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PROJETO IDENTIDADE: O MUNDO DAS DESCOBERTAS

 

Priscila Marengo Segrillo

Vanessa Margareth Soares

Araci Omizzolo Pereira Rosa

Elisabete Gonçalves Rabelo

 

RESUMO:

 

O presente artigo traz um relato de experiência de um projeto trabalhado em sala de aula com uma turma de fase II no Município de Sinop-MT, com o intuito da criança se descobrir , propiciando apropriar-se de sua identidade conhecendo melhor a respeito  de si próprio, do seu nome e do seu próprio corpo, foi um projeto que teve duração de um bimestre se estendendo um pouco mais devido a necessidade que surgiu ao longo do período, sendo possível constatarmos a participação e o anseio de conhecer cada dia mais o assunto trabalhado, despertando assim, a curiosidade e o desejo de experienciar novas práticas à cada dia.

Palavras-chave: educação infantil; projeto: identidade.

 

O projeto surgiu através de uma roda de conversa logo nos primeiros dias de aula, ao falarmos sobre escovação se eles gostam de cuidar dos dentes, quem escova os dentes, um já falou que deve ser depois da refeição e principalmente de doces e assim a conversa fluiu, o que faz bem para nosso corpo? Nós conhecemos nosso corpo? Nós nos conhecemos? A ideia do projeto aprofundou a partir do momento que tive que fazer uma cirurgia, a partir daí as práticas sobre o corpo humano afloraram a curiosidade nas crianças, que demonstraram um anseio em conhecer e entender melhor nosso corpo e suas funções.    A partir daí surgiu a necessidade de trabalhar com a identidade de cada um, conhecer a si próprio e o corpo humano.

A escola é um ambiente social, na qual permita que a criança interaja com outras crianças de diversas faixas etárias, local em que ela amplia e adquiri conhecimentos e aprendizagens diversas, ambiente este que, acolhe as particularidades de cada um no caminho para uma construção coletiva.

Segundo Vygotsky (1987) o meio transforma a pessoa, desta forma procuramos trabalhar da melhor maneira possível, atendendo as necessidades de cada um e respeitando o tempo deles.

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança e o meio, a escola é um espaço privilegiado de interações, na qual favorece a ampliação de seus conhecimentos.

“A instituição de educação infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas”(BRASIL, 1998b, p. 11)

Assim sendo, é importante a compreensão do eu e a percepção do outro, as práticas trabalhadas em sala necessitam identificar e conhecer as diferenças dentro do próprio grupo de convívios, cada um é um ser único no Mundo

O objetivo do projeto foi proporcionar às criança uma apropriação da sua identidade, se conhecer, propiciar á elas  uma construção do conhecimento de si e do outro, a partir de experiências e práticas que incentive  descobrir a importância e a valorização do eu.

Outros objetivos foram importantes para realizar o projeto, dentre eles : conhecer quem escolheu seu nome e o seu respectivo significado e quem foram seus antepassados, através de uma árvore genealógica; trabalhar com as diferenças; conhecer nosso corpo por dentro e por fora, confecção da própria identidade despertando nas crianças a importância de conhecer e reconhecer sua própria identidade, desenvolver a independência a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária; confeccionar o painel de aniversário da sala feita por eles através do desenho e recorte da própria mão para mostrar e falar das diferenças que nenhuma mão é igual á outra, cada uma tem um tamanho e cor diferente ,mas que todas são lindas; adquirir noções de higiene e reconhecer a importância de se ter uma boa higiene corporal e bucal; desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo e sua saúde; desenhos livres e dirigidos, construção da própria imagem; identificar o próprio nome e o nome dos colegas; estimular atitudes de respeito com o eu e o outro, estimular a leitura, a oralidade e a coordenação motora, o equilíbrio, a memória, atenção, as brincadeiras, as músicas.

Foi um projeto que envolveu a participação da família através de pesquisas sobre o próprio nome, buscamos conhecer a origem do nome, quem o escolheu e o que ele significa, após realizamos a árvore genealógica dos antepassados com a ajuda dos seus familiares.

Após, realizamos outra pesquisa para conhecer o horário que cada criança nasceu, se foi de dia ou de noite, e nisso constataram que a grande maioria nasceu durante o dia, a partir daí trabalhamos com a confecção de um gráfico sobre quem nasceu de dia e de noite, cada um pintou o sol ou a lua de acordo com o período que nasceu e realizamos a contagem durante a elaboração do gráfico, foi um conhecimento importante, uma vez que muitos não conheciam o período que nasceram, assim tivemos a oportunidade de trabalhar com a contagem numérica, gráfico, cores e a relação do tempo e horário.

Confeccionamos a carteira de identidade de cada criança, com sua foto e o carimbo do dedo polegar, trabalhando que cada um é um ser único e especial no Mundo.

Levamos para escola uma carteira de identidade para mostrar para eles como era uma identidade, quais as informações da pessoa estavam registradas nela e qual era  a sua função, nessa roda de conversa, uma criança relatou que já sabia como era pois o pai já havia lhe mostrado como era a dele, nesse momento as outras crianças sentiram curiosidade para perguntar e conhecer como era a identidade dos pais deles, como eles estavam na foto e se a foto era recente, assim tivemos um outro momento envolvendo a família no desenvolvimento do nosso projeto.

Elaboramos um autorretrato de cada criança, quando desenhou seu rosto e pescoço, bem como foram realizando os traçados a partir de suas características para realizar o desenho, após entregamos um canudo para cada um e eles tiveram que assoprar e assim realizaram uma pintura do cabelo com a técnica do canudinho, em seguida colamos em um papel cartão e cada um mostrou para os colegas o seu desenho e todos aplaudimos.

Ao trabalharmos com as diferenças através de histórias, filmes e brincadeiras, elaboramos nosso painel de aniversário para deixarmos exposto na sala de aula, cada criança realizou o traçado da sua mão com a ajuda das professores, após recortou, coloriu e enfeitou, escrevemos o nome e a data de nascimento de cada um e mostramos cada mão para eles, a partir daí íamos conversando e mostrando que nenhuma mão é igual, que todas são de um tamanho e uma cor diferente e que assim somos nós, todos somos diferentes e todos merecem respeito.

 Elaboramos também uma cartaz sobre a higiene bucal, através de revistas, foi um trabalho que envolveu pesquisa, recorte e colagem feito pelas próprias crianças, sob orientação das professoras, realizamos uma roda de conversa para saber quais alimentos são saudáveis e quais não são para nossa própria saúde bem como a saúde dos dentes, uma vez que temos o hábito de escovar os dentes todos os dias na escola após a segunda refeição, na própria refeição deles, eles começaram a relatar que estavam comendo alimentos saudáveis que iriam fazer bem para o organismo e entenderam que mesmo que os alimentos são saudáveis nós necessitamos realizar uma higienização bucal após as refeições diárias.

O referencial Curricular Nacional Para e Educação Infantil (1998) propõe que a criança tenha oportunidades de conhecer a si mesma através do conhecimento do seu corpo e das relações sociais que estabelece.

Confeccionamos também um cartaz sobre o corpo humano, após realizarmos leituras através de livros infantis, de assistir vídeos e ver imagens sobre o corpo, nós elaboramos nosso corpo humano, como somos por fora e por dentro, selecionamos uma criança para realizarmos o desenho do corpo, após todos puderam participar de todos os momentos desta confecção, foi uma aula que despertou muito interesse e envolveu a atenção e concentração de todos, após terminarmos colocamos dentro da nossa sala de aula e todos os dias eles vinham no cartaz falar dos órgãos, relembrar ou fazer algum comentário, após alguns dias a pedido de pais e da própria direção da escola, expusemos ele no mural da escola e mesmo assim eles não esqueceram do cartaz constantemente um ou outro comentava algo sobre o cartaz deles que estavam exposto lá fora mas que foram eles que fizeram, para a confecção deste cartaz utilizamos papel crepom em formato de bolinhas para fazer a parte da cabeça (cérebro), pedaços de rolo de papel higiênico para fazermos os ossos do corpo, papel crepom em tirar para fazer o intestino, balão para realizarmos o coração, saco plástico transparente para os pulmões e o canudinho para a garganta, todos os recursos utilizados as próprias crianças ajudaram para montar e colar.

O projeto foi de extrema importância para eles, uma vez que vários pais vieram conversar, contar que o filho estava empolgado em querer conhecer mais sobre ele, sobre a origem do seu nome e de sua família, outra mãe relatou a alegria e satisfação de ver a criança feliz por saber que assim como os pais ela também tinha uma carteira de identidade

Diversos pais relataram sobre a prática da confecção do cartaz sobre o corpo humano, queriam ver de perto o trabalho que os filhos fizeram, uma vez que os filhos comentavam e explicavam como era o corpo humanos e quais as funções vitais do nosso organismo, os pais tiveram a oportunidade de apreciar o trabalho das crianças no mural da escola e através das fotos publicadas nas redes sociais da escola.

O projeto foi tão importante e impactante para as crianças , pois após o término do mesmo alguma crianças falavam alguma parte do corpo e queriam lembrar qual era a sua função e aí surgia um diálogo entre as próprias crianças, todos lembravam algo e queriam dar á sua opinião e relembrar sobre o que estudamos, comentavam entre si que eles já conheciam como era o corpo deles por dentro e por fora.

Os recursos utilizados foram: músicas, livro de história, vídeo, dinâmicas, quadro, papel pardo, cartolina, folha sulfite, lápis de cor, balão, saco plástico, rolos de papel higiênico, papel crepom, cola e carteira de identidade

A avaliação foi contínua ao longo do processo, levando em consideração as atividades desenvolvidas, a interação com o grupo e o desenvolvimentos de cada um, respeitando o tempo e o limite de cada criança, a estratégia de registro utilizada aconteceu através de fotos as quais eram publicadas no facebook da escola e exposição dos trabalhos nos murais da escola, de forma que todos pudessem acompanhar e apreciar um pouco do projeto que foi desenvolvido e trabalhado em sala de aula.

 

Bibliografia:

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Brasília: MEC\ SEF, 1998 a, b.

 

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.