Buscar artigo ou registro:

 

 

O LÚDICO NAS ESCOLINHAS DE BASQUETE




STELA KAMILA LORENZETTI LEMKE

ELIZANGELA REGINA REIS





 

Sumário

 

  1. INTRODUÇÃO 4
  2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1  O jogo 5

2.2  O basquete 5

2.3  O lúdico 7

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8



 

  • INTRODUÇÃO

 

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importânciada ludicidade na iniciação da modalidade de basquetebol. As brincadeiras para as crianças são um atrativo e os professores devem aproveitar-se disso para conquistá-las, pois ao brincarelas aprendem de forma prazerosa.

Conforme Pagani(p. 12, 2003) “toda criança brinca porque gosta [...] para a criança, é tão vital quanto comer e dormir”. A iniciação ao esporte abrange a faixa etária de 8 a 12 anos, idade em que a brincadeira faz parte do cotidiano das crianças.

Na iniciação esportivao jogo é um dos fatores mais importantes do treino, é ali que as crianças se sentem livres para usar e abusar de suas criatividades. Para Huizinga (p. 33,1980):

 

O jogo é uma atividade de ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, seguindo certas regras livremente consentidas porem obrigatórias, dotado de fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferenteda vida cotidiana. 

 

Portanto, pode-se dizer que o jogo possui grande relevância educativa e seus valores sociais, éticos e morais caracterizam um modelo de educação e desenvolvimento. 

Esta pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico através do qual se pode refletir acerca do tema e, assim, tecer algumas considerações a respeito da importância da ludicidade nas fases iniciais de ensino do basquetebol.



 

  • DESENVOLVIMENTO

 

 

2.1O jogo

 

O papel das escolinhas não é apenas ensinar uma modalidade esportiva, vai muito além disso. Muitas crianças saem das ruas para praticar um esporte, o que dáa elas uma oportunidade de seguir um caminho longe das ameaças encontradas em suas comunidades. Desse modo, a prática esportiva torna-seextremamente importante na vida dessas crianças, tendo em vista que, muitas vezes, a atmosfera de interação e a socialização que se cria nas aulas é o que realmente faz a diferença na vida de cada uma delas.

Existem inúmeras atividades e brincadeiras lúdicas nas quais se abrange todas as valências motoras, entendidas como: coordenação motora, resistência, espaço temporal, lateralidade, velocidade, força, agilidade entre outros.  Asbrincadeiras sãoformas mais atrativas para ensinar algo para crianças, pois estimulam a capacidade de respeitar regras,o que contribuirá também para com outras esferas de suas vidas.

 

2.2O basquete

 

O basquete é um jogo que soma inúmeros fundamentos básicos como manejo de bola, drible, arremessos, marcação e bandeja. Da junção desses fundamentos se origina o jogo. De Rose Junior e Tricoli(p. 4,2005) mencionam:

 

No basquetebol, é possível encontrar as formas básicas de movimento doser humano: corridas, saltos e lançamentos. Elas estão presentes na execução dos diferentes fundamentos do jogo ou na sua combinação,como por exemplo: deslocamentos em várias direções, saltar para um rebote ou executar um arremesso, passar uma bola ou arremessar à cesta. Outra característica importante do basquetebol é a variabilidade de ritmo e intensidade na execução das ações.

 

Segundo Barbanti, (apud De Rose Junior e Tricoli, 2005), “jogar o Basquetebol significa se envolver com uma atividade que contém diferentes capacidades motoras”, devido a isto o basquetebol é considerado um jogo complexo no qual se envolvemalgumas valências motoras que são indispensáveis para a modalidade. Dentre elas, Weineck (1991) aponta três capacidades motoras condicionais básicas: força, velocidade e resistência (aeróbia e anaeróbia).

Na questão da força, pode-se dizer que ela é necessária no que diz respeito à execução de alguns fundamentos como: a força de salto, para a obtenção do rebote e para a execução de arremessos como o jump e a bandeja, força de Sprint que é fundamental para deslocamentos e mudanças de direções durante o jogo e a força de resistência para o atleta conseguir um bom desempenho na partida inteira.

A velocidade é importante porque possibilita ao praticante a capacidade de se deslocar rapidamente, estando ou não com a posse de bola. Tal capacidade também é fundamental para que se possa executar uma saída rápida, para interceptar um passe e se deslocar no pequeno espaço físico de jogo (agilidade) (Severino, 2009).

De Rose Junior e Tricoli (p. 05, 2005) também definem a resistência (capacidade aeróbia) como a responsável pela sustentabilidade da condição básica do praticante do Basquetebol. Já sobre a capacidade anaeróbia, os autores apontam:

 

Já a resistência específica ou capacidade anaeróbia (de salto e develocidade) é a responsável direta pela execução eficiente e com intensidade adequada dos movimentos básicos e específicos durante todo o jogo.

 

Além das valências motoras citadas acima,o basquetebol possui alguns fundamentos básicos que “representam as várias partes que compõem a modalidade propriamente dita” (COUTINHO, 2007). Esses fundamentos podem ser desenvolvidos de forma isolada ou combinados com outro fundamento. 

Podemos citar como fundamentos que compõe um jogo de basquete: Manejo de bola, drible, passes e recepções, arremessos, rebote e a defesa. Devido a essa quantidade de fundamentos o basquetebol é considerado um jogo complexo de se aprender.  Por ser um jogo complexo devemos usar a criatividade paraensinar esta modalidade para as crianças, sempre associando os fundamentos com alguma história ou com alguma brincadeira, de forma prazerosa, tendo em mente que, na idade de escolinha, não se pode visar o rendimento esportivo, o objetivo principal deve ser o de despertar na criança  o gosto pela modalidade.

O jogo é umas das partes mais importantes de toda aula, eles esperam ansiosos por esse momento, no qual  se sentem soltos e livres para usar sua criatividade, e quanto mais criativos são, melhor serão seus resultados no decorrer do seu desenvolvimento no esporte. 

 

No caso do Basquetebol, a educação deve estar sempre presente no seu processo de ensino e aprendizagem. Esta modalidade pode exercer importante função educativa, a partir do momento em que se percebe a possibilidade de sua prática desenvolver algumas qualidades sócio-motrizes, como a solidariedade e o espírito de equipe (PAES,apudDelunardo2009).

 

O basquete é um jogo em que a criança aprende a socializar-se com o próximo, aprende a respeitar seus colegas e aprende também a importância de se jogar em equipe, portanto, contribui com o desenvolvimento integral do indivíduo. 



2.3O lúdico

 

A brincadeira é de fundamental importância na vida de uma criança. É através dela que a criança estimula sua imaginação e associa a fantasia com a realidade, ela consegue imaginar a criar novas situações dentro de uma determinada brincadeira. 

 

O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. (Vygotsky, apud, Delunardo, 2009).



A atividade lúdica é determinante no desenvolvimento da criança pois a liberta de situações complexas. No brincar,as ações não são o que aparentam ser e, em situações imaginárias, a criança começa a agir independentemente.

Segundo Santos (1997), “o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental”. Quando se é criança o jeito mais simples de se ensinar é através da ludicidade nas atividades.

 

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

No transcorrer deste trabalho procuramos nos remeter a reflexões sobre a importância das atividades lúdicas na iniciação ao basquetebol, tendo sido possível refletir sobre aludicidade e sua extrema relevância para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista que, para ela, brincar é mais do que um simples ato, é através do brincar que ela compreende a si mesmo e ao mundo, dando novossignificados às suas experiências.  É relevante mencionar que o brincar no espaço desportivo precisa fazer-se presente nas reflexões e planejamento dos técnicos e dirigentes que trabalham com crianças na faixa etária já mencionada, pois é através de novas maneiras de ensinar de forma lúdicaque será possível compreender e atender os interesses e as necessidades da criança. Utilizar o brincar como mediador pedagógico traz novos significados à aprendizagem. Dessa forma,é aconselhávelevitar as competições antes dos 12 anos de idade, sabendo que as mesmas exigem a perfeição dos movimentos ou gestos motores e também grande soluções táticas. Todas as crianças devem ter a possibilidade de acesso aos princípios educativos dos jogos de forma positiva para que seu processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma motivadora e diversificada, oportunizando assim a participação de um maior número de praticantes e contribuindo para uma maior adesão à prática desportiva, de modo que venha a se tornar mais inclusivaepossibilite o desenvolvimento da aprendizagem motora, o que dará bases para as futuras especializações nas modalidades escolhidas pelos próprios praticantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

COUTINHO, Nilton Ferreira. Basquetebol na escola: da iniciação ao treinamento. 3ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.



DE ROSE JUNIOR, Dante; TRICOLI, Valmor. Basquetebol. Uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri, SP: Manole, 2005.



HUIZINGA, J. O jogo como elemento da cultura.Sçao Paulo, 1980.



PAGANI, T.S. A entrada de uma criança na escola. Folha de S. Paulo. Pag. 12 2003.



SEVERINO, Cláudio Delunardo.A iniciação ao basquetebol nas escolas: uma proposta Metodológica. Fundação Oswaldo Aranha – Foa Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOAVolta Redonda, 2009.



WEINECK, Jurgen. Treinamento ideal. São Paulo: Manole, 1991.



WINNICOTT, D. W. O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1971.