Buscar artigo ou registro:

 

A CONSCIENTIZAÇÃO DA RECICLAGEM DO LIXO PARA O MEIO AMBIENTE

 

Fabiana Carneiro Sandri
Conceição Andréa de Menezes Fernandes
Daiany Cardozo Gonçalves
Adriane Gavlik dos Santos
Marcos Ambrósio dos Santos

 

RESUMO

 

 

As necessidades ambientais do mundo atual nos fazem refletir sobre os impactos trazidos por nossas ações inadequadas, diante disso o referido trabalho aborda assuntos relacionados sobre a importância da Reciclagem como preservação e benefícios para a sociedade. Desta forma verifica-se que através de atitudes conscientes podemos reverter esse preocupante cenário ambiental. Vale ressaltar, Mucelin e Bellini (2006) ao enfatizar que no contexto urbano as condições apresentadas pelo ambiente “[...] são influenciadas, entre outros fatores, pela percepção de seus moradores, que estimulam e engendram a imagem ambiental determinando a formação das crenças e hábitos que conformam o uso”. Sendo assim, esse trabalho tem cunho informativo e reflexivo sobre a construção de um mundo preocupado em restabelecer a harmonia entre sociedade x meio ambiente.

 

 

Palavras-chave: Reciclagem. Meio Ambiente. Conscientização. 

 

Introdução

 

O referente trabalho busca refletir sobre questões relacionadas ao lixo, sobre formas de reciclagem, disposição inadequadas de resíduos e o reaproveitamento desse material. Sabemos que um dos maiores desafios do século XXI é a redução de milhões de toneladas de lixo que se produz diariamente e ao mesmo tempo educar e conscientizar a população sobre o manuseio e descarte correto do mesmo.

O constante crescimento das cidades e a ampliação de áreas urbanas contribuem para que os impactos ambientais aumentem significativamente. O uso indispensável da água e o aumento gradual no consumo de produtos industrializados são outros fatores que evidenciam a necessidade de se repensar as ações do ser humano com relação ao meio ambiente. É válido destacar que através de atitudes humanas em relação à reciclagem, evita-se o esgotamento de recursos naturais que nos são oferecidos como a água, energia, o desmatamento das florestas, entre outros, preservando essa matéria-prima de tanta importância para a geração futura. Reciclar além de preservar, de cuidar do meio ambiente, também serve como fonte de renda e de sobrevivência para a várias famílias neste contexto de sociedade atual em que vivemos. É nítido o valor desta atitude, basta a cada ser humano a conscientização e valorização da natureza, pois ações que podem ser realizadas aqui no presente se não forem aderidas serão refletidas em um futuro próximo.

Com base nessa preocupação com o futuro do nosso planeta, o trabalho de refletir e conscientizar, mudar hábitos e costumes devem ter papel importante na redução dos problemas ambientais que a nova geração poderá sofrer.

Segundo Guimarães,

 

A Educação Ambiental vem sendo considerada interdisciplinar, orientado para a resolução de problemas locais. É participativa, comunitária, criativa e valoriza a ação. É transformadora de valores e atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos, conscientizadora para as relações integradas ao ser humano, sociedade, natureza objetivando o equilíbrio local e global, melhorando a qualidade de todos os níveis de vida. (GUIMARÃES, 2005, p.17)

 

 

Acredita-se que para se ter um planeta equilibrado, atitudes devem ser tomadas agora, para assim estabelecermos uma sustentabilidade adequada, e considera-se que a educação tem caminho para estabelecer essa ponte entre problemas ambientais x sustentabilidade. Pois é através de boas ações do presente que termos um Meio Ambiente e um futuro melhor.

           

 

Desenvolvimento

O crescimento do lixo produzido diariamente por pessoa é acentuada em alta escala, a produção exagerada  é notória tanto nas residências como em indústrias, os aterros sanitários e lixões estão com alto acúmulo de materiais, trazendo prejuízos ao meio ambiente e para  saúde das pessoas. Os lixões a céu aberto além de contaminar o solo e os lençóis freáticos com chorume, causam poluição atmosférica com o gás metano que é liberado com sua queima, também serve como perigo para com a vida das pessoas, pois atrai animais peçonhentos que podem causar doenças aos moradores próximos a esses locais onde se encontram os lixões, essas e outras questões como o esgotamento de recursos naturais são preocupantes e nos fazem refletir quanto aos problemas ocasionados por esta grande produção diária. Neste contexto e com este olhar inquietante é que a reciclagem e sua importância entra em questão dando ênfase maior ao seu papel na sociedade e ao mundo contemporâneo.

Para tanto, é imprescindível que se desenvolva atitudes humanas com olhar conservador e preservador do meio natural, mudar hábitos e costumes que façam repensar e valorizar o que se descarta com tanta facilidade e sem apreço. Reciclar requer compromisso e valorização com o meio ambiente, deste modo é preciso que os órgãos governamentais desenvolvam políticas públicas em prol a proteção ambiental e principalmente a conscientização da comunidade que os façam refletir e agir, reconhecendo os prejuízos ocasionados a vida do planeta Terra.

De acordo com Fernandez

 

As culturas das comunidades têm contribuído para que ocorram alterações físicas e biológicas no meio ambiente e ao longo do tempo modificam a paisagem e comprometem ecossistemas mais do que qualquer outra atividade humana (FERNANDEZ,2004.)

 

 

O primórdio para que esta mudança aconteça é necessário que se desenvolva a conscientização quanto aos riscos, conseqüências e danos ambientais causados por essas atitudes inadequadas. O ser humano aprende através de exemplos, sendo assim a conscientização em escolas, projetos sociais e campanhas publicitárias contribuem para intervir na resolução deste problema. Levando em consideração as patologias transmitidas pelo descarte incorreto do lixo.

Vale ressaltar que além dos problemas citados acima a reciclagem beneficia ás pessoas, pois gera empregos e economia para sociedade de baixa renda. Além de reduzir a extração do meio natural, essas ações diminuem gastos públicos como: tratamento de doenças, limpeza urbana, controle da poluição, entre outros.

Segundo Rodolfo F. Alves Pena, a reciclagem é para o meio ambiente uma saída para amenizar a quantidade de lixo produzida por cada pessoa. Sendo assim, procura-se desenvolver atitudes de conservação e preservação do ambiente natural, na comunidade e mostrar que a utilização de práticas de proteção do meio ambiente resulta no proveito próprio e comunitário, ajudando desenvolver uma postura social e política preocupada e comprometida com a questão da vida Terra, assim, fica mais fácil reconhecer importância da reutilização e da reciclagem do lixo para a natureza e os prejuízos e benefícios que causa o lixo acumulado na saúde pública.

A separação e coleta seletiva do lixo é uma das formas imprescindíveis para se corrigir esse problema, pois é necessário que sejam separados o lixo orgânico com os materiais secos, as garrafas, os plásticos, as pilhas, produtos hospitalares, eletrônicos e embalagens precisam ter o descarte e destino correto para reciclagem, devem ser devidamente separados em coletores adequados para cada material, com indicação de nomes e por cores.

 

Fonte: https://meioambiente.culturamix.com/lixo/tudo-sobre-reciclagem-dicas-perguntas-e-respostas

 

  • Coletor Verde: garrafas e embalagens de vidro;
  • Coletor Amarelo: metais;
  • Coletor Azul: resíduos de papel;
  • Coletor Vermelho: resíduos de plásticos;
  • Coletor preto: resíduos não recicláveis;

 

A ordem de local e símbolos podem sofrer alterações, os coletores podem ficar expostos de fácil acesso e visualização em lugares amplos onde haja bastante trafego de pessoas.

Com base nesta preocupação com o meio ambiente, vale ressaltar a Lei nº 12.305/10 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei é atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Ela prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Segundo Ferreira:

 

Lixo é “aquilo que se varre da casa, do jardim, da rua e se joga fora; entulho.

Tudo o que não presta se joga fora. Sujidade, sujeira, imundície. Coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor”.(FERREIRA, 1999).

 

            Vale ressaltar que através da conscientização e preservação, podemos zelar pelo maior patrimônio que temos, o Meio Ambiente. Pois é nele que vivemos, produzimos e extraímos os recursos necessários para nossa sobrevivência. Se a Reciclagem for posta em prática, construiremos um mundo melhor para nossos descendentes e formaremos uma sociedade mais engajada neste propósito de redução e construção de um mundo melhor.

 

 

Conclusão

           

Refletir sobre um mundo melhor nos levou a embasar este referido trabalho, onde se constatou que é através da educação e boas atitudes com relação ao meio ambiente podemos fazer a diferença na sociedade contemporânea.

            Diante desta proposta evidenciamos as diversas formas e benefícios da Reciclagem e que sua prática é fundamental nos dias atuais, pois estamos na era da obsolescência programada, onde se acumula e produz lixo ampla escala.

            Segundo BAUMAN, a sociedade de consumidores é impensável sem uma florescente indústria de remoção do lixo. Não se espera dos consumidores que jurem lealdade aos objetos que obtêm com a intenção de consumir.

Desta forma, a formação de uma sociedade consciente de seus atos e erros são imprescindíveis para garantir que gerações futuram possam usufruir de todas as belezas e recursos naturais disponíveis.

 

 

REFERÊNCIAS

 

GUIMARÃES, M. – A Dimensão Ambiental na educação. Campinas – SP: Papirus 2005.

 

MUCELIN, C. A., BELLINI, L. M. A percepção de impactos ambientais no ecossistema urbano de Medianeira. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA, 3º, Medianeira. Anais... Medianeira: UTFPR, 2006. 1 CD-ROM

 

FERREIRA, A. B. de H.. Dicionário Aurélio eletrônico século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 1 CD-Room.

 

FERNANDEZ, F.A. dos S. O poema :crônicas e Biologia, conservação da natureza, e seus heróis. 2. Ed. Curitiba: UFPR,2004.

 

VIOLA,E., et al. Ecologia e Política no Brasil.Rio de Janeiro: Espaço e Tempo: IUPERJ,1987.

 

BAUMAN, Zygmunt. A vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. P.31).

 

SITES:

RECICLAGEM - https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reciclagem.htm - Pesquisa feita em 15/11/2018 ás 18:20 h.

 

Benefícios da Reciclagem - https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/beneficios-da-reciclagem - Pesquisa realizada em 20/11/2018 ás 19:00 h.

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos – disponível em:  https://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos – Acesso em: 25/11/2018.