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PROJETO - INCLUSÃO ESCOLAR: diferentes maneiras de ensinar, no Atendimento Educacional Especializado com alunos com deficiência intelectual

 

Eliel Silva

Liane de Fátima Goulart Iung

 

RESUMO

 

O projeto visa mostrar de forma pedagógica que é possível aprender de diferentes formas, independentemente de sua condição física ou intelectual, bastando para isso que o currículo seja flexibilizado, de acordo com a necessidade do aluno. O discurso a seguir dará uma noção de como o trabalho com os alunos que tem deficiência intelectual foi realizado no atendimento educacional especializado (AEE) e consequentemente os resultados obtidos  pela provocação contida em cada atividade.

 

DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA E DISCUSSÃO

 

O projeto foi desenvolvido para atender as necessidades de aprendizagem de cada aluno com deficiência intelectual atendido no AEE, tendo como foco conhecer e criar metodologias diferenciadas possibilitando a aprendizagem dos mesmos. No decorrer do ano letivo foram desenvolvidas diferentes estratégias de trabalho, atividades e também formas de organização dos atendimentos, estabelecendo se momentos específicos na busca de atender as necessidades que os educandos apresentavam. Um desses momentos foi o afetivo, desenvolvido com o objetivo principal de ouvir e acolher o aluno. De acordo com Parolin (2005) a afetividade é um conceito bem abrangente, fundamental para o desenvolvimento da pessoa, sendo tão importante quanto o desenvolvimento intelectual, devendo ser o ponto de partida para o desenvolvimento do ser humano. Nesse momento, específico, o professor ouve, acolhe e interfere com orientações individuais e coletivas, ex: como cuidar da higiene pessoal e como se comportar em sala e fora dela, entre outras. Também foram estipulados momentos para criar jogos pedagógicos, estabelecer regras e colocar os jogos em prática com os alunos, com o objetivo de analisar a compreensão, atenção e o raciocínio lógico, entre outras habilidades necessárias à aprendizagem na sala comum. Ex. Jogo da memória com o Sistema monetário e a Roleta Magnética com o alfabeto.

Fonte: acervo pessoal dos autores.

 

RESULTADOS/CONCLUSÃO

 

Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois foi possível acolher os alunos em suas necessidades básicas, orientando-os de forma adequada, contribuindo desta forma para que a interação e a proximidade com o outro acontecesse de forma mais tranquila. O trabalho desenvolvido teve reflexos significativos no comportamento, autonomia, no interesse pelas atividades propostas e no despertar da curiosidade e vontade de aprender. Os resultados mostram que através da afetividade é possível ensinar e aprender em todos os momentos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2005.