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A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NA ARTE DE ENSINAR

Rosimeire Dias Tadiotto

 

Resumo:

Este artigo tem como objetivo compreender a importância da criatividade na prática docente. Na Educação Infantil, a criatividade é fundamental, o professor ousado e criativo desperta o interesse, a curiosidade e a imaginação do aluno, e é através da criatividade que os alunos conseguem superar seus problemas e motivá-lo a vencer as barreiras e desafios. A palavra criatividade tem muitos significados; inventividade, inteligência, talentos natos ou adquiridos para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, científico ou esportivo etc. Seu conceito é complexo, mas sua importância é indiscutível. Em todas as áreas a criatividade é sinônimo de sucesso, quando o professor realiza suas tarefas com criatividade as tornam mais atraentes e interessantes, conseguindo estimular e encantar seus alunos, ensinando-os a pensar e desenvolver suas competências, habilidades e personalidades, mas também há dificuldade na utilização dos espaços nas escolas para desenvolvimento da criatividade dos alunos e as vezes muita falta de preparo dos próprios professores.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Criatividade. Atuação docente. Ambiente Escolar.

 

Abstract:

This article aims to understand the importance of creativity in teaching practice. In preschool, creativity is fundamental, the bold and creative teacher arouses the student's interest, curiosity and imagination, and it is through creativity that students can overcome their problems and motivate them to overcome barriers and challenges. The word creativity has many meanings; inventiveness, intelligence, talent born or acquired to create, invent, innovate, whether in the artistic, scientific or sports fields etc. Its concept is complex, but its importance is unquestionable. In every area creativity is synonymous with success, when the teacher accomplishes his or her tasks creatively, makes them more attractive and interesting, stimulating and delighting their students, teaching them to think and develop their skills, abilities and personalities, but there are also difficulty in using spaces in schools to develop students' creativity and sometimes a lack of preparation of the teachers themselves.

 

Keywords: Learning. Creativity Teaching practice. School environment.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Em tempo de globalização, muito se tem falado sobre a aprendizagem criativa, ela desperta a curiosidade e facilita a relação entre aluno e o professor e faz com que o medo de ser criticado e cometer erros, a falta de confiança nas próprias ideias e capacidades sejam diminuídas, o alunos se sente mais seguro, para que isso ocorra o professor é a pessoa mais importante na construção de um clima favorável em sala de aula, a confiança do aluno em relação ao professor faz com que ele se sintam mais à vontade e desenvolva melhor suas habilidades e consiga superar seus limites, quando o professor consegue compreender e tem afeição, afeto, afinidade e vontade de transformar as vidas desses alunos, juntamente com condições de desenvolver seu trabalho em sala de aula, o resultado é muito significativo.

Conforme Torre (2008) descrito como o “Século da Criatividade’, a educação básica deverá voltar-se, prioritariamente para o desenvolvimento da criatividade.

As pesquisas atuais nos levam a fazer algumas indagações sobre o tema, como por exemplo: Quais estratégias o professor deve usar para desenvolver suas aulas e se essas práticas estão sendo criativas? Essas reflexões definem a importância da associação da criatividade à prática docente realizando um trabalho inovador visando maior interesse na participação do aluno. A esse respeito Lubart (2007, p. 16) afirma que:

 

[…] uma produção criativa não pode ser simplesmente uma resposta nova. Ela deve igualmente ser adaptada, ou seja, deve satisfazer diferentes dificuldades ligadas às situações nas quais se encontram as pessoas. Sujeitos como os avaliadores mencionam geralmente esse duplo aspecto de novidade e de adaptação quando os interrogamos sobre suas concepções de criatividade.

 

O bom professor deve estar ciente que seu papel é formar profissionais criativos. Crianças e jovens estimulados se tornarão adultos bem-sucedidos, o professor não deve apenas dominar o conteúdo, no entanto, ser criativo tem a ver como mudar formar antigas de ensinar.

 

 

Objetivos:

Objetivo Geral

  • Identificar o uso de novas práticas pedagógicas e mudanças ocorridas com a aplicação de uma metodologia mais criativa em sala de aula, trabalhando os
    conteúdos das disciplinas de forma interativa.

 

Objetivos Específicos

 

  • Promover aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas;

  • Criar condições favoráveis e dar recursos necessários para que possa ter uma forma de aprendizagem mais satisfatória eficaz;

  • Explorar jornais e revistas e jogos educativos, a inclusão de filmes, vídeos e cartazes ajudam na fixação do conteúdo;

  • Realizar atividades lúdicas com os alunos;

  • Preparar problemas para que os alunos possam resolver, faça com que todos participem durante as aulas, troque informações com eles;

  • Mudar a posição das cadeiras e mesas em sala de aula, trocar de ambiente ajuda a espairecer a mente do professor e dos alunos;

  • Explore todo o espaço escolar;

  • Jamais menospreze a opinião dos alunos;

  • Mostrar aos alunos que tudo o que eles fazem possui um valor e que é muito importante;

Educar com criatividade é ensinar o prazer de aprender. O professor deve sair da zona de conforto, arriscando buscando melhorar, se apegar ao novo, aprimorar técnicas e desenvolver novas, ser criativo é quebrar paradigmas, viver situações inéditas, quebrar velhos hábitos.

 

 

 

 

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

Alencar (1995) e Cerna (1999), ressaltam que o potencial criativo é algo que todos nós temos em diferentes medidas, podendo ser desenvolvido e aprimorado, o Indivíduo precisa contar com as condições favoráveis e os mecanismos adequados para desenvolver o seu potencial criativo.

A criatividade é parte fundamental para a educação. Sabe-se que a criatividade é influenciada positivamente pelas motivações e também negativamente por uma enorme diversidade de barreiras que limitam as possibilidades de realização do potencial criativo.

Torrance (1974) define criatividade com ênfase nos processos como:

 

“…criatividade é um processo natural de todas as pessoas, através do qual elas se conscientizam de um problema, de uma lacuna nas informações, para a qual ainda não aprendeu a solução; procura então as soluções em suas experiencias ou nas dos outros; formula a hipótese de todas as soluções possíveis, avalia e testa estas soluções e comunica resultados”


Com tantas mudanças pelas quais a educação tem passado nos últimos anos, a importância do educador no processo de ensino aprendizagem também tem sido questionada, a interação aluno-professor é de suma importância, o professor que antes era transmissor do conhecimento agora passa a ser um orientador, um estimulador.

Na Educação Infantil, o professor tem o papel de mediador, pois na fase de alfabetização o aluno é detentor de seu próprio conhecimento, ele precisa de alguém capacitado para estimular e mediar esse processo, fazendo com que ele questione e levante hipóteses, cabe ao professor estimular o aluno a exercitar o raciocínio logico, a criatividade e a imaginação, é por meio de experimentações que ele alcança esses resultados.

Como afirma Obregon et al. (2011), as pessoas criativas geralmente tiveram uma infância na qual possuíam liberdade para desenvolver suas próprias potencialidades. Segundo o próprio autor, a criatividade neste contexto, pode ser considerada um fenômeno infinito, plural e multifacetado que apresenta grande dificuldade de conceituação precisa. Tentar inovar significa que o professor vai correr alguns riscos, as vezes seus planos podem não funcionar da maneira prevista, porém o professor não pode deixar de tentar e ficar ciente que possa passar por algumas dificuldades.

Ter criatividade é sinônimo de sucesso. Hoje em dia tudo exige criatividade, é necessário ser criativo para vencer. O professor criativo tende a ultrapassar a barreira das apostilas e despertar no aluno o interesse pelo mundo ao seu redor, educando com inteligência, fazendo com que o aluno tenha prazer no aprendizado. O professor precisa ser capaz de fazer o aluno a pensar refletir e discutir sobre as informações recebidas.

Muitas escolas e professores se esforção para que os alunos se adaptem ao sistema educacional, quando o mais importante é adaptar o sistema educacional ao aluno, com isso os alunos com dificuldades de se concentrar estão nas escolas em que não incentivam ações criativas e priorizam a quantidade de conteúdos e não a forma em que as aulas são conduzidas.

Quando o professor passa os ensinamentos em forma de brincadeiras, com a participação ativa do aluno, o conteúdo é aprendido com mais atenção e comprometimentos, eles veem como desafios a serem cumpridos, o professor lança disputas, inverte os papeis, estabelece limites de tempo, trabalha o lúdico, com músicas teatro contação de história e brincadeiras, a aula não fica desgastantes, e os alunos se sente naturalmente atraídos pelo inesperado e fascinadas pelo incomum, o professor criativo deixa os velhos conceitos de ensinamentos e investi em novas maneiras de ensinar, sai do comodismo, para chegar a soluções criativas nunca é a mais fácil ou seja, quem disse que educar é fácil? O professor criativo também é um bom comunicador, o ensino não acontece sem uma comunicação eficaz, ele mantem a tenção do aluno e o surpreende constantemente, informando ao aluno de forma clara, fora da sala de aula há muitos atrativos para os alunos, então o professor deve ter ideias interessante e elaborar bem seu plano de aula para despertar o interesse do alunos pela escola e pelo os estudos, mantendo os alunos atentos e motivados, o professor pode usar estratégias como adequar o vocabulário ao nível de conhecimento do aluno, usar imagens, ouvir os alunos permitir questionamentos, discussões, diálogos, buscar na vida, na literatura, personagens e histórias que ilustrem bem o assunto.

O profissional atual precisa deixar de lado o ensino tradicional, a educação exige mudanças de postura e renovação de conceitos comportamentais, o professor deve se atualizar e usar seu potencial criativo em suas aulas, levando os alunos a adquirir estratégias para lidar com os desafios e acontecimentos imprevistos, porém é necessário que todo contexto escolar incentive os professores a serem criativos em suas atividades, Conforme Lubart (2007, p. 79), “os professores transmitem implicitamente aos alunos suas atitudes e suas preferências pela maneira como organizam suas classes.” Isso significa que os professores são catalizadores do potencial criativo de seus alunos pois promovem um clima em sala de aula propício à criatividade. A escola, segundo o mesmo autor, pode representar um freio à criatividade ou não, dependendo do contexto que se apresenta para os alunos, das práticas pedagógicas utilizadas, das atitudes dos professores e de toda a direção.

Ressalta-se, como salientado por Osho (1999), que o mundo atual requer pessoas dotadas de três Cs: Consciência, Compaixão e Criatividade. Para o autor, consciência quer dizer existência; compaixão significa ter sentimentos e criatividade é igual à ação.” Na ação, há toda espécie de criatividade como música, poesia, pintura, escultura, arquitetura, ciências, tecnologia. No sentimento, tudo é estético, amor, beleza. E existir é meditar, ter conhecimento, interesse, consciência.” (p.15). Ainda, para o autor, aquele que pretende ser criativo, e no nosso caso, o professor, “não pode seguir o mesmo caminho dos outros, uma senda excessivamente trilhada e batida.” Então, o professor tem a responsabilidade de contribuir para a formação desses novos cidadãos da contemporaneidade, valendo-se da criatividade para dinamizar as suas aulas e fazer com que a educação seja vista como um componente da vida e do progresso do mundo.

 

  1. CONCLUSÃO

 

O presente trabalho se propôs avaliar diferentes teorias de aprendizagem e as relações entre professores e alunos que inspiram as práticas sugeridas por cada abordagem.

Para desenvolver a criatividade no contexto escolar é necessário que esse profissional conheça a cultura organizacional, os recursos disponíveis, tanto os humanos quanto os materiais, assim como a comunidade na qual a escola se encontra. Sabe-se que o ambiente escolar tanto pode promover o desenvolvimento da criatividade quanto pode inibi-la. A criatividade é um elemento importante no contexto educacional e que o professor criativo pode ser um elemento chave para estimular seu desenvolvimento no ambiente escolar, há casos do professor chegar à escola para realizar seu trabalho e encontrar alunos que já tem sua criatividade afetada, e se esse aluno não for incentivado ter motivação, ele perderá seu potencial.

É papel do professor estimular a criatividade de seus alunos de maneira interdisciplinar, oferecendo temas problematizadores que envolvam raciocínio, imaginação, curiosidade, contribuindo para que assumam seus pensamentos sem ficar preso a aceitação do professores, sendo assim, torna-se indispensável os professores se autoformarem na perspectiva do ensino criativo, não somente em cursos de formação, mas também em cursos de experiências que os motivem, os alunos e professores devem ter uma relação de respeito mútuo.

Paulo Freire (1996) definiu algumas características de um bom professor, "o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas".

Um currículo escolar que desperte o interesse o prazer do aluno pelo ato de aprender, implementação de práticas educacionais que levem em consideração características dos alunos e ao acesso à informação atualizada, contextualizada e significativa, constituem elementos de um ambiente escolar favorável à realização escolar e produção criativa por parte dos alunos.

 

  1. REFERÊNCIAS

ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

 

CERNA, M. Á. C. Aspectos importantes de la creatividad para trabajar en el aula. Educar Revista de Educación, Guadalajara, n. 10, p. 10-18, jul/sep. 1999.

 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 

 

LUBART, T. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

NOVAES, M. H. (Org.) Talento e superdotação. Rio de Janeiro: Departamento de Psicologia, PUC/ RJ, 1995.

 

OBREGON, R. de F. A.; et al. A interação como elemento constitutivo dos processos de desenvolvimento da criatividade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE INOVAÇÃO. 2011. Manaus. Anais ... Manaus, 2011. p. 255-267.

 

OSHO. Criatividade. São Paulo: Cultrix, 1999.

 

TORRANCE, E. P. Torrance tests of creative thinking: norms-technical manual. Bensenville, IL: Scholastic Testing Service, 1974.

 

TORRE, Saturnino De La. Dialogando com criatividade: da identificação à criatividade paradoxal. São Paulo: Madras, 2008.