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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

 

Marly Eva Rodrigues

Artigo cientifico apresentado ao Instituto Prominas. Como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Educação Ambiental.

 

Resumo

 

Este trabalho tem como objetivo. Tornar-se parceiro, pais, alunos e educadores na questão ambiental. A sociedade se apropriando, transformando e consumindo cada vez mais A busca fundamentada em avanços e tecnologia. Sempre em busca constante para adequações e melhorias do estilo de sua vida vem degradando intensamente o meio Ambiente. Veem em princípio a necessidade o olhar voltado para o consumo apenas vinculado ao recurso financeiro conflitando os recursos naturais que são limitados e em sua maioria de caráter não renovável. O objetivo é conscientizar crianças, jovens e adultos há uma educação ambiental gerada por consciência e que não necessite apenas de cumprimentos de leis ou intervenção de ONGS e governos.

 

Palavra-chave: Educação. Ambiental nas Escola.

 

Introdução

 

 

A escola por si tem em sua excelência inicial instigar ao aluno a pensar no futuro dele e do próximo essa é a importância da escola e educadores pôr em prática a discussão ambiental no cotidiano escolar

 

Aplicar a Educação Ambiental na escola é uma forma de se propagar com mais afinco a questão Homem e natureza e a relação entra si

 

Tendo o educador agente transformador a conscientizar em relação a conservação ambiental entendendo que através dele pode-se ter uma visão mais ampla de transferir conhecimento

 

A Educação ambiental no cotidiano escolar é trabalhada na maioria das vezes de maneira muito vaga, pois não passa de alguma explicação e nada muito prático deixando uma grande lacuna nesse assunto.

 

Desenvolvimento

 

Iniciamos o artigo fazendo essa breve leitura. Relembrando a

(LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996)

Para observamos um pouco dos avanços da educação lembrando a Educação ambiental da sociedade como um todo com a preocupação do ambiente ao seu redor e em volta do mundo

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

 

 

Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Outros artigos da mesma lei nos norteia a base da educação que tomamos por etapas consequentes abrangendo toda a sociedade na ação coletiva pela educação que compreende a junção entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais

Nesse contexto relembramos o que: Nos diz o Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

 

I - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

II - Educação superior.

É licito então o trabalho da educação desde então uma vez que os artigos seguintes competem

 

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Nesse aspecto educacional trabalhamos a educação ambiental que já é presente atualmente em todos níveis de ensino uma vez em que se tornou transversal, mas que ainda na interdisciplinaridade pode se dizer que a educação ambiental é pouquíssima trabalhado em outras disciplinas enfraquecendo muito a questão da sustentabilidade. A política pública de maneira geral tem divulgado muito na mídia a questão de preservar. Mas é possível perceber pouco investimento, apesar de ter se tornado uma linguagem universal e necessária para a nação ainda é pouco diante dos problemas encontrado nessa questão. Sgundo (Conferência -regional de Educação Ambiental para a Educação (1976) secundária – Chosica/Peru).

A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações Sub que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.

Acompanhando alguns trabalhos observamos que a Educação Ambiental é um ensino voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, sabemos que são muitos e que não devemos deixar que passe despercebido. Levanta-se a questão da disciplina como então competência escolar que as crianças aprendem como qualquer outro conteúdo. Para alguns educadores quem considera a disciplina uma coisa que se tem ou não se tem possui uma visão moralizante-que transforma uma competência numa questão de valor. Analisando então: A criança em si tem o dom da curiosidade sucessivamente atenta as mudanças, acontecimentos e conhecimento ao mudo em que a cerca criadores de perspectivas e seguidores de exemplos

Em (1930) Piaget Escreveu um livro Importante. O julgamento Moral da Criança, e mostrou que mesmo as bem pequenas já tem valores como gosto pelas regras, pelas disciplinas, pelo fazer bem-feito e por se entregar a uma tarefa coletiva.

Só que o adulto não percebe. Piaget provou que é possível ver isso usando o exemplo das brincadeiras. A própria garotada se autorregula e se submete a regras coletivas. Piaget analisou como o respeito entre iguais promove o desenvolvimento da criança. Muitos pais e professores sabem compartilhar com ela a necessidade de uma regra de forma mais aceita, entendendo que é o melhor.

É importante ressaltar que servimos de espelho e, que somos criadores desses exemplos e pela maioria das vezes defasamos de forma egoísta ou passamos despercebidos a esse valor a contemplar e beneficiar a nós mesmos. Em questão ao meio ambiente

Algum tempo atrás ainda em 1863 essa preocupação já fazia parte de orientações relatadas por filósofos artista religiosos e cientistas entre eles destacamos. (Thomas Huxley). Escreveu sobre a interdependências entre os seres humanos e os demais seres vivos

Outro acontecimento de grande importância também foi A Conferência de Estocolmo que proclamou alguns itens importantes sobre o citado ambiente humano e a convivência pacífica entre humanos e nações nesta conferencia objetivou a discussão das consequências da degradação do meio ambiente

 

Os temas transversais traz justamente a questão que se trata de urgência a transformação e organização social e isso inclui a todos os setores sendo a escola uma construtora e reflexo da sociedade devemos destacamos que: os educadores desempenha um grande papel frente a essa questão de sustentabilidade pois verifica-se profissionais dedicados a desenvolverem projetos e ações mediadores voltadas a educação ambiental inda que lhes faltem um pouco mais de incentivo dos governantes .Os profissionais nunca deverão desanimar por que Aplicar a educação Ambiental é uma luta constante seja no comercio, em casa, nas indústrias e principalmente nas escolas onde há de se propagar com mais amplitude envolvendo assim pais, alunos e educadores chegando a toda a comunidade formal ou não formal um despertar mais amplo e afetuoso com a natureza. Educação Ambiental Formal é entendida como aquela exercida como atividade escolar, de sala de aula, da pré-escola ao 3º grau (LEONARDI, 1999) citada pelo mesmo autor. A Educação não-Formal é exercida em diversos espaços da vida social, pelas mais variadas entidades e profissionais em contato com outros atores sociais no espaço público ou privado infelizmente ainda podemos ver uma proporção que não está nem, se importando com esse assunto dizendo que isso não lhe fará diferença. Mas o objetivo é que trazemos para junto daqueles que se preocupam em relação a Educação Ambiental mas vemos poucos educando que desenvolvem projetos que visem melhorias para com o meio ambiente

(O TEXTO DE MENTHES: METADO AUGUSTU CURY

Ter consciência de algo significa, grosso modo, saber interpretar acontecimentos externos com discernimento e ter capacidade de fazer uma distinção moral justa entre o certo e o errado. Já ter a consciência social significa englobar os indivíduos, grupos e comunidades que nos relacionamos e desenvolver junto a eles uma valorização dos diretos humanos para proporcionar interações harmoniosas que permitem o progresso social.)

 

Desde o primórdio a tendência do meio ambiente era a de sofrer degradações não visando uma demanda acelerada nem tão pouco uma cobiça desenfreada desencadeando series problemáticas. O homem sempre em busca constante para melhoria de sua vida vem degradando intensamente o meio ambiente. Assim se tornou necessário alternativas para um desenvolvimento sustentável, ou seja, um desenvolvimento para suprir esta geração sem que comprometa a capacidade de atender a futura geração.

("Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art. 1º.)

Redescobrir! Essa deverá ser a atividade mais sensata quando estivermos buscando alternativas de solução para os nossos problemas ambientais

 

Repensar e criar atitude é fundamental para alguns conceitos básico natural e humano

Energia

Ecossistemas Naturais

Ecossistemas Humanos

 

 

 

 

É importante a educação ambiental nas escolas para que se forme cidadãos consciente e aptos para decidirem e atuarem na realidade do planeta

São sustentados por uma fonte limitada de energia: radiação solar:

 

 

 

Não acumular energia em excesso.

 

 

 

Nas cadeias alimentares, cerca de dez calorias de uns organismos são necessárias para produzir uma caloria de outro (10:1).

 

 

 

 

 

Atualmente sustentados por uma fonte finita de energia: combustíveis fosseis.

 

O consumo excessivo de combustíveis fosseis libera muito calor para a biosfera e altera a temperatura. A energia nuclear e a concentração artificial da energia solar produzem efeito similar.

 

Nas cadeias alimentares são necessárias cem calorias de combustível fóssil para produzir dez calorias de alimento que produzem uma caloria no homem (100:1).

 

 

Evolução

Ecossistemas Naturais

Ecossistemas Humanos

 

 

A evolução biológica adapta todos os organismos e o seu sistema de suporte aos processos que sustentam a vida

 

A evolução cultural atualmente subordina os organismos e os sistemas de suporte da terra aos processos que sustentam a tecnologia.

População

Ecossistemas Naturais

Ecossistemas Humanos

 

 

Mantem os níveis de população de cada espécie dentre os limites estabelecidos pelos controles e balanços naturais, incluindo fatores como alimento, abrigo, doenças e presença de inimigos naturais.

 

 

Permite que as populações cresçam tão rapidamente quanto pode aumentar a disponibilidade de alimentos e abrigo, e elimina inimigos naturais e doenças via biocidas e medicamentos.

 

Comunidade

Ecossistemas Naturais

Ecossistemas Humanos

 

Apresenta uma grande diversidade de espécies que vive nos limites do local dos recursos naturais.

 

 

 

Tende a ser mais regularmente dispersa no ecossistema.

 

 

Tende a excluir a maioria das espécies e é sustentada por recursos provenientes de áreas além das áreas locais.

Tende a se concentrar em locais determinados pela proximidade de grandes corpos d`água ou pela conveniência de rede de serviços. Em certos países 95% da população habita 5% da área.

 

Interação

Ecossistemas Naturais

Ecossistemas Humanos

 

As comunidades são organizadas em torno das interações de funções biológicas e processos. A maioria dos organismos interage com uma grande variedade de outros organismos.

 

As comunidades são organizadas, em torno de interações de funções e processos tecnológicos.

 

Equilíbrio

Ecossistemas Naturais

Ecossistemas Humanos

 

São imediatamente governados por processos comuns, naturais, de controle equilíbrio, incluindo a disponibilidade deluz, alimentos, agua, oxigênio, habitat e a presença e ausência de inimigos naturais e doenças.

 

São imediatamente governado por um conjunto de competições de controle cultural e equilíbrio, inclusive de ideologia, costumes, religião, leis, política e economias. Esse acordo considera um pouco, ou não considera, os requerimentos para a sustentação vida, que não seja humana

Como visto na tabela acima vejamos figuras semelhantes pesquisadas e escolhidas pelos alunos pelos alunos

 

 

A sociedade se apropriando, transformando e consumindo cada vez mais A busca fundamentada em avanços e tecnologia, sempre em busca constante para adequações e melhorias do estilo de sua vida vem degradando intensamente o meio Ambiente. Veem em princípio a necessidade o olhar voltado para o consumo apenas vinculado ao recurso financeiro conflitando os recursos naturais que são limitados e em sua maioria de caráter não renovável tanto para o desenvolvimento pessoal como o da comunidade em geral Pois todos, tem o direito de um ambiente saudável

Segundo (Filed under: Bibliografia Básica, Meio Ambiente by Caco Araújo)

 

 

 

CONCEITO DE MEIO AMBIENTE

O termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência.)

Baseado nisso o trabalho foi desenvolvido com pesquisa e debates com a comunidade escolar despertando interesses quanto a preservação e apontando os riscos da perda de controle com o consumismo. Tornando-se necessário alternativas para um desenvolvimento sustentável, ou, seja um desenvolvimento para suprir esta geração sem que comprometa a capacidade de atender a futura geração.

Metodologia dos 3 R’s:

Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.

Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.

Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza. (Futuro Professor-2010)

 

O objetivo é de conscientizar crianças jovens e adultos há uma educação ambiental gerada por consciência e que não necessite apenas de cumprimentos de leis ou intervenção de ONGS e governos

O ideal seria que a consciência social começasse na infância, pois assim o nível de conscientização se elevaria gradativamente até a fase adulta de forma natural, e contribuiria tanto para o desenvolvimento pessoal como o da comunidade em geral.

 

Conclusão

Estudo realizado na escola estadual papa João Paulo ll Itaúba MT

Contando com discussão e debates da comunidade escolar bem como a de comércios e agricultores viabilizando forma de economia, descarte e aproveitamentos de maneiras a preservar o meio ambiente. Reciclar é a transformação de um produto usado em um item completamente novo, já reutilizar consiste em aproveitar um produto ao máximo, mas sem que ele seja transformado em outro.

Por mais que pareçam conceitos semelhantes, reciclagem e reutilização são ações completamente diferentes, igualmente importantes e que ajudam a manter o planeta mais saudável e sustentável. As duas formas têm como principais objetivos uma melhor gestão de resíduos, além da diminuição do uso de energia, o combate ao desperdício e a promoção de um descarte mais inteligente.

 

 

Referencias

Educação Ambiental Principio e Prática

Sociedade e Meio Ambiente

((Filed under: Bibliografia Básica, Meio Ambiente by Caco Araújo) CONCEITO DE MEIO AMBIENTE

https://www.webartigos.com/

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65

 

Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação Secundária – Chosica/Peru (1976) http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental© Depositphotos.com / yupiramos

https://www.todamateria.com.br/conferencia-de-estocolmo/

http://biomania.com.br

Na Revista Nova escola editora Abril Junho e Julho 2005