Brinquedos e brincadeiras: um resgate cultural com a literatura infantil.
Autoras
Cristina Tondatto Garcia - Pedagoga
Deise Moreno – Pedagoga
Maria José da Silva – Pedagoga
Neuza Bispo de Jesus Franco - Pedagoga
Noelly Caialo Rodrigues - Pedagoga
O presente artigo vem de encontro com o projeto desenvolvido na escola Municipal Jardim Bela Vista na cidade de Sorriso MT. sobre a literatura infantil nos anos iniciais juntamente com o tema brinquedos e brincadeiras retratadas nas obras do artista plástico Ivan Cruz.
A cada dia que passa fica mais difícil atrair a atenção das crianças e dos jovens para a leitura devido ao avanço e acesso a tecnologias, desenvolver e manter o hábito e o prazer da leitura, bem como o uso dos recursos da biblioteca dentre outros, ao longo da vida que se torna uma tarefa de alta reflexão e procedimentos práticos.
Sabendo, portanto, destas dificuldades de inserção da leitura entre os alunos, se faz necessária a elaboração de projetos para que o processo de leitura e consequentemente de escrita, aconteça de maneira mais prazerosa e que evolua não somente no período escolar, mas sim, ao longo da vida.
A leitura proporciona benefícios como o enriquecimento do vocabulário, facilita a comunicação e amplia conhecimentos. Dessa forma, compreendemos que a leitura não pode ser entendida apenas como decodificação de símbolos gráficos, mas sim, de compreensão do mundo a nossa volta, tudo que vemos, sentimos e ouvimos, passa pela leitura. Podemos dizer que a leitura é completa quando o leitor vive o texto e mergulha em suas aventuras, histórias e informações. Por isso é preciso incentivar e estimular o gosto e o hábito da leitura ainda na infância. A criança que desde pequena descobre esse mundo novo tem maior facilidade para compreender, interpretar e reter o que for relevante.
No decorrer do projeto foi desenvolvido diferentes atividades com brincadeiras, jogos onde através de uma cantiga de roda as crianças recitavam versos, que por sua vez foram trabalhados em sala de aula com poemas cantigas de rodas, parlendas, trava-linguas, etc. Assim, com o desenvolvimento das brincadeiras as crianças se motivavam para ler a até mesmo decorar os pequenos versos, despertando o interesse e o prazer na leitura.
As obras do artísta plástico Ivan Cruz que resgata as brincadeiras, se tornou uma ferramenta de aprendizagem indispensável nesse projeto, pois foi através das obras e das brincadeiras que despertou o grande interesse dos alunos em realizar as atividades propostas. Uma vez que em fatos comprovados diminuiu o número de faltas dos alunos relacionando com os anos anteriores.
Este projeto foi elaborado com a fundamentação teórica de pensadores e escritores literários infantis conceituados que já se preocupavam com o desenvolvimento da criança em sua fase de aprendizagem.
Ivan Cruz traz uma reflexão em relação ao brincar: “A criança que não brinca não é feliz; ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração.”
E Lisboa trata que o jogo é a construção do conhecimento. Através de atividades lúdicas, do jogo, do brincar, a criança desenvolve inteligência e personalidade, constrói seu conhecimento, o lúdico possibilita o estudo da relação do aluno, com o mundo. Através de atividade lúdica e dos jogos, a criança poderá formar conceitos, selecionar ideias e estabelecer relações lógicas. (Piaget apud Lisboa 2013 p34).
Lobato acreditava firmemente que, para crianças, aprender coisas novas será também uma modalidade de prazer. Assim, apontando as falhas da escola, Lobato tratou de preencher as lacunas do ensino criando ficções onde a informação se somava à aventura, onde o dogmatismo era substituído pela experimentação e conceitos abstratos eram transformados em vivências concretas... mais do que ensinar conteúdos, os livros infantis da turma do Sítio ensinam os seus leitores a pensar, a questionar, a tirar conclusões, o que até então nunca havia sido meta das escolas brasileiras.(Literatura infantil brasileira pg 105).
Considerações finais
Durante todo o desenvolvimento desse trabalho observamos a importância em relacionar as brincadeiras com a leitura, trazendo dos livros para o concreto, vivenciando e resgatando as brincadeiras deixadas no passado, trocadas pela tecnologia. Uma vez que as crianças não conheciam essas brincadeiras, se tornando um resgate de nossas raízes cultural muito importante para o dia-a-dia das nossas crianças.
REFERENCIAS
LISBOA Marcia, Jogos Para Uma Aprendizagem significativa: com música, teatro, artes visuais e movimentos: valorizando as múltiplas inteligências/Marcia Lisboa-Rio de Janeiro: wak Editora, 2013.
Leitão, Mercia Maria
Folclorices de Brincar / Mércia Maria Leitão, Neide Duarte; ilustrações de Ivan Cruz.- São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
Silva, Vera Maria Tietzmann.
S5861 Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. – 2 ed. – ver. – Goiânia: Cânone Editorial, 2009.