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A VISÃO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA DANÇA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

THE VISION OF THE TEACHER IN RELATION TO THE IMPORTANCE OF DANCE AS CONTENT OF THE CLASSES OF PHYSICAL EDUCATION IN CHILDREN EDUCATION.

 

ANDREIA FERNANDA JOSÉ

DEIVID GOMES ALENCAR

 

 

 

RESUMO

A dança com todos os seus benefícios já comprovados, aparece como uma opção de diversificação de conteúdos nas aulas de educação física, mostrando-se ser uma excelente ferramenta pedagógica e de grande importância principalmente nas séries iniciais, fase esta que está em constante desenvolvimento. O artigo mostra a dança na escola; buscando conhecer a opinião dos profissionais de educação física sobre a dança como conteúdo a ser dado nas aulas na educação infantil. Descrever se a dança é um conteúdo trabalhado frequentemente nas aulas educação de física. Relatar as principais dificuldades dos professores em trabalhar dança nas aulas de educação física. Buscando um cunho de inovação nas aulas principalmente nas aulas de educação física, deixando de estar presente somente nas apresentações de datas comemorativas e trazendo para o universo diário dos alunos. Para  isso procurou-se saber a opinião de 15 profissionais acerca do ensino da dança dentro das aulas de educação física do município de Sorriso entre elas escolas municipais e escolas particulares, os dados foram coletados através de um questionário onde foi possível analisar que a dança e considerada de suma importância para o desenvolvimento motor, dentre as opiniões foi dito também que em algum momento já foi trabalhado dança nas aula de educação física porém de forma genérica; sem explorar toda a gama de experiência que a dança pode proporcionar aos alunos, mas a falta de interesse e domínio do conteúdo são obstáculos a serem vencidos para poder se ter uma aula de dança satisfatória. O que o artigo quis discutir foi a importância de se variar os conteúdos oferecido as crianças da educação infantil e trazendo a responsabilidade de trabalhar dança para o professor de educação física dentro de suas aulas.

 

Palavras-chave: educação física, aulas, dança. 

ABSTRACT

The dance with all its benefits already proven, appears as an option of diversification of contents in physical education classes, proving to be an excellent pedagogical tool and of great importance mainly in the initial series, this phase that is in constant development. The article shows dance at school; seeking to know the opinion of physical education professionals about dance as content to be given in classes in early childhood education. Describe if dance is a content often worked in physical education classes. To report the main difficulties of teachers in working on dance in physical education classes. Looking for an innovation in class, especially in physical education classes, not only present in the presentations of commemorative dates and bringing to the daily universe of students. In order to do this, we sought to know the opinion of 15 professionals about the teaching of dance within the classes of physical education of the municipality of Sorriso, among them municipal schools and private schools, the data were collected through a questionnaire where it was possible to analyze that dance and considered of paramount importance for the motor development, among the opinions was also said that at some time already has been worked dance in the class of physical education, but in a generic way; without exploiting the full range of experience that dance can provide students, but the lack of interest and mastery of content are obstacles to be overcome in order to have a satisfactory dance class. What the article wanted to discuss was the importance of varying the content offered to children in early childhood education and bringing the responsibility of working dance to the physical education teacher within their classes.

 

Key words: physical education, classes, dance.

 

Introdução: O movimento corporal possibilita às pessoas se comunicar, trabalhar, aprender; sendo assim a educação física se torna importante enquanto disciplina escolar pois   proporciona ao aluno práticas da cultura corporal que podem ser levadas para sua vida inteira.

  A dança entra no contexto escolar como uma possibilidade, pois segundo Neves (2014) dançar resume-se em prazeres da vida, é alegria, emoção, contentamento e expressão. Ou seja, é mostrar por meio de movimentos, sentidos, significados e sentimentos.

 Segundo Neves (2014). Ao levarmos para escola a dança propiciamos contribuições positivas para as crianças, elas adquirem confiança desenvolve habilidades motoras, expressividade e favorece a socialização dominando seus movimentos. Apesar de saber de todas essas contribuições vale ressaltar que precisamos saber a opinião do professor de educação física sobre a dança como conteúdo a ser dado nas aulas, pois ele será o principal difusor da dança dentro da escola 

 

 Com base no que diz Vasconcellos (2005) algo muito importante nessa fase é a expressão corporal, sendo esta umas das principais características da dança, aliada à música, proporciona tudo isso de uma forma prazerosa e divertida aos pequenos.

 Para que se tenha aulas de dança satisfatórias é preciso saber quais as principais dificuldades que o professor encontra ao trabalhar com dança nas aulas, pois assim encontraremos um caminho para  proporcionar aulas que permitam sentir “sensação” de alegria; de movimentar-se livremente em um espaço ao som de uma música, por estar presente nos conteúdo da educação física a dança vem como uma forma de se trabalhar várias vertentes como por exemplo :inclusão, socialização movimento e auto estima, mesmo não sendo muito trabalhada  dentro das escolas se mostra uma valiosa opção em desenvolvimento humano.

A dança como manifestação coletiva reconhece e identifica qualidades individuais por isso; esse artigo pretende contribuir para a diversificação das aulas de educação física, buscando entender se os professores gostariam de trabalhar a dança em suas aulas como forma de diversificar suas aulas principalmente na educação infantil.

Assim o objetivo dessa pesquisa é ressaltar o porquê a dança com todos os seus benefícios não é trabalhada principalmente nos anos iniciais dentro da educação infantil nas aulas de educação física, e buscou-se conhecer também a dificuldade para se trabalhar dança na escola.    

 

DANÇA NA ESCOLA

De acordo com os PCN (1998), os conteúdos de Educação Física devem abranger uma enorme gama de conhecimentos produzidos pela cultura corporal e também conteúdos que contemplem áreas diversificadas a fim de permitir aos educandos compreender o corpo integrado, sem fragmentá-lo em físico ou cognitivo.

Considerando que o art. 29 da LDB, na redação dada pela Lei nº 9.394/96, define que, segundo o Mec. (1996) “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.



Segundo Ferraz (2014) o currículo de educação física pré-escolar, implica em estruturação de um ambiente que auxilie as crianças a incorporar a dinâmica da solução de problemas, do “espírito” de descoberta nos domínios da cultura de movimento.

A dança no âmbito educacional infantil possibilita contribuições para o aluno, ativando capacidades positivas que lhe acompanharão por toda a vida (NEVES, 2014). A dança é componente essencial e qualquer programa de educação física que privilegia a qualidade a aprendizagem do movimento; é necessário oferecer ás crianças a oportunidade de desenvolver suas habilidades no que diz respeito ao emprego do movimento com o objetivo funcional ou expressão; proporcionando uma descoberta de possibilidades inerentes ao movimento. 

Sendo assim cabe ao professor de educação física desenvolver esse aluno dando-lhe acesso a essa gama de experiências, usando a dança como uma das muitas ferramentas em suas aulas, motivando os alunos desde a pré-escola a gostar da dança.

Segundo Gonzaga (2017) a dança infantil é uma forma de conhecimento que integra por completo todos os elementos constituintes de um ser humano. Nos campos cenestésico, intelectual, social e emocional, as crianças aprendem sobre elas mesmas e sobre os outros por meio da dança. Sendo assim a dança infantil é uma forma de conhecimento integral. A dança na infância representa mais que aprendizagem motora ela é percepção, expressão e sentimentos. É através dela que o aluno irá manifestar tudo o que está dentro de si seu medos e insegurança, trabalhando de forma prazerosa todas suas dificuldades.

 Segundo Chames (2007) como linguagem que deve ser ensinada, aprendida e vivenciada, na medida em que favorece o desenvolvimento de vertentes cognitivas, éticas e estéticas e contribui qualitativamente para as questões da socialização e expressão. Por ser uma atividade coletiva e lúdica, acredita-se que a dança seja um instrumento de facilitação nos relacionamentos interpessoais, no desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e do senso de responsabilidade.





Também proporciona benefícios físicos como: aumento da resistência corporal, estética, postura e flexibilidade; além de contribuir para o equilíbrio emocional dentro de um desenvolvimento do indivíduo como um todo (SANTOS 2005).  

Metodologia: Essa pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo, segundo Fonseca (2002) a pesquisa de campo caracteriza-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas.

A pesquisa de campo estuda um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação de seus componentes. Assim, a pesquisa de campo tende a utilizar muito mais técnicas de observação do que de interrogação. (FONSECA,2002).

Essa pesquisa é do tipo quali-quantitativa que segundo Fiel (2017) é aquela que envolve métodos quantitativos e qualitativos para a obtenção de uma análise mais profunda do assunto da pesquisa. Onde pode se medir a opinião dos profissionais de educação física acerca do conteúdo dança nas aulas. Este tipo de pesquisa permite que o assunto seja buscado e explorado 

Primeiro foi feito uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado que serviu de base para o desenvolvimento e entendimento sobre o assunto, logo após Para isso foi feito pesquisa qualitativa de campo exploratória onde a amostra foi composta por 15 professores de Educação Física da educação infantil de escolas da rede municipal e particulares da cidade de Sorriso-MT. Foi realizado um questionário com 6 perguntas abertas aos profissionais de educação física relacionadas a dança na educação física. 

O questionário foi organizado por meio de um roteiro prévio com perguntas relacionadas a dança na escola e nas aulas de educação física; foi estruturado de acordo com os elementos a serem discutido; Elementos esse como por exemplos: quais as principais dificuldades encontradas em relação as aulas de dança

 

Resultados e Discussões:

 

Gráfico 1: Você trabalharia ou já trabalhou, dança em suas aulas de educação física?

Foi observado que 64,3% dos profissionais questionados já trabalhou dança de forma mais genérica sem explorar de forma mais profunda o conteúdo dança; e 35,7% não trabalhou dança em suas aulas de educação física. Comparados com outros estudos como por exemplo, o de Sousa (2014) dentre os momentos nos quais os professores trabalham com os conteúdos de dança em suas aulas, o estudo diz que os professores aplicam esse conteúdo somente nas festas escolares ou nas datas comemorativas. Comparando os dois resultados podemos dizer que os dois casos trabalham dança, porém não da forma adequada que seria dentro da aula de educação física. 

Gráfico 2: O que acha do conteúdo dança no contexto escolar.


Considerando que 35,71% acham que a dança tem como característica principal o desenvolvimento motor, e 21,42% considera a dança como expressão e diversidade, outros 21,42% consideram a dança como transformação integral da criança, ainda teve aqueles 7,14%que consideram importante porque proporciona ritmo e condicionamento físico; e ainda 7,14% alegaram ser importante para o desenvolvimento da criatividade e 7,14% consideram ser importante para coordenação motora. Considerando que no meu artigo 57,16% disseram que desenvolve a criatividade e trabalha habilidades físicas e motoras se fizermos um comparativo com Figueiredo (2013) em sua pesquisa ele obteve um percentual a mais, de 90% dos professores acham que a dança ajuda a desenvolver a criatividade e trabalha habilidades físicas e motoras dos alunos. Ambos concordam que a dança traz benefícios para o aluno. 

Gráfico 3: conhece os benefícios da dança, e procura passa-los aos seus alunos.

Como nota-se no gráfico a grande maioria dos profissionais alegaram que conhecem os benefícios da dança e procuram passa-las de forma simples e objetiva somente as noções básicas para os alunos, a minoria disse conhecer pouco os benefícios da dança. 

Gráfico 4: Em sua opinião porque poucos professores trabalham dança.

Na questão sobre o porquê poucos professores trabalham dança as opiniões foram divididas, eles justificam falta de conhecimento do assunto; alegam também não saber dançar, e também alegaram trabalhar outros métodos em suas aulas, outro fator alegado é não ter habilidade com a dança, questões como ter interesse no conteúdo, e não estar no planejamento escolar e não gostar do conteúdo também estão pautados como fatores. 

Segundo Figueiredo (2009) os professores apontaram, entre as opções disponíveis, com 58,33% que a falta de conhecimento na área é o principal fator para que não ocorram aulas de dança nas escolas; em seguida vem a pouca afinidade com a dança correspondendo a 16,67%.



Gráfico 5: Quais as dificuldades de se trabalhar dança nas aulas de educação física.

Em relação as dificuldades encontradas as opiniões foram divididas entre domínio do conteúdo, interesse dos alunos, controlar as crianças durante a aula, falta de experiência pois o único contato com a dança foi na faculdade, tempo de aula pois 2 horas de aula seria pouco para se poder aplicar alguma atividade relacionada a dança, e estrutura ou local e também instrumentos para poder trabalhar; ainda apontaram questões sócio culturais como por exemplo a religião. 

Segundo Kleinubing (2009) os professores também apontam a falta de vivência em dança, tanto na vida pessoal como na formação inicial, como elemento limitador para desenvolver desse conteúdo nas suas aulas de educação física.

 

Gráfico 6: Por que você acha importante trabalhar dança na educação física na educação infantil.


A respeito da importância da dança na educação infantil houve um consenso onde os profissionais de educação física acham essencial para o desenvolvimento motor, que é a principal habilidade a ser trabalhada principalmente nessa faixa etária, outros ainda acham importante para o desenvolvimento da expressão corporal, e acham importante para a diversidade de experiência levando um repertorio motor diferenciados para os alunos, e ainda disseram que proporciona ou desenvolve a  criatividade nas crianças pois estes terão que apreender a mexer o corpo ao som de uma música, outros alegam desenvolvimento do ritmo, e interação social. Segundo Camargo (2010) verificamos que grande parte tem consciência da importância da dança no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.          

Conclusão: O artigo mostrou a importância da dança ser inserida na educação física principalmente nas series iniciais buscando visar a opinião dos professores de educação física; que é o principal divulgador e incentivador de novas práticas em aulas pode se constatar que a dança  na opinião deles é muito importante, pois busca propiciar uma gama de experiências para os alunos e também, trabalha o desenvolvimento motor, levando em conta esse dado extraído das opiniões entramos em uma grande divergência se a dança e tão importante porque não é trabalhada constantemente nas aulas .

O artigo também mostrou  as dificuldades encontrada pelos profissionais uma delas é falta de interesse dos alunos pois os alunos estão tão acostumado com o “comum” que não se interessam por novas experiências e atividades diferenciadas ficando alienadas ao futebol e atividades corriqueiras, tendo em vista  que não sabemos a forma como foi passada o conteúdo de dança para tais alunos; outro fator alegado pelos profissionais é o domínio do conteúdo levando em conta que a dança consta nos currículos escolares de educação física e tendo que ser trabalhada o profissional teria que estar preparado para ministrar uma aula de dança ,outro fator  e tempo de aula pois eles alegam que duas horas seria pouco tempo para uma aula de dança ,levando em conta que o objetivo da dança seria levar experiência de despertar a expressão corporal com aulas de atividades rítmicas usando brincadeiras convencionais condicionadas à música levando o mesmo tempo de realização que qualquer outra atividade. 

Atualmente a dança vem sendo trabalhada mais, na minha opinião o artigo só ressalta a importância de variar os conteúdos   dados na aula de educação física principalmente na educação infantil que tem sede de novas experiências e dança vem como uma das opções de se variar o repertorio motor dos alunos, deixando de estar presente somente em datas comemorativas. Analisando a temática: se conhecemos, sabemos o benefício da dança e suas múltiplas funções porque não ser trabalhada? Ponto a ser pensado pelo profissional de educação física seria:   eu preciso trabalhar múltiplas experiências ou eu me acomodo no tradicional por ser mais fácil de fazer.

 

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