Buscar artigo ou registro:

 

DESCRIÇÃO DE CARGOS & MEDIAÇÃO DE CONFLITO

Raimunda Josefa Paulino
Vanessa Ramos

 

1 Introdução

 

A descrição de cargos dentro de uma empresa é de estrema importância, pois detalha todas as posições dentro da organização. Serve para formalizar as atribuições dos cargos existentes. O colaborador deve ter bem claro o que compete a cada membro da equipe, para que a mesma atinja seus objetivos.

Uma má orientação da descrição de cargo aos colaboradores, acarreta grandes prejuízos a organização, problema esse identificado em estágio observacional.

Portanto a presente proposta de intervenção pretende contribuir para a melhora do processo e procedimentos no ambiente organizacional, através de dois encontros semanais em grupo e um individual, orientando aos colaboradores sobre a missão, visão e valores da empresa. Esclarecendo os mesmos diante a descrição de cargo a função de cada tarefa. Além de reforçar individualmente cada colaborador sua função e objetivo do seu cargo.

Neste universo o colaborador é o sujeito da descrição de cargos e precisa estar ciente da sua aplicação dentro da organização. Ao final da intervenção espera-se que os mesmos possam estar esclarecidos diante de sua função e atribuição, contribuindo para uma melhora significativa na estrutura do processo e seus procedimentos na organização em que trabalha.

 

1.1 Objetivo geral:

 

Desenvolver uma proposta de mediação de conflitos em equipes, com base no modelo de descrição de cargos, possibilitando a empresa e a seus colaboradores, a combinação de bem estar organizacional e satisfação de forma coletiva.

 

1.2 Objetivo específico:

 

  • Orientar aos colaboradores sobre a missão, visão e valores da empresa.
  • Esclarecer dentro da descrição de cargo a função de cada tarefa.
  • Reforçar individualmente cada colaborador sua função e objetivo do cargo.

 

2. DESENVOLVIMENTO

     

      Como base nos mesmos princípios que orientam o funcionamento dos grupos, o presente trabalho discutira os processos relativos ao tipo específico de grupo: as equipes de trabalho. Segundo Zanelli, 2014 o cenário organizacional dos dias atuais mostra cada vez mais a centralidade das equipes de trabalho. Não é por acaso que empresas de grande porte relatam com maior frequência sustentar sua estrutura em equipes. Compreende-se equipe como:

Um sistema de relações dinâmicas e complexas entre um conjunto de pessoas, que se identificam a si próprias e são identificadas por outras pessoas dentro da organização como membros de um grupo relativamente estável, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com a finalidade de atingir objetivos mútuos. MACHADO (1998).

 

2.1 EQUIPES DE TRABALHO

 

            As equipes de trabalho, após sua formação ou estruturação inicial, passam por diferentes fases de desenvolvimento até alcançar o estágio em que o desempenho pleno das tarefas é atingido. Não obedecem a uma lógica sequencial, a passagem de uma fase para a posterior revela um processo de amadurecimento, inúmeras interferências, internas e externas à equipe, podem atravancar seu avanço. As fases ora referidas recebem as denominações: formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração.

Diante da observação em estágio supervisionado de uma equipe de trabalho de 15 colaboradores, identificou-se obstáculo na fase conflito, referente à descriminação, distribuição e atribuição de tarefas no contexto da descrição de cargos, ou seja, em uma má comunicação da descrição de cargo no momento da contratação. Comprometendo assim, a estrutura do processo e seus procedimentos na organização.

      Neste contexto a presente proposta pretende contribuir para a melhora do processo e procedimentos no ambiente organizacional. Ajuste serão propostos aos gestores no sentido de estabelecer a forma com que o trabalho será organizado e a quem cabe qual tarefa.

      As intervenções serão realizadas no primeiro período matutino, com carga horária de 30 minutos, dois encontros grupais e um individual por colaborador. Todas comunicadas e agendadas antecipadamente. As intervenções iniciarão com uma palestra orientativa quanto à missão, visão e valores da empresa e uma dinâmica de grupo: Trabalho em equipe – Balões no ar, com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre a importância do trabalho de cada um dentro de uma equipe de trabalho.

      Em atendimento individual será feita uma entrevista aberta e esclarecimentos em relação à descriminação, a distribuição e a atribuição de tarefas, além de instruir a função e objetivo do cargo de cada um.

 

2.2 Descrição de Cargo

     

      Descrição de cargos é um processo que detalha todas as posições dentro de uma organização. É um registro escrito que serve para formalizar as atribuições dos cargos existentes em uma empresa, com possibilidade de revisão de tempos em tempos, para que contemple a mudança das necessidades de uma empresa.

 A descrição de cargos, segundo Marras (2016), sendo bem elaborada, contendo contornos bem definidos, proporciona uma padronização no perfil organizacional dos cargos da empresa e evita que a pessoa responsável pelo recrutamento faça exigências inadequadas ou deixe de faze-la. Evitando assim, prejuízos maiores para a organização, tais como aumento da rotatividade, equipe insatisfeita, necessidade de mais treinamentos e até mesmo a realização de um novo processo de recrutamento e seleção.

Chiavenato (2004) defende que nas organizações certas condições tendem a criar percepções entre pessoas e grupos, predispondo ambientes de conflito. Segundo o auto na interdependência de atividades as pessoas e grupos de uma organização precisam uns dos outros para desenvolver suas atividades e alcançar os objetivos. Isso ocorre quando um grupo não pode realizar a sua tarefa e alcançar seu objetivo a não ser que outro grupo realize a sua ou alcance o seu. Quando os grupos são altamente interdependentes existem oportunidades de que um grupo auxilie ou prejudique o trabalho dos demais, o que é um potencial conflito.

 

3 Resultados esperados

 

Diante do exposto espera-se com o desenvolvimento da presente proposta, contribuir para a melhora do processo e procedimentos no ambiente organizacional. Não apenas nos aspectos técnicos, mas também no trabalho em equipe, a capacidade de relacionar com pessoas na capacidade de seguir ordens, normas e regulamentos.

A descrição de cargos é importante para a empresa pois define o papel dos cargos e o que se espera dos ocupantes. Não basta uma boa descrição de cargos se não a aplicar no momento da contratação, esclarecendo aos colaboradores sua importância para o bom funcionamento da empresa. O colaborador é o sujeito da descrição de cargos e precisa estar ciente da sua aplicação dentro da organização.

Ao final da execução desse projeto espera-se que os mesmos possam estar esclarecidos diante de sua função e atribuição dentro de seu cargo, contribuindo para uma melhora significativa na estrutura do processo e seus procedimentos na organização em que trabalha.

 

4 Referências

 

BRESSAN, C.L. Mudança Organizacional:uma visão gerencial. In: Seminário de Gestão de Negócios, v. 1, 2004.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações.4. ed. Barueri, SP:Manole, 2014.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier ;2009. FURUKAMA, P.O.; CUNHA, I.C. K.O. Da gestão por competências gerenciais do enfermeiro. Rev Bras Enf, Brasília, nov-dez. 2010.

MARRAS, J.P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 15. ed. São Paulo; Saraiva, 2016.

ZANELLI, J. C.; BASTOS, A. V.; RODRIGUES, A. C. A. BORGESANDRADE, J.B.; Campo profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J.B.; BASTOS, A.V. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed,2014.