A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Angelina dos Santos
RESUMO
O presente trabalho relaciona-se com o tema a importância do brincar para o desenvolvimento lúdico na educação infantil, mostrando de forma prazerosa as atividades lúdicas. Sendo uma forma de desenvolver a criatividade e conhecimento através de jogos e brincadeiras, causando na criança um melhor desempenho na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de entender e compreender pontos de vista e comportamentos diferentes. As brincadeiras e jogos darão oportunidades das crianças se relacionarem com o mundo e com os outros de maneira eficaz. Pois os jogos e brincadeiras proporcionam conhecimento e muita diversão. Favorecendo um melhor relacionamento social e afetivo. As atividades lúdicas são de extrema importância promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural, e além de trazer grandes benefícios para nossa saúde, facilitando de maneira positiva a socialização a comunicação e a construção de conhecimentos.
Palavras-chave: Lúdico. Brincar. Brincadeiras. Jogos. Atividades.
Introdução
O presente trabalho apresenta como tema a importância do brincar para o desenvolvimento lúdico na educação infantil baseando se no diagnostica referente ao uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, para chegar se a conclusão do quanto à escola é essencial aplicar nesse tipo de ensino, pois coloca a peculiaridade nativa da criança como fundação do aprendizado cognitivo, físico e social da mesma.
O brincar nas atividades lúdicas, é fontes necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. São atividades que impulsiona a construção do conhecimento.
Através de o ato Brincar facilita comunicação, pois, é por meio deste ato que a criança começa a reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar proporciona o desenvolvimento do processo de aprendizagem da criança, assim facilita a construção do conhecimento, da autonomia, socialização e da criatividade, demostrando, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança favorecendo vários aspectos na vida social e cultural. Por isso se faz necessário informar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Sendo assim, o brincar na educação infantil possibilita a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração e a socialização do indivíduo na sociedade.
Deste modo, à criança estará vivendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender e compreender pontos de vista e comportamentos diferentes, de entender regras e de demonstrar suas opiniões em relação aos outros. Desta forma é importante incentivar e perceber a capacidade criadora das crianças, constituindo uma relação para o conhecimento do mundo com novas descobertas na educação infantil.
Desenvolvimento
Este trabalho busca-se compreender a importância do brincar para o desenvolvimento lúdico na educação infantil, facilitando o processo de ensino nas pratica pedagógica, pois as atividades lúdicas tem capacidade de desenvolver e proporcionar a criança divertimento, estimulo, auto realização e controle.
As atividades lúdicas é uma forma de desenvolver a criatividade e conhecimento através de jogos e brincadeiras. O intuito é educar e aderir para que, brincando também se aprende divertindo e interagindo com os outros.
Sabendo que nas atividades lúdicas encontramos em diversas modalidades como brincadeiras, jogos e brinquedos. Dando continuidade desde o nascimento a terceira idade, contribuindo fatores positivos para a nossa saúde física e mental de forma integrada.
Brincar, segundo o dicionário Ferreira (2003), é “divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar”, também pode ser “entreter-se com jogos infantis”, ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.
Brandes e Philips (1977) afirma que os jogos criam interesse quando postos em pratica com finalidade e com eficiência, podendo se tornar a moldura na qual se desenvolvem todas outras atividade.
Torna-se importante o brincar no desenvolvimento da criança onde associa algo alegre e prazeroso de maneira que as brincadeiras e jogos vão surgindo pouco a pouco na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras.
Estes são elementos elaborados que oferecerão experiências, promovendo a conquista e a formação da sua identidade. Através de brinquedos e brincadeiras se torna as atividades descontraídas capazes de desenvolver criatividades.
O autor Tizuko Morchida Kishimoto (1955), em seu artigo “O jogo e a Educação Infantil” também aborda os pontos positivos da ludicidade na Educação Infantil como vemos abaixo:
“o jogo infantil é normalmente caracterizado pelos signos do prazer ou da alegria, entre qual o sorriso. Quando brinca livremente e se satisfaz, a criança o demonstra por meio do sorriso. Esse processo traz inúmeros efeitos positivos aos aspectos corporais, moral e social da criança;” (PERSPECTWA. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n.22, p.115)
As atividades lúdicas inserida nas escolas em salas de aula é uma ferramenta pedagógica que possibilita a aprendizagem do aluno, pois por meio da ludicidade que a criança brinca, joga e se diverte. Através do lúdico ela também pensa, sente e aprende a se desenvolver de uma forma que favorece o seu aprendizado.
Segundo Piaget (1976), a atividade lúdica compreende meios que cooperam e enriquece o desenvolvimento individual da criança, fornecendo a esta um amparo imprescindível e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu, de modo que os métodos ativos da educação das crianças exijam que seja ministrado às crianças um material apropriado, a fim de que, jogando, elas incorporem as realidades intelectuais.
A brincadeira em sala de aula é importante tanto como no seu cotidiano das crianças, uma vez que quando acontecem atividades por meio de brincadeiras é responsável para o desenvolvimento social e psicológico, pois através de varias atividades lúdicas que a criança pode expressar seus sentimentos e conhecimento tornando-os e preparando para ao mundo.
O professor deve valorizar as atividades lúdicas durantes o processo de ensino, como instrumento de conhecimento para que seja vivido em sala de aula momentos prazerosos permitindo fantasiar, sonhar e realizar desejos, pois a criança que brinca poderá ser mais feliz, comunicativa, espontânea e alegre, além de varias características positivas para auxiliar no desenvolvimento infantil, tornando-a um ser mais humano.
O espaço lúdico deve ser diferenciado para atrair a atenção da criança, no entanto cabe o professor a providenciar atividades diferenciadas causando um encanto nas crianças para que desperte interesse.
Segundo Wallon (1945) as trocas de relação de uma criança com a outra é fundamental para crescimento como pessoa. Estes processos, comunicativos, expressivos acontecem com trocas de relação, como a imitação entre elas, expressa seus desejos de participar e até de se diferenciar dos outros se constituindo seu jeito próprio.
O psicanalista inglês Donald Woods Winnicott (1896-1971) afirma que brincar é sinal de saúde, pois dificilmente uma criança que esta bem se nega a entrar em uma atividade lúdica. Mas até para detectar problemas físicos e psicológicos, as brincadeiras são úteis. Porque, enquanto se brinca a criança expressa seus sentimentos, tanto de alegria e envolvimento, como de angústia, timidez, hostilidade, agressividade, medo, solidão, e tristeza. Esses momentos servem de experiência para cada professor conhecer mais e entender como seu aluno está se relacionando com o mundo através de suas atitudes.
Para Zanluchi (2005), assegura que “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.” (ZANLUCHI, 2005, p. 89).
Jean Piaget (apud ANTUNES, 2005, p.25) “retrata que os jogos não são apenas uma forma de entretenimento para gastar a energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual”.
Portanto os jogos auxiliam a criar situações proporcionando um desenvolvimento da imaginação.
Friedmann (1996, p. 56), afirma que é necessário dar atenção especial ao jogo, pois as crianças têm o prazer de realizar tarefas através da ludicidade. E quando isto a acontece vivência o mundo imaginário e assim se afasta da sua vida habitual. O brincar na escola é diferente do brincar em outro lugar, a brincadeira na escola tem como finalidade o aprendizado da criança envolvendo assim toda a equipe pedagógica.
O jogo na vida de uma criança é uma forma de estar relacionando com os outros, respeitando seus limites e sua cultura. Tendo suas percepções e desenvolvendo sua capacidade de abstração e começar a agir.
Para Velasco (1996), as brincadeiras abordam o desenvolvimento, bem como a socialização e a aprendizagem. É nesse momento que a criança tem prazer em realizá-las, pois permite a ela todo o desenvolvimento sem esforço. Independente da época e da cultura, as crianças sempre brincaram e brincam, ou seja, elas vão brincar e aprender da forma que mais gostam.
Conclusão
Conclui-se nesse trabalho que as atividades lúdicas são uma ferramenta pedagógica para a aplicação de uma educação infantil que favorece para o desenvolvimento do ensino e aprendizado. Buscando sempre qualidade e suporte dos materiais pedagógicos para almejar um bom planejamento.
A ludicidade garante o sucesso e resultado satisfatórios para a vida das crianças causando estímulos de sua imaginação, para construção dos seus conhecimentos, sendo essas atividades prazerosas e criativas para despertar na criança o interesse e a criatividade, causando a interação e à capacidade de observar e se relacionar com o mundo e com os outros.
O lúdico é um recurso pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem que deve ser encarado de forma significativa mostrando competência e responsabilidade para os educadores da educação infantil. Que auxiliando a criança a obter um melhor desempenho nas atividades.
Portanto faz se necessárias atividades de jogos e brincadeiras, para contribuir grandes benefícios e favorecendo o trabalho na pratica pedagógica para o processo de ensino. Sendo uma ferramenta indispensável, para fortalecer o desempenho das crianças.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências: os jogos e os parâmetros curriculares nacionais. Campinas: Papirus, 2005.
BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard. Manual de jogos educativos. Lisboa: Moraes, ed. 1028,1997.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Escolar Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003.
FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo, a criança e a educação. Tese de Livre-docência apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: 1992. __o Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis; Vozes, 1993.
PIAGET, J: INHEILDER, B. Da lógica da criança á lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.
VELASCO, Calcida Gonsalves, Brincar: o despertar psicomotor, Rio de Janeiro: Sprit, 1996.
VYGOTSKY; L.S. A formação social da mente. 2. 00. São Paulo: Martins Fontes, 1988. __o La imaginário y el arte en la infanda. Madrid: Akal Editor, 1982.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre a atividade lúdica e o desenvolvimento da criatividade e educação. Londrina, PR: O autor, 2005.
WALLON, HENRI. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Cortez, 1945.
WINNICOTT. D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.