lopes (2011), por exemplo, em seus estudos sobre o pensamento da criança mostra a importância do brincar em vários períodos do desenvolvimento infantil. Segundo ele, a criança inicia a brincadeira por meio do próprio corpo, já que no primeiro ano de vida não consegue representar os objetos externos. Mais tarde, com o aparecimento das imagens mentais, da função simbólica e da linguagem, a conduta da criança modifica-se; surge o pensamento propriamente dito e o início da compreensão dos signos, possibilitando à criança o jogo simbólico, a imaginação e a imitação, nos quais ela revive prazeres e/ou conflitos elaborando-os, compensando-os e completando a realidade por meio da ficção. Subsequente ao domínio da linguagem a criança apresenta um duplo progresso: pode pensar antes de agir e conhecer as regras que organiza uma situação.
O brincar nesse nível, baseado na cooperação e na compreensão das regras explícitas, possibilita à criança uma construção progressiva de sua autonomia, socialização e afetividade. Kishimoto (2014) ressalta que o jogo desempenha um papel fundamental na constituição das representações mentais infantis e como isto está vinculado ao desenvolvimento da criança, já que o brincar é um elemento essencial para o equilíbrio emocional.
A psicanalista atribuiu grande importância ao brincar sendo pioneira em sua utilização como técnica psicanalítica, pois defendia que a criança expressa suas fantasias e ansiedades principalmente através do brincar. Também utilizando o brincar como técnica para a análise de crianças,
Segundo Kishimoto (2014), a criança que brinca sempre, com determinação auto ativa, perseverando e esquecendo sua fadiga física, pode certamente tornar-se homem determinado, capaz de auto sacrifício para a promoção do seu bem e de outros. Ao brincar as crianças elaboram um sistema de regras que vai durar enquanto a brincadeira acontece. “As regras não preexistem à brincadeira, mas são produzidas à medida que se desenvolve a brincadeira.”
Esse processo natural e sadio de se processar a inteligência não é possível, quando as crianças não realizam ou não conseguem mais o verdadeiro brincar. .
Entretanto, com o acelerado processo de mudanças em nosso mundo e uma civilização cada vez mais técnica, a criança esta perdendo sua capacidade de brincar. A originalidade deste momento do brincar está cedendo lugar a um mundo centrado nos caminhos mecanizados e cada vez mais informatizados que levam o humano a se robotizar, no pensar e no agir.
A aprendizagem precisa acontecer de forma prazerosa permitindo que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e se sinta motivada a ultrapassar os próprios limites, isto pode acontecer através da brincadeira, porque enquanto brinca a criança pensa, cria e desenvolve seu pensamento crítico. Utilizar brincadeiras como recurso didático é uma chance que precisa se colocar em prática, elas pode ser utilizado como prática habitual da aula, pois é um recurso interessante e eficiente.
A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se as atividades recreativas, devem ser orientados pelos fins visados pela educação, sociedade e os poderes públicos e esforçar-se por favorecer o gozo deste direito.
Para Altman, (2011), o ato de brincar é uma fonte de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, é um momento onde ela se expressa e interage, descobrindo o mundo que a cerca.
Nota-se que brincar é um importante instrumento de apoio, pois assim a criança adquire liberdade de ação física e mental, toma decisões, compreende melhor o mundo, e o que as rodeia, assim é capaz de perguntar, explicar, criar e se expressar livremente, interagindo com tudo e com todos.
O lúdico é uma estratégia que favorece a aprendizagem dos alunos de forma prazerosa, substituindo o modelo antigo do ensino da matemática que era apenas um exercício de memorização.
Friedmann (2016) defende que os jogos tradicionais infantis deveriam
se constituir um dos enfoques básicos para o desenvolvimento dos programas
pré-escolares e do Ensino Fundamental, uma vez que têm qualidades que podem
satisfazer às necessidades de desenvolvimento das crianças contemporâneas,
nas mais diferentes esferas: física, motora, sensorial, social, afetiva, intelectual,
linguística, etc.
É muito importante que o professor participe ativamente das brincadeiras com as crianças, pois assim as crianças vão se interessar pelas atividades devido o professor ser o mediador ou podemos dizer o espelho da criança. Conforme Kishimoto (2014, p. 30) “os jogos de construção são considerados de grande importância por enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver habilidades da criança conforme demonstra o programa de educação”.
A contribuição do jogo nos sistemas educacionais tem despertando nos educadores o interesse quanto à apropriação do mesmo no âmbito do ensino escolar, pois acredita-se que o lúdico desenvolve o processos de e aprendizagem, a criança através da assimilação de conhecimentos. Os conhecimentos adquiridos pela criança a partir da vivência com brinquedos e brincadeiras praticados na escola podem ser considerados como ponto de partida para aprendizagens. Além disso, as brincadeiras realizadas não devem passar despercebidas pelos educadores, mas precisam ser resgatados nos contextos das aprendizagens na sala de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos perceber que as crianças estão perdendo os espaços para que possam se movimentar. Percebemos que o videogame, computador e a televisão vêm tirando as possibilidades de aprendizagem motora de nossos alunos
Os objetivos foram alcançados, pois foi observado e através análise crítica os professores estão preocupados com o bem estar da criança em relação a sua saúde e as vivencias de infância, que as crianças, têm um tempo para brincar tanto em brincadeiras dirigidas como livres. Inclusive conforme as normatizações da escola os jogos e brincadeiras estão em primeiro lugar como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento integral da criança.
É fato que nos dias de hoje as crianças têm menos espaços para brincar, enquanto em épocas passadas elas brincavam nas ruas, parques, bosques. Atualmente esses espaços estão cada vez escassos, sem falar na falta de segurança nas ruas.
O planejamento dos espaços para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, torna-se algo fundamental. Sua importância reside no fato de ser uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança com a finalidade de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si mesma, os outros e o mundo em que vive.
Conclui-se que a criança tem muita facilidade de interiorizar conceitos, com a utilização de brinquedos e brincadeira na prática de ensino a assimilação dos conteúdos seria mais rápida. Outra vantagem que pode ser observada na utilização dessa ferramenta é a interação entre as crianças aprendizado, no respeito às regras, aos colegas
REFERÊNCIAS
ALTMAN, Raquel Zumbano. “Brincando na história” In.: PRIORE, Mary del (org.). História das crianças no Brasil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
FRIEDMANN, Adriana Brincar: Crescer e aprender – O resgate do jogo infantil / Adriana Friedmann, São Paulo: Moderna, 2014.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil / Tizuko Morchida Kishimoto – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2014.
LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 4. ed. São Paulo, Cortez, 2011.
MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil / Janet R. Moyles; trad. Maria Adriana Veronese. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2014.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1976.
PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
Questionário para a entrevista para as professoras
- Qual a sua idade? E que ano conclui sua formação acadêmica?
- Em sua opinião é importante o resgate de brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil?
- Quando as crianças estão brincando quais são as brincadeiras ou jogos mais utilizados por elas ou que elas gostam mais?
- Você pensa que o resgate de brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil facilita no processo de aprendizagem?
- Encontra dificuldades em realizar atividades voltadas ao o resgate de brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil?