RECREAÇÃO E LAZER NO PARQUE ECOLÓGICO DE SORRISO MT
Daiana Aparecida Aguiar[1]
Aline Silva Ramalho[2]
RESUMO
Em tempos em que o espaço para o lazer e recreação ficam pouco ou quase não acontecem, vê se a necessidade de projetos que envolva atividades no pouco tempo livre, buscando os espaços públicos onde as pessoas buscam um momento de relaxar e descansar e para que isso ocorra entrar em ação, uma palavra essencial que é a recreação: entende-se por recreação a todas as atividades e situações em que acontece uma diversão, assim como através do relaxamento e do entretenimento. O projeto foi desenvolvido em um espaço público chamado parque ecológico da cidade de sorriso MT. Onde foi levado ao público frequentador daquele espaço atividades e estações de brincadeiras recreativas, e jogos desportivos, promovendo a interação e socialização das crianças e famílias ali presentes. A muitos fatores que tornam a recreação e o lazer acompanhados por orientações de um profissional melhor para os profissionais que trabalham com o lazer, faz-se necessário e importante que estes conheçam as aspirações de cada faixa etária ou de seus grupos de consumidores. E essencial que haja esses tipos de projetos porquê da oportunidade de vivenciar a cultura corporal de movimento, bem-estar entre outros fatores que são exprimidos na correria do dia a dia.
Palavras chaves: Recreação. Família. Atividades. Projeto.
RECREATION AND LEISURE IN THE ECOLOGICAL PARK OF SORRISO MT
ABSTRACT
In times when the space for leisure and recreation are little or almost do not happen, see if the need for projects involving activities in the little free time, seeking the public spaces where people seek a moment to relax and rest and so that an essential word is recreation: recreation is understood to mean all activities and situations in which a diversion takes place, as well as through relaxation and entertainment. The project was developed in a public space called ecological park of the city of MT. Where activities and recreation playgrounds and sports games were promoted to the public attending that space, promoting the interaction and socialization of the children and families present there. The many factors that make recreation and leisure accompanied by the guidance of a better professional for professionals working with leisure make it necessary and important for them to know the aspirations of each age group or its consumer groups. It is essential that there are these types of projects because of the opportunity to experience the body culture of movement, well-being among other factors that are expressed in the day-to-day running.
Keywords: Recreation. Family. Activities. Project.
Introdução:
Nos tempos atuais precisamos cada vez mais pensar em momentos de recreação e lazer em nossas horas vagas, na correria do dia a dia acabamos esquecendo de tirar um tempo para nos divertir junto com os nossos familiares pensando nisso recreação Segundo Editorial, entende por recreação todas as atividades e situações em que acontece uma diversão, assim como através do relaxamento e do entretenimento. São quase infinitas as possibilidades de recreação existentes hoje em dia, especialmente porque cada pessoa pode descobrir e desenvolver interesses por diversas formas de recreação e diversão.
Conforme Cavallari (2014) define recreação é o fato, o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontânea e deliberadamente através do qual ele satisfaz seus anseios voltados ao seu lazer. O mesmo identifica o lazer é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente, dentro do seu tempo livre em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento).
De acordo com Marcellino (2002), não é possível entender o lazer isoladamente sem relação com outras esferas da vida social, ele é influenciado por outras áreas numa relação dinâmica. Refletindo a associação entre lazer e atividades recreativas um é pensado para suprir um estado de espírito (vontade) de se dedicar a algo ou alguma situação no seu tempo livre de forma espontânea, lúdica e sem imposições do meio, já as atividades recreativas são atividades predeterminadas para um determinado grupo pensando em proporcionar o bem-estar de seus praticantes.
O presente artigo buscou oferecer atividades recreativas aos frequentadores do espaço público denominado parque ecológico municipal da cidade de Sorriso-MT, a fim de disponibilizar atividades recreativas e lúdicas para crianças e adultos do referido espaço fornecendo assim a socialização dos participantes e a interação das famílias ali presente.
O artigo traz a importância de os espaços públicos oferecer atividades que envolva a família, de forma geral para tal precisamos primeiro pensar o que recreação e lazer e quais os benefícios que a mesma traz para nossa vida. Foi feito uma revisão bibliográfica em artigos que falem de recreação e lazer.
METODOLOGIA:
O presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico de cunho qualitativo e exploratório. A pesquisa foi feita em revistas e livros eletrônicos que abordavam o tema recreação e lazer onde se utilizou como palavras chaves para o levantamento bibliográfico as palavras recreação na cidade, lazer, diversão. Foram encontradas 21 publicações sobre o tema, no entanto se utilizou 8 das mesmas. Após o levantamento bibliográfico foi planejado atividades recreativas e apresentadas as crianças e adultos que frequentavam um espaço público da cidade de Sorriso-MT. As atividades se desenvolveram por 11 finais de semana seguidos.
- CONCEITO DE LAZER
A origem etimológica do termo recreação pode ser ressaltada a partir da proposta de Marinho et al. (1952), aponta que a palavra recreação foi proveniente do latim recreatio (que representa recreio, divertimento), sendo derivada do vocábulo recreare, com o sentido de reproduzir, restabelecer, recuperar. Nesse âmbito, destaca-se a ideia de que o objetivo da recreação era a renovação/recuperação para o trabalho.
Segundo Melo (2011) percebe-se novamente a ideia de que lazer é um tempo, e de que a recreação está relacionada às atividades nele desenvolvidas. A recreação representava a possibilidade de organização racional do lazer, sendo capaz de auxiliar na manutenção do equilíbrio da sociedade diante dos grandes problemas apresentados pelas mudanças decorrentes da industrialização e do crescimento desordenado das cidades.
Conforme Haetinger, os jogos recreativos e as brincadeiras são as atividades que é realizada, mediada por objetos reais ou imaginários, feitos em grupo ou individualmente. O mesmo ainda cita que o nome recreativo se dá por conta da ludicidade desses jogos que possibilitam às crianças vivências alegres e descontraídas.
Levando em conta esses quatros fatores vemos que a prática do lazer nos espaços público vem de encontro com o interesse de quem frequenta esses espaços criando uma certa expectativa em relação a qual tipo de lazer os espaços podem oferecer. Apesar de se considerar que o lazer entremeia-se à economia e à política,
o mesmo tem o caráter de humanizar as cidades, pois o lazer contém o lúdico
como possibilidade; há o emprego do tempo variável, que depende da disposição
do tempo livre do usuário dos espaços de lazer. Experimentam-se emoções particulares.
Segundo Yazigi (1998) apud Brescansim & Zaine (2001, p.62), a paisagem e o espaço desenpenham várias funções: […] lugar mediador para a vida e as coisas acontecerem - não como receptáculo, mas sujeito à permanente transformação; a de referências múltiplas: geográficas, psicológicas (lúdicas, afetivas), informativas […]; a de fonte de inspiração e, sobretudo, à memória
social, através de todas as suas marcas […] É referência cotidiana do habitante.
Nos dias de hoje, impera o significado de recreação como a reprodução de jogos e brincadeiras. Devido à sua tradição histórica e cultural em nossa sociedade. O lazer nos espaços urbanos não se reduz a formas urbanas originárias de estratégias econômicas e políticas. O lazer é também uma conquista. Observa-se um movimento em busca da valorização do lugar, da cultura local, do orgulho de pertencer.
- CONCEITO DE RECREAÇÃO
Para Bartholo (2001), a recreação, portanto, é uma atividade que se processa a partir do enfoque simultâneo de sensibilidade da consciência da Cultura em sua ludicidade e criatividade.
Compreende-se por recreação as atividades espontâneas e prazerosas que tem como objetivo proporcionar às suas praticantes condições necessárias para o seu desenvolvimento integral, além de promover a participação de uma forma coletiva e educativo auxiliam na formação dos valores indispensáveis à convivência social e profissional, partindo desse pressuposto a recreação busca desenvolver a capacidade do ser humano na totalidade.
Atividade lúdica e recreativa tem sua essência na organização dos jogos e brincadeiras, compreendido no sistema amplo a brincadeira é uma manifestação cultural e histórico e social que faz parte da vida da vida das pessoas e principalmente das crianças ressaltando a importância do lúdico e principalmente nas fases de desenvolvimento.
- CONCEITO DE LÚDICO
Segundo Rau (2007), ultimamente tem se discutido muito sobre a ludicidade das brincadeiras e atividades, principalmente nas séries iniciais, ressaltando a importância de as crianças criar uma memória lúdica em relação ao seu mundo.
A ludicidade possibilita a criança explorar sua criatividade melhorando a sua autoestima interagindo assim com o mundo a sua volta. O brincar e se torna importante quando as experiências vividas lhe proporcionam algum tipo de aprendizado, por isso a grande importância de ser lugares nos espaços públicos para recreação e lazer das crianças e seus familiares e com atividades que proporcionam benefícios e melhora na qualidade de vida.
- BENEFÍCIOS DA RECREAÇÃO E LAZER
Alguns benefícios da recreação são: a melhoria da aptidão física, desenvolvem habilidades diversas, cria apoio em a outras áreas, cria uma cultura de exercícios influenciam o desenvolvimento moral, reduz o estresse da criança, cria relação de parceria e melhora a autoconfiança e autoestima. Cada momento da vida do indivíduo está ligado aos momentos anterior, tornando mais rápido ou mais lento o seu desenvolvimento. A maturação que ocorre no corpo do indivíduo, além do aspecto biológico e genético, pode sofrer mudanças do meio que se vive (NISTA-PICCOLLO & MORAIS, 2012).
Hoje cada vez mais as crianças e jovens ficar trancados dentro de casa com videogames, telefones celulares, televisões e produtos eletrônicos fazendo com que se
tornem pessoas sedentárias. Assim a recreação e o lazer cada vez mais se tornam necessário, para a vida de cada um. Para Dantas et al. 2004, os benefícios que as atividades de lazer, recreação e entretenimento proporcionam as pessoas, podem ser explicadas pelo prazer que a atividades propiciam, tendo em vista que, geralmente, o lazer é praticado em momentos de descanso e tranquilidade.
A muitos fatores que tornam a recreação e o lazer acompanhados por orientações de um profissional melhor para os profissionais que trabalham com o lazer, faz-se necessário e importante que estes conheçam as aspirações de cada faixa etária ou de seus grupos de consumidores. (DANTAS et al,2004).
CONCLUSÃO:
As brincadeiras são importantes e propicia-la em lugares adequados é de suma importância, cabe ao poder público oferecer atividades que despertem a recreação e o lazer tanto de crianças e adultos que frequentam os espaços públicos buscando uma forma de usufruir o seu tempo livre da melhor forma possível.
Levar o profissional de educação física e para que esse espaço se torna uma grande opção para geração de recreação pois este irá oferecer atividades que desperte o interesse e a participação de todas as pessoas, diante dessa questão chegamos a um dilema: como usufruir do seu tempo livre da melhor forma possível nos espaços públicos, sem ter atividades que levem há um verdadeiro lazer e uma recreação significativa, políticas públicas precisam ser implantadas para que haja nesses espaços atividades adequadas a todos e não apenas estes espaços servem de uma forma como se fosse a extensão de suas casas. Como se interessar por algo que não me é oferecido ou ofertado de modo que crie uma expectativa
REFERÊNCIAS
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[1] Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Centro Mato-Grossense-FACEM.
[2] Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Centro Mato-Grossense – FACEM.