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MEIO AMBIENTE E QUÍMICA

Rosangela Arlete Siqueria1

Altair Vieira Marinho2

 

RESUMO

Este artigo consiste na descrição de um projeto relativo a prática pedagógica voltada para a Educação Ambiental – EA vivenciada no contexto do ensino de Química na Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha Moraes, localizada no município de Poconé- MT. O objetivo do projeto incidiu no desenvolvimento e análise de ações pedagógicas insertivas de práticas educativas ambientais em consonância com o ensino de Química, mediante a implantação de coleta seletiva na escola, via realização de oficinas de reciclagens utilizando papel , óleo utilizado em frituras para produção de sabão, além de reutilização de garrafas PET´S. A fim de descrever a experiência relativa a prática vivenciada, realizou-se uma coleta de dados, por meio de registro de observações em diário de campo, desevolvimento oficinas práticas com a temática meio ambiente. As ações desenvolvidas consistiram na abordagem de temas ambientais mediante utilização de materiais diversos a fim de identificar problemas ambientais existentes no entorno da escola como também no município. Ficou perceptível a imprescindibilidade do uso do livro didático, mas também evidencia a necessidade do desenvolvimento de projetos de ações comunitárias de educação ambiental - EA e de projetos que envolvam a comunidade escolar. Foi possível constatar que a Educação Ambiental junto ao ensino de Química exige um processo amplo de construção de ações coletivas, em que estudantes e professores sejam sensibilizados e mobilizados para se engajarem em ações socioambientais. Os dados evidenciam a necessidade de construir um processo contínuo de elaboração de estratégias, recriação de ações, diálogo nas aulas, uso de técnicas para desenvolver no estudante a autonomia e criatividade. Nesse sentido, envolver práticas educativas ambientais na comunidade escolar consiste em permitir desenvolver valores, atitudes, conceitos e habilidades para serem transformados em ação na expectativa de abrir espaços para outras ações pautadas na consciência quanto a necessidade de preservação ambiental.

Palavras chave: Lixo, Reciclagem. Ensino. Química.

 

ABSTRACT

This article consists of the description of a project related to pedagogical practice focused on Environmental Education - EA experienced in the context of teaching Chemistry at the Eucáris Nunes da Cunha Moraes State School, located in the municipality of Poconé-MT. The project's objective focused on the development and analysis of pedagogical actions for the insertion of environmental educational practices articulated with the teaching of Chemistry, through the implementation of selective collection in the school, through the realization of recycling workshops using paper, oil used in frying to manufacture soap and reuse of PET´S bottles. In order to describe the experience related to the practice, a data collection was carried out through the recording of observations in a field diary, and the development of practical workshops on the environment. The actions developed consisted of addressing environmental issues using different materials in order to identify environmental problems that exist around the school as well as in the municipality. The essential use of the textbook became noticeable, but it also highlights the need to develop community action projects for environmental education - EA and projects that involve the school community. It was possible to verify that the AE articulated to the teaching of Chemistry requires a broad process of building collective actions, in which students and teachers are sensitized and mobilized to engage in socio-environmental actions. The data show the need to build a continuous process of elaborating strategies, recreating actions, dialogue in classes, using techniques to develop student autonomy and creativity. In this sense, involving environmental educational practices in the school community consists of allowing the development of values, attitudes, concepts and skills to be transformed into action in the expectation of opening spaces for other actions based on awareness of the need for environmental preservation.

Keywords: Garbage, Recycling. Teaching. Chemistry.

 

INTRODUÇÃO


Ao longo do tempo as críticas relativas ao o ensino e o aprendizado das ciências vem aumentando de forma significativa. As diversas avaliações nacionnais e internacionais evidenciam que os estudantes brasileiros possuem certa facilidade em expor princípios científicos, mas pouca capacidade de relacioná-los com eventos do dia a dia (LESSA 2005)

O ensino da Química, assim como os das demais ciências, demanda uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do estudante, de forma a possibilitar formar cidadãos críticos com possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la de foma construtiva. A aquisição do conhecimento e o aprender só se materializam mediante construção e interação. Neste sentido, cabe ao professor desenvolver conteúdos significativos em sala de aula a fim de estimular situações desafiadoras, que pressupõem interações com os estudantes entre si e com o conhecimento.

Diante do exposto, a disciplina de Química pode ser o mecanismo pelo qual a Educação Ambiental – EA, pode ser visualizada na perspectiva de um processo permanente aprendizagem com capacidade para valorizar as diversas formas de conhecimento e formar cidadãos com consciência local e planetária, na dimensão aleritária.3

Pode-se observar que o ensino de Química na atualidade tem abordado conceitos com pouca relação com o cotidiano do estudante, o que tem dificultado a compreensão de uma situação-problema. Assim, a proposta do projeto aqui descrito foi de utilizar o lixo e reciclagem como tema motivador na abordagem dos conteúdos de Química. Para contextualizar o assunto escolhido partiu-se da realização de uma abordagem interdisciplinar e social, onde os discentes pudessem discutir sobre os fatores causadores do problema do lixo e alternativas de reciclagem interligando ao ensino da Química.

A pesquisa relativa ao lixo e reciclagem foi desenvolvida na Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha e Moraes, no município de Poconé - MT. Objetivou-se com esta experiênncia proporcionar aos alunos a oportunidade de discutir sobre problemas ambientais do meio em que vivem, despertando-os para uma avaliação relevante, ativa e crítica, quanto à importância da preservação do meio ambiente, sobre às condições básicas e necessárias para que a sua vida e de seus familiares, bem como de toda a comunidade na qual ele está inserido se torne mais saudável. Por meio dos conhecimentos adquiridos na escola, o discente pode orientar sua comunidade, haja vista que algumas atitudes simples e constantes podem fazer com que a vida de todos se torne mais agradável, além de melhorar a saúde do planeta de forma global.

É possivel afirmar que a questão relativa ao lixo atinge toda a população e é um problema que vem se agravando com o passar dos anos. Vários conceitos foram trabalhados durante o desenvolvimento do projeto, tais como: poluição ambiental, radioatividade, cinética química, meio ambiente, impacto ambiental/poluição, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, saúde, cidadania, educação ambiental, entre outros. Com isso, o aprendizado dos conteúdos de química deve possibilitar ao estudante compreender tanto os processos químicos em si, quanto suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas.

Mediante olhar pedagógico, as atividades desenvolvidas possibilitaram ensinar conceitos químicos de forma contextualizada a partir do tema lixo, de maneira a fornecer conhecimentos relevantes sobre o assunto, sempre desenvolvendo a relação com o cotidiano dos estudantes, permitindo aos mesmos criarem uma idéia crítica com base cientifica relativa a temática voltada para o lixo, que se configura como um grave problema social.

MATERIAL E MÉTODOS

A fim de que os objetivos do projeto em tela fossem alcançados, organizou-se na Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha e Moraes, no município de Poconé - MT, um programa de atividades junto aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, envolvendo também todos os professores dessas turmas.

Poconé situa-se a 100 Km da cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. Mantém limítrofe dentro do estado com os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Cáceres e Barão de Melgaço, fronteira com o Estado de Mato Grosso do Sul, e também, fronteira com o país vizinho, a Bolívia.

A atual cidade de Poconé é a porta de acesso ao Pantanal mato-grossense, seguindo pela Rodovia Transpantaneira, por isso é conhecida como região pantaneira. Integra a mesorregião 130, da microrregião 535- Alto Pantanal, Centro-sul de Mato Grosso. Ocupa uma área territorial de 17.271,014 km², e uma população de 31.779 habitantes, sendo 72,60% concentram-se na zona urbana e 27,40 % vivem na zona rural. Administrativamente, compõe 14 bairros, 05 vilas, 02 distritos (Distrito de Cangas e Distrito de N. Senhora Aparecida do Chumbo), 72 comunidades (Zona Rural) e 11 Assentamentos4.

O município de Poconé, localizado na macrorregião pantaneira, possui diversidade humana e ambiental exuberante, porém em constante ameaça e degradação. A exploração aurífera ainda se apresenta como sua principal fonte de renda e trabalho, embora tenha se constituído ao longo dos anos como um grande problema socioambiental, haja vista o fato de que a crescente exploração garimpeira vem causando crescentes impactos nocivos à natureza por meio do uso indiscriminado do mercúrio, dos rejeitos e do surgimento de gigantescas crateras que chegam a causar inclusive abalos estruturais em residências, dado a proximidade de alguns desses garimpos à bairros e comunidades, além da exploração de mão de obra daqueles que possuem como única alternativa de trabalho os garimpos.

Sinalizando um explícito contraste, o município, mesmo sendo um grande produtor de riquezas minerais e naturais, possui um dos piores IDHs de MT, segundo a Lista de Municípios de Mato Grosso por IDH-M (dados de 2010), Poconé ocupa a posição 118, entre os 141 municípios analisados, um índice considerado mediano (0.652).

Tendo em vista as questões ambientais que perpassam a realidade de Poconé-MT, inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, cuja finalidade consistu em desvelar o tema, reunir informações gerais a respeito do objeto (RODRIGUES, 2007). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados fontes relativas à temática tais como livros didáticos, informativos, publicações na mídia impressa e na mídia digital e observações de campo, no entorno da Escola. As atividades foram desenvolvidas em articulação com a previsão contida no projeto pedagógico da escola, elaborado para atender as demandas voltadas para as aulas de práticas ambientais.

Projeto: A Reciclagem e sua dimensão criativa

Objetivos:


  • Motivar o estudante a fazer udo da química no cotidiano.

  • Possibilitar a realização de debates relativos a importância de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais.

  • Utilizar os conhecimentos básicos de química a fim de se entender os processos químicos ocorridos tanto no papel reciclado como no sabão feito a partir de óleo reutilizado.

Conteúdo:


  • A química do lixo

  • Educação ambiental

  • Reações Químicas

Séries: Ensino fundamental II Ensino Médio


Tempo estimado: três meses


Material a ser utilizado:


  • Cola ou liga de sorvete

  • Corante

  • Essência

  • Óleo já utilizado

  • Papel de pH

  • Papel já utilizado

  • Soda cáustica a 40%


Desenvolvimento


Fase 1: Atrair os estudantes para a reflexão relativa a temática mediante debate em sala de aula sobre a questão do lixo em nível local , regional e global. Evidenciar as conseqüências que o lixo pode ocasionar para a população, que pode ser negativa quando o gerenciamento é mal planejado, por outro lado, pode ser positiva quando se tem um gerenciamento do lixo adequado e uma formação em nível de educação ambiental. Relatar a composição química do lixo e os prováveis danos causados, a composição química do sabão fabricado industrialmente comparando com a composição química do sabão fabricado a partir de óleo usado.

Fase 2: Apontar os problemas e possibilidades de resolução da questão que envolve o lixo. Para tanto, os estudantes serão divididos em grupos a fim de desenvolver uma pesquisa a partir de suas vivências sobre o problema do lixo e suas possíveis soluções. Para complementar o estudo a ser desenvolvido em casa será solicitado que realizem um relatório de consumo, ou seja, relacionar com o que cada pessoa consome ou gera de lixo em um dia ou uma semana. O mesmo lixo que os estudantes vão realizar a coleta em casa servirá para as aulas práticas com a fabricação de papel reciclado e sabão em barra com a utilização de óleo usado.

Fase 3: nesta fase os estudantes serão convidados para fabricar papel reciclado e sabão feito com óleo usado, providenciar que se dividam em grupos, sendo que cada grupo fica responsável em separar os materiais a ser utilizado, medir a quantidade exata de cada produto a fim de que no momento da fabricação do sabão possa ser adicionada à mistura.

Fase 4: Depois do produto formado, novamente serão levantadas as questões, nesta fase relacionadas com a responsabilidade que cada estudante como cidadão tem para com a sociedade. Apresentar na íntegra a possibilidade da reutilização de materiais que aparentemente seriam descartados nos lixões o que ocasionaria mais poluição do solo, do ar e dos rios.

A discussão prosseguirá abordando a questão do prejuízo ambiental causado pelas substâncias químicas presentes em alguns tipos de lixo.


Culminância:


  • Um seminário, evidenciando o problema e as soluções possíveis para o lixo.

  • Uma exposição oral além de um portifólio relativo à coleta e caracterização dos resíduos gerados por cada estudante em um dia ou uma semana.

  • Uma amostra pedagógica em que os estudantes tenham a oportunidade de apresentarpara a comunidade à produção do sabão, advinda do óleo reutilizado como também os produtos diversos criados a partir do papel reciclado.


Avaliação:


Será realizada mediante a envolvimento e participação do estudante nas atividades propostas. Para tanto será necessário:

  • Observar ao longo da amostra a desenvoltura de cada estudante ao explicar ao público o processo de fabricação de sabão em barra a partir da reutilização do óleo, a importância do papel reciclado para com o meio ambiente como também para o caráter econômico-social.

  • Cada estudante irá desenvolver um relatório articulando a teoria e a prática relacionando com o conteúdo estudado, o experimento e apresentação do mesmo para a comunidade.


RESULTADOS E DISCUSSÃO


De início foi proposto aos estudantes que, fizessem um trabalho de identificação da situação ambiental do pátio da escola, das ruas em torno da escola, das casas de alguns estudantes, no que diz respeito ao destino do lixo.

Após a identificação do problema deu-se início a uma série de atividades na escola envolvendo seminários, montagem de painéis, atividades de reciclagem, produção de textos, dramatizações, entre outros. Foi analisada a observação do ambiente escolar, relativo ao destino do lixo, comparando o ambiente antes da realização das práticas ambientais.

Também foram desenvolvidos mini-cursos em que as aulas ministradas expositivas relacionaram o tema referido com conceitos químicos, que possibilitou a realização de uma aula prática para que os estudantes pudessem compreeder melhor o conteúdo trabalahdo. Foi desenvolvido um sistema simples de coleta seletiva na escola, a partir do qual os estudantes puderam separar, classificar e quantificar os resíduos gerados na escola. Em seguida, foi realizada oficina de papel reciclado, utilizando o papel recolhido na escola, oficina de sabão reaproveitando o óleo da cantina, artesanatos com aproveitamento das garrafas PET’s e papelão.

As atividades na oficina de reciclagem de papel foram realizada no laboratório da escola, na qual os estudantes participaram de forma integrada, aprendendo na prática cada etapa da reciclagem de papel. No estudo exploratório intitulado ‘Explorando a motivação para estudar química’, procurando identificar os fatores que motivam os estudantes para o estudo da química, caracterizando o papel das relações sociais e escolares nesta motivação e no processo educacional, constatou-se em um dos itens da pesquisa que uma das sugestões dos estudantes para melhorar o ensino de química era a de aumentar o número de aulas laboratoriais e teóricas.

Para os estudantes, manusear substâncias, realizar práticas e comprovar os conhecimentos estudados em sala de aula são imprescindíveis, tornando a aprendizagem mais fácil, atraente e interessante (CARDOSO, COLINVAUX 2000). Pode-se observar um interesse por parte dos estudantes nas oficinas, uma vez que eles participaram ativamente, debateram as qustões entre seus pares e tiveram a oportunidade de colocar em prática os conteúdos estuddos, o que torna as aulas mais atrativas segundo os estudantes e o que pode ser comprovado pelo resultado do projeto em tela.

Na prática, todos os mini-cursos foram desenvolvidos com o objetivo de evidenciar as transformações ocorridas no lixo e sua contaminação ao meio ambiente, de forma a abordar conceitos químicos, a fim de que assim os estudantes pudessem desenvolver um olhar cientifico e crítico para o problema.

Discutil-se a questão dos impactos ambientais causados pelo lixo, a destinação final destes resíduos através da classificação, os processos de decomposição, a questão da contaminação dos recursos hídricos, além de formas de redução desses problemas. Frente ao estudo de tais temas, foram passados aos estudantes conceitos sobre transformações químicas e físicas, reações químicas, química ambiental, propriedades organolépticas, processos químicos, físicos e biológicos da decomposição de resíduos orgânicos.

Partindo da compreensão dos estudantes com relação aos conceitos estudados acima, buscou-se então avaliá-los por meio de uma discussão. Abordaram-se, nesta discução, temas como os prejuízos que o descarte indevido de lixo causa à sociedade e formas de obtenção de renda com a reciclagem ou reutilização.

Buscando a fixação dos temas, realizou-se uma atividade integrada que consistiu na organização de uma oficina de reciclagem de óleo doméstico. Nesta atividade, os alunos tiveram condições para relacionar a preservação ambiental com o reaproveitamento do óleo que normalmente é descartado de forma indevida o que leva `a degradação ao meio ambiente. Mais uma questão trabalhada nesta oficina foi à composição química do óleo de cozinha.

No trabalho entitulado “Reciclagem de óleo de fritura usado para produzir sabão como agente motivador e disseminador de conhecimento” o autor cita que a reciclagem do óleo de fritura é um processo bastante simples, reduz os impactos ambientais, além de motivar o trabalho coletivo, onde cada pessoa participante se vê como co-responsável pelo resultado final, integrando assim a comunidade escolar (RODRIGUES, MESQUITA, ARAÚJO, PAULA, PEREIRA , CUNHA , LIMA, DUARTE, FAGUNDES, PEREIRA , 2009).

Tal perspectiva foi observada ao longo do desenvolvimento deste projeto, os estudantes passaram a apresentar uma atitude de coletividade, melhor relação professor- estudante em sala de aula, além de perceber a capacidade que se tem de fazer algo simples, mas com efeitos importantes. A oficina também proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender e repassar para a comunidade local, em que ele está inserido, algo que pode inclusive complementar a renda de forma a proporcionar a sustentabilidade articulada a preservação ambiental.

Fica perceptível que depois das informações relativas a temática os estudantes desenvolveram uma visão crítica em relação ao assunto de modo a fazerem proposições no sentido de reduzir certos problemas observados no seu ambiente de convívio.

Ficou evidente o crescimento individual e coletivo de cada um dos estudantes mediante o grau de conhecimento que eles adquiriram mediante participação efetiva nos mini- cursos, o que é de significativa importância para a formação dos mesmos, uma vez que ficou mais fácil aprender química por meio de temas que podemos relacionar com o cotidiano.

O conhecimento relativo a articulação entre o ensino de ciências, tecnologia, sociedade e ambiente desenvolvido junto ás atividades extraclasses, em que o objetivo consistiu em conscientizar os estudantes e a comunidade sobre os problemas e impactos ambientais provocados pelo lixo, teve como resultado, o fato de alertá-los quanto a importância da manutenção do ecossistema de maneira a levá-los a observar que a aproximação do Ensino Ambiental ao Ensino da Química é profícua, tendo em vista que existem semelhanças entre o processo científico e o processo de resolução de problemas, que requereu dos estudantes observação, problematização e acompanhamento dos resultados.

O projeto em tela evidenciou importância significativa por conseguir mediant ensino de química desenvolver também o Ensino Ambiental, experiencia que foi interessante para os estudantes, tendo em vista que ele faz elo com a realidade concreta e possui potencial para unir o conhecimentos à ação social.

Nesta direção, o projeto foi considerado como relevante pelo fato do tema ser atrativo, tendo em vista que estimulou o interesse dos estudantes pela química e despertou neles uma preocupação com o meio ambiente, o que produz uma dimensão social e ética à atividade científica (SANTOS, DIAS , LIMA, OLIVEIRA , NETO , CELESTINO 2011), uma vez que o tema lixo desenvolveu nos estudantes um interesse crescente pela disciplina de química, evidenciou a relação estreita que a química tem com o cotidiano, além de desmistificar a impressão que se tinha da disciplina química, que era visualizada como de memorização de fórmulas e “decorar” símbolos.

A atividade de Coleta Seletiva também motivou a participação ativa dos estudantes, que puderam ao longo de sua realização estabelecer relações qualitativas e quantitativas dos resíduos produzidos pelo ambiente escolar. A coleta foi realizada nos meses de abri, maio e junho recolhidos em coleta seletiva.

Na primeira coleta dos resíduos, foi gerado 45 quilos de lixo, dentre os quais papelão, plástico, papel , vidro e resíduos mistos (material caracterizado por embalagens de alimentos diversos.

Os resultados obtidos no segundo período de coleta seletiva (meses de julho , agosto e setembro) em conformidade com o levantamento realizado pelos estudantes totalizou mais de 50 quilos de material entre papelaão, plástico, papel, vidro e resíduos mistos.

É possível verificar que para alguns materiais recicláveis as quantidades dos resíduos gerados aumentaram de forma significativa, o que não se deu em função do incentivo ao consumo, mas dado a todo um processo de conscientização dos estudantes quanto a importância de separar os materiais e seu descarte seletivo. Fica evidente que tal incremento refere-se as intervenções de educação ambiental e a mudança de comportamento da comunidade no que diz respeito à geração e descarte dos resíduos sólidos que podem ser em boa medida reciclados.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


O ensino de química relacionado com as questões do dia a dia dos estudantes, a partir da temática lixo, permitiu aos mesmos uma percepção cientifica e crítica de uma problemática que atinge cada vez mais a sociedade. A prática de Ensino, mediante contextualização da temática, torna a aprendizagem mais dinâmica e significativa.

Tendo em vista a dinâmica da realizade, a problemática do lixo não se resolve de maneira imediata e nem somente no âmbito da escola, a conscientização e a tomada de decisões são trabalhos que precisam ser contínuos e, para isto, a escola pode ter um papel preponderante.

Os resultados relativos ao desenvolvimento do projeto foram significativos, contudo, insificientes a ponto de solucionar a questão, daí por que não pode parar por aqui, pois corre o risco de em pouco tempo tudo ser esquecido pela maioria das pessoas envolvidas. Assim, mostra-se importante salientar que ações isoladas não resolverão o problema. Deste modo a Educação Ambiental precisa apresentar-se como um programa permanente da escola. Só assim, será suficiente para modificar a atitude da comunidade escolar e local. Pode-se afirmar que a razão que motivou a criação de oficinas de papel reciclado foi à contribuição que a Educação Ambiental pode dar para a promoção da sustentabilidade regional

A comunidade escolar demonstrou boa aceitação ao projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos implantada na escola. Tal fato foi comprovado pelo nível de envolvimento das pessoas que participavam das atividades elaboradas e propostas à comunidade escolar.

Podemos afirmar que os resultados foram alcançados, uma vez que os objetivos foram atingidos, pela a inserção do temática lixo e reciclagem no ensino de química como também pela quantidade de materiais coletados que antes causavam contaminação ao ar, ao solo ao lençol freático e a corpos d’água e que deixaram de ser jogados no meio ambiente. Foi possível observar mediante desenvolvimento do projeto, um alto índice de sensibilidade na comunidade relativa a questão da necessidade quanto a preservação ambiental.


REFERÊNCIAS


CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401-404, 2000.


CRUZ ,Viviane Miriam Cardoso, TOLEDO, Renata Ferraz de, SOUZA, Vanessa Aparecida Feijó de , GONÇALVES Andréia Maria Martarello. Limites da Educação Ambiental e de oficinas de reciclagem frente ao descarte inadequado do óleo de cozinha em centros urbanos. Revista Metropolitana de Sustentabilidade – RMS. v. 9, n. 2, p. 137-147, Maio/Ago., 2019. São Paulo. 2019.


DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.


LESSA, Gustavo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 1, n. 1, (jul. 1944 - ). Brasília. 2005.


RODRIGUES, Juliana Barreto Lopes , MESQUITA, Emanuela Polimeni de , ARAÚJO, Priscilla Bartolomeu de, PAULA, Joyci Torres de , PEREIRA , Daniela da Silva , CUNHA, Deivison Ferraz , LIMA, Maria Virgínia de Freitas Barbosa , DUARTE, Sandra da Silva , FAGUNDES Renan Henrique dos Santos , PEREIRA , Lucas Carvalho Pereira. IX Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão Ação de Extensão Universitária: Oficina de Campo – “Sustentabilidade: reaproveitamento de materiais recicláveis” - PETVET. UFPR. Recife. 2009.


RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.


SANTOS, P. T. A. DIAS , V. E. LIMA, M. J. OLIVEIRA , L. J. A. NETO ,. CELESTINO V. Q. Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química . Ecl. Quím., São Paulo, 36 , 2011.

1 Professora de Artes da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá- MT e Estadual de Poconé – MT.

2 Professor de Química na rede Estadual de Ensino em Poconé- MT.

3 O termo alteritária deriva de alteridade. A palavra alteridade possui o prefixo alter, do latim, e significa se colocar no lugar do outro, na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e no diálogo com o outro. A prática da alteridade se conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos, como entre grupos culturais, religiosos, científicos, étnicos, etc. Na relação alteritária estão sempre presentes os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nicho ecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição destas (DUSSEL, 2006).

 

4 Informações disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Poconé. http://www.pmpocone.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=42&Itemid=10