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A UTILIZAÇÃO DE BLOG NA ESCOLA MUNICIPAL SÃO MATEUS

 

Gracieli Cristina Betarelli[1]

Cristiane da Silva Aquino Rigo[2]

 

Resumo:

O presente trabalho busca destacar a construção do blog como ferramenta pedagógica pelos estudantes da escola Municipal do Campo São Mateus, o blog tem o papel de divulgar o projeto da escola e o trabalho realizado pelos estudantes juntamente com os educadores. Bem sabemos que as tecnologias quando trabalhada de uma forma pedagógica com auxilio dos educadores faz com que os mesmo consigam motivar seus alunos a buscarem cada dia mais o conhecimento. A formação dos professores para usarem essas tecnologias também é importante logo que muitos ainda tende a ter receios quanto ao uso destas ferramentas em suas aulas, através da informação adequada muitos professores tende a perder o medo e passam a usar as tecnologias de forma metodológica. O blog pode ser uma ferramenta educacional basta o professor buscar novas formas usando metodologias que possam auxilia-lo neste trabalho com seu aluno assim o educador pode ampliar suas aulas, despertando ainda mais o interesse dos alunos em aprender o conteúdo que lhes é passado. Para fundamentar o presente artigo pesquisou-se algumas fontes bibliográficas como o próprio PPP da escola quantos autores como Barbosa e Serrano, Mantovani e Moran o qual enfatizou a importância do uso da tecnologia como meio e fim para um melhor processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Educação do campo, blog, tecnologia, interação pedagogica.

 

Abstract:

This paper aims to emphasize the construction of the blog as a teaching tool for students of the Municipal School Field St. Matthew, the blog has the role to disseminate the school project and the work done by students along with teachers. We know that the technology worked as a pedagogical way with the help of educators makes even able to motivate their students to seek more knowledge every day. The training of teachers to use these technologies is also important right that many still tend to have concerns about the use of these tools in their classes through appropriate information many teachers tend to lose their fear and begin to use the methodological form technologies. The blog can be an educational tool just the teacher seek new ways using methodologies that can assist you in this work with your student so the teacher can enlarge their classes, arousing further student interest in learning content to them is passed. To substantiate this article researched up some literature sources such as school PPP itself how authors like Barbosa and Serrano, Mantovani and Moran who emphasized the importance of using technology as a means and an end for better teaching and learning process.

Keywords: Rural education, blog, technology, pedagogical interaction.

 

 

1.      Introdução

 

As novas tecnologias vêm para contribuir com os professores no processo de ensino e aprendizagem e fazer com que essas inovações despertem ainda mais o interesse dos alunos em buscar o conhecimento de uma forma diferenciada, para que isso aconteça os professores tem que buscar o conhecimento para lidar com essas tecnologias, pois não basta tê-las nas escolas é necessário que se tenha um conhecimento para que se possa fazer o uso de forma adequada. É neste contexto que professores juntamente com os alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal do Campo São Mateus desenvolveram a ideia do blog para que fosse possível a divulgação dos trabalhos realizados por alunos e professores na escola. Desta forma todas as pessoas poderiam ter conhecimento de como é o funcionamento da escola, e os projetos que são desenvolvidos na unidade escolar.

A cada dia que passa cresce mais a utilização dos blogs, inclusive na educação, mas essa utilização tem que ser bem planejada, pois eles devem ser usados de forma pedagógica estimulando e fazendo com que o aluno busque cada vez mais o conhecimento e o professor tem o papel de mediador desse conhecimento, pois aprender é um processo que tanto o aluno quanto o professor devem participar.

Por conta do avanço das tecnologias digitais os blogs, incorporam vários recursos. O seu criador não precisa fazer uso apenas de textos para registrar ideias. Pode se usar arquivos de imagem, vídeos, e pode ser colocado ate mesmo sons.

No inicio para se fazer um blog o criador tinha que ter conhecimento em html e um site onde pudesse armazenar as web pages produzidas. Hoje em dia qualquer pessoa pode criar um blog desde que ela tenha acesso à internet, e que faça um cadastro em um dos muitos serviços disponíveis. Ou seja, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em computador pode criar e manter um blog.  

 

2.      Desenvolvimento

2.1.   Conhecendo a Escola

A Escola Municipal São Mateus esta localizada a 10 km na cidade de Colider situada ao norte no estado de Mato Grosso, com aproximadamente 30.766 mil habitantes (IBGE 2010) com densidade demográfica 9,94 habitantes por km², a escola atende doze comunidades circunvizinhas, a escola foi fundada no ano de 1983 e em 2014 deu inicio a implantação de um projeto piloto “Educação do Campo” sendo pioneiro na cidade com essa metodologia voltada ao homem do campo, na região são poucas as cidades que tem o estudo do campo voltado para saberes e deveres do povo camponês, a escola foi contemplada com alguns beneficio como computadores e internet, e depois de mais de 30 anos é que a escola começa ter acesso a tecnologia oriunda de programas do governo tanto federal quanto municipal, diante da novidade viu-se a necessidade de ser fazer o bom uso de maneira de contemplar todos os estudantes em todos os níveis, surgiu assim a ideia da criação de um blog criado pelos próprios estudantes do 6º ano do ensino fundamental para a divulgação de suas atividades e do projeto que esta sendo implantado.

A metodologia educacional empregada na unidade escolar estrutura-se nos objetivos do desenvolvimento sustentável e dentro desse, uma concepção inovadora da Educação do Campo, para o Campo e Agroecologia, onde as práticas pedagógicas são trabalhadas com o envolvimento de toda a comunidade escolar, respeitando os princípios da agroecologia numa perspectiva também da formação da criança com respaldo a valorização do trabalho solidário, humanitário com respeito às pessoas e a natureza. E com isso a implantação desse projeto está estruturada na execução de seis (06) subprojetos inovadores e históricos para a Educação de Colíder. Os subprojetos são componentes importantes e, estão inseridos no projeto maior “Educação do Campo e Agroecologia: educar, produzir e alimentar” e tais atividades da escola requer divulgação para melhor conhecimento da comunidade e aceitação das familais envolvidas.  São os subprojetos:

1.      Arborização com Uso de Espécies Nativas e Exóticas;

2.      Flora invasora – problema ou necessidade;

3.      Produção de adubo orgânico – técnica de transformação de restos vegetais;

4.      Gestão e Educação Ambiental dos Resíduos Sólidos produzidos na escola;

5.      Estudo da Entamofauna e Controle Biológico;

6.      Banco de Sementes e Produção de mudas na Proposta de Educação do Campo e Agroecologia.

 

2.2.   O que é blog

Em 1994 surgem os primeiros sites com formatos de blog por um norte-americano Justin Hall, mas começou a se tornar popular a partir de 1999, segundo relata PROGRAMA – MIDIAS NA EDUCAÇÃO que inicialmente o blog era apenas para uso de diário pessoal porem hoje esta presente em diversas áreas para diversos objetivos.

O Blog é uma ferramenta digital acessível a todos sendo mais dinâmico e interativo do que um site convencional, a palavra blog é uma abreviação de weblog um diário eletrônico seus registro aparecem em ordem cronológica inversa, isso é a ultima postagem será a primeira aparecer na pagina, não requer conhecimento de linguagem de programação para  fazer uso dele assim destaca Barbosa e Serrano (2005) que a facilidade de uso, manutenção simples e por não exigir conhecimento complexos é que atraem cada vez mais seguidores.

Há hoje na internet uma grande variedade de aplicativos que possibilitam a hospedagem de gratuita e até mesmo a criação com modelos pré-prontos apenas clicando em alguns botões para personalizar e é possível ter seu próprio blog publicado na rede, um desses aplicativos é Blogger, do Google. E com um simples clique uma pessoa leiga na área de informática pode se tornar um blogueiro, assim que é chamado o autor de um blog. Segundo Pontes e Filho (2011) que o blog se torna mais interativo que um site convencional devido que o leitor pode se comunicar diretamente com o autor criticando, acrescentando comentários, experiências ou até discordando, e é exatamente isso que diferencia o “blogar” do “Navegar”, pois o blogar não fica apenas restrito a olhar, ler ou acessar links que o autor disponibiliza na pagina.

Para Marinho (2007) o blog se integra no chamado software social, definido como uma ferramenta, um meio e uma ecologia já que a mesma aumenta as habilidades sociais e colaborativas humanas, facilita conexões e intercambio de informação e permite interação pessoas, praticas, valores e tecnologia, expandindo assim o mundo a volta de quem bloga.

O blog vai além de publicações em textos, pode-se ser introduzindo arquivos de imagens, sons, vídeos, links, estatísticas, pesquisas em fim inúmeras possibilidades, Marinho (2007) ainda destaca que “a possibilidade de fazê-lo sem custo e sem um domínio de linguagem de programação HTML, bastando apenas um computador e um acesso à Internet certamente contribuíram para a sua explosão na Internet”.

 

2.3.   O blog na educação

A sociedade esta a cada dia mais globalizada, e digital, esta se criando uma sociedade à informação e da cominação, e quem tem mais acesso a essas tecnologias são as crianças os jovens, e os educadores tendem que se apoderar adequadamente dessas tecnologias “explorando seu potencial pedagógico” assim destaca Mantovani (2015) e faz a seguinte pergunta “Como estão sendo inseridas no contexto educacional?” trazendo consigo a preocupação da inserção dessa tecnologia de forma interdisciplinar, já que educação e comunicação estão interligadas no mundo digital.

A interação das tecnologias na educação é um fato, uma realidade que não se deve fugir, mesmo por que os alunos tem acesso a elas em casa, na rua enfim em todos os lugares por que na escola seria diferente, nessa visão Moran (2015) destaca muito a importância dessa interação do mundo de fora com o que o aluno aprende em sala, não se deve ser fora do contexto, à educação tem que ser mais dinâmica, mais reflexiva e mais expressiva para poder haver uma evolução do individuo.

 

A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários.

 

Neste mundo tão digital e informatizado as novidades tecnológicas passam muito rápidos, a cada minuto novas tecnologias e recursos vão surgindo, e os jovens vão se inteirando dessas novidades. Com tudo isso cabe aos professores estarem acompanhando essas novidades para que possam trabalhar com seus alunos e assim, incentivar, motiva- lós e estimula-los para um melhor aprendizado.

Grinspun (2009) diz que “a educação tecnológica, deve ser vivenciada em todos os seguimentos de ensino, guardando em cada um deles as peculiaridades que o currículo e o desenvolvimento do aluno proporcionam”. Oliveira (2007) afirma ainda que:

 

Os professores e alunos não deveriam apenas dominar esta nova ferramenta educacional, mas deveriam, antes de tudo, ser capazes de analisar, criticamente, sua contribuição no processo de ensino aprendizagem e, dessa forma, repensar, se necessário, sua própria metodologia de ensino.

 

Na educação a procura de blog para troca de informação, ideias e publicação de projetos são cada vez maiores, os autores Pontes e Filho (2011) apud Silva e Albuquerque (2009) destaca o uso pedagógico dessa ferramenta que é significativa e destaca vários tipo e utilização:

 

cinco categorias de blogs educacionais: blog de professores, utilizado para publicar orientações, textos, vídeos, imagens, animações, referências bibliográficas ou links; blogs de alunos, que funcionam como portfólios reunindo suas produções que são utilizados pelos professores como instrumentos de avaliação; blogs de instituições educativas, voltados à divulgação do trabalho desenvolvido e à autopromoção; blogs de projetos educativos, destinados à produção e socialização de conhecimentos sobre temas específicos; e blogs de grupos de pesquisa, que são como ‘colégios invisíveis’ reunindo pessoas de comunidades científicas diversas para interlocução, articulação de suas pesquisas, divulgação, análise de resultados e avaliação de textos. Pontes e Filho (2011) apud Silva e Albuquerque (2009)

 

Dessa maneira o processo do leitor interagir com o autor agregando, tirando duvidas, criticando ou até mesmo conversando se torna mais árdua, e o professor pode estar sempre renovando seus recursos e estratégias em sala de aula e para conhecimento próprio e ampliando seus recursos pedagógicos. Segundo Pontes e Filho (2011) o professor pode instigar seus alunos a participarem de atividades extraclasses, discursões, textos de autorias próprias, criticas colaborativa e de desenvolver pesquisas cientificas aproximando assim de seus alunos no dia a dia. Nesse pensamento vemos uma semelhança do blog com a educação, como já citado é um método dinâmico de troca de conhecimento e a educação não deixa de ter todas esse seguimento, segundo Carneiro (2015):

 

A educação, através dos processos de aprendizagem e de ensino, envolve a troca constante de informações. Em uma sala de aula convencional, imagens e sons são usados durante esta troca: os estudantes vêem e ouvem o professor, o professor vê e ouve os seus alunos e os estudantes vêem e ouvem uns aos outros.

 

Quando se coloca o blog como um ambiente de aprendizagem, essa aprendizagem deve ser ativa e constante e os alunos devem ter uma participação efetiva nesse processo, e tanto professor quanto aluno deve participar deste momento de aprendizagem. Segundo Soares e Almeida (2005):

 

Um ambiente de aprendizagem pode ser concebido de forma a romper com as práticas usuais e tradicionais de ensino-aprendizagem como transmissão e passividade do aluno e possibilitar a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, onde a interação e a comunicação são fontes da construção da aprendizagem.

 

Sendo assim cabe ao professor se apropriar dessas tecnologias vendo suas possibilidades propondo aos seus estudantes estratégias e atividades de forma pedagógica que os incentive e os faça buscar cada vez mais o conhecimento na utilização do blog. Instigando os mesmos ao aprendizado de uma maneira divertida, tentando assim aproximar esse estudo com seu contexto de vida, assim reforça Josué (2011), “A aplicabilidade de trilhas perceptivas, bem como de dinâmicas e vivências que trabalham com o lúdico, são metodologias eficazes para o ensino holístico, que visa a uma aprendizagem com significado para a vida”.

 

2.4.   Metodologia

A escola tem que se abrir para o mundo e andar junto com os alunos, promovendo muitos benefícios tanto para a escola quanto para a comunidade. O aluno e professor podem estar divulgando seus trabalhos, projetos, pesquisas, enfim o que se faz em sala ou para a sala de aula pode estar sendo avaliado por terceiros, por pessoas de fora onde pode estar dando seu ponto de vista positivamente ou não dando maior fundamento ao estudo. Os alunos e professores podem estar trocando informação e experiências com outras instituições fazendo assim que acelere as mudanças necessárias, onde há a participação da comunidade. Divulgar o que acontece além dos muros e das paredes tornando à aprendizagem um ato continuo e flexível a todos.

 

A escola, com as redes eletrônicas, abre-se para o mundo; o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. A escola contribui para divulgar as melhores práticas, ajudando outras escolas a encontrar seus caminhos. A divulgação hoje faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanças necessárias e agilize as trocas entre alunos, professores, instituições. A escola sai do seu casulo, do seu mundinho e se torna uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente. (MORAN, 2007)

 

O projeto se originou inicialmente com os alunos do 6º ano da Escola Municipal São Mateus cogitando a ideia de escreverem um jornal digital para expor as atividades praticas que eles realizavam na escola e ao mesmo tempo divulgar o projeto que esta sendo implantado na mesma, de início o jornal seria digital porem não online já que a internet era uma realidade distante da escola, porem ao ser contemplado com a tecnologia esperada o jornal se tornou um blog onde todos e em qualquer lugar do mundo poderá ter acesso a ele.

A primeira versão, ainda sem a internet, foi em uma apresentação à comunidade escolar num evento na escola, aproveitando assim o momento e a oportunidade para expor a todos tudo que esta sendo desenvolvido na escola. Nessa primeira versão apenas os estudantes do 6º ano criou a pagina, que funcionaria apenas na escola, porem cada turma tinha seu espaço apresentando assim para a comunidade todo o funcionamento da escola. Ao ser contemplando com instalação da internet surgiu então à ideia que cada turma publicaria suas atividades e projetos juntamente com seus educadores.

A criação de um blog para uso dos alunos e professores tem como objetivo motivar a aprendizagem de maneira lúdica, pois segundo Macedo, Petty e Passos (2005) tanto “o desenvolvimento e aprendizagem devem ser considerados de formas interdependentes” e o lúdico veem proporcionar a criança a interação com o conteúdo de uma forma fantasiosa, estimulando a imaginação, estigmando a aprendizagem sendo envolvente, interessante e informativo. Esse processo sendo os autores permite que a criança consiga apreender consigo mesma e com o mundo a sua volta.

Por ser uma escola voltada para saberes e fazeres do campo e a implantação do projeto ser único no município, os idealizadores do projeto, educadores pais e alunos viram que a divulgação das atividades realizadas na unidade  escolar era fundamental para o sucesso do mesmo. E como já citado anteriormente as tecnologias estão acessível a todos e de um poder de propagação inimagináveis, sendo assim a utilização do blog tornou-se um meio de divulgação e acompanhamento tantos dos pais quanto para a comunidade local. A escola desenvolve juntamente com os alunos alguns projetos voltados para agroecologia e economia familiar que o enfoque maior que é possível produzir com qualidade sem agrotóxicos, e a metodologia de se produzir suas próprias mudas e manter um banco de sementes visando à sustentabilidade e tudo que os estudantes se aprendem na unidade escolar se aplicar em casa com família, dentre outras atividades e sempre com métodos pedagógicos. E a comunidade sendo distante da cidade e das casas das famílias dos estudantes o blog tem espaço estilo agenda para recados e eventos da escola ou afins, sendo de fácil acesso a todos.

Foi utilizado o aplicativo Blogger, gratuito disponibilizado pelo GOOGLE. Pode ser acessado no seguinte endereço http://emdocamposaomateus.blogspot.com.br/.

O blog será administrado pelo educador responsável pelo laboratório, porem todas as turmas da escola terá acesso para expor suas atividades em formas de textos e fotos, link enfim da melhor forma possível para a divulgação dos projetos e suas atividades. Para a divulgação das fotos e imagens tirada na escola dos estudantes para serem postadas no blog foram enviados aos pais e responsáveis um termo para autorizarem o uso das imagens de seus filhos no blog. Sendo as autorizações devidamente assinadas foram arquivadas nas pastas de matricula.

 

3 Conclusão

A comunidade São Mateus por estar situada em uma área rural fica difícil o acesso ao sinal tanto de telefonia quanto de internet, e ao ser contemplada com tal tecnologia os estudantes ficarão eufóricos e curiosos com a ideia da utilização do laboratório de informática, que até então era utilizado para jogos pedagógicos e digitação de trabalhos, poderiam agora estar conectados a rede de mundial de computadores. Ao propor aos estudantes a criação de um blog, logo se revelaram ótimos repórteres, fotógrafos, editores enfim a alegria e o interesse foram imediatos e ter seus trabalhos, atividades e outras publicações sendo vistos em qualquer lugar do mundo foi nostalgiante. Logo todos da escola já estavam mais engajados no projeto e na participação e divulgação do mesmo.

Os educadores ficaram animados e mesmo os que não tinham muito contato com a Internet animou-se com a empolgação dos alunos e apostando na ideia puderam tirar aproveito de metodologia pedagógica para instigar a curiosidade, o olhar critico, a produção de textos e experiência praticas e a participação não só dos estudantes da escola, mas por toda a comunidade escolar envolvida no projeto que a escola esta implantando “Educação do Campo”, não deixando no anonimato todos os esforços aplicados e desenvolvidos.

 

Referências

 

BARBOSA, Conceição Aparecida Pereira e SERRANO, Claudia Aparecida. O Blog Como Ferramenta Para Construção Do Conhecimento E Aprendizagem Colaborativa. Disponivel em http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf. Acesso em 25 de jul de 2015.

 

CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. Disponível em http://www.ufrgs.br/nucleoead/documentos/carneiroEducacao.pdf. Acesso em 10 de jul de 2015

 

IBGE 2010 Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica /populacao/censo 2010/ tabelas_pdf/ total_populacao_mato_grosso.pdf

 

GRINSPUN, M.P. S. Z. Educação tecnológica. In: GRINSPUN, M.P S. Z. (Org.).

OLIVEIRA, R. Informática Educativa. 14. Ed., São Paulo: Papirus, 1997.

 

MACEDO, Lino de. PETTY, Ana Lúcia Sícoli. PASSOS, Norimar Christe. Os Jogos e o Lúdico Na Aprendizagem Escolar. Porto Alegre – RS Artmed, 2005.

 

MANTOVANI, Ana Margô. Blogs na Educação: Construindo Novos Espaços de
Autoria na Prática Pedagógica
. Disponível em http://educivica.com.sapo.pt/blogsnaeduca. pdf. Acesso em 20 de jul de 2015.

 

MARINHO, Simão Pedro P. BLOG NA EDUCAÇÃO & MANUAL BÁSICO DO BLOGGER. Disponível em http://www.ich.pucminas.br/pged/db/txt/marinho_manualblog _v3P2.pdf. Acesso em 23 de jul de 2015

 

PONTES, Renata Lopes Jaguaribe, FILHO José Aires de Castro. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage /materiais/0000016590.pdf Acesso em 15 de jul de 2015.

 

SOARES, Eliana Maria do Sacramento; ALMEIDA, Cláudia Zamboni. Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: algumas considerações. Disponível em http://ccet.ucs.br/pos/especializa/ceie/ambiente/disciplinas/pge0946/material/biblioteca/sacramento_zamboni_conahpa_2005.pdf. Acesso em: 14 dez. 2007.

 

 



[1] Atua na Escola Municipal São Mateus – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

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