ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL DO MUNICÍPIO DE TERRA NOVA DO NORTE/MT: UM BREVE RELATO DE OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
SANTOS, Jeniffer Hespanha dos;
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo explicitar as atividades desenvolvidas no ambiente escolar da Escola Estadual 12 de Abril no município de Terra Nova do Norte, estado de Mato Grosso. E através da disciplina de Estágio Supervisionado no ensino da Geografia II, que o acadêmico tem a oportunidade de se inserir no ambiente escolar, juntamente com a equipe pedagógica, conhecendo o dia-a-dia dos professores, diretores, coordenadoras e dos alunos, buscando ainda mais conhecimento e experiência para que futuramente possa exercer com qualidade a profissão de professor, por mais que seja uma carga horária pequena é de grande valia que se faça o estágio, pois faz com que se tenha um confrontamento do que se aprende na Universidade e com as vivências adquiridas durante o Estágio.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Escolar, Estágio Supervisionado, Professores.
- INTRODUÇÃO
O estágio tem um papel fundamental no processo de docência, o qual busca facilitar o entendimento do aluno, fazendo com que ele se insira no espaço escolar e tenha melhor conhecimento acerca do mesmo, pois a visão que se tem agora é outra, não mais uma visão de aluno, e sim de professor. Ou seja, faz com que ele veja a realidade das coisas podendo fazer comparações com o que se estuda em sala de aula na Universidade. Na qual é perceptível à importância do estágio para a formação do futuro professor. Ou seja, pode se dizer que o estágio serve realmente para que o acadêmico e futuro professor vejam as dificuldades e pense se é essa profissão que ele irá exercer.
Até porque hoje em dia a questão da educação sofreu algumas mudanças, ficando cada vez mais difícil de inserir em um âmbito escolar e gostar realmente de ensinar. Outra situação que acaba desmotivando os futuros professores é o piso salarial, que não é lá grande coisa, devido o fato de ser uma profissão de grande importância para a formação de cada criança, adolescente, jovem, em si, um profissional que deveria ser mais valorizado, pois todos sabem que sem professor não seriamos nada, pois eles nos acompanham do ensino básico até ensino superior, formando assim a base de todas as profissões.
- METODOLOGIA
A pesquisa a seguir baseou-se em levantamento bibliográfico, que é descrito por Marconi e Lakatos (2003), como sendo um levantamento de fontes secundárias, pois corresponde ao levantamento de todas as pesquisas já realizadas e publicadas que possuem conexão com o tema proposto pelo pesquisador, livros e artigos. Lima e Mioto (2007) tratam da importância da pesquisa bibliográfica, tendo em vista que é um estudo fundamental, pois dela parte todo o embasamento teórico que irão nortear a pesquisa, auxiliando um estudo crítico sobre o objeto de estudo.
Em conformidade com o método de abordagem proceder-se-á a pesquisa descritiva. Gil (2002) cita que as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Esta pesquisa será utilizada para realizar a descrição das características da escola e dos alunos.
Ainda segundo o autor na pesquisa documental, as fontes são muito mais diversificadas e dispersas. Que foi utilizado o Projeto Político Pedagógico da Escola para detalhar a história e estrutura da Escola.
A pesquisa a campo, segundo Gil (2002), tem uma maior profundidade de conhecimento, pois o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, onde ele irá criar uma relação direta com o estudo. Também se exige do pesquisador que permaneça o maior tempo possível no local da pesquisa, pois somente com essa imersão na realidade é que se pode entender as regras, os costumes e as convenções que regem os grupos que serão estudados e nesta pesquisa que será desenvolvida ela se faz necessária para proceder o registro fotográfico do âmbito escolar.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Estágio Supervisionado e sua importância.
O estágio supervisionado permite ao futuro professor conhecer, analisar e refletir sobre seu ambiente de trabalho, fazendo com que venham entender as dificuldades dessa profissão. Sendo neste momento que o aluno precisa enfrentar as dificuldades e diferenças, que terá entre apenas estudar sobre um determinado assunto e vivencia-lo na escola, sabendo lidar com certas situações que iram aparecer no cotidiano escolar.
Dessa forma, “considerar o estágio como campo de conhecimento significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supere sua tradicional redução à atividade prática instrumental.” (PIMENTA e LIMA, 2012, p.29).
Segundo Corte e Lemke (2015), é importante que o estágio seja um momento de tomada de decisões, de confronto entre práticas e teorias, e produção de novos conhecimentos a partir da atuação, tal como afirmam Barreiro e Gebran (2006):
Nesse sentido, a formação para a docência de qualidade deve se pautar na perspectiva investigativa, na qual a pesquisa, assumida como princípio científico e educativo, apresenta-se como uma proposição metodológica fundamental para o rompimento das práticas de reprodução (BARREIRO e GEBRAN, 2006, p. 118).
Devendo mostrar aos acadêmicos, uma série de atividades que ajudem na reflexão tanto do ponto de vista científico quanto do seu contexto de formação e atuação, dos fundamentos da educação e da dimensão ética, política e ideológica de seu trabalho, fazendo com que ele possa entender mais sobre a profissão. Dessa forma:
Durante o curso de graduação começam a ser construídos os saberes, as habilidades, posturas e atitudes que formam o profissional. Em períodos de estágio, esses conhecimentos são ressignificados pelo aluno estagiário a partir de suas experiências pessoais em contato direto com o campo de trabalho que, ao longo da vida profissional, vão sendo reconstruídos no exercício da profissão. (ALMEIDA e PIMENTA, 2014, p. 73)
Pois devido às experiências que o aluno obterá com o estágio, ele futuramente aplicará todo o conhecimento em sala de aula, outra questão importante durante o estágio de observação é a de que o aluno futuro professor, sempre acabará tendo uma visão de qual profissional ele quer ser ou não.
Para Corte e Lemke (2015):
As licenciaturas, principalmente nas disciplinas de estágio supervisionado, devem desenvolver atividades que permitam a análise, o conhecimento e a reflexão do trabalho docente, de suas ações, de suas dificuldades, seus impasses, garantindo uma visão mais geral do contexto escolar. (CORTE e LEMKE, 2015, p. 4).
O estágio supervisionado é considerado a parte prática do curso, pois o estágio é teoria e prática e não teoria ou prática. (PIMENTA e LIMA, 2012, p. 41). Sendo assim, a compreensão de que teoria e prática são indissociáveis no contexto de formação do profissional docente trazendo consigo grandes possibilidades, fazendo com que o aluno e futuramente professor produza novos pensamentos em cima da prática que ele teve dentro do espaço escolar.
- A localização da Escola e o ambiente escolar
Com base no Projeto Político Pedagógico da Escola:
A Escola Estadual 12 de Abril, está localizada, à Avenida Clóves Felício Vettorato, número 5869, Centro, no Município de Terra Nova do Norte, Estado do Mato Grosso, situado no setor urbano, 12.000,00 m² sendo, 2.994,54 m² de área construída. Foi fundada no dia 06 de maio de 1982, conforme decreto da Lei N.º 1840/82, autorizada a funcionar o ensino fundamental de I à VIII séries e ensino médio, pela resolução 256/2002, reconhecida pela portaria n.º 256/2002.
Surgiu devido à venda de lotes urbanos e apenas as agrovilas possuíam salas de aulas sendo a primeira Escola urbana de Terra Nova do Norte. Fundada para atender os alunos das famílias que vieram morar na cidade. As aulas tiveram início no dia 23/03/1982, atendendo alunos de 1ª a 5ª série do Primeiro Grau. Durante todo o ano letivo foram ocupadas, provisoriamente, as instalações do Clube Sociedade Esportiva e Recreativa Terra Nova- AERT, enquanto o prédio definitivo estava sendo construído. O nome da Escola “12 de Abril” é uma homenagem ao dia da fundação da cidade de Terra Nova do Norte, em que foram entregues os primeiros terrenos urbanos aos futuros moradores da cidade. E a inauguração da obra aconteceu no dia 1º de novembro de 1982, com a presença do Presidente da COOPERCANA, Orlando Roewer e do Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste – SUDECO, Renê Pompeu de Pina.
O ano letivo de 1983 iniciou as novas instalações da escola. O projeto foi fornecido pela Secretaria de Obras Públicas do Estado de Mato Grosso e os recursos foram fornecidos pela SUDECO, como parte do projeto de colonização Terranova. A escola foi elevada ao nível de 2º grau (ensino médio) através do Decreto Lei n.º 449, publicado em Diário oficial no dia 02/10/1984, assinado pelo Governador de Mato Grosso, Júlio José de Campos.
Desde então a Escola Estadual 12 de Abril ao longo desses anos passou a ter papel fundamental na formação dos cidadãos dessa cidade. É a ela que a maioria dos pais confia seus filhos e acreditam no compromisso que a instituição tem com a sociedade. Assim, diante dos desafios do mundo moderno, a relação pais e escola precisa e tem sido estreita e com um foco em comum, proporcionar ensino e educação de qualidade aos que nela ingressam para isso é imprescindível que cada autor não meça esforços para com seu compromisso.
O propósito deste documento é, portanto, retomar o exercício da discussão e encaminhamento coletivo, quanto ao processo ensino-aprendizagem, de modo que se possa construir uma Educação Básica de qualidade para todos os nossos estudantes, levando em consideração o Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação.
A Escola Estadual 12 de Abril tem como princípio respeitar e valorizar as experiências de vida dos estudantes e de suas famílias, cujo propósito é fortalecer a postura humana tanto de educadores quanto de educandos, com foco nos valores aprendidos, tais como: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis, cuja prática tenciona formar cidadãos com dignidade, identidade, capacidades, proficiência em busca de projeto de futuro.
Enfim, o PPP (Projeto Político Pedagógico) foi desenvolvido para suprir as necessidades da escola, dos alunos, dos pais e da comunidade em geral. Mais do que as teorias pedagógicas ou visões teóricas, torna-se necessária à viabilização efetiva deste documento. A questão do espaço escolar é muito importante, pois ela precisa ser adequada para todos os alunos, buscando suprir as necessidades, a escola tem um espaço adequado, tem boa limpeza, iluminação, organização, bem localizada, excelentes profissionais.
É também uma escola que passou por uma reforma recentemente, então a sua condição de instalação é muito boa. Considerada uma das melhores escolas do município, por seu comprometimento com a sociedade. Procura-se sempre ir à busca melhorias para os alunos que ali estudam, com a participação que tive durante essas 10 horas de estágio, observando o ambiente escolar como um todo pude notar que dentro do ambiente escolar se tem uma boa interação entre os funcionários da escola.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
O Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia II foi realizado na escola Estadual 12 de Abril, no município de Terra Nova do Norte/MT, com uma carga horária de 10 (dez) horas, podendo ser utilizada essas horas em observações do espaço escolar, biblioteca da escola, equipe pedagógica (diretores, coordenadoras, secretaria, sala dos professores, equipe de limpeza e cozinheiras), sala do educador e também de algum evento produzido pela escola.
Figura 1: Escola Estadual 12 de Abril de Terra Nova do Norte.
Organizado pela autora, 2017.
As atividades que foram realizadas no Estágio Supervisionado II se basearam na observação da biblioteca da escola, observação do espaço escolar no período noturno e participação na II Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (CONAPEE), realizada na Escola em dois períodos (matutino e vespertino).
- Observação realizada em 17 de outubro de 2017.
Na noite de 17 de outubro de 2017, foi observado o espaço escolar, dando início às 19h00min o mesmo horário em que inicia as aulas, sendo assim foi observado à quantidade de alunos neste período noturno boa parte é da classe trabalhadora, de alunos de maior idade, tendo também algumas mulheres gestantes. E muitas vezes devido aos serviços acaba chegando após as 19h30min, que é mais o menos o horário em que fecha o portão, então assim que chegam é necessário chamar o guarda para abrir o portão. Nesta noite, na escola estavam presentes o Diretor e uma das Coordenadoras, quase perto do intervalo a outra coordenadora também estava presente.
No período noturno as turmas são: 1º ano “E”, 2º ano “C”, 3º ano “C” do ensino regular, também tem turmas do 2º ano e 3º ano do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e o segundo seguimento do EJA, que seria o ensino fundamental. Na qual pude perceber que a quantidade de alunos neste período é menor, que nos períodos matutino e vespertino.
Outra questão observada foi o fato de a noite ser mais calmo esse ambiente escolar, não tem muito barulho, a escola é bem organizada e limpa, eles são liberados para o intervalo às 20h40min, onde o diretor ou coordenadora é que dispara o sino, avisando que é o horário do intervalo.
Logo após os alunos saem das salas de aulas, e os professores responsáveis pela aula da noite, trancam as salas com chave, e durante o intervalo a sala de aula fica fechada, o fato de não ter muitos alunos e boa parte serem mais velhos, não acontece aquele tumulto nos corredores e no refeitório. Mesmo assim, são regras da escola fechar as salas de aula, durantes os intervalos e é proibido o uso de celulares dentro das salas de aula, em vários lugares tem plaquinhas informando que é proibido o uso.
Após ser feita essa observação em relação aos alunos do período noturno, foi feita a observação do espaço da biblioteca.
Figura 2: Biblioteca da Escola Estadual 12 de Abril.
Organizado pela autora, 2017.
A biblioteca no momento estava sem bibliotecária, porém em questão de limpeza, iluminação e organização estavam tudo em ótimo estado de conservação, foi feita a observação de que mesmo não tendo bibliotecária a biblioteca não fica desorganizada, pois a professora mesmo vem com um ou dois alunos e pegam os livros desejados, e logo depois voltam para devolver.
Figura 3: Espaço escolar da Escola Estadual 12 de Abril
Organizado pela autora, 2017.
Os espaços da escola são ótimos, os banheiros são bem limpos, escola bem iluminada, a limpeza é excelente, pois não se encontram nenhum papel ou lixo no chão ou no pátio, todas as salas possuem ar condicionado e data show. De início é interessante que se tenha esse contato com o espaço escolar, conhecendo melhor toda estrutura da escola.
- Observação realizada em 27 de outubro de 2017
No dia 27 de outubro de 2017, foi realizada a observação e participação na II Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (CONAPEE).
Figura 4: II Conapee na Escola Estadual 12 de Abril
Organizada pela autora, 2017.
Que teve início à 07h00min da manhã, na qual estavam presentes vários professores (as), coordenadores (as) e diretores (as) de escolas tanto da cidade quanto das zonas rurais do município de Terra Nova do Norte.
Dando início ao evento o assessor pedagógico do município, convidou quem iria participar da mesa de honra, a qual foi composta pelo secretário da educação do município, o diretor da escola estadual 12 de abril representando os demais diretores que não puderam estar presentes no evento e o representante do Sintep. Depois de compor à mesa, todos os presentes na mesa fizeram alguns comentários a respeito do evento e algumas falas a respeito da educação, em seguida se deu início às discussões e debates à cerca da conferência.
Onde foi feita a leitura do regimento, constando os planejamentos para 2018 a 2028, dentro da educação. Assim que finalizou a leitura, se deu início à separação dos eixos e a convocação dos grupos, na qual o objetivo era de discussão dos planos, sempre explicando exatamente qual seriam a atividade e objetivo que cada grupo teria que alcançar.
As 09h00min os grupos já estavam formados, somando sete grupos, todos com eixos diferentes, sendo assim nos direcionamos para as salas de aula, para começar a leitura e discussão dos temas, onde os grupos tinham como objetivo, discutir, melhorar, retirar se for necessário. Iniciada a leitura foi definido quem seria a escrivã, secretária e diretora do grupo. Após ser feita essa divisão, começamos a leitura.
O eixo em que fiz parte foi o EIXO III – Os planos de educação e a educação superior: Acesso, permanência, gestão democrática, currículo e qualidade social. E nossa meta era a 17, que dizia o seguinte “Prover a oferta de educação superior para, pelo menos, 33% (trinta e três por cento) da população mato-grossense com ensino médio concluído na faixa etária de 18 a 24 anos, garantindo seu financiamento”.
Após discussão finalizada, em relação às desigualdades que existem dentro da nossa educação, concluímos que o certo deveria ser “Prover a oferta de educação superior para, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) da população mato-grossense com ensino médio concluído na faixa etária de qualquer idade, garantindo seu financiamento”. Ou seja, se sabe que muitas das vezes essa porcentagem não é alcançada nem a metade, sendo assim por isso se pensa em pelo menos 50%, pois ainda se houver uma queda pela metade ainda sobram 25% da população mato-grossense com direito e chance de ingressar em um ensino superior, em Universidades Estaduais e Federais.
Com a meta definida, finalizou-se a leitura do documento proposto para o eixo III, e logo em seguida os grupos foram liberados, após o horário de almoço retornaríamos para dar seguimentos e apresentar as metas propostas para um novo seguimento em relação à educação. O método de apresentação era escolhido pelo grupo, o grupo em que estava participando foi escolhido fazer a apresentação em forma de slides. As 13h00min todos retornaram à escola, para assim começar as apresentações e discussões à cerca das mudanças feitas, cada grupo apresentou seus eixos e metas.
Logo em seguida, foram escolhidos um representante e um sucessor para ir apresentar as mudanças propostas para cada seguimento no evento da Conapee, após o término do evento foram cumpridas as 10 (dez) horas de estágio supervisionado.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após a finalização do Estágio de Observação II, obtive uma experiência muito boa, tanto pessoal quanto para minha formação profissional, foi possível observar outras classes de alunos, que foram os alunos do período noturno e os alunos do EJA, onde boa parte são da classe trabalhadora, pois com isso consegui observar diferentes conceitos, estimulando ainda mais meu pensamento e visão quanto professora.
Pois é interessante que se obtenha experiências antes mesmo de entrar em sala de aula. Esse processo de observação é muito importante para interligar com os assuntos estudados na Universidade. De acordo com Tardif (2002), o estágio supervisionado constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos licenciatura, assim o estágio proporciona ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos, que serão essenciais para o desenvolvimento de suas funções de professor (a) futuramente. Desta forma, o estágio é um momento único em que os estagiários se veem professores, onde irá expandir e desenvolver certas ideias em relação a esta profissão.
O estágio é de suma importância para que se possa tirar as devidas conclusões a respeito da docência, sendo assim, concluísse que após ser feito o estágio é possível adquirir uma relação, tanto com o ambiente escolar quanto com o aluno, sendo um processo muito interessante, fazendo com que se aproximasse e observasse o ambiente em si como um todo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Maria I.; PIMENTA, Selma G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
BARREIRO, Iraíde M. de F.; GEBRAN, Raimunda A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Ed. Avercamp, 2006.
CORTE, Anelize C. Dalla; LEMKE, Cibele K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Educere, 2015.
GIL, Antonio Calos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, T. C. S. MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Florianópolis: Rev. Katal. v. 10. p. 37 – 45. 2007.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Projeto Político Pedagógico. Escola Estadual “12 de Abril”. TERRA NOVA DO NORTE, 2016.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.