AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliana Teochi
RESUMO
O artigo tem como objetivo principal informar o leitor da importância da avaliação na educação infantil, trazendo aspectos importantes no dia a dia em que o profissional da educação deve avaliar e considerar para o desenvolvimento integral da criança, sendo no cognitivo, psicológico e psicomotor. Não é somente um trabalho realizado pelo professor, mas sim em conjunto da equipe pedagógica e principalmente da família, os bons resultados da avaliação precisam ser harmoniosas entre esses fatores. O principal de tudo é ter um profissional capacitado para se trabalhar e avaliar os educandos da educação infantil, sendo crianças de zero á seis anos de idade, portanto assim a avaliação não poderá assumir um caráter metódico e técnico.
Palavras-chave: avaliação, educação infantil, desenvolvimento.
ABSTRACT
The main objective of the article is to inform the reader about the importance of evaluation in early childhood education, bringing important aspects in the day to day in which the education professional must evaluate and consider for the integral development of the child, being in the cognitive, psychological and psychomotor.
It is not only a work done by the teacher, but also by the pedagogical team and especially by the family, the good results of the evaluation must be harmonious among these factors.
The main thing of all is to have a professional trained to work and evaluate the children's education students, being children from 0 to 6 years of age, so the evaluation can not go away a methodical and technical.
Keywords: evaluation, early childhood education, development.
INTRODUÇÃO
Iremos iniciar este artigo com o objetivo de mostrar como é feita a avaliação e o que é na educação infantil, sendo a primeira etapa da criança no seu contexto escolar, a falta de preparação dos professores nos dias atuais para avaliar corretamente esses pequenos alunos e como eles reagem a todo esse comportamento profissional na educação.
O profissional da educação infantil aquele que escolheu esse campo para trabalhar deve acreditar no potencial das crianças, sentir prazer em estar com elas, esse é um dos primeiros passos dado nessa profissão. As pesquisas, planejamentos, a busca por aperfeiçoamento constante, são essências para que esse trabalho se torne significativo e prazeroso para esse profissional, que reconhece as suas limitações especialmente porque tem o desejo de aprender.
Optar por trabalhar com crianças de 0 a 6 anos de idade torna necessária uma ação voltada à infância e a diferentes fases que envolvam essa especificidade, trabalhar na educação infantil demanda um olhar atento e muitas pesquisas, ao atuar diretamente com as crianças envolve novas fazeres e a formação constante.
Não basta apenas dizer eu gosto de criança o fato é sentir afeto e interesse pela infância, desenvolver um trabalho na educação infantil requer conhecimento cientifico compreender sobre o desenvolvimento e compreensão acerca da criança com quem irá trabalhar.
Porém muitas informações noticiadas mostram cada vez mais profissionais poucos preparados para atendimento de crianças. Exemplos: professores que se preocupam além das tarefas pedagógicas precisam responsabilizar-se pelo lanche das crianças a troca, banho, etc.
Outra realidade quando profissionais se formam em cursos superiores e ao chegar aos espaços escolares prontos para trabalhar se deparam com uma relação de cuidado e afetos permeiam o dia - dia das crianças, e questiona-se sobre, como vou trocar as fraldas? Como vou dar banho? O xixi escapou e agora? Como faço? Na maioria das vezes o tempo do professor no ambiente escolar é muito pouco e acaba por fazer somente o papel do cuidar deixando de lado as tarefas pedagógicas, e sendo cobrado por isso pela equipe escolar como um todo.
A formação continuada contribui muito para o fortalecimento do trabalho do professor, também no espaço escolar o trabalho em equipe, discussão complementa a formação e ameniza as dificuldades do dia a dia.
A avaliação não esta somente numa folha de papel, mas sim nas observações realizadas pelo profissional cotidianamente, é importante o docente saber interagir com os seus alunos e avalia-los de forma compreensiva e investigador.
O QUE É AVALIAÇÃO?
A avaliação está presente em todo o contexto escolar, entende-se por ser algo avaliativo, critério de aprendizagem, obtido por números classificatórios e decisivos no desenvolvimento cognitivo da criança. Essa base é voltada para o ensino fundamental, médio e superior. No Artigo 21-LDB. A educação escolar compõe-se de: I-educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II- educação superior.
(…) sociologicamente, a avaliação da aprendizagem, utilizada de forma fetichizada, é bastante útil para os processos de seletividade social. Se os procedimentos da avaliação estivessem articulados com o processo ensino-aprendizagem propriamente ditos, não haveria a possibilidade de dispor-se deles como se bem entende. No caso, a sociedade é estruturada em classes e, portanto, de modo desigual; a avaliação da aprendizagem, então, pode ser posta, sem a menor dificuldade, a favor do processo de seletividade, desde que utilizada independentemente da construção da própria aprendizagem. No caso, a avaliação está muito mais articulada com a reprovação do que com a aprovação e daí vem a sua contribuição para a seletividade social, que já existe independentemente dela. A seletividade social já está posta: a avaliação colabora com a correnteza, acrescentando mais um “fio d’água”. (LUCKESI 2011, pg 44).
Quando falamos em avaliação na Educação Infantil, é algo delicado, pois a criança é avaliada constantemente em suas funções cognitivas e psicomotoras, em vez de números quantitativos atribuídos em notas, a avaliação é dada por meios de relatórios detalhados sobre o desempenho da criança, divido em três partes.
Essas partes envolve a aula da professora regente de sala de aula, as outras duas partes são ressaltadas para as docentes de Educação Física e Artes, esse relatório se dá por meio da observação da criança nas suas atividades diárias, juntamente postado com o famoso portfolio, sendo uma pasta compostas das atividades e fotos realizadas durante o ano letivo. Antes de ocorrer todo esse processo de finalização, o docente tem o apoio pedagógico da coordenação, em que todos estes relatórios são repassados para a leitura e correção da coordenadora para que se possam ser apresentados para os responsáveis do educando.
Um dos problemas a destacar é a falta de comprometimento dos profissionais da educação na observação diária das crianças, sendo que muitas vezes não é realizada cotidianamente, a outra são as atividades postas por eles, maioria não tem o objetivo de desenvolvimento cognitivo, deixando muito vago a questão do aprendizado.
Deve se levar em conta as condições físicas e cognitivas da criança, entendendo que cada aluno se desenvolve e aprende de uma forma diferente á outra, a postura do professor é fundamental para que isso ocorra, tendo em vista avaliações lúdicas, dinâmicas em que todos possam participar. Não focando somente em atividades vagas, metódicas e técnicas, a aprendizagem deve surgir de modo espontâneo tendo um ambiente propício.
TIPOS DE AVALIAÇÃO
Na avaliação realizada no berçário entendendo-a na idade de... serão realizadas pela rotina, importante inclusão que o professor deve ter é a afetividade nas suas aulas e avaliações, podendo colocar jogos avaliativos para as crianças aprenderem e se desenvolverem significativamente durante o ano letivo.
São crianças pequenas, aprendem na imitação e na convivência com seus colegas, por exemplo; na hora do banho a educadora poderá conversar com a criança relatando cada uma das suas ações podendo ainda incentivar a criança a participar de sua higiene pessoal, ensinando-lhe as ações simples proporcionando o desenvolvimento da autonomia. O banho é mais que um ato mecânico, é um momento de aprendizagem e possibilidade da criança conhecer-se melhor. O professor poderá avaliar a criança no conhecimento do seu próprio corpo.
Nos maternais é importante o professor inserir atividades no papel também, com objetivos da criança expressar sua criatividade, desenvolvimento da psicomotricidade, reconhecimento de figuras, cores e objetos.
As atividades avaliativas lúdicas são fundamentais as crianças terem acesso, pois aprendem de um jeito diferenciado do ensino tradicional, a avaliação nos maternais é um trabalho a ser realizado constantemente, não só falando de papeis e anotações, mas a criança é avaliada até no entendimento de regras, socialização entre seus colegas e respeito ao próximo.
A avaliação da educação infantil é uma tarefa da escola e da família, a colaboração dos pais ajuda a desenvolver um trabalho que, além de melhorar o desempenho escolar das crianças, será também fundamental para a formação delas futuramente, a escola é um complemento para que a criança se desenvolva.
Não basta realizar uma avaliação sem ter um diálogo e respeito mutuo entre o docente e o educando, avaliar implica em vários aspectos em que o profissional deverá ficar atento aos seus alunos, pois às vezes o problema de maus resultados na avaliação é por excesso de autoritarismo do professor ou falta de interesse e indisciplina do aluno.
O ato de avaliar consta na participação, nos jogos, observações constantes dos professores, atividades em que possam desenvolver o raciocínio logico, com isso a docente precisa sempre inovar em suas atividades, trazendo algo oportuno na aprendizagem de seus alunos. A avaliação não será somente o resultado em que o aluno errou ou deixou de aprender, mas sim o que o professor possa melhorar na sua didática para que ocorra efetivamente a aprendizagem coletiva.
CONCLUSÃO
A partir dessa discussão sobre a dificuldade da análise do seu papel como profissional e o querer em trabalhar na educação infantil os professores podem começar o seu trabalho com menos dificuldades, planejar as aulas com conteúdos significativos e sobressair em todas as dificuldades encontradas no seu dia a dia.
Que a avaliação possa desenvolver:
O desenvolvimento das competências inatas anda a par do desenvolvimento das aptidões para adquirir, memorizar e tratar o conhecimento. É, pois, esse movimento espiral que nos permite compreender a possibilidade de aprender.
Aprender não é apenas reconhecer o que, de maneira virtual, já era conhecido. Não é apenas transformar o desconhecido em conhecimento. É a conjunção do reconhecimento e da descoberta. Aprender comporta a união do conhecido e do desconhecido (MORIN. 1986,p.61)
Já de primeira mão podemos destacar a importância que a avaliação tem no ambiente escolar, através dela detectamos falhas e acertos do professor e também deficiências no seu ensino.
O avaliado não é somente o aluno, o professor também, ele é cobrado para que seu trabalho seja o melhor que possa fazer, sempre colocando todo seu potencial e sua vontade de mudar, afinal o seu objetivo deve ser deixar o aluno pronto para enfrentar os desafios que irão vir e enfrentar a vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
PETRAGLIA, Izabel; MORIN, Edgar. A educação e a complexidade do ser e do saber/Izabel Petraglia. 10.ed.revista e ampliada-Petrópolis, RJ:Vozes,2008.
BLOG DO NIKEL. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR segundo Luckesi. Disponivel em:
https://blogdonikel.wordpress.com/2014/10/29/avaliacao-da-aprendizagem-escolar-segundo-luckesi/ Acesso em 16 Nov. 2019.
SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em 16 Nov. 2019.