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A Importância da participação da Família na Escola

Antonieli Daiane do Prado Vieira

Flávia vieira da Silva

Jorgina Xavier de Lima

 

RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso apresenta como tema  a importância da participação da Família na Escola, objetivando refletir sobre a  importância da família para o sucesso escolar, analisando o seu papel na educação dos filhos bem como o papel da escola no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se  neste Trabalho de Conclusão de Curso que o processo de adaptação do aluno da educação infantil para o ensino fundamental  depende de vários fatores preponderantes como a defasagem entre idade cronológica e nível evolutivo da criança, a falta de formação adequada do professor, responsável pelo atendimento das crianças de zero a seis anos e estrutura curricular da própria escola do Ensino Fundamental e por outro lado deparou-se  com a falta de tempo para realizar um estudo pormenorizado da escuta e participação ativa das crianças das decisões tomadas para que o processo de adaptação seja uma etapa de sucesso.

 

Palavras-chave: Família. Escola. Participação.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O projeto Escola X Família pretende debater sobre a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição.

A família como espaço de construção da identidade dos cidadãos firmando parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente, é através dessa participação que se desenvolve a consciência social crítica e também o sentido da cidadania para que juntos – Família X Escola – possam fazer da escola um espaço democrático.

Neste projeto procurou-se enfatizar qual a real importância da participação da família no âmbito escolar, no processo ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Entendemos que existe uma grande influência da família no desenvolvimento das crianças, o que pode contribuir positivamente ou negativamente na sua vida escolar, e na família elas encontrão seu referencial, valores, comportamentos, crenças e costumes. A escola precisa buscar meios para inserir a família no contexto escolar de seus filhos, percebendo assim sua importância no desenvolvimento da criança.

Vivemos numa época em que a falta de valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como, ética e cidadania estão sendo deixadas em segundo plano na formação dos indivíduos. Nunca na escola se discutiu tanto quanto hoje, sobre assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos. Nunca se observou tantos professores cansados e com sentimentos de impotência e frustração quanto a Educação.

A integração entre a família e  escola deve ter  objetivos  comum e metodologias adequadas para que haja o resgate de valores t na formação dos educandos?

O objetivo da pesquisa é de refletir sobre a importância da família para o sucesso escolar, analisando o seu papel na educação dos filhos bem como o papel da escola no processo de ensino e aprendizagem.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

A escola é lugar de se aprender valores, como o respeito mútuo, solidariedades. Mas ela não possui a força que a família tem na formação pessoal dos valores. A orientação familiar e o exemplo passado pela família terão mais importância no desenvolvimento da criança

 

Como é colocado pela LDB a escola tem a função de promover a cidadania e a formação para o trabalho.  Portanto, a escola não pode assumir para si a função da família, pois ela se retira das suas obrigatoriedades sociais que é a formação e qualificação do aluno para o mundo do trabalho ou para o universo da cidadania. (ALMEIDA, 2011, p.148)

 

Partindo para outro exemplo vemos crianças que são criadas pelos avós onde os pais ausentam de suas responsabilidades e deixam as crianças com idosos que muitas vezes já estão com desgastes físicos e emocionais para lidar com as fases diversas da infância. Todas essas situações serão refletidas na escola.

De alguma forma a escola tenta amenizar os problemas gerados pela ausência dos pais ou familiares, que na maioria das vezes apresentam dificuldades na aprendizagem e problemas de comportamento. Devido a múltiplas variações de famílias a escola encontra-se perdida no seu papel de educar e formar.

 

Se é negligência da escola não trabalhar com valores humanos e deixar esta responsabilidade somente para as estruturas familiares, também é negligência da escola assumir esta formação de valores e deixar para outros a formação para a habilidade e a competência da qual o aluno também precisa, tanto quanto a formação de valores para a interação social. (ALMEIDA, 2011, p.149)

 

Nessa perspectiva entendemos que assumindo o papel da família quando ela apresentar-se desestruturada, a escola estará abrindo mão do seu papel de garantir condições propícias para o desenvolvimento social e profissional na vida de seus alunos.
É de suma importância que aja uma parceria entre família e escola, ambos precisam buscar compreender que o processo educacional deve ser partilhado, um dependente do outro para alcançar méritos futuros.

A escola precisa entender que nem sempre a responsabilidade dos problemas de comportamento e aprendizagem dos alunos devem ser atribuídos a família pois a educação começa da família, mas é complementada na escola. Algumas vezes por não conseguir acompanhar ou diagnosticar um aluno a escola responsabiliza a família, por acreditar que tudo, e todas as ações da criança são reflexo da família.

 

Uma família dita como “desestruturada” nem sempre é sinônimo de aluno problemático, assim como, um aluno pode apresentar diversos problemas e estar inserido numa família bem estruturada socialmente e intelectualmente. (ALMEIDA, 2011, p.54)

 

O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar
cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. Assim propiciando um melhor desenvolvimento possível respectivamente para seus filhos e dos alunos.

Para a formação plena do indivíduo, é importante que a família e a escola estejam juntas nesta tarefa árdua de educar o cidadão para o futuro, promovendo a
autoconfiança, um ser crítico, sua socialização e o respeito mútuo dentro da sociedade em que vive, buscando a formação plena do indivíduo em todas as suas
potencialidades, para isso é importante: escola e família intrinsecamente interligadas neste contexto.

O ensino reflete o processo de otimização da aprendizagem, a qual ajuda na formação do ser humano e nas relações sociais no contexto social em que vivem. A
criança aprende na escola da mesma forma que também aprende na família. Assim, tanto a escola quanto a família devem estar em acordo para que haja uma harmonia nesta aprendizagem.

Hoje em dia existe cada vez mais a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de todos.

A educação constitui uma das componentes fundamentais do processo de socialização de qualquer indivíduo, tendo em vista a integração plena no seu ambiente. A escola não deveria viver sem a família nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra, na tentativa de alcançar um maior objetivo, qualquer um que seja, porque um melhor futuro para os alunos é, automaticamente, para toda a sociedade.

De acordo com Nogueira (2018, p.29), “a Relação entre a Escola e a Família tem vindo a ser alvo de todo um conjunto de atenções: através de notícias nos meios de comunicação, de discursos de políticos, da divulgação de projetos de investigação e de nova legislação”.

 

Não existe uma única forma correta de envolver os pais. As escolas devem procurar oferecer um «menu» variado que se adapte às características e necessidades de uma comunidade educativa cada vez mais heterogénea. A intensidade do contacto é importante e deve incluir reuniões gerais e o recurso à comunidade escrita, mas sobretudo os encontros a dois. Intensidade e diversidade parecem ser as características mais marcantes dos programas eficazes (CARVALHO, 2016, p.20).

 

A partir do momento em que se percebe que o desenvolvimento e a aprendizagem da criança inicia antes mesmo de sua inserção em uma instituição escolar e, considerando a importância da família nesse processo anterior ao da escolarização da criança.

 

Partindo da compreensão de que a família é o primeiro ambiente de socialização da criança, faz-se necessário compreendê-la também, “como um sistema constituído por um grupo de pessoas com ou sem laços consanguíneos que compartilham sentimentos, valores, afetividade, solidariedade e reciprocidade”. (BRITO; 2014, p. 244)

 

O ambiente familiar proporciona as condições necessárias para que o processo de desenvolvimento e aprendizagem ocorra de maneira adequada, considerando que o desenvolvimento psíquico dos filhos, bem como a evolução de funções como a atenção, a memória, o pensamento, o juízo, a percepção, a linguagem, a motricidade e a afetividade dependem da relação familiar estabelecida

A escola e a família são duas instituições fundamentais para o processo de desenvolvimento do ser humano, cada qual com suas características, peculiaridades e funções que, apesar de serem distintas, têm o objetivo comum que é o de promover a educação e a socialização da criança. Desse modo, elas são responsáveis tanto pelo desenvolvimento físico quanto cognitivo e social das crianças.

Brito (2014) ressaltam ainda que a família e a escola podem tanto propulsionar quanto inibir o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Assim deve-se evitar o conflito entre essas instituições e promover espaços de participação e interação entre elas, como as instâncias colegiadas, por exemplo, estabelecendo uma relação mais próxima entre os pais e os profissionais da educação, de modo que elas se auxiliem e juntas consigam proporcionar às crianças um desenvolvimento saudável.

Uma boa relação entre essas instituições de modo que, juntas, elas consigam promover condições favoráveis para o desenvolvimento das crianças, tendo a consciência de que, para que isso ocorra, é necessário que haja um respeito mútuo, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por cada uma dessas instâncias

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao termino da análise dos questionários, podemos mencionar que ainda existe uma grande lacuna em relação a participação escola-família, observa-se que por parte dos pais ainda há pouca participação e interesse nas atividades desenvolvidas  pela escola, esse fato revela que ainda há pouco interesse  em relação a educação dos filhos.  As idas voluntárias à escola um pouco escassas, pois muitas vezes os pais só comparecem na escola, quando são solicitados para alguma reunião (no final do período) ou para outro tipo de assunto,  A parceria com os pais é fundamental para proporcionar condições aos alunos para que eles consigam percorrer o seu caminho escolar.

A presente pesquisa teve os objetivos alcançados, pois em relação ao objetivo geral refletir sobre a  importância da família para o sucesso escolar, analisando o seu papel na educação dos filhos bem como o papel da escola no processo de ensino e aprendizagem. , pois se verificou nas respostas que que a maioria dos pesquisados concordam ser importante a participação da família na escola é importante para o sucesso escolar,  na Educação Infantil. Quando escola e família estabelecem uma relação de parceria, as mesmas estarão colaborando com o aprendizado e o desenvolvimento do aluno, pois essa pareceria poderá garantir uma educação de qualidade.

Ao se refletir sobre a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos se dá principalmente por falta de tempo, em função dos compromissos de trabalho, constatou-se que as mudanças na  família em relação a sua estrutura, valores e novos paradigmas,  acabaram obrigando os pais a trabalharem muito, esses fato se configura em relação as mudanças familiares, dentre essas inúmeras mudanças sociais impactaram nas relações familiares e consequentemente tem reflexo na escola.

Sugere-se que famílias, e escola, são peças fundamentais ao pleno desenvolvimento da criança e para o bom desempenho escolar. Mas acredita-se ser é necessário que a escola abra suas portas, intensificando a permanência da família através de reuniões motivadoras. À medida que a escola criar mecanismos para atrair a família, novas oportunidades irão surgir para que seja desenvolvida uma educação de qualidade. Essa parceria deve partir da escola, para dar início a construção desse relacionamento. A partir do momento que os  pais conhecem o funcionamento da escola, tem conhecimento sobre  o desenvolvimento afetivo e social passam a cooperar no processo ensino-aprendizagem do aluno .

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Geraldo Peçanha. E quando os filhos não podem ser aquilo que os seus pais sonharam? 3ª ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2011


BRITO, Roberta Gama; SOARES, Sebastião Silva. Influência da Família na Aprendizagem Escolar da Criança: Ponto de Reflexão. Revista Exitus, v. 4, n. 1, p. 241-253, 2014.

 

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola?: O dever de casa e as relações família-escola. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2016

 

NOGUEIRA, Maria Alice. Relação família-escola: novo objeto na sociologia da educação. Paidéia, v. 8, n. 14/15, p. 91-103, 2018.