INFANCIA E SUAS LINGUAGEM
A Música Como Linguagem Na Educação Infantil
Lucilene Bernardes da Silva
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade mostrar uma pesquisa de caráter documental com pesquisas realizadas em periódicos online, onde foi analisado a prática de ensino infantil utilizando a linguagem musical, onde através desta pesquisa buscamos saber, que quem vivencia música desde pequeno, por meio de experiências de qualidade, torna-se um adulto mais seletivo, com maior discernimento para escolher seu repertório musical. Isso é muito importante porque cada música faz parte de uma cultura que pode influenciar no comportamento e na vida das pessoas. Além disso, essa linguagem poderá ser utilizada de forma saudável para descarregar o estresse do dia a dia, a música faz bem para qualquer idade, então, é bom que comecemos desde cedo, brincando e aprendendo, contribuindo assim para que a criança, além de desenvolver-se totalmente, tenha uma vida mais plena e feliz. A música é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro. Está no íntimo de todas as culturas e pode ter benefícios surpreendentes não só para aprender um idioma, melhorar a memória e focar a atenção, mas também para a coordenação motora e desenvolvimento.
Palavras-chave: Linguagem Musical. Prática Pedagógica. Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
Para o desenvolvimento deste trabalho do seminário IV, disciplina obrigatória do curso de licenciatura Plena em Pedagogia, turma 1502, optou-se pelo tema A MUSICA COMO LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Os principais objetivos abordados para realização deste trabalho foram: Analisar os Estímulos Musicais Na Primeira Infância, Relatar como são as aulas de música para crianças na primeira infância (0 a 5 anos), Perceber como a música pode ajudar no desenvolvimento da oralidade (fala) nas crianças, Detectar quais os benefícios dos estímulos musicais na primeira infância.
A música pode se tornar em um grande auxílio para o professor no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, como já pontuamos, desde o ventre materno, vivemos em um mundo sonoro, no entanto, existe a necessidade de planejamento e organização do ensino musical, visto que, é na escola que esses conhecimentos devem ser aprimorados e sistematizados.
2 POR QUE USAR ESTÍMULOS MUSICAIS NA PRIMEIRA INFÂNCIA?
Pesquisas e estudos científicos nos mostram que crianças que crescem em ambientes ricos em estímulos de qualidade desenvolvem o cérebro mais rapidamente. Hoje, sabemos que atividades estimulantes podem produzir mudanças na estrutura cerebral, principalmente nos primeiros 6 anos de vida.
A música interessa à criança desde bem pequena, por isso, deve ser utilizada para estimulá-la. Mas para que o bebê usufrua dos benefícios, é necessário que ele vivencie brincadeiras específicas à faixa etária, além de um espaço seguro e arejado, material sonoro rico e, ao mesmo tempo, próprio para ser manipulado.
Para Violeta H. de Gainza (2001:8):
«A música é adorável porque nos faz bem, ajuda-nos, oferece-nos algo especial que todos necessitamos: O bebé para de chorar e sorri quando se lhe canta; as crianças, os jovens e os adultos recorrem à música para dormirem, para estudar, para acordar, para trabalhar, para se entreter, relaxar...».
3 COMO SÃO AS AULAS DE MÚSICA PARA CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA (0 A 5 ANOS)?
As aulas para esta faixa etária são chamadas de musicalização infantil: elas podem ser iniciadas a partir dos 8 meses de idade, quando a criança já senta sem apoio, e devem ser acompanhadas por um familiar. As crianças são estimuladas por atividades variadas envolvendo sons, canções, histórias, danças, brincadeiras de roda, de mãos, tocando e explorando instrumentos musicais. Tudo em um espaço de sensibilização, onde ela poderá construir seu próprio conhecimento e vivenciar os elementos musicais através de práticas e reflexões musicais. As aulas geralmente duram de 30 a 45 minutos e os pais podem participar – o que é maravilhoso, pois as brincadeiras das aulas poderão ser repetidas e praticadas em casa, contribuindo muito para o desenvolvimento da criança, além de aumentar o vínculo afetivo entre pais e filhos.
De acordo com Oliveira:
Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, e, melhor ainda, fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além, uma apreciação criativa dos sons que estão à sua volta. Da mesma forma, podemos definir a musicalização como a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora. Entretanto, é preciso que a musicalização seja estimulada, de alguma forma, em todo o convívio social, a começar em casa. Isso porque o desenvolvimento da musicalidade na primeira infância depende da vivência musical.
A musicalização nesta faixa etária continua oferecendo às crianças um repertório musical rico, diversificado e diferenciado, ao qual elas provavelmente não teriam acesso em um contato informal com a música. Neste repertório incluem-se obras musicais de diferentes culturas e épocas, que passam a integrar as memórias musicais da criança.
Por meio de atividades lúdicas e envolventes, nossos alunos desenvolvem ao longo de seu percurso na escola uma competência privilegiada para ouvir música e se expressar por meio dela.
Consideramos muito importante ressaltar que o aprendizado da música desde a infância inicial aprimora a atenção e a memória da criança, competências fundamentais para qualquer aprendizado.
Sabe-se também que as habilidades adquiridas por meio do aprendizado sistemático da música também aprimoram a competência de comunicação e expressão da criança.
4 COMO A MÚSICA PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE (FALA) NAS CRIANÇAS?
A música é uma das ferramentas mais poderosas para desenvolver a fala, pois existem músicas para todas as faixas etárias e para trabalhar qualquer conteúdo. As crianças geralmente sentem muito prazer com a música, seja cantando, falando, dançando ou tocando instrumentos musicais. Através das canções, a criança melhora a pronúncia e sua percepção auditiva, tanto para escutar como para diferenciar sons, o que auxiliará o desenvolvimento da oralidade.
A música pode se tornar em um grande auxílio para o professor no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, como já pontuamos, desde o ventre materno, vivemos em um mundo sonoro, no entanto, existe a necessidade de planejamento e organização do ensino musical, visto que, é na escola que esses conhecimentos devem ser aprimorados e sistematizados, como apontam as pesquisas de Scherer,
O entendimento do potencial educativo da música no ambiente escolar não pode ser visto como expressão individual, mas como somatório das mediações sociais, uma vez que a atividade psíquica que a criança executa na musicalização é resultado de mediações estabelecidas entre ela e o mundo, ou seja, como produto estético, social e cultural oriundo das vivências do ser humano (SCHERER,2010, p.17).
Nesse contexto, a criança percebe, aprende e se relaciona com a linguagem musical da mesma forma em que percebe, aprende e se relaciona com o mundo em seu entorno. Brito (2003) ressalta que, esta linguagem torna-se um vasto domínio para a sistematização e a organização do pensamento. Portanto, vimos à necessidade de explorar o conhecimento, a linguagem e a expressão da criança por meio da música, que se manifesta como um instrumento de aprendizado mais significativo para a mesma, uma vez que o aprendizado se dá de forma lúdica e divertida. A linguagem é um instrumento auxiliar na construção do pensamento e é de grande importância ser estimulada na infância.
O processo de aquisição da linguagem também facilita a comparação com a expressão musical: da fase de exploração vocal a etapa de reprodução, criação e reconhecimento das primeiras letras, daí a grafia das palavras, depois as frases e enfim, a leitura e assim existe, um caminho que envolve a permanente reorganização de percepções, explorações, descobertas, [...] reflexões e sentidos que tornam significativas todas as transformações e conquistas de conhecimento: a consciência em contínuo movimento. Isso ocorre também com a música (BRITO, 2003, p.43).
5 QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA A LONGO PRAZO PARA O SER HUMANO?
Quem vivencia música desde pequeno, por meio de experiências de qualidade, torna-se um adulto mais seletivo, com maior discernimento para escolher seu repertório musical. Isso é muito importante porque cada música faz parte de uma cultura que pode influenciar no comportamento e na vida das pessoas. Além disso, ela poderá utilizar essa linguagem de forma saudável para descarregar o estresse do dia a dia. A neurociência traz estudos comprovando o poder da música no desenvolvimento integral da criança. A música faz bem para qualquer idade, então, é bom que comecemos desde cedo, brincando e aprendendo, contribuindo assim para que a criança, além de desenvolver-se globalmente, tenha uma vida mais plena e feliz.
A música é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro. Está no íntimo de todas as culturas e pode ter benefícios surpreendentes não só para aprender um idioma, melhorar a memória e focar a atenção, mas também para a coordenação motora e desenvolvimento.
Música melhora a concentração e atenção. Ouvir música ou clássicos relaxante melhora a duração e intensidade de concentração em todas as faixas etárias e níveis de habilidade. Não está claro que tipo de música é melhor, ou o que for necessário para ajudar tipo de estrutura musical, mas muitos estudos têm mostrado efeitos significativos.
Música melhora o movimento do corpo e coordenação A música reduz a tensão muscular e melhora o movimento do corpo e coordenação. A música pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento, manutenção e restauração de funcionamento físico na reabilitação de pessoas com distúrbios do movimento.
A música é uma antiga forma de expressão humana e transmite significados com funções psicológicas, cognitivas, emocionais e sociais para o indivíduo. Devido à sua importância, as habilidades musicais foram transmitidas de pessoa para pessoa desde épocas remotas. De fato, desde a Antiguidade, fala-se da educação musical como elemento formador do homem. (BUENO; COSTA; BUENO, 2012, p.3).
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término do trabalho concluiu-se que, com decorrer de toda a pesquisa observou-se que a música é uma antiga forma de expressão humana e transmite significados com funções psicológicas, cognitivas, emocionais e sociais para o indivíduo. Portanto, o fazer musical requer atitudes de concentração e envolvimento com as atividades propostas, posturas que devem estar presentes durante todo o processo educativo, em suas diferentes fases.
No decorrer trabalho podemos observar que, integrar a música à educação infantil sugere que o professor deva assumir uma postura de disponibilidade em relação a essa linguagem.
Concluímos também que o processo de musicalização dos bebês e crianças também começa espontaneamente, por meio do contato com sons, incluindo a presença da música.
Nesse sentido, as cantigas de ninar, as canções de roda e todo tipo de musica têm grande importância, pois é por meio das interações que se estabelecem os momentos de troca e comunicação sonoro-musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto para crianças com a música.
REFERÊNCIAS
BARBONI, Débora Munhoz. Estímulos musicais na primeira infância | Mamãe na Rede. Disponível em: http://www.mamaenarede.com.br/estimulos-musicais-na-primeira-infancia/. Acesso 24 de Setembro de 2017
__________Por Que Usar Estímulos Musicais Na Primeira Infância?
Disponível em: naescola.eduqa.me › Atividades › Música e arte. Acesso em 25 de Setembro de 2017
https://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/musicalizacao-infantil-a-importancia-da-musica-na-primeira-infancia. Acesso em: 24/09/2017.
MHF de PAULA. Musicalização E Desenvolvimento Da Oralidade: Uma Prática Na Educação Infantil. Disponível em: cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/anais/trabalhos/154.pdf. Acesso em 24 de setembro 2017.
OLIVEIRA, Andréa. Musicalização infantil - a importância da música na primeira infância. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/musicalizacao-infantil-a-importancia-da-musica-na-primeira-infancia.
UNISALESIANO - A música na educação infantil. Disponível em: www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/54802.pdf. Acesso em 24 de Setembro de 2017
Prof. Doctor O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Musica na infância. Disponivel em:
www.filomusica.com/filo78/infancia.html. Acesso em 29 de Outubro de 2017